Buscar

botanica 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Abacateiro
O abacateiro, cujo fruto é o abacate, também designado como abacado, loiro-abacate e louro-abacate é uma espécie da família Lauraceae, de nome científico Persea americana. A fruta, rica em vitamina E, glutationa, que é um poderoso antioxidante e sais minerais. Trata reumatismo, osteoporose, gripe, perturbações digestivas, intestino preso, gota, doença de rins, pele, fígado e ajuda a acelerar a cura de fraturas ósseas, por causa de seu alto teor de manganês. Por ser rico em gorduras monoinsaturadas (do mesmo tipo do azeite de oliva), o abacate contribui com o aumento do bom colesterol, HDL, que beneficia as artérias. 
Alcachofra
Uma alcachofra é uma planta com até um metro de altura, da família das compostas, de caules estriados, folhas penatífidas e grandes capítulos florais. Nome científico: Cynara scolymus. As folhas da alcachofra conferem propriedades terapêuticas e devem ser colhidas antes da floração. Por ter colheita sazonal, pode-se optar por consumi-la não apenas em sua forma natural, mas também em forma de extrato, que pode ser encontrado em cápsulas, xaropes e comprimidos, disponíveis em farmácias. É usualmente utilizada em forma de infusões e chás, que devem ser consumidos antes de cada refeição principal para auxiliar na digestão dos alimentos e promover saciedade. Sua ação diurética deve-se à alta concentração de potássio que suas folhas possuem íon responsável pelo equilíbrio eletrolítico do organismo, auxiliando na eliminação do excesso de água. Evita afecções urinárias também ao estimular o epitélio renal, devido à inulina e outros ácidos. 
Aloe Vera 
Aloe L. é um género botânico pertencente à família Asphodelaceae que conta com 450 espécies (incluindo os híbridos), originárias principalmente de África e ilhas limítrofes, geralmente encontradas em terrenos áridos, pelo que necessita de pouca água, fixando uma grande quantidade nas suas folhas para posterior uso. Apresentam-se sob a forma de rosáceas de folhas carnudas ou ligeiramente coreáceas, orladas de acúleos mais ou menos fortes consoante as espécies. A dimensão e tamanho varia de acordo com a espécie, podendo ir de apenas 5 cm de altura até 9 ou 10 metros. As inflorescências variam de igual modo, caracterizando-se em geral por um conjunto de folhas tubulares dispostas no topo de uma haste, com cores que vão do amarelo ao vermelho, passando por tons de laranja. Algumas espécies têm aplicações diversas, podendo ser utilizadas em cosméticos, produtos de limpeza ou serem mesmo comestíveis. Deve-se, no entanto, ter cuidado no manuseamento e utilização destas plantas, já que muitas espécies têm um sumo ou látex irritante ou até mesmo nocivo. Porém, das diversas espécies catalogadas, apenas quatro podem ser utilizadas como tratamento alternativo e somente uma delas é nutritiva o suficiente para ser utilizada como tratamento fitoterápico.
Auxilia na prevenção de ferida e regeneração de tecidos, combate os radicais livres diminuindo o processo de envelhecimento das células, possui ação antiinflamatória e antimicrobiana, alem de provocar uma enorme sensação de bem estar, acalma e elimina a ansiedade. Suas propriedades curativas atuam com sucesso nos casos de acne, cancro, cansaço crônico, depressão, diabetes, arteriosclerose, fortalecem o coração, hemorróidas, desintoxicação geral e hepática, gastrites, ulceras, preventivo contra doenças intestinais, apresenta benefícios também nos casos de HIV, dores na coluna e dores em geral.
Boldo
O boldo é uma planta medicinal, também conhecida como boldo-do-chile, boldo-afragans ou boldo-verdadeiro, muito utilizada como remédio caseiro para o fígado. Existem 2 tipos de boldo, o brasileiro é um pequeno arbusto, e o boldo-do-chile, que é uma árvore maior. 
Seu nome científico do boldo é Peumus boldus Molina.
As propriedades do boldo incluem sua ação estimulante da vesícula biliar, diurética, antiespasmódica, anestésica, anti-séptica, antibacteriana, anti-inflamatória, antioxidante, depurativa, desintoxicante, estimulante, sedativa, tônica e vermífuga.
Capim-limão 
Erva-príncipe ou capim-cidreira também conhecido por capim-santo ou capim-limão, é uma planta herbácea da família Poaceae, nativa das regiões tropicais da Ásia, especialmente da Índia. 
