Buscar

Conceitos Importantes - aula 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Conceitos Importantes
Aula 3
Tipos de Investimentos
- Investimento de longo prazo - para fins de tributação, um investimento com prazo de aplicação superior a 365 dias é considerado de longo prazo.
Prazo da aplicação Alíquota de IR
Até 180 dias 22,5%
De 181 a 360 dias 20%
De 361 a 720 dias 17,5%
Acima de 720 dias 15%
- Investimento de curto prazo - para fins de tributação, um investimento com prazo de aplicação inferior a 365 dias é considerado de curto prazo.
Prazo da aplicação Alíquota de IR
Até 180 dias 22,5%
Acima de 180 dias 20%
- Investimento em Ações - possuem alíquota única de 15%.
- Come-cotas: é a tributação que incide sobre os fundos de renda fixa de longo prazo e de curto prazo e que ocorre semestralmente (último dia útil dos meses de Maio e Novembro).
Para o cálculo deste imposto os fundos usam a menor alíquota de cada tipo: 20% sobre os rendimentos para os fundos de curto prazo e 15% para os de longo prazo. Tem o nome de come-cotas porque os Administradores dos fundos reduzem a quantidade de cotas dos investidores para pagar o imposto devido à Receita Federal.
- IOF: O Imposto sobre Operações Financeiras incide nos resgates feitos num período inferior a 30 dias. O percentual do imposto pode variar de 96% a 0%, dependendo do número de dias decorridos da aplicação, e incide sobre o rendimento do investimento.
Sugestão 
Taxa Real de Juros

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais