Buscar

POLÍTICA MONETÁRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

POLÍTICA MONETÁRIA
Política monetária é a atuação de autoridades monetárias sobre a quantidade de moeda em circulação, de crédito e das taxas de juros controlando a liquidez global do sistema econômico.
É o meio de estabilizar e equilibrar o sistema financeiro sendo um conjunto de medidas que um governo adere visando controlar a oferta da sua moeda, que é o dinheiro de uma economia, desse modo fazendo com que esse ativo seja facilmente convertido no meio de troca da economia, ou seja, pode ser convertido em dinheiro. O governo praticando esse tipo de política faz que seja impactado o poder diretamente a inflação e a taxa de juros de um país.
A autoridade responsável por esse controle é o Banco Central, que busca o equilíbrio alterando a oferta de moeda e determina as taxas de juros, estimulando ou reduzindo a economia.
A oferta de moeda acontece a partir da liquidez dos ativos, isto é, onde bens e serviços são oferecidos e trocados por dinheiro, sendo sempre maior quando e economia está mais saudável.
Em épocas de crescimento do PIB, uma economia possui maior liquidez e nos momentos de recessão ela é menor, por isso, o governo faz o controle da oferta de moeda buscando o equilíbrio entre esses diferentes cenários. Por isso ela é diferencia por políticas expansionistas e contracionistas.
Tipos de políticas monetárias
Política monetária expansionista
Na política monetária expansionista, o Banco Central aumenta a oferta de moeda ao país e diminui as taxas de juros com o objetivo de crescer a economia e expandir o consumo. 
Quando isso é feito, a demanda por bens e serviços aumentam e com as taxas de juros mais baixas, as empresas contraem mais empréstimos para atender a procura. Se a oferta não é toda atendida, ocorre um aumento dos preços, ou seja, aumento da inflação.
A política expansionista tem como vantagem a expansão da economia, porém, a desvantagem de manter o país sujeito à inflação.
Política monetária contracionista
A política monetária contracionista é realizada quando acontece o inverso, ou seja, a diminuição do PIB e do consumo dentro de uma economia.
O Banco Central aumenta a taxa de juros, reduzindo a moeda dentro do fluxo econômico e, com isso, a redução da inflação devido a diminuição da demanda.
Política monetária brasileira
No Brasil as políticas monetárias são executadas pelo Banco Central (BACEN) e são normalizadas pelo Conselho Monetário Nacional. Já as taxas de juros são controladas pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (COPOM).
Através do COPOM, o governo e o Banco Central determinam metas de controle da inflação e, assim, são executadas políticas expansionistas ou contracionistas, dependentes do comportamento da economia brasileira.
A partir da implantação do Real como moeda, o governo brasileiro passou, ainda mais, a ter políticas de controle da inflação, que anteriormente era uma das maiores do mundo.
Política fiscal e política cambial
A política monetária em conjunto com as políticas fiscal e cambial são formadas dentro do conjunto de políticas econômicas de um país.
A partir destas políticas de controle o Brasil adotou os métodos do chamado "tripé macroeconômico" que as juntam e formam três metas conhecidas como: 
Metas de inflação: relacionadas às políticas monetárias e o controle das taxas de juros;
Câmbio flutuante: política cambial que mantém as taxas de câmbio livres no mercado; 
Meta fiscal: metas da política fiscal para manter a dívida pública sob controle.
Ferramentas da política monetária
Recolhimento Compulsório
É um dos instrumentos da política monetária que obriga o depósito obrigatório dos bancos comerciais junto ao BACEN, essa ação simplesmente aquece a economia. As transferências para os bancos comerciais podem ser voluntarias, mas os depósitos são obrigatórios. Desse modo todos os depósitos feitos à vista pela população aos bancos comerciais vão para o Banco Central, que o mesmo é responsável pela fixação esta taxa de recolhimento. Essa taxa pode variar ou não, depende se o governo que estimular a economia ou não.
Open Market
Open Market significa “mercado aberto”, os bancos comerciais e o banco central atuam nos mercados de títulos, esses títulos quando são de divida publica são comprados e vendidos. O que acontece é que o banco central fica responsável de promover um leilão, esse leilão é feito junto aos dealers, que são bancos autorizados a operar no mercado primário, ou seja, simplesmente bancos que são aptos a comprar títulos públicos diretamente ao emissor, que nada mais é que o Tesouro Nacional, que são os principais bancos do país. Ao comprar esses títulos, essas instituições pode negocia-los no mercado secundário por meio do open market.
Redesconto Bancário
O redesconto bancário é outro instrumento monetário responsável pelo controle de uma economia. O que acontece nessa ação é que o banco central oferece empréstimos aos bancos comerciais utilizando taxas maiores que as praticadas normalmente no mercado.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_monet%C3%A1ria
https://www.dicionariofinanceiro.com/politica-monetaria/
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/administracao/politicas-economicas-politica-monetaria-as-causas-consequencias-inflacao.htm

Outros materiais