Buscar

Aula 08

Prévia do material em texto

ECONOMIA POLÍTICA
JOSÉ MACHADO CARREGOSA
Aula 8
Objetivos:
Compreender a questão da infra – estrutura econômica e a presença do Estado 
b) Conhecer a implantação das agências reguladoras no Brasil
c) Analisar a contratação de parceria pública – privada e seus aspectos legais
2
O Estado brasileiro e a infra-estrutura econômica
 Após a metade da década de 90, instaurou-se no Brasil o Estado “regulador” através da presença das agências reguladoras, do fortalecimento do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência e da formação de marcos regulatórios setoriais no sentido de reduzir os preços para o consumidor e melhorar a qualidade dos serviços.
3
As Agências Reguladoras
 
 As transformações a nível global resultaram na redução da intervenção direta do Estado na economia e o fortalecimento de uma nova forma de intervenção, através da qual se observa uma maior presença do papel regulador do Estado, em detrimento do papel como produtor de bens e de serviços.
4
As Agências Reguladoras
 
 O estímulo para as transformações aconteceu especialmente com a legislação constitucional e complementar, que permite a prestação de serviços públicos sob o regime de concessão ou permissão, através de licitação:
5
As Agências Reguladoras
 
 CF Art. 175. Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos. Parágrafo único. A lei disporá sobre: I - o regime das empresas concessionárias e permissionárias de serviços públicos, ... 
6
As Agências Reguladoras
 
 ... o caráter especial de seu contrato e de sua prorrogação, bem como as condições de caducidade, fiscalização e rescisão da concessão ou permissão; II - os direitos dos usuários; III - política tarifária; IV - a obrigação de manter serviço adequado.
7
As Agências Reguladoras
 
 Apesar da atuação ampla, as agências têm seus poderes delimitados por lei. As agências regulatórias têm poderes de fiscalização, regulamentação, regulação e mesmo de arbitragem e mediação. Em sua constituição, as agências reguladoras foram dotadas de personalidade jurídica de direito público.
8
As Agências Reguladoras
 
a)Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)- criada pela lei 9.472/97;
 Na Constituição Federal brasileira observa-se art. 21 - Compete à União: XI - explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão, os serviços de telecomunicações, nos termos da lei, [...]
9
As Agências Reguladoras
 
b) Agência Nacional de Petróleo (ANP) - criada pela lei 9.478/97;
 A Agência Nacional de Petróleo promove a regulação, a contratação e a fiscalização das atividades econômicas integrantes da indústria do petróleo, do gás natural e dos biocombustíveis. 
10
As Agências Reguladoras
 
 Na Constituição Federal brasileira observa-se art. 177 determina que, constituem monopólio da União: I - a pesquisa e a lavra das jazidas de petróleo e gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos; II - a refinação do petróleo nacional ou estrangeiro; 
11
As Agências Reguladoras
 
 [...] § 1º A União poderá contratar com empresas estatais ou privadas a realização das atividades previstas nos incisos I a IV deste artigo observadas as condições estabelecidas em lei.
12
As Agências Reguladoras
 
c) Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) - criada pela lei 9.427/96;
 A Agência Nacional de Energia Elétrica regula e fiscaliza a produção, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, em conformidade com as políticas e diretrizes do governo federal. 
13
As Agências Reguladoras
 
 Na Constituição Federal brasileira observa-se art. 21 - Compete à União: XII - explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão: [...] b) os serviços e instalações de energia elétrica e o aproveitamento energético dos cursos de água, em articulação com os Estados onde se situam os potenciais hidroenergéticos.
14
As Agências Reguladoras
 
d) Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) - criada pela lei 9.961/2000;
e) Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - criada pela lei 9.782/99;
 Agência Nacional de Vigilância Sanitária protege e promove a saúde, garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços;
15
As Agências Reguladoras
 
f) Agência Nacional de Águas (ANA) - criada pela lei 9.984/2000;
 A Agência Nacional de Águas organiza, em sua esfera de atribuições, a Política Nacional de Recursos Hídricos, integrando o Sistema nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
16
As Agências Reguladoras
 
 g) Agência Nacional do Cinema (Ancine) - criada pela Medida Provisória no. 2228 de 06/08/2001;
 h) Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) – criada pela lei nº 10.233 de 05/06/2001;
17
As Agências Reguladoras
 
 h) Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) – criada pela lei nº 10.233 de 05/06/2001;
 i)Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) - criada pela lei 10.233/2001;
 j) Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) - criada pela lei 11.182/2005;
18
 
Parcerias Público-Privadas – PPP’s
 
 A lei no. 11.079, de 30 de dezembro de 2004, permitiu a contratação de parceria público-privada. Não constitui parceria público-privada a concessão comum, assim entendida a concessão de serviços públicos ou de obras públicas, quando não envolver contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.
19
 
Parcerias Público-Privadas – PPP’s
 
 O art. 4o da Lei 11.079/04 determina diretrizes na contratação de parceria público-privada: a) eficiência no cumprimento das missões de Estado e no emprego dos recursos da sociedade; b) respeito aos interesses e direitos dos destinatários dos serviços e dos entes privados incumbidos da sua execução; 
20
 
Parcerias Público-Privadas – PPP’s
 
 c) indelegabilidade das funções de regulação [...]; d) responsabilidade fiscal na celebração e execução das parcerias; e) transparência dos procedimentos e das decisões; f) repartição objetiva de riscos entre as partes; g) sustentabilidade financeira e vantagens socioeconômicas dos projetos de parceria.
21
 
 
Políticas de Transporte
 
 São objetivos de Política de Transportes no Brasil:
 a)Elevar a escala dos investimentos em infra-estrutura de transporte, dotando o país de uma rede ampla, moderna e com tarifas competitivas. 
22
 
 
Políticas de Transporte
 
 b) Reforçar a capacidade de planejamento do Estado e promover a integração entre rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos em articulação com as cadeias produtivas. 
23
 
 
Políticas de Transporte
 
 c) Criar as bases para o crescimento sustentável do Brasil, dando início a um processo contínuo de planejamento e desenvolvimento de sua infra-estrutura logística.
 d) Reduzir custos e ampliar a capacidade de transporte do País, resultando na promoção da eficiência e elevação da competitividade.
24
ECONOMIA POLÍTICA
José Machado Carregosa
Atividade AULA 8
Atividade
 Agências reguladoras debatem papel do Legislativo na melhoria de serviços (O GLOBO, 18/11/2015)
26
Atividade
 Em audiência pública realizada pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, na quarta-feira, sete representantes de agências reguladoras debateram o papel do Legislativo na melhoraria dos serviços prestados por elas. [...]
27
Atividade
 O diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (Antt), Marcelo Correia, afirma que uma medida, aos olhos do consumidor, pode parecer boa, mas pode não ser. 
28
Atividade
 Ele cita a concessão de isenções fiscais a determinados setores. Correia explicou que benefícios desse tipo podem ser bons de início, mas, a longo prazo, tornam-se um problemapara o setor inicialmente beneficiado. [...]
29
Atividade
 O representante da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Marcos Bragatto, destacou que a regulamentação do órgão permite hoje que as fornecedoras sejam multadas e ressarçam os consumidores em casos extremos de falta de energia. [...]
30
Atividade
 Indagações:
 Modelo de regulação X investimentos em infra-estrutura X Segurança jurídica. Fiscalização X melhoria dos serviços; Privatização X Atividade Regulatória.
31

Continue navegando