Buscar

Plano de Aula - Projeto Valores

Prévia do material em texto

10
PLANO DE AULA
1)	IDENTIFICAÇÃO
a-	Estagiário (a): Scheila Cardinale Cassemiro de Souza
b-	Escola/instituição: EMEF - Profª Valeria Maria Miranda
c-	Disciplina/curso: Artes Visuais
d-	Ano/série e turma: 2º ano – Conc Inicial (EJA
f-	Professor(a) da disciplina de arte: Ana Maria Cunha
g-	Horário da aula: 18:00 às 18:50
2)	CONTEÚDO:
Projeto Valores. Explorar através da arte os valores humanos. Como o respeito, a gentileza, dentre outros..
3)	OBJETIVOS
Validar uma relação congruente entre os envolvidos no processo ensino aprendizagem, conscientizando-os da relevância do respeito, da solidariedade e amizade.
Respeitar as diferenças e particularidades que cada indivíduo possui no processo ensino aprendizagem, tornando um clima mais propício para aprendizagem através da solidariedade, do amor e da amizade.
 Evidenciar a base das relações humanas, o respeito que é o básico para o sucesso social.
Mediar a identificação dos valores de vida e a reflexão sobre os mesmo diante de si e do outro.
4)	FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO CONTEÚDO TRABALHADO E METODOLOGIA DE ENSINO ADOTADA.
As dobraduras de papel é uma ferramenta congruente na aplicação e desenvolvimento de conteúdos. Sendo uma fonte inspiradora propiciando a visualização espacial do objeto. Oportuniza também aspectos como a concentração, a criatividade, a persistência, a meticulosidade, a atenção, a autoconfiança, o esforço pessoal, a coordenação motora fina, a criatividade. 
O origami é uma arte milenar japonesa, que proporciona aos seus adeptos desenvolvimento cognitivo motor, permitindo processo de criação expressivo e é utilizada em várias áreas do conhecimento.
Atualmente esta técnica é amplamente conhecida por todo o mundo devido a globalização e a industrialização do papel, sendo utilizada em diversas áreas como medicina, robótica, design, música, educação e paleontologia como instrumento de divulgação científica. (MELO; MONÇÃO; MACHADO, P. 50, 2007)
A concepção de ensino desenvolvida foi a Abordagem Triangular, sistematizada no final de 1980 por Ana Mae Barbosa, no Museu de Arte Contemporânea da USP, e que inter-relaciona o fazer artístico, a apreciação e a contextualização da arte. Assim, trabalhamos origami / dobradura, alicerçada na apreciação, ajudando o aluno a analisar seja uma imagem, um texto ou um ato. 
Ato esse que pode estar carregado de coisas boas como a solidariedade, o respeito, a amizade dentre outros. Para Barbosa, a prática da leitura e releitura, o fazer artístico, não objetiva a cópia, mas a interpretação pessoal sobre a obra mostrada. Essa abordagem tríade auxiliou na consolidação de conhecimentos específicos de arte, não apenas na concepção da arte ou do fazer artístico, mas também do portar ,dos valores que esse artista emprega em suas obras.
E é no eixo Valores Humanos que vamos utilizar a técnica do origami / dobradura para o desenvolvimento da atividade “Mar dos Valores”. O fazer artístico se deu através da confecção do barco, onde cada educando com o seu conceito de barco efetuou o seu para navegar no Mar dos Valores, atribuindo ao seu barco o valor que acreditar.
5)	DESENVOLVIMENTO DA AULA
Antes de apresentar a atividade conversamos sobre dobraduras/ origamis, onde cada alunos expos seu pensamento e habilidade em questão. Então coloquei música “Trem bala” de Ana Vilela (instrumental) .
Com esse fundo musical arrebatador, solicitei que cada um escolhesse um papel, para o desenvolvimento do barco para exploramos o “Mar dos Valores”. Antes de iniciarmos a dobradura conversamos sobre valores humanos, como o respeito, solidariedade, amizade e o amor.
O fazer artístico se deu com a confecção da dobradura de um barco foi um momento muito mágico, pois nem todos os alunos sabiam fazer a dobradura, mas os que sabiam foram logo se prontificando em ajudar ao outro, agregando valores no processo ensino aprendizagem.
Cada aluno confeccionou seu barco de acordo com seus conceitos e preceitos de Valores Humanos.
Neste item você deve apresentar uma relação de ações, atividades e/ou exercícios que devem ser desenvolvidos para atingir os objetivos propostos. Selecionar, no mínimo 3 (três) e, no máximo, 6 (seis) proposições. A aplicação da proposta apresentada deve ser explicada detalhadamente. É, enfim, uma descrição de cada parte da aula a ser dada.
Introdução
É de suma relevância a percepção da atuação dos valores humanos empregados pelos indivíduos no seu núcleo familiar, no ambiente corporativo, nas instituições de ensino, nas manifestações culturais e até nos movimentos e organizações socais. Assim a questão dos valores humanos é uma necessidade de âmbito universal e, conforme Albala-Betrand: 
