Buscar

FARMACOBOTÂNICA SIMULADO AV1 PONTO EXTRA 2018

Prévia do material em texto

FARMACOBOTÂNICA
	Simulado: SDE0899_SM_AV1_201703435923 V.1 
	Aluno(a): ISABELY BAIA DA SILVA
	Matrícula: 201703435923
	Acertos: 2,0 de 2,0
	Data: 05/09/2018 11:43:54 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201703548256)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	São fatores que podem influenciar a produção de metabólitos secundários:
		
	 
	período de reprodução da planta, sazonalidade, período circadiano.
	
	cor da planta, idade da planta, temperatura do ambiente.
	
	estações do ano, temperatura do ambiente, altitude, cor da flor.
	
	altitude do ambiente, disponibilidade hídrica e cor da flor.
	
	comprimento dos dias e das noites, idade da planta e cor da flor
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704304197)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A tradicionalidade de uso é uma forma de comprovação de segurança e efetividade de fitoterápicos permitida no Brasil desde a publicação da RDC nº 17/2000, que foi revogada pela RDC nº 48/2004, que por sua vez foi revogada pela RDC nº 14/2010, todas referentes ao registro de medicamentos fitoterápicos. Em todas essas normas era possível utilizar quatro formas de comprovação de segurança e eficácia de fitoterápicos: por meio de estudos não clínicos e clínicos, por dados de literatura, por registro simplificado ou por tradicionalidade. Porém, a população não tinha a informação sobre qual foi a forma utilizada para comprovação da segurança e eficácia quando o produto era registrado. A RDC nº 14/2010 foi revogada com a publicação da RDC nº 26/2014, que separa os fitoterápicos em duas classes, com base na comprovação de segurança e efetividade (adaptado da Instrução Normativa nº 4/2014). Aponte, entre as opções a seguir a que corretamente indica as duas classes de fitoterápicos discriminados na RDC 26/2014:
		
	
	Chá medicinal e Produto fitoteráico
	
	Fitofármaco e Chá medicinal
	 
	Produto tradicional fitoterápico e Medicamento fitoterápico
	
	Medicamento tradicional fitoterápico e chá medicinal
	
	Fitofármaco e Medicamento tradicional
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703548586)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Moura (2009) fez o estudo das características químicas do óleo essencial das flores de Malta ciana. A autora selecionou 50 indivíduos, marcou-os e fez 2 coletas distintas em cada um: uma ás 10hs da manhã (amostra A) e outra às 10 hs da noite (Amostra B), no mesmo dia. Foi feita a análise independente das 2 amostras, e os resultados são apresentados no quadro abaixo:
Sabendo-se que estaé uma erva anual, indique o que poderia ter influenciado a variação nas características químicas do óleo essencial de M. ciana.
		
	
	Etapa do ciclo de vida
	 
	ciclo circadiano
	
	macro e micronutrientes do solo
	
	sazonalidade
	
	idade da planta
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704221575)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Parte de uma planta medicinal que contem princípios ativos, que pode ser utilizada tanto pela indústria farmacêutica quanto pela medicina popular, após os processos de coleta, secagem, estabilização e armazenamento, refere-se ao conceito de:
		
	
	Droga Magistral
	 
	Droga Vegetal
	
	Fitoterápico
	
	Preparado Fitoterápico
	
	Medicamento Fitoterápico
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704224861)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	As plantas têm sido, desde a antiguidade, um recurso ao alcance do ser humano. Ao longo dos milênios, o homem, empiricamente, aprofundou seus conhecimentos para a melhoria nas condições de alimentação e cura de suas enfermidades, demonstrando uma estreita relação entre o uso das plantas e sua própria evolução. Muitos povos descreveram a utilização de ervas como forma de medicamento em seus registros e manuscritos, mas muitos séculos se passaram até que o verdadeiro poder das plantas fosse reconhecido (DEVIENNE; RADDI; POZETTI. Rev. Bras. Pl. Med.,6(3):11-14, 2004). Com relação ao que é apresentado na linha 4 ...descreveram a utilização de ervas como forma de medicamento em seus registros e manuscritos..., marque a resposta correta sobre a razão das plantas terem efeito terapêutico:
		
	
	As plantas não têm efeito terapêutico e não são capazes de tratar qualquer mal de saúde.
	
	As plantas têm efeito terapêutico porque são cultivadas com a adição de medicamentos no solo.
	
	As plantas têm efeito terapêutico porque apresentam poderes mágicos.
	 
	As plantas têm efeito terapêutico porque apresentam substâncias bioativas.
	
