Buscar

Prática 1 Processo de Soldagem a Arco com Eletrodos Revestidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Superior de Engenharia Mecânica
	Disciplina: Soldagem (Prática)
	Professor(a): Gilson Aparecido Sampaio
	Ciclo: 2º
	Turno: Noite
	Ano: 2017
	Semestre: 8º
	Turma: EGM5BN - BRA
	Nome: Thiago César de Souza Data: 30/04/17
	Relatório de aula prática Nº 01 
	Processo de Soldagem a Arco com Eletrodos Revestidos
	INTRODUÇÃO 
Este trabalho tem o objetivo de mostrar o funcionamento do processo de soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido, desde a preparação do equipamento como do material a ser soldado.
	MATERIAIS E METODOS
Fonte de energia, alicate para fixação dos eletrodos, cabos de interligação, pinça para ligação à peça, equipamento de proteção individual, equipamento para limpeza da solda, eletrodos 6013 e 7018.
 
	RESULTADOS E DISCUSSÃO
Nas práticas realizadas durante os dias 06, 20 e 27/04, tivemos como objetivo realizar os processos de soldagem a arco com eletrodos revestido utilizando dos eletrodos 6013 e 7018. Sendo assim, no dia 06/04/2017 tivemos nosso primeiro contado com os equipamentos de soldagem, assim, após preparar os mesmo e nos vestirmos com os EPI (Equipamento de Proteção Individual) adequadamente, realizamos a primeira prática, que foi apenas a abertura de arco com o eletrodo 6013. Não encontrei dificuldade na realização desta prática, pois já tive contato com este tipo de processo anteriormente. 
Já na segunda prática realizada no dia 20/04/2017 tinha como objetivo a abertura de arco e também a realização de um pequeno cordão de solda utilizando o eletrodo 6013. E novamente não obtive dificuldade em realizar a abertura do arco, porém ao realizar o cordão de solda, notei que não estava muito rápido, portanto realizando assim um cordão de solda de baixa qualidade. Notei também que o eletrodo 6013 dependendo da corrente utilizada, pode realizar o processo de soldagem em chapas de pequena espessura. 
Na terceira prática realizada no dia 27/04/2017 realizamos o mesmo processo que na segunda prática, porem foi utilizado o eletrodo 7018. Com este eletrodo, de início, obtive certa dificuldade na abertura do arco, mas logo realizei a abertura do mesmo, e desta forma conduzi o eletrodo formando o cordão de solda. Notei através da prática e o que foi ensinado em sala de aula, que esse tipo de eletrodo possui um revestimento que melhora a estabilidade do arco, a direção do arco e com isso facilita o manuseio em todas as posições.
Operação e componentes do processo de soldagem com eletrodo revestido.
	CONCLUSÕES 
Com base nas práticas e pesquisas realizadas conclui-se que o processo de soldagem a arco com eletrodos revestidos é muito empregado graças à sua grande versatilidade, baixo custo operacional, simplicidade dos equipamentos utilizados e à possibilidade de uso em locais de difícil acesso.
Este processo de soldagem com eletrodo revestido é simples de ser realizado, porém a qualidade da solda depende muito da prática, habilidade, coordenação e atenção do operador, além de apresentar baixa produtividade e grande volume de gases e fumos gerados. Mas mesmo assim é bastante utilizada em reparos, manutenção, na fabricação e montagem de equipamentos e na soldagem em campo.
	BIBLIOGRAFIA
JOSÉ, P. M.; VILLANI, P. M. Introdução aos Processos de Soldagem. Minas Gerais: Ed. UFMG, Belo Horizonte, 2006, 51 p.

Continue navegando