Buscar

Teoria Política exercicio 1

Prévia do material em texto

Teoria Política
Painel
Minhas disciplinas
Teoria Política
Exercício de Fixação 1
Exercício de Fixação 1 (E1)
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	segunda, 10 Set 2018, 12:16
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 10 Set 2018, 12:32
	Nota
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Teoria Política é um ramo da Ciência Política. A Ciência Política é:
Escolha uma:
a. Uma disciplina histórica que estuda o homem e seu comportamento; é a ciência empírica da política, das relações de poder, do Estado, do governo, das instituições políticas, da sociedade civil, enfim, das formas de poder.
b. Uma disciplina que trata apenas de questões políticas.
c. Uma disciplina que estuda especificamente os partidos políticos e os agentes políticos.
d. Uma disciplina que prioritariamente disciplina como um político deve se portar nas eleições.
e. Uma disciplina que trata das questões jurídicas das eleições e da Democracia representativa.
Feedback
A resposta correta é: Uma disciplina histórica que estuda o homem e seu comportamento; é a ciência empírica da política, das relações de poder, do Estado, do governo, das instituições políticas, da sociedade civil, enfim, das formas de poder..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo a obra de Maquiavel, marque a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a. Para Maquiavel, a lógica política tem total a ver com as virtudes éticas dos indivíduos, sem separar o poder político da religião, da ética e da ordem natural.
b. Maquiavel defendia que o príncipe precisa ter as qualidades do dirigente para tomar e manter o poder, mesmo que, para isso, deva usar a violência, a mentira, a astúcia e a força. Isso significa que o príncipe deve ser respeitado e temido e não precisa ser amado.
c. Para Maquiavel, o verdadeiro príncipe é aquele que sabe tomar e conservar o poder e que, para isso, jamais deve aliar-se aos grandes, pois estes são seus rivais e querem o poder para si, mas deve aliar-se ao povo, que espera do governante a imposição de limites ao desejo de opressão e mando dos grandes.
d. Maquiavel não admite um fundamento anterior e exterior à política, seja ele Deus, a natureza ou a razão. Para ele, toda cidade está originariamente dividida por dois desejos opostos: o desejo dos grandes de oprimir e comandar e o desejo do povo de não ser oprimido nem comandado.
e. Para Maquiavel, o verdadeiro príncipe deve ser respeitado e temido e não precisa ser amado.
Feedback
A resposta correta é: Para Maquiavel, a lógica política tem total a ver com as virtudes éticas dos indivíduos, sem separar o poder político da religião, da ética e da ordem natural..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Marque a alternativa CORRETA:
Escolha uma:
a. No Europa do início do século XV as antigas cidades do Império Romano e as novas cidades surgidas dos burgos medievais, que eram conjuntos de habitações que serviam de residência para os burgueses entram em desenvolvimento econômico e social, enquanto o poderio agrário dos barões começa a diminuir, quando surge o capitalismo neoliberal.
b. Ao final da Idade Média, sobretudo com a retomada das obras de Aristóteles pelos teólogos, houve um esforço para separar a Igreja e a comunidade política.
c. Ao final da Idade Média, sobretudo com a retomada das obras de Aristóteles pelos teólogos, houve a junção da Igreja e a comunidade política.
d. Para Santo Agostinho a Igreja e a comunidade política deveriam ser a mesma coisa.
e. A retomada das obras artístico-filosóficas dos antigos gregos e romanos deu origem ao movimento conhecido como Idade Média, e tinha por objetivo reencontrar o pensamento, as artes, a ética, as técnicas e a política existentes antes que o saber tivesse sido considerado privilégio da Igreja.
Feedback
A resposta correta é: Ao final da Idade Média, sobretudo com a retomada das obras de Aristóteles pelos teólogos, houve um esforço para separar a Igreja e a comunidade política..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A ideia de constituição de Estados transnacionais expõe as consequências negativas do processo de globalização, mostrando a fragilização do poder estatal e a descaracterização da soberania nacional, a noção de criar uma cooperação interestadual no sentido de garantir os direitos civis e humanos, bem como os direitos de cidadanias. Sobre o tema, marque a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a. Na medida em que o Estado-Nação perde sua capacidade de garantir a vida, a segurança, a liberdade, a propriedade e a cidadania da população, tendo em vista os avanços do mercado e da economia global, é preciso organizar instâncias mais poderosas para garantir o bem comum.
b. A transnacionalização é a passagem do Estado nacional e dos conflitos internacionais para o Estado transnacional. Assim, o Estado assume um novo conceito que o reconhece como parte do processo de globalização, organizando no âmbito transnacional sua condição de domínio do poder político, garantindo a segurança e a soberania nacionais em detrimento do poder econômico e financeiro das empresas transnacionais e dos interesses das superpotências. Assim, os Estados transnacionais são Estados globais, pois compreendem, ao mesmo tempo, o poder local e global, de forma cooperativa.
c. A formação dos blocos econômicos interestatais voltados para a proteção das economias nacionais não se coloca como uma alternativa concreta para a globalização.
d. A formação dos blocos econômicos interestatais voltados para a proteção das economias nacionais se coloca como uma alternativa concreta para a globalização.
e. Estados transnacionais são Estados fortes, cujos poderes de conformação política nascem a partir de resposta cooperativa à globalização.
Feedback
