Buscar

PORTFÓLIO 7ª SEMANA Comunicação e Linguagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANA LUIZA FIGUEIREDO RODRIGUES
8032501 
PORTFÓLIO 7ª SEMANA
Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano, para verificação parcial do desempenho na disciplina Comunicação e Linguagem.
POLO BELO HORIZONTE – MG
2018
TEXTO A
Da mesma maneira que uma vírgula mal empregada pode mudar o sentido de uma frase, um texto com erros da Língua Portuguesa pode prejudicar bastante a imagem de um profissional. Tudo pelo fato de que o mercado está mais exigente quanto à qualidade da comunicação verbal escrita, por sua vez os profissionais - sejam candidatos a uma vaga, sejam funcionários em busca de uma promoção - têm mostrado dificuldades para escrever de maneira correta. As razões, dizem especialistas, remetem ao desenvolvimento da tecnologia no mundo do trabalho, já que e-mails, redes sociais e ferramentas de chats on-line pedem uma linguagem dinâmica, informal e abreviada, distante dos princípios da norma culta. 
Segundo o gerente regional Adrian Tsallis, que faz parte da empresa de recrutamento e seleção, conhecida como: Grupo Foco, os jovens que nasceram entre os anos 80 e 90, conhecidos como ‘’Geração da Internet’’ ou ‘’Geração do Milênio’’ são os que mais cometem erros de ortografia, acentuação, pontuação e concordância por estarem imersos nesse universo de muitos avanços tecnológicos. Entretanto, Tsallis afirma que os jovens não são os únicos a apresentar este problema, pois, as pessoas com mais de 30 anos também são incluídas nessa abordagem, o motivo é porque passam boa parte do dia em frente ao computador. É uma questão de perda de referência. Ao escrever mais 'vc' do que 'você', por exemplo, aumentamos nossas chances de esquecer que a palavra tem acento num e-mail formal" . "De 25 a 30% dos candidatos a programas de estágio e trainee são eliminados em provas de Língua Portuguesa. Segundo a coach Regina Giannetti, que promove treinamentos de comunicação verbal e escrita em grandes empresas, as dificuldades não passam apenas por problemas gramaticais. Textos confusos, com falta de coesão, não são raros no ambiente de trabalho, o que pode terminar acarretando ruídos de comunicação e até mal-entendidos. Regina afirmou que, "Existiu um caso emblemático de um fundo de pensão que emitiu um comunicado aos seus associados sobre modificações no sistema de aposentadoria. O texto estava tão mal escrito que o call center recebeu, em média, 600 ligações por dia de pessoas querendo esclarecer dúvidas".

Continue navegando