Nome científico: Cymbopogon citratus.
O chá de capim limão tem poder antibacteriano, calmante, diurético, antiespasmódico, analgésico, expectorante, antidepressivo, digestivo, desinfetante e é um ótimo repelente de insetos. 
Confrei
Confrei ou consólida são alguns dos nomes vulgares do Symphytum officinale, uma planta medicinal da família das Boraginaceae.  
Nome científico: Symphytum officinale.
As propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes fazem com que seja usada em forma de cataplasmas e emplastros para machucados. Os componentes desintoxicantes auxiliam na formação de novos tecidos e mantém as células do organismo saudáveis e rejuvenescidas. É um medicamento popular para o tratamento de ferimentos, queimaduras e úlceras externas de diferentes graus de gravidade, vez que acelera o processo de cicatrização. A alantoína, ativo em sua composição, é um anti-inflamatório e cicatrizante que também atua como regenerador tissular. 
Chapéu-de-couro
O chapéu-de-couro, também conhecido pelos nomes de chá-da-campanha, erva-do-brejo e erva-do-pântano, é uma erva da família das alismatáceas. Ocorre desde o sul do México até o Brasil. 
Nome científico: Echinodorus grandiflorus.
Propriedades do chá de chapéu de couro: Combate inflamações, com sua propriedade anti-inflamatória;Consegue dar alívio a dores, também utilizado para o tratamento do ácido úrico; trata problemas no estômago, como a estomatite;
Infecção urinária pode ser cuidada com esse chá; é eficiente no trato dos problemas com a pele, tais como vitiligo; feridas e picadas de cobras podem ser tratadas com esse chá;
É bom para amigdalite, faringite, gengivite, resfriados e gripes; consegue dar mais energia, pois é energético; casos de artrite, reumatismo e arteriosclerose podem ser tratados também com esse chá, o chá pode ser eficiente para controlar a pressão sanguínea, quem sofre de prisão de ventre pode se beneficiar da propriedade laxante desse chá. 
Eucalipto
Eucalyptus  é um género de plantas com flor da família Myrtaceae que agrupa as espécies conhecida pelo nome comum de eucalipto, ainda que o nome se aplique a outros géneros de mirtáceas, nomeadamente a algumas espécies arbóreas dos géneros Corymbia e Angophora. São, em termos gerais, árvores e, em alguns raros casos, arbustos, nativas da Oceania, onde constituem, de longe o género dominante da flora. O género inclui mais de 700 espécies, quase todas originárias da Austrália, existindo apenas um pequeno número de espécies próprias dos territórios vizinhos da Nova Guiné e Indonésia, e mais uma espécie (a mais setentrional) no sul das Filipinas. Adaptados a praticamente todas as condições climáticas, os eucaliptos caracterizam a paisagem da Oceania de uma forma que não é comparável a qualquer outra espécie, noutro continente.
As propriedades do eucalipto incluem ação anti-séptica, desinfetante, expectorante, tônica, anti-inflamatória, antimicrobiana, aromática, descongestionante, expectorante e vermifuga.
Ginkgo biloba
De origem chinesa, é uma árvore considerada um fóssil vivo, pois existia já no tempo dos dinossauros, há mais de 150 milhões de anos. É símbolo de paz e longevidade por ter sobrevivido às explosões atômicas no Japão.
Foi descrita pela primeira vez pelo médico alemão Engelbert Kaempfer por volta de 1690, mas só despertou o interesse de pesquisadores após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando perceberam que a planta tinha sobrevivido à radiação em Hiroshima, brotando no solo da cidade devastada. Suas folhas têm sido frequentemente usadas no combate aos radicais livres e como auxiliar da oxigenação cerebral.
São árvores caducas, isto é, que perdem todas as folhas no inverno. Atingem uma altura de 20 a 35 metros (algumas espécies, naChina, chegam a atingir os 50 metros). Foram, durante muito tempo, consideradas extintas no meio natural, mas, posteriormente verificou-se que duas pequenas zonas na província de Zhejiang, na República Popular da China, albergavam exemplares da espécie. Hoje, a planta existe em praticamente todos os continentes e no Brasil há exemplares produzidos de sementes.
Diminui o risco de formação de trombos: As plaquetas são partículas dentro do sangue responsáveis pela coagulação sanguínea. Assim, pesquisas apontam que o Ginkgo biloba ajuda a melhorar a memória e a atenção em pacientes idosos.

Continue navegando