A resposta correta é: A formação dos blocos econômicos interestatais voltados para a proteção das economias nacionais não se coloca como uma alternativa concreta para a globalização..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre o liberalismo, marque a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a. Montesquieu elaborou uma classificação das formas de governo – aristocracia (governo de vários, tendo como princípio o governo moderado), monarquia (governo de um só, tendo como princípio a honra do governante), despotismo (tendo como princípio o terror) e a democracia (governo do povo).
b. John Stuart Mill defendeu que cada indivíduo tem o direito de agir como quiser desde que suas ações não prejudiquem outros indivíduos e suas propriedades.
c. Para o Utilitarismo o Estado deve ser prestador de serviços públicos.
d. O Utilitarismo foi aplicado por John Stuart Mill em questões concretas como: sistema político, legislação, justiça, política econômica, entre outros.
e. Adam Smith é considerado o pai da economia moderna justamente pela elaboração de uma teoria liberal econômica, pautada na liberdade da iniciativa privada sem intervenção governamental, acreditando que a livre concorrência acaba controlando os preços das mercadorias, sem necessidade de controle do Estado. Em outras palavras, não eram necessárias intervenções na economia. Isso porque o próprio mercado dispunha de mecanismos próprios para sua regulação
Feedback
A resposta correta é: Para o Utilitarismo o Estado deve ser prestador de serviços públicos..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Marque a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a. Na Inglaterra há o parlamentarismo.
b. Nos Estados Unidos há o presidencialismo.
c. No Brasil há o parlamentarismo.
d. No Brasil há o presidencialismo.
e. São sistemas de governo o presidencialismo e o parlamentarismo.
Feedback
A resposta correta é: No Brasil há o parlamentarismo..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre os princípios do Utilitarismo, marque a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a. Para o consequencialismo as consequências de uma ação são as únicas bases para se julgar a moralidade dessaação, independentemente das qualidades morais do agente (se é generoso, interessado ou sádico).
b. Para o princípio do bem-estar, toda ação moral é motivada pelo bem-estar (físico, moral, intelectual).
c. Segundo o princípio da agregação, para avaliar as consequências de determinado ato, é considerado o saldo global de bem-estar produzido. Quando o saldo for positivo, a ação é julgada boa, ainda que resulte em sacrifícios para uma minoria.
d. Para o princípio de otimização, a Administração pública deve ser eficiente.
e. Para o princípio da otimização o utilitarismo exige a maximização do bem-estar geral, o que não se apresenta como algo facultativo, mas sim como um dever.
Feedback
A resposta correta é: Para o princípio de otimização, a Administração pública deve ser eficiente..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a Revolução industrial, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Provocou um processo de urbanização das cidades industriais, com a passagem da economia mercantil, baseada em um pequeno comércio de bens e serviços entre cidades, para a economia capitalista, baseada em produção de larga escala e expansão do comércio entre cidades, regiões e países.
b. Ocorreu no século XX.
c. Garantiu a supremacia do comércio dos Estados Unidos da América no mundo.
d. Provocou um processo de urbanização das cidades industriais, com a passagem da economia capitalista, baseada em um grande comércio de bens e serviços entre cidades, para a economia mercantilista.
e. Consolidação o Estado de Bem-Estar Social.
Feedback
A resposta correta é: Provocou um processo de urbanização das cidades industriais, com a passagem da economia mercantil, baseada em um pequeno comércio de bens e serviços entre cidades, para a economia capitalista, baseada em produção de larga escala e expansão do comércio entre cidades, regiões e países..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a teoria das elites, marque a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a. Parte da ideia de que em toda sociedade existe uma minoria de indivíduos que é detentora de poder, seja poder econômico, poder ideológico ou poder político; em contraposição, há uma maioria que está privada desse poder.
b. Pressupõe duas teses: a compreensão de que na sociedade há duas classes diferentes de pessoas: a classe dos governantes – com funções públicas, monopoliza o poder e goza de vantagens específicas dessas funções – e a classe dos governados – é dirigida e regulada pela primeira de modo legal ou mais ou menos arbitrário e violento. Em todas as sociedades há uma classe superior que detém o poder político e o poder econômico, a essa classe damos o nome de aristocracia ou elite.
c. Surge do estudo das elites políticas – cada poder político pertence a um círculo restrito de pessoas na tomada de decisões e no uso legítimo da força.
d. Cada poder político pertence a um círculo restrito de pessoas na tomada de decisões e no uso legítimo da força.
e. Nunca foi revisada, atualizada ou questionada.
Feedback
A resposta correta é: Nunca foi revisada, atualizada ou questionada..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre os três poderes, marque a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. O Poder Judiciário, por meio dos seus atos, julga em conformidade com as leis.
b. O Poder Legislativo não pode inovar no ordenamento jurídico ao editar leis.
c. A ideia central é de que cada poder possui suas atribuições e autonomia, sendo capaz de intervir, quando necessário, nas atribuições dos demais poderes, organizando, dessa forma, a esfera governamental.
d. O Poder Executivo administra e aplica as leis.
e. O Poder Legislativo pode inovar no ordenamento jurídico ao editar leis.
Feedback
A resposta correta é: O Poder Legislativo não pode inovar no ordenamento jurídico ao editar leis..
Parte inferior do formulário
Terminar revisão

Continue navegando