Buscar

Introdução a Economia slides

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
 ECONOMIA
Prof. Paulo Menis
*
NUTRIÇÃO
*
Desde a pré-história o homem luta para se alimentar;
De acordo com Perlès (1998), por ter sido forçado a caçar o homem primitivo teve que se organizar.
*
*
Este ato em busca em grupo, em comunidade, de sua nutrição é o start para a interação nutrição - economia, pois, “foi através do trabalho que a humanidade se constituiu como tal”.
*
*
O homem passa cada vez da condição de ser natural, para a condição de ser social;
Mas há algumas coisas que ligam o homem ao ser natural, uma delas é a fome, a outra é a sede.
*
*
Os dois eventos naturais não diferem o homem de um animal qualquer, já que ambos sofrem os mesmos sinais, o que diferencia o homem de outro animal é a forma de saciar essas necessidades.
*
*
Essa explicitação do ser natural frente ao ser social é primordial para o entendimento da relação Nutrição – Economia, pois, é através das relações de trabalho que o homem obtém sua renda e segundo Silva Jr. (1998) a renda é elemento da maior importância e determinante no estado nutricional de uma sociedade, assim como o bom estado nutricional é condição para manter e melhorar a renda dessa mesma sociedade.
*
*
O nutricional extrapola aspectos biológicos e antropológico-culturais, é uma questão política e social;
O homem trabalha não mais para produzir seu alimento, mas para obter renda e através dela o alimento. 
*
*
Na economia de mercado é o nível de renda que possibilita a compra de um ou outro insumo, a renda é determinante da quantidade e na qualidade dos alimentos adquiridos.
*
*
Nos registros da história mundial, a primeira vez que se falou em economia foi na Grécia Antiga, era a economia doméstica, citada por Aristóteles (384-322 a.C), filósofo que cunhou o termo com a fusão das palavras gregas Óikos (Casa) e Nómos (Leis, Governo, Administração), ou seja, administração da casa.
*
*
De acordo com Rossetti (1986) e Hugon (1984), somente a partir do século XVIII é que a economia pode ser considerada ciência, pois, foi com o surgimento do movimento fisiocrata, que pregava a ordem natural e a ordem providencial, que nasceu a primeira escola econômica.
*
*
A principal obra de Quesnay: Tableau Économique (1759), dividiu a sociedade em três classes: a produtiva, composta de agricultores; a dos proprietários de imóveis, constituída pelos nobres e pelo clero; e os estéreis, formada pelos que atuavam no comércio, na indústria, nos serviços domésticos e profissionais liberais.
Quesnay fez uma analogia da circulação do sangue no organismo humano, com a circulação de valores no organismo econômico, onde todo o valor parte e volta para a classe produtiva.
*
*
*
*
Assim como Quesnay conseguiu relacionar a economia com a medicina, outros autores relacionam a economia a outros campos científicos, Rossetti (1986) chama essa propriedade da economia de caráter biunívoco.
 A economia não tem a pretensão de lastrear seus conceitos, modelos e princípios unicamente em seus conhecimentos, mas busca observar, conhecer e adquirir outros e novos conhecimentos nas mais diversas áreas.
*
*
Os economistas não tem seu trabalho limitado pelas ideias formais de uma única disciplina. As filosofias políticas e os princípios éticos a que subordinam seus valores, suas vidas e a variada gama de suas percepções procuram explicar muitas coisas que ultrapassam a lógica explícita de seu trabalho profissional. (SILK 1976, apud ROSSETTI 1986, p 31).
*
*
Os problemas econômicos não têm contornos bem delineados. Eles se estendem perceptivelmente pela política, pela sociologia e pela ética, mas assim como há questões políticas, sociológicas ou éticas que são envolvidas ou mesmo decorrentes de posturas econômicas. Não será exagero dizer que a resposta final às questões cruciais da economia encontra-se em algum outro campo. Ou que a resposta a outras questões humanas, formalmente tratadas em outras esferas das ciências sociais, passará necessariamente por alguma revisão do ordenamento real da vida econômica ou do conhecimento econômico. (BOULDING, 1945, apud ROSSETTI 1986 p 31).
*
*
A economia tem várias definições:
Economia, ou Economia Política, é o estudo das atividades que, com ou sem dinheiro, envolvem transações de trocas entre pessoas;
Economia é o estudo da maneira pela qual os homens decidem utilizar os recursos produtivos escassos ou abundantes, para produzir varias mercadorias e distribuí-las a vários membros da sociedade, para o consumo;
Economia é o estudo de homens em sua atividade comum, ganhando e desfrutando a vida;
Economia é o estudo da maneira pela qual a humanidade realizada a tarefa de organizar suas atividades de consumo e produção;
Economia é o estudo da riqueza;
Economia é o estudo de como melhorar a sociedade.
