Avaliação I (objetiva) - Gestão de Pessoas  - Uniasselvi
4 pág.

Avaliação I (objetiva) - Gestão de Pessoas - Uniasselvi


DisciplinaGestão de Pessoas I10.666 materiais81.048 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1.
	A gestão de pessoas é composta por alguns processos que formam em conjunto um sistema de gestão de pessoas nas organizações. Relacionado às políticas para a gestão de pessoas, um exemplo a ser citado é a política para o planejamento de pessoal, que determina alguns critérios para recrutamento e seleção de pessoal. Dessa forma, entre outras políticas, temos a política de aplicação. Essa política se refere a qual decisão?
	 a)
	De requisitos básicos diante da força de trabalho, através de análise de cargos, atribuições de tarefas e avaliações de desempenho.
	 b)
	De uma preparação das pessoas, através de treinamentos para o seu desenvolvimento e preparação para atuar em determinado cargo ou executar tarefa específica.
	 c)
	De cargos e valores de salários em uma avaliação acordada com o mercado de trabalho, além dos critérios que envolvem benefícios.
	 d)
	De alguns critérios para a contratação direta e indireta, diante de um recrutamento interno, externo ou misto nas organizações.
	2.
	Os processos ou atividades da Gestão de Pessoas contribuem para a sobrevivência da organização e para o alcance das metas organizacionais, sendo eles: prover, aplicar, manter, desenvolver e monitorar pessoas. Sobre esses processos, analise as seguintes sentenças:
I- O processo de provisão tem como objetivo munir as organizações diante de um planejamento de pessoal.
II- O processo de manutenção define-se por proporcionar ambiente agradável, através de higiene, segurança. 
III- O processo de monitoramento envolve treinamento e consequente desenvolvimento para os colaboradores.
IV- O processo de aplicação tem como objetivo realizar o desenho e análise dos cargos, bem como realizar a avaliação de desempenho dos funcionários.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	3.
	As empresas vêm recrutando profissionais por meio de diversos meios de comunicação. Com a assessoria das agências de recrutamento e seleção, o objetivo é o mesmo: buscar profissionais talentosos e habilidosos para suprir a necessidade da área ou função da organização. Com relação aos meios para buscar candidatos que preencham as vagas em aberto, analise as afirmativas a seguir:
I- As agências de emprego sempre apresentam os profissionais ideais para as vagas em aberto.
II- A contratação por alguém que indica o candidato é a melhor escolha que a empresa pode fazer.
III- Buscar profissionais que já trabalharam na empresa garante a elas a segurança da não rotatividade.
IV- O avanço da tecnologia favoreceu muito na escolha dos candidatos às vagas para as organizações.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	4.
	Dentre as responsabilidades da gestão de pessoas enquanto linha de staff, destacam-se as novas admissões, demissões, promoções e transferências, entre outros processos existentes na área de Recursos Humanos. Entretanto, as decisões tomadas a partir dessas responsabilidades devem levar em conta alguns fatores organizacionais. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esses fatores:
	 a)
	A implantação de um sistema de informações que permita admitir ou demitir funcionários por e-mail.
	 b)
	O tamanho da organização, a estrutura organizacional, a tecnologia utilizada, entre outros.
	 c)
	A opinião dos acionistas sobre o perfil dos funcionários.
	 d)
	A autoridade do gerente de linha.
	5.
	O recrutamento externo por indicação é a forma mais simples e difundida nas organizações; a fonte é interna, no entanto o candidato vem de fora. É importante que a empresa divulgue internamente essas vagas para que quem for indicar consiga identificar facilmente as habilidades necessárias, assim saberá com maior facilidade quem poderá direcionar à vaga. Sobre as vantagens do processo de indicação, analise as sentenças a seguir:
I- O grau de relacionamento entre o colaborador que indicará com o candidato é importante para transcrever valores organizacionais. 
II- A construção de vínculos é facilidade em decorrência do relacionamento entre estas pessoas. 
III- A facilidade de obter candidatos competentes se torna maior.
IV- É importante evidenciar que a palavra final é do contratante e não de quem fez indicação, para que não cause frustrações e inimizades, e principalmente desmotivação do colaborador que indicou.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	6.
	Quando é realizado um processo seletivo, é importante saber que a vaga deve ser preenchida no momento certo, para que a demanda existente na área em que o candidato foi solicitado seja atendida. Sobre recrutamento e seleção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A prática do planejamento de pessoal pela organização é um fator primordial para que a seleção seja efetuada no tempo certo. 
(    ) Os profissionais de recursos humanos devem reunir a maior quantidade de requisitos possíveis para a avaliação do candidato durante a seleção de pessoal.
(    ) As mudanças organizacionais são um dos motivos pelos quais as organizações realizam processos de recrutamento e seleção de pessoas.
(    ) O mercado de Recursos Humanos sempre dispõe de candidatos com o conhecimento adequado para atender às exigências dos cargos disponíveis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	7.
	A gestão de pessoas é uma área de constantes mudanças e transformações. Uma das mudanças mais recentes é a abordagem por meio das competências que estão relacionadas com os conhecimentos e habilidades das pessoas envolvidas. Nesse contexto, a cultura organizacional é um fator preponderante para o sucesso organizacional. Com relação às mudanças das pessoas e da cultura organizacional, analise as afirmativas a seguir:
I- Anteriormente, o controle era, preponderantemente, exercido por meio de regras e hierarquia; atualmente, leva-se em conta a visão e os valores organizacionais.
II- O fenômeno da globalização influencia, cada vez mais, na cultura organizacional, já que há uma maior influência do mercado internacional.
III- Nos dias atuais, esconder dos colaboradores informações relevantes é fundamental para diminuir a competitividade no mercado.
IV- Antigamente, as organizações se orientavam, principalmente, pelos processos; atualmente, elas se orientam, principalmente, pelos resultados. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	8.
	Com os desafios apresentados diariamente por um mundo globalizado, cada vez mais, as organizações adotam modelos estratégicos na gestão de pessoas que possam auxiliar os gestores a lidar com os desafios relacionados aos processos existentes nas organizações. Sobre a estruturação de um modelo de gestão de pessoas adequado para uma organização, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Utilizar um modelo de gestão padronizado pelo mercado de trabalho, assim, o sucesso da organização é garantido.
	 b)
	Visar à sobrevivência da organização, visto que o modelo de gestão não interfere diretamente no desempenho e satisfação dos colaboradores.
	 c)
	Definir claramente as atividades para cumprimento de leis trabalhistas e medidas de controle disciplinares.
	 d)
	Alinhar