Buscar

Os atos normativos são o conjunto de todos os regulamentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os atos normativos são o conjunto de todos os regulamentos, resoluções, regulamentações e portarias aplicadas a uma determinada profissão, a fim de que se cumpram as leis propostas por eles.
Atos normativos referentes ao paciente
O profissional que concluiu o curso superior, diplomado e inscrito no seu respectivo conselho e tendo a sua licença profissional, poderá exercer sua profissão dentro das normas e leis que a regem.
Esse profissional deve sempre zelar por seu paciente e dar a ele um tratamento de qualidade, dentro das técnicas e dos métodos regulamentados e reconhecidos pelos conselhos. O profissional deve respeitar, sobretudo, a vida humana e jamais cooperar com atos voluntários que possam atentar a ela. É responsável pelo diagnóstico, tratamento, prontuários e alta, deixando claro seus objetivos, condutas e procedimentos adotados. O profissional deve fazer imperar as leis e a ética profissional.
Atos normativos referentes ao profissionalismo
É dever de cada profissional atuar dentro de padrões éticos e morais e, acima de tudo, prestar atendimento de excelência, atualizando e aperfeiçoando seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais.
Além disso, o profissional deve estar de acordo com as normas e leis vigentes do seu respectivo conselho, praticando-as e se atualizando para que nunca corra o risco de descumpri-las.
O profissional deve, ainda, manter sigilo profissional sobre seu paciente e apresentar um comportamento ético com os colegas de profissão ou de outras áreas, buscando sempre o aperfeiçoamento do conhecimento e o desenvolvimento profissional.
Atos normativos referentes ao trabalho em equipe multidisciplinar
Uma vez participante de uma equipe multidisciplinar ou interdisciplinar, seja no âmbito público ou privado, o profissional deve prezar por um trabalho harmônico e compartilhar seus conhecimentos, objetivando o melhor atendimento ao paciente.
Ademais, não deve tomar atitudes que possam gerar concorrência desleal ou desrespeitar outro membro da equipe e nem utilizar posições hierárquicas para impor condutas que não sejam acordadas pela equipe e favoráveis ao paciente.
O trabalho em equipe favorece o crescimento profissional, trazendo assuntos atualizados, tanto da própria equipe quanto de outras áreas, contribuindo com o atendimento de excelência e os benefícios ao paciente. Exercita o respeito e os padrões éticos, elevando o nível profissional, seja ele individual ou coletivo.
Atos normativos referente às especialidades da profissão
Os cursos de graduação formam alunos generalistas e, dentro da área da saúde, a grande maioria opta por diferentes opções de especialidades. As especialidades são escolhidas após o término da graduação, quando o aluno opta por uma área em especial.
Existe uma infinidade de especialidades na área da saúde, mas nem todas são reconhecidas pelos órgãos responsáveis. O mercado de trabalho oferece uma gama enorme de oportunidades de cursos.
Sua escolha deve ser certeira. Você corre o risco de escolher ou fazer uma especialização que não é reconhecida pelo seu conselho, ou, ainda, estudar em um determinado local não reconhecido.
Antes de fazer sua escolha, consulte as especialidades e locais reconhecidos pelo seu conselho.

Continue navegando