(...) a escola tem sido historicamente a instituição escolhida pelo Estado e pela família como melhor lugar para o ensino e aprendizagem dos valores, de modo a cumprir a finalidade do pleno desenvolvimento do educando, seu pleno preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mundo do trabalho. (ALBALA-BETRAND, 1999. p. 22)
Historicamente os PCN’s equivalem os referenciais dos valores, que por sua vez é orientado na Constituição Federal e na LDB (Lei de Diretrizes e Base), que defende os princípios de exercício da cidadania em busca de uma escola que forme cidadãos. De acordo com Pradel a escola seja legitimada a presença de valores e regras morais na conduta dos alunos, professores e demais integrantes. 
De acordo com Pradel (2009): 
Oriunda da Constituição, a referência brasileira de comportamento moral advém do convívio social e, desse modo, a preocupação é referir-se ao perfil democrático da sociedade brasileira, considerando o caráter abstrato dos valores. Complementar a essa visão, a ética vem equilibrar as relações a partir do pensar, do refletir e do construir nos diversos espaços. (PRADEL, 2009, p. 525
De acordo com os princípios da LDB - Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional – nº 9394/96 em seu segundo artigo relata um processo de ensino voltado para conteúdos acadêmicos e para os conceitos éticos, emocionais, ou seja, um processo de ensino que contribua para que o educando construa sua identidade e que desenvolva habilidades de compreensão de partilha e de altruísmo. Os princípios de solidariedade, cooperação, fraternidade, amizade, respeito dentre tantos outros princípios morais e éticos estão se esvaindo do meio social e principalmente no ambiente educacional. 
Assim o fazer artístico se desenvolve através da confecção de dobradura de um barco, carregando uma bagagem representativa dos Valores Humanos no “Mar dos Valores”, aplicando esses conceitos em seu cotidiano seja para aprimorar ou revitalizar as relações sociais dos educando.
Desenvolvimento (as estratégias metodológicas utilizadas durante a aula).
Conversa informal sobre dobradura e valores humanos com sua relevância no meio sócio cultural, atrelado ao fundo musical e o vídeo para reflexão.
Avaliação 
A avaliação se deu através da reflexão do clip da musica Trem bala de Ana Vilela.
Conversa informal sobre fazer artístico empregando os valores humanos como o respeito, solidariedade, amizade e amor como pilar dos envolvidos no processo ensino aprendizagem, onde se dá numa via de mão dupla (Professor X Aluno, Aluno X Professor, Aluno X Aluno dentre outros) 
Encerramento da aula 
O encerramento da aula se deu através da reafirmação e reflexão de cada valores contidos em cada barco que ali representava o indivíduo que o fez, na perspectiva do seu saber atrelado aos seus valores. 
Através do “Mar dos Valores” que representa a vida social que temos com o outro e como lidamos com as diferenças, os conflitos podemos ponderar resultados e exercemos nossa cidadania.
6)	RECURSOS
Cartolina colorida, papel cenário branco, cola, tesoura, quadro, pincel, notebook e projetor (para passa a música, e vídeo) caixinhas de som, tinta guache na cor azul, durex, impressora (para imprimir o título do trabalho desenvolvido)e pincel.
7)	REFERÊNCIAS
ALBALA-BERTRAND, Luis; Martins, Monica Saddy (trad). Cidadania e educação: rumo a uma prática significativa. Campinas: Papirus, 1999.
Lei nº. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional do Brasil. 
Ministério de Educação e do Deporto. Referencial curricular nacional para educação infantil. Brasília, DF: MEC, 1998.
MELO, Diogo J; MONÇÃO, Vinicius M.; MACHADO, Deusana M. C. A Aplicação da técnica do origami em uma reconstrução paleoambiental do Devoniano Brasileiro. In: MASSARINI, Luisa (org.) Simpósio Ciência e Arte 2006. Rio de Janeiro: FIocruz, 2007. Disponível em: <http://www.fiocruz/museudavida_novo/media/Memorias_Cien
cia_e_Arte_2006.pdf# page=50>. Acesso em 27/10/2016.
PRADEL, Claudia and DAU, Jorge Alberto Torreão. A Educação para valores e as políticas públicas educacionais. Ensaio: aval. Pol. Públ.Educ. [online]. 2009, vol.17, n.64, PP. 521-548.
VILELA, Ana. Trem Bala. Vídeo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v
=swhy1VcvvgY>. Acessado em 07 de setembro de 20017.
8)	APÊNDICES 
Processo do fazer artístico com a turma Conc I (EJA) – Dobradura
 
 
 
9)	ANEXOS 
Algumas das atividades desenvolvidas pela professora de Artes. 
Figura 1 - Atividade 10/10/17 concedido pela Professora regente.
Figura 2 - Atividade 20/11/17 concedido pela Professora regente.
Figura 3 - Atividade 27/11/17 concedido pela Professora regente
Figura 4 - Atividade 28/11/17 concedido pela Professora regente

Outros materiais