*
*
“Ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos, na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.” (VASCONCELLOS e GARCIA, 2005, p 2).
*
*
*
*
Escassez não é pobreza.
A escassez decorre do fato do desejo ser maior do que pode ser satisfeito com os recursos disponíveis ou oferecidos.
*
*
Na nutrição o assunto escassez é discutido quando se trata da Segurança Alimentar;
As populações vítimas de desigualdades sociais sofrem a ameaça da fome crônica e conjuntural. Silva Jr. (2006), 
*
*
Segundo a revista científica Plos One, em 2050 não haverá comida suficiente para alimentar a população mundial com mais de 9 bilhões de pessoas;
Segundo a ONU já no ano 2020 o planeta terá 8 bilhões de habitantes, dos quais 83% estarão em países em desenvolvimento, ou seja, em permanecendo as desigualdades sociais, a escassez e a insegurança alimentar será dramática, senão fatal, a milhões ou bilhões de pessoas ao redor da mundo.
*
*
Um estudo da OIT afirma que a produção agropecuária no nordeste brasileiro cresceria em 80% se todas as terras fossem distribuídas equitativamente.
O problema não é a potencialidade na produção de alimentos, mas sim a falta de políticas públicas e ações efetivas para que a segurança alimentar ocorra.
*
*
Conceito de segurança alimentar, internacionalmente reconhecido:
 “Garantia de que todas as pessoas tenham, a todo o momento, acesso material e econômico aos alimentos básicos que necessitam para levar uma vida ativa e saudável.”
*
*
Motivos da escassez:
Quantidade e qualificação (adestramento e conhecimento) dos homens são limitadas;
A quantidade de instrumentos auxiliares e necessários à produção (máquinas, ferramentas e etc.) é limitada.
Os recursos naturais (solo, água, clima, etc.) são limitados natural e artificialmente (propriedade privada, solos poluídos, etc.);
Conhecimento técnico e científico limitado por patentes, custos, monopólios, etc
*
*
A escassez de um produto obriga as pessoas a fazerem opção por outro, essa escolha irá depender da utilidade do bem e do seu uso, que poderá ser realizado ou não, isto porque a substituição terá que ser uma troca compensatória, ou na linguagem econômica trade-off. 
O Trade-off ocorre quando o indivíduo ao optar satisfazer mais uma necessidade terminará por satisfazer menos outra.
*
*
. Trade-off entre eficiência e equidade. A eficiência acontece quando a sociedade consegue obter o máximo dos recursos escassos e a equidade quando os benefícios desses recursos são justamente distribuídos pela sociedade.
*
*
Quando num restaurante popular, um nutricionista consegue com os alimentos disponíveis elaborar um cardápio que atenda as necessidades nutricionais dos clientes consumidores, estará trabalhando com eficiência e equidade, mas sempre, haverá um custo, o Custo de Oportunidade.
*
*
O Custo de Oportunidade de um item “é aquilo que você abre mão para o obter” Mankiw (2005
p. 6);
“é o valor do melhor uso alternativo desconsiderado”´, Wessels(2010 p.2);
Custo de Oportunidade é representado pelo valor de das oportunidades sacrificadas (não escolhidas), ter mais de uma coisa significa ter menos de outra.
O que leva alguém a escolher alguma coisa em detrimento de outra coisa são os incentivos.
*
*
Constantemente as pessoas são levadas a decidir sobre o que consumir, o que vestir, o que comer, o que estudar, onde ir, etc., normalmente o que faz com que a decisão seja por uma ou outra opção são os Incentivos. 
*
*
Este é um princípio importante do raciocínio em Economia: os agentes econômicos respondem a incentivos.
É uma decorrência do pressuposto da racionalidade dos agentes.
Uma vez que as pessoas analisam e comparam custos e benefícios ao tomar decisões, seu comportamento e suas escolhas podem mudar quando mudam os custos ou os benefícios envolvidos, quando se altera o sistema de incentivos. 
*
*
 A beleza da culinária japonesa é um Incentivo ao seu consumo, a primeira atração é a beleza, só posteriormente é que o consumidor pode ser levado a pensar nas suas propriedades nutricionais, as vezes, nem chega a pensar. 
