Buscar

caso concreto 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL I - CCJ0007
Título	
Caso Concreto 1
Descrição	
Caso concreto
Leia ao caso concreto narrado abaixo e responda, de forma objetiva e fundamentada, às questões formuladas de acordo com os temas abordados no plano de aula:
Joana Bela e João Charmoso, jovem casal de namorados com 19 e 20 anos, respectivamente, decidem que no carnaval deste ano pularão em todos os blocos da cidade. Para tanto, decidem beber muito líquido durante as danças a fim de evitar desidratação. No primeiro dia de maratona, após ingerirem uma quantidade expressiva de cerveja, João Charmoso não consegue se controlar e acaba por urinar escondido atrás de uma banca de jornal. Sendo certo que a mídia tem veiculado uma série de notícias condenando esta atitude, indaga-se:
A conduta de João Charmoso é, sob o aspecto penal, juridicamente relevante?
R Não tem relevância para o mundo Juridico, apesar de ter urinado na rua. Considerando que no local não havia banheiros públicos e o jovem apenas queria satisfazer suas necessidades fisiológicas em local escondido, sem nenhuma conotação sexual. 
Caso João Charmoso não tivesse tido o cuidado de se esconder atrás da banca de jornal e, ao contrário, abaixasse a bermuda e urinasse em meio ao bloco de carnaval mirando os demais foliões, a resposta seria a mesma?
Não. A atitude de urinar em público pode se encaixar no artigo 61 do Decreto-Lei n.º 3.688 de 1941, que aduz: Importunar alguém, em lugar público ou acessivel ao público, de modo ofensivo ao pudor, ou, no Art. 233 - Praticar ato obsceno em lugar público, ou aberto ou exposto ao público. Contudo, a Lei não explicitou o que seria este ato obsceno. Pode-se dizer que o ato obsceno é representado por qualquer atitude inadequada, com a potencialidade de ferir o pudor e os bons costumes de uma população.. 
Questão objetiva.
O Direito Penal é uma ferramenta de controle social, na medida que visa coibir condutas lesivas. Porém, num Estado Democrático de Direito, ainda que em um olhar Garantista a análise do bem jurídico é de suma importância critério limitador do poder punitivo do Estado. Assim, a partir das missões do Direito Penal, analise as assertivas abaixo e assinale a opção correta:
Entre outras características, o Direito Penal tem natureza constitutiva e sancionatória.
No Brasil, em um primeiro momento, a União Federal pode legislar sobre matéria penal. No entanto, de forma indireta e urgente, leis estaduais podem impor regras e sanções de natureza criminal.
Pode-se afirmar, no tocante aos objetivos e às missões do Direito Penal, que a opinião majoritária considera que a missão do Direito Penal é a de proteger bens jurídicos de possíveis lesões ou perigos, sendo que tais bens devem ser aqueles que permitem assegurar as condições de existência da sociedade, a fim de garantir os aspectos principais e indispensáveis da vida em comunidade.
A pena, exclusiva do Direito Penal, como visa ressocializar, seu uso é sempre salutar, devendo ser utilizada mesmo nos conflitos mais simples.
As assertivas I, II e III estão corretas.
As assertivas II, III e IV estão corretas.
As assertivas I e III estão corretas.
As assertivas II e III estão corretas.

Outros materiais

Outros materiais