Buscar

AAvaliando Aprendizado - Ética na Saúde 7

Prévia do material em texto

ÉTICA NA SAÚDE
	Lupa
	7a aula
	
	
	VídeoPPTMP3
	
	
1a Questão (Ref.: 201604059560) Fórum de Dúvidas (6 de 8)	Saiba (0)
Um político declara: A regra em situações epidêmicas é a de que a manutenção dos direitos individuais fica sempre condicionada à preservação dos direitos coletivos. Vivemos hoje uma epidemia de violência. Há crime em toda parte e ele é contagioso. Isso tem implicado limites nos direitos individuais de pessoas de certos grupos. O parágrafo reflete:
A colocação em pauta da questão da violação de direitos fundamentais de certos grupos.
Um erro técnico, pois a violência não pode ser considerada epidêmica.
A ideia de que a pobreza é contagiosa.
A manifestação de preconceito, pois não se pode dizer que o crime é contagioso.
Uma visão simplista da criminalidade e o incentivo ao toque de recolher.
2a Questão (Ref.: 201604120493) Fórum de Dúvidas (6 de 8)	Saiba (0)
Existem casos excepcionais, onde os direitos individuais podem ser suplantados pelos direitos coletivos. São os casos de epidemias ou pandemias, que significam, respectivamente:
Doença de causa local, sem risco de se espalhar para outras localidades. Doença de causa local que pode facilmente se espalhar para outras localidades.
Epidemia e pandemia são sinônimos, e referem-se à uma doença infecciosa que ataca simultaneamente um grande número de pessoas.
Uma doença infecciosa e transmissível que ataca simultaneamente um grande número de pessoas em uma determinada localidade. Uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por vários países.
Uma doença não transmissível que ataca simultaneamente um grande número de pessoas em uma determinada localidade. Uma epidemia de grandes proporções, podendo ocorrer em vários países ao mesmo tempo
Uma doença infecciosa e transmissível que ataca simultaneamente um grande número de pessoas por todo o mundo. Uma epidemia localizada.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.: 201604121393)
	Fórum de Dúvidas (6 de 8)
	Saiba
	(0)
No que diz respeito à alocação de recursos em epidemias, leia as afirmativas a seguir a marque a resposta correta: I - Torna-se indispensável a conjugação entre critérios individuais e coletivos. II - O critério individual considera o benefício que o tratamento resultará no sujeito doente III - O critério coletivo implica na prevenção ou imunização de sujeitos ainda não contaminados, para que estes não venham a desenvolver a doença. Está correto apenas o que se afirma em:
I e II
II e III
III
I e III
I, II e III
4a Questão (Ref.: 201604119781) Fórum de Dúvidas (8)	Saiba (0)
Hans Jonas, filósofo alemão contemporâneo (falecido em 1993), fez importantes contribuições à Bioética em suas obras. Um de seus livros mais importantes foi ¿O Princípio da Responsabilidade¿ de 1979, onde expõe a necessidade de que os efeitos de nossas ações precisam ser sempre compatíveis com a permanência da vida humana. Um dos conceitos mais atuais e fortemente influenciados pelas ideias de Jonas é o Princípio da Precaução. Fundamentados nos princípios de Jonas, no ano de 1992. Ocorreu uma importante conferência na cidade do Rio de Janeiro, denominada de?
Conferência das Nações Unidas para a Saúde e o Desenvolvimento, que ficou conhecida pelo nome de ECO 92.
Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que ficou conhecida pelo nome de ECO 92.
Conferência das Nações Unidas para o Meio Acadêmico e o Desenvolvimento, que ficou conhecida pelo nome de ECO 92.
Conferência das Organizações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que ficou conhecida pelo nome de ECO 92.
Conferência das Nações Mundiais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que ficou conhecida pelo nome de ECO 92.
5a Questão (Ref.: 201604120500) Fórum de Dúvidas (6 de 8)	Saiba (0)
O estoque de sangue é um exemplo de recurso divisível e heterogêneo, porque:
Apenas um paciente pode usufruir do mesmo recurso que todos necessitam.
Muitos pacientes podem utilizar o mesmo estoque que todos necessitam.
Todos os pacientes podem dividir o estoque do mesmo recurso.
Apenas um paciente pode usufruir do mesmo recurso e nem todos os pacientes podem se beneficiar do mesmo.
Muitos pacientes podem utilizar o mesmo estoque, mas nem todos necessitam dos mesmos componentes.
 Gabarito Comentado
6a Questão (Ref.: 201604121394) Fórum de Dúvidas (6 de 8)	Saiba (0)
No que diz respeito a alocação de recursos em casos de epidemias, analise a situação a seguir: Em um hospital, os medicamentos especiais que um grupo de portadores de patologia específica necessitam são divididos entre eles
enquanto é aguardada chegada de um novo lote. Neste caso estes recursos são:
Divisíveis e homogêneos
Não divisíveis e homogêneos
Não divisíveis e heterogêneos
Divisíveis e heterogêneos
Não Divisíveis homoterogêneos
7a Questão (Ref.: 201604120504) Fórum de Dúvidas (6 de 8)	Saiba (0)
Dentre os critérios de priorização para a utilização de recursos, podemos destacar o critério da Igualdade de
Acesso, que defende:
Do ponto de vista ético, se um recurso não pode ser acessível a todos que dele necessitam, deverá ser ofertado por sorteio.
Do ponto de vista ético, se um recurso não pode ser acessível a todos que dele necessitam, devem ser priorizados pacientes que já contribuíram ou possam contribuir para com a sociedade.
Do ponto de vista ético, se um recurso não pode ser acessível a todos que dele necessitam, não pode deixar de ser ofertado.
Do ponto de vista ético, se um recurso não pode ser acessível a todos que dele necessitam, devem ser priorizados os casos mais graves.
Do ponto de vista ético, se um recurso não pode ser acessível a todos que dele necessitam, não pode ser ofertado a ninguém.
8a Questão (Ref.: 201604121391) Fórum de Dúvidas (6 de 8)	Saiba (0)
Em relação ao princípio da precaução, leia as afirmativas a seguir e marque a resposta correta. I ¿ Trata essencialmente da relação entre o risco existente em uma ação e as medidas necessárias para prevenir os efeitos negativos advindos desta ação. II ¿ Na ausência de absoluta certeza científica sobre os riscos ou danos envolvidos em uma ação, é necessário que tomemos medidas eficazes preventivas de evitação de todas as possibilidades possíveis de danos. III ¿ Toda e qualquer medida preventiva em situações epidêmicas deve ser descartada sem que esteja absolutamente comprovada a ausência de sua necessidade. Está correto apenas o que se afirma em:
II e III
I, II e III
III
I e III
I e II

Continue navegando