Buscar

Anatomia do Encéfalo e suas Funções

Prévia do material em texto

Aluna: Daniele Gambarra Marinho
	Matricula: 01244143
	Curso: Farmacia
	Polo: Campina Grande
	Professor e orientador: Luciano Albuquerque Mello
	
Tema da aula: Telencefalo, diencéfalo e cerebelo
Identificar estruturas anatômicas do telencéfalo, diencéfalo e cerebelo e relaciona-las com suas funções, localizações e posições.
No polo Uninassau de campina Grande culminou-se a ultima aula pratica da disciplina de anatomia. Ministrada pela professora dra. Àstrid Camelo Palmeira, na data de doze de maio do corrente ano letivo, aula ágil e com muitos acessórios disponíveis para uma boa visualização do material em discursão. Também fora abordado e esclarecido sobre o assunto dissertado abaixo.
O sistema nervoso é responsável por todas as áreas e reações do nosso corpo. Suas funções são sensoriais q monitoram estímulos ambientais externos e internos através de receptores. Integradoras, que coordenam as funções vitais e motora que estimulam contrações voluntarias e involuntárias. 
O sistema nervoso esta dividido anatomicamente em duas partes o sistema nervoso central (SNC) que é protegido pelos ossos do esqueleto axial da cabeça e coluna. Recebes os estímulos, avalia e desencadeia as respostas.
E o sistema nervoso periférico (SNP), que espalhado pelo o corpo, percebe as modificações ocorridas nos ambientes externo e interno, e conduz estas informações para a parte central.
O sistema nervoso divide-se em duas partes a medula espinhal e o encéfalo.
O encéfalo esta localizado o celebro que subdivide em: 
Telencéfalo que é a parte superior do sistema nervoso central, sua função é elaborar os pensamentos, gerenciar a memoria, processar a visão e detem a responsabilidade das sensações de dor, tato, gustação, temperatura e pressão.
O telencéfalo divide-se em hemisfério cerebral esquerdo e direito, pela fissura longitudinal. O corpo caloso une esses dois hemisférios. O mesmo também tem a característica de possuir três polos, o frontal, occipital e temporal. Além, de outras mais cinco divisões que chamamos de lombos, o frontal que é responsável pela motricidade, personalidade e memória, o pariental é responsável pela sensibilidade, tato, pressão e temperatura, o occipital, responsável pela visão, temporal responsável pela audição, memoria, comportamento, emoções e linguagem e a insula responsável pelo controle emocional e armazenamento da memória recente.
O telencéfalo contem sulcos que são depreciações encontradas em nível da superfície do córtex cerebral. Alguns sulcos são utilizados como referências seguras para localização dos lombos, e para individualização de aéreas do córtex denominados de giros, podemos citar três tipos de sulcos o central, parietooccipital e lateral.
A outra subdivisão do celebro é o diencéfalo localizado entre o tronco celebral e o telencéfalo. Constituído pelo:
Talamo, transmite informações ao celebro, regulando as funções emocionais, motricidade, integra funções sensitivas, retransmite informações auditivas e visual.
Hipotálamo é uma região pequena, situada abaixo do tálamo, suas funções são: regulação do sistema nervoso autônomo, expressão e regulação das respostas emocionais, equilíbrio hídrico. e sede, sono e vigília, regulação de apetite e ingestão dos mesmos e comportamento sexual. Epitálamo é uma glândula pineal que produz a melatonina. Ainda temos o subtalamo e o III ventrículo. 
O cerebelo situa-se posteriormente no bulbo e a ponte inferior ao lobo occipital do telencéfalo. Sua função é regular a postura e equilíbrio, coordenação motora e manutenção do tônus muscular.

Continue navegando