	As plantas têm efeito terapêutico quando a sua forma ou outra característica tem relação com o órgão ou sistema tratado.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201704137213)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	As restingas e os campos de altitude são dois ambientes da Mata Atlântica que impõem condições abióticas extremas às plantas que neles vivem. Os campos de altitude são regiões acima de 1800m de altitude, em montanhas da Mata Atlântica. Essas regiões apresentam características climáticas peculiares, com inverno extremamente seco e frio, com temperaturas variando entre 15°C e -8°C. O verão tem alta incidência de radiação UV, e é muito chuvoso e quente, com temperaturas variando entre 15°C e 30°C. As restingas sofrem influência direta do Oceano Atlântico, e apresentam verão chuvoso, com temperaturas que variam de 20°C a 40°C, enquanto o inverno tem pouca chuva e as temperaturas variam de 15°C a 23°C. Outro fator abiótico importante que influencia a vegetação das restingas é a alta salinidade do solo e da água disponível. Com situações tão extremas, nos campos de altitude são encontradas altas taxas de endemismo, isto é, ocorrência de plantas que só são encontradas lá. Nas restingas, ambientes mais recentes, as taxas de endemismo são relativamente mais baixas. As plantas medicinais endêmicas dos campos de altitude ou das restingas sobrevivem àquelas condições ambientais, graças à sua capacidade fisiológica de responder quimicamente às pressões impostas pelo ambiente. Neste sentido, é possível inferir que as qualidades químicas de plantas provenientes dos dois ambientes devem ser diferentes, já que as pressões que sofrem são diferentes.
		
	
	Toda planta medicinal endêmica dos campos de altitude sobrevive, quando plantada nas restingas, porque em seu ambiente sofre pressões mais severas.
	
	Somente as plantas medicinais de campos de altitude ou de restingas são capazes de sobreviver, se trocadas de ambiente, uma vez que só elas têm a capacidade de responder quimicamente, através dos fitocomplexos. As demais plantas não produzem fitocomplexos.
	
	As plantas medicinais endêmicas dos campos de altitude ou das restingas sobrevivem em qualquer ambiente, já que são capazes de responder quimicamente da mesma forma, a qualquer tipo de pressão do ambiente.
	 
	As plantas medicinais endêmicas dos campos de altitude ou das restingas não devem sobreviver, quando trocadas entre estes ambientes, porque não são capazes de responder quimicamente a todas as pressões.
	
	Toda planta medicinal endêmica das restingas sobrevive, quando plantada nos campos de altitude, porque lá não há a salinidade, principal pressão sofrida pela vegetação.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201704511125)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	o metabolismo secundário de plantas pode variar consideravelmente dependendo de vários fatores, sendo que a constância de concentrações de metabólitos secundários é praticamente uma exceção. Sobre os fatores que afetam a produção desses compostos, é INCORRETO AFIRMAR:
		
	
	A altitude também exerce efeitos sobre o desenvolvimento e a produção de metabólitos secundários em plantas, apesar de existirem relativamente poucos estudos neste sentido.
	
	As diferentes espécies de plantas estão adaptadas a uma enorme variação na intensidade e quantidade de incidência luminosa. Além disso, existe uma crescente preocupação com os efeitos do aumento de radiação ultravioleta, decorrente da depleção da camadade ozônio.
	 
	Fatores mecânicos aos quais as plantas estão susceptíveis, tais como ferimentos, ou mesmo meros estímulos, causados por chuva, granizo, vento, areia, invasão por patógenos e pastagem de herbívoros, não influenciam a expressão do metabolismo secundário.
	
	A idade e o desenvolvimento da planta, bem como dos diferentes órgãos vegetais, também são de considerável importância e podem influenciar não só a quantidade total de metabólitos produzidos, mas também as proporções relativas dos componentes da mistura.
	
	A época em que uma droga é coletada é um dos fatores de maior importância, visto que a quantidade e, às vezes, até mesmo a natureza dos constituintes ativos não é constante durante o ano.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201703548600)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A resolução da diretoria colegiada 10 de 2010 da ANVISA apresenta a seguinte definição: "planta medicinal ou suas partes, que contenham as substâncias, ou classes de substâncias, responsáveis pela ação terapêutica, após processos de coleta ou colheita, estabilização, secagem, podendo ser íntegra, rasurada ou triturada." Esta definição se refere a:
		
	
	Planta medicinal.
	
	Derivado de droga vegetal.
	
	Matéria-prima vegetal.
	 
	Droga vegetal.
	
	Medicamento fitoterápico.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201703548607)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Abaixo é mostrada uma figura:
Disponível em: http://www.drogariacisne.com.br/ . Acesso em: 28 ago. 2011.
Partindo dos conceitos aprendidos na disciplina, poderiamos definir a imagem como um (a):
		
	
	Derivado de droga vegetal.
	
	Matéria-prima vegetal.
	 
	Medicamento fitoterápico
	
	Planta medicinal.
	
	Droga vegetal.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201704513211)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O nome científico do maracujá azedo é Passiflora edulis e o do maracujá doce é Passiflora alata. Os dois maracujás pertencem a diferentes:
		
	
	ordens
	
	filos
	
	famílias
	 
	espécies
	
	reinos

Continue navegando