*
*
O custo financeiro de um alimento é um incentivo ao consumo, independente das qualidades nutricionais e/ou estado do produto.
*
*
O que leva alguém a escolher alguma coisa em detrimento de outra são os incentivos e/ou as restrições, o valor financeiro de um bem pode ser um incentivo ou uma restrição, a preferência do consumidor idem.
*
*
Por exemplo:
as limitações financeiras a que todos estão sujeitos;
os impedimentos de ordem jurídica, leis devem ser cumpridas;
o déficit de informações sobre os mais variados temas, devido ao volume e velocidade com que ocorrem hoje;
as normas éticas e morais que regulam o comportamento social, etc.
*
*
O consumidor é incentivado a consumir, mas as opções oferecidas normalmente são influenciadas por restrições de renda, acesso e etc.
Outro fator a ser ponderado é o conjunto de opções disponíveis.
*
*
Que opções de alimentos são oferecidas ao sertanejo que sobrevive na região de seca no nordeste? É disponível a ele a opção por um alimento mais rico em nutrientes? Tem a oportunidade de se servir de uma refeição balanceada? Há quantas refeições diárias pode ter acesso?
*
*
A limitação de opções, entretanto, não significa não ter opções, as pessoas sempre tentarão escolher, da melhor maneira possível, senão a melhor opção disponível, pelo menos a que lhe fizer menos mal, para isso é importante não forçar uma ou outra opção, mas sim buscar aumentar o leque de opções.
*
*
O sistema econômico pode ser definido como sendo a forma social, política e econômica de organização de uma sociedade.
É através deste sistema que a produção, distribuição e consumo dos bens e serviços chega às pessoas com o objetivo de melhoria do padrão de vida e do bem-estar.
*
*
O sistema econômico busca atender a sociedade em alguns problemas que são fundamentais:
O que e quanto produzir?
Como produzir?
Para quem produzir?
*
*
*
*
*
*
Um sistema econômico , como apresentado, é um sistema fechado em si mesmo, portanto, os efeitos colaterais que atingem a humanidade e o meio ambiente, causados pela produção, distribuição e consumo, não estão representados. Em se considerando que a atividade econômica e a qualidade de vida estão profundamente ligadas ao meio ambiente, novas teorias econômicas têm buscado compreender esta realidade, que apesar de não ser recente, somente a partir do final do século XX vem sendo considerada em seus arcabouços. 
*
*
1. Bens livres: são bens úteis que existem em quantidade ilimitada e podem ser conseguidos na natureza. Exemplos: luz solar, ar, mar. Esses bens não possuem preços, o que não quer dizer que não possuam valor;
2. Bens econômicos: também são bens úteis, possuem preços, são relativamente escassos e supõem a ocorrência de esforço humano para serem obtidos, são classificados em dois grupos: tangíveis (materiais) e intangíveis (serviços).
*
*
Na produção existem três tipos distintos de bens e serviços:
Bens de capital - máquinas, equipamentos e instalações;
Bens e serviços intermediários - insumos;
Bens e serviços de consumo - satisfação direta das necessidades humanas. 
Duráveis – fogão, geladeira, automóvel
Não duráveis – alimentos, produtos de higiene, etc
*
*
Também chamados de recursos de produção da economia, são os recursos humanos, terra, capital e tecnologia. A cada fator de produção corresponde uma remuneração específica:
*
*
Os sistemas econômicos são classificados de acordo com sua organização, se dividem em três grandes sistemas:
o sistema capitalista, ou, economia de mercado;
o sistema socialista, ou economia centralizada, ou ainda economia planificada;
o sistema de economia mista
*
*
Sistema capitalista:
A economia é regida pelas forças de mercado, prepondera a livre iniciativa e a propriedade privada dos meios de produção.
Os preços dos bens e serviços, assim como dos salários, são determinados pelas leis da oferta e procura (demanda).
O Estado não influi ou influi muito pouco na atividade econômica.
*
*
Sistema socialista:
Economia é planificada e regida por um órgão central de planejamento;
Os fatores de produção (meios de produção) são públicos;
Algumas pequenas atividades não pertencem ao Estado, mas tem seus preços fixados por ele;
O sistema visa adequar a produção, distribuição e os preços de acordo com as necessidades da população.
*
*
Sistema misto: as leis de mercado continuam atuando, a propriedade assim como os fatores de produção são eminentemente privados, entretanto, o Estado também interfere na produção, distribuição e alocação dos recursos, notadamente nos setores de infraestrutura, saúde e educação. 
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais