Buscar

APOL 3

Prévia do material em texto

APOL 3
Questão 1/5 - Sociologia Organizacional
Para Marx o capitalismo é um sistema contraditório e suas contradições permitem a compreensão da sociedade. Uma das contradições do capitalismo assinaladas por Marx é que as forças produtivas não param de crescer e as relações de produção não se transformam no mesmo ritmo. 
Sobre as forças produtivas e as relações de produção, relacione as colunas:
	Coluna A
	Coluna B
	1. Forças produtivas
	(   ) Formada pelo trabalho humano e por tudo aquilo que a sociedade utiliza para produzir os bens necessários à sobrevivência. 
	2. Relações de produção
	(   ) Constituída pelas relações de propriedade, distribuição das propriedades e dos bens na sociedade.
	 
	(   ) Inclui as tecnologias, as fontes de energia, o tipo de trabalho utilizado.
	 
	(   ) Como exemplo temos os trabalhadores como proprietários da sua força de trabalho e os burgueses como proprietários dos meios de produção, para sobreviver os trabalhadores alugam a sua força de trabalho aos burgueses recebendo em troca um salário.
Nota: 20.0
	
	A
	1, 1, 2, 2
	
	B
	1, 2, 1, 2
Você acertou!
Letra “b”. As Forças produtivas: são formadas pelo trabalho humano e por tudo aquilo que a sociedade utiliza para produzir os bens necessários à sobrevivência das pessoas, por exemplo, a energia elétrica e a mão de obra assalariada. São todas as forças, meios, técnicas e formas de organizar o trabalho que a sociedade utiliza para produzir aquilo de que necessita. Inclui as tecnologias, as fontes de energia, o tipo de trabalho utilizado. As Relações de produção: são constituídas pelas relações de propriedade, distribuição das propriedades e dos bens na sociedade, por exemplo, os trabalhadores são proprietários da sua força de trabalho e os burgueses são proprietários dos meios de produção e para sobreviver os trabalhadores alugam a sua força de trabalho aos burgueses recebendo em troca um salário.
	
	C
	2, 1, 2, 1
	
	D
	2, 2, 1, 1
Questão 2/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
“O ativismo não é uma prática muito sedutora para o sistema tradicional de patrocínio de empresas ou de editais públicos”. Thiago Maia, autor do texto publicado no Blog Catarse, diz que isso acontece, em grande parte, porque ativistas discutem justamente o papel das grandes corporações e do governo na construção dos problemas sociais, ambientais e econômicos que vivemos. Por isso, Thiago acredita que o financiamento coletivo, independente dessas instituições, é caminho para Ativismo Socioambiental.
(http://blog.catarse.me/financiamento-coletivo-e-caminho-para-ativismo-socioambiental/)
Considerando a situação apresentada, Thiago prefere utilizar como solução:
 
Nota: 20.0
	
	A
	Um banco virtual onde as equipes já estão cadastrando seus projetos e conquistando o apoio de diversos empresários para a sua realização.
	
	B
	Usar plataformas colaborativas para o financiamento de um projeto, a partir da colaboração de um grupo de pessoas que investem recursos financeiros nela. Em inglês tem o nome de crowdfunding.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (B). Thiago acredita que o financiamento coletivo (em inglês, crowdfunding ) é caminho para Ativismo Socioambiental. As demais alternativas estão incorretas porque não correspondem às afirmações do autor do texto Thiago Maia.
	
	C
	Fazer amplo uso e convocação pelas redes sociais, a exemplo do movimento “Vem pra Rua” (2013), que mobilizou milhares de pessoas convocadas pelo Facebook.
	
	D
	Conscientizar gestores da administração pública sobre a responsabilidade social que têm para incentivar o ativismo socioambiental.
	
	E
	Usar o exemplo de ciberativismo em defesa e proteção do meio ambiente, o projeto “Proteste nas ruas da Internet”, realizado pela ONG Greenpeace.
Questão 3/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
“Líderes mundiais devem enfrentar os desafios de duas tendências extremamente preocupantes: o declínio dos direitos pessoais, segurança individual, tolerância e da inclusão; assim como o lento e desigual progresso social em grande parte dos países. Essas são algumas das conclusões da pesquisa que dá base ao Índice de Progresso Social (IPS), realizada pela Social Progress Imperative, organização global sem fins lucrativos, com apoio da Deloitte, empresa associada da Aberje. Das 128 nações que participaram do estudo em 2017, o Brasil ocupa a 43ª posição do Índice de Progresso Social. Apesar de não ser a ideal, o País subiu três posições em relação a 2016. 
 (http://www.aberje.com.br/indice-de-progresso-social-mostra-recuo-em-direitos-seguranca-e-tolerancia-em-paises-do-mundo-todo/) Adaptado. 
A partir do texto e considerando as dimensões do índice de Progresso Social (IPS), analise as afirmações a seguir: 
(  ) Gestores de Responsabilidade Social encontram no IPS um importante instrumento de Tecnologia Social.
(  ) O IPS se fundamenta em três dimensões do progresso social: atender as necessidades humanas; fundamentos de bem-estar e oportunidades.
(  ) O IPS é a primeira medida abrangente de desempenho social dos países que passou a não depender somente de indicadores econômicos. 
(  ) O texto afirma que o progresso social tem alcançado rápido desenvolvimento em grande parte dos países. 
Assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, V, F.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (A), As afirmativas I, II e III são verdadeiras.  Os fundamentos e conceito do Índice de Progresso Social (IPS) se inserem em ambas. A afirmativa IV é falsa, o progresso social tem sido lento e desigual em grande parte dos países. Rota 4 – Tema 2.
 
	
	B
	V, F, V, F.
	
	C
	V, V, F, F.
	
	D
	V, V, F, V.
	
	E
	F, F, V, V.
Questão 4/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
A indústria 4.0 é um caminho sem volta, afirma Angelo Figaro, diretor de IS/IT da Aliança Renault-Nissan para a América Latina. E dá exemplos de como a transformação digital passou a ser aplicada em diversos processos da Renault: 
“Os projetos de peças que antes eram desenhados e encaminhados para testes de prototipagem externos passaram a ser feitos internamente, por meio de uma impressora 3D. Reduzimos mais de 70% dos custos. O ciclo se completa com uma grande rede de análise de dados que inclui a logística: “por meio de uma etiqueta colada no carro, acompanhamos o veículo até a entrega, de forma automatizada”, explica. A empresa otimizou os negócios acompanhado por sistemas conectados às plataformas internas da fábrica. “Hoje há 150 tablets nas linhas de produção, com o acompanhamento em tempo real. É possível identificar erros, paradas não programadas e prever a produtividade”. 
(https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/fiep/sistema-fiep/noticia/2018/08/02/a-transformacao-digital-ja-chegou-as-industrias-do-parana.ghtml) Adaptado. 
Considerando o texto apresentado, analise as afirmações a seguir:
I - Espera-se, num futuro breve, aplicar tecnologias de inteligência artificial, tais como atendentes virtuais – chatbots, um software que cruzará as mensagens enviadas por usuários com respostas preparadas na sua base de dados.
II - A transformação digital foi incorporada aos processos de gestão da indústria automobilística da Renault.
III - A inteligência artificial está incorporada na Renault, inclusive na logística.
IV - Na visão de Angelo Figaro, diretor de IS/IT da Aliança Renault-Nissan para a América Latina, a indústria 4.0 e a indústria digital são economicamente inviáveis. 
São corretas as afirmativas:
 
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativa I, apenas.
	
	B
	Afirmativa II, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e II, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (D). II e III estão contempladas no texto apresentado e se relacionam com processos de inteligência artificial.  As demais alternativas estão incorretas porque I. Já se aplicam no mercado as atendentesvirtuais, conhecidas como chatbots. IV. na visão de Angelo Figaro, a indústria 4.0 e a indústria digital são economicamente viáveis e eficientes. Rota 4 – Tema 1.
	
	E
	Afirmativas II, III e IV apenas.
Questão 5/5 - Sociologia Organizacional
Os estudos da Sociologia Econômica contribuem para a formação do administrador e para os estudos organizacionais. Sobre a Sociologia Econômica analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
 I - A sociologia econômica analisa o agir econômico como um agir social.
II - A sociologia econômica analisa os fatos econômicos imbricados no contexto social, jurídico e histórico.
III - Para a sociologia econômica, o homem é o homo economicus.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas a afirmativa I é verdadeira
	
	B
	Apenas a afirmativa II é verdadeira
	
	C
	Apenas a afirmativa III é verdadeira
	
	D
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras
Você acertou!
Letra “d”. De acordo com Lepsius (2012), a sociologia econômica de Weber analisa o agir econômico de modo realista, considerando a relação da economia com outros fenômenos culturais, portanto a atividade econômica é um agir social de indivíduos e de associações. Assim, como explica Lallement (2006), a sociologia econômica almeja analisar os fatos econômicos imbricados no contexto social, jurídico e histórico. (...) Novamente, constata-se que os fenômenos econômicos são sociais por natureza, o que faz com que os sociólogos da economia se posicionem contrários ao conceito de homo economicus, pois concebem a existência apenas de atores sociais que constroem socialmente a economia.

Continue navegando