Buscar

Materiais para construção sustentáveis

Prévia do material em texto

Materiais sustentáveis
Telhados Verdes: Ameniza a temperatura dispensando aparelhos de aquecedor e ar condicionado, pois reflete melhor os raios solares doque as telhas comuns. A tecnologia é especialmente útil nos edifícios de cidades muito quentes, poupa recursos e energia elétrica.
Paineis de energia solar: Usa o calor do sol para aguecer água e gerar energia. Também pode se usar as janelas colocadas em locais estrategicos para utilizar melhor a luz do dia.
Aproveitar a iluminação natural: Pode ser usada para utilizar melhor a iluminação natural: 
Brises e pergolados: Os brises barram a incidência da radiação solar antes que ela atinja a fachada, daz com que o ambiente interno reduza o calor recebido. Em comparação a outros, oferece melhor controle dos ganhos térmicos, iluminação natural adequada e ventilação. É um elemento de uso externo às fachadas, o uso do brise garante impacto significativo em quesitos de eficiência energética e desempenho térmico e luminoso de selos de sustentabilidade.
Bay Window: são Janelas na fachada que podem ser usada para área de leitura, jardim ou até área de descanso, usada para dar uma ilusão de amplitude ao lugar . 
Iluminação Zenital:  iluminação natural que vem de cima, coberturas transparentes, clarabóias e poços de luz. recomendadas para áreas de deck, piscinas térmicas e jardins de inverno, já as clarabóias de vidro são instaladas preferencialmente em tetos com vãos ou de madeira.
Claraboia Tubular: abertura canalizada no telhado. Há várias opções de vidro disponíveis, mas para ser uma construção ainda mais sustentável pode ser usado o “Faça Você Mesmo”, pode aproveitar garrafas PET para conseguir o mesmo efeito do vidro.
Também pode ser usado dentre outros: Tijolos de vidro, pele de vidro, portas de vidro, janelas de mansarda, domo de vidro...
Coletores de Água da Chuva: A captação da água da chuva pode economizar água e contribuir para a diminuição de áreas impermeabilizadas nas cidades. O sistema está disponível no Brasil e costuma aproveitar a estrutura atual da edificação, que direciona a água para um reservatório, cisterna. Que pode ser ligado ou não a torneiras, vasos sanitários e estruturas que não precisam de água potável.
 Materiais Biodegradáveis: Materiais de construção biodegradáveis tornam a demolição e o descarte mais fáceis e ecologicamente corretos, pois se desfazem naturalmente sem agredir o ambiente. Existe hoje tintas biodegradáveis feitas de proteína de leite, limão e pigmentos minerais.Em alguns países, cânhamo é usado como material construtivo, desde a fundação ao isolamento. Cinzas e bambu também estão sendo combinados com concreto e pretendem substituir o material daqui a alguns anos.
Vidro Inteligente: Vidros eletrocrômicos são novidade mercado. Eles permitem o controle do quanto uma área será iluminada e transparente a radiação solar na fachada, ou mesmo entre ambientes internos. Os desenvolvedores da tecnologia estimam que ela pode economizar em mais de 25% os gastos com ventilação e ar-condicionado.
 Concreto reciclado: O grande problema do concreto comum é a extração de recursos naturais para cada componente, fora o descarte inapropriado. No concreto reciclado se usa os resíduos da própria obra para substituir parcialmente ou totalmente os materiais de fontes naturais. Existem equipamentos adequados para fazer a reciclagem dos componentes. Assim os materiais que iriam para o lixo, são reutilizados e acrescentados à mistura, gerando um material de construção sustentável.
Tijolos ecológicos: O tijolo ecológico é um modelo muito utilizado no Brasil. Produzido a partir de misturas, pode ser de compostos de areia, de resíduos de construção ou de areia, água e cimento. O que torna essa opção sustentável é o processo de fabricação. Ao contrário dos tijolos convencionais, não há utilização de forno nem queima de madeira: o tijolo é enformado em uma prensa hidráulica. O formato do tijolo também é uma vantagem, pois cria uma trava por meio de furos e encaixes estratégicos, diminuindo o gasto de argamassa. Além disso, é um excelente isolante acústico e térmico, tende a ser mais resistente e, quando aparente, deixa qualquer ambiente charmoso e aconchegante.
Blocos de adobe: Muito usado no interior do Brasil, os blocos de adobe foram usados na construção da Muralha da China e em edificações de mais de 5 mil anos. A técnica milenar consiste no molde de uma mistura de água, terra e fibras naturais e pode ser feito na própria obra.
Isolamento ecológico: Alguns materiais usados nos isolamentos comuns têm componentes químicos e podem ser cortantes, como a fibra de vidro. Algumas soluções são bem inusitadas, como o isolamento fabricado a partir de jeans reciclados, jornal, papelão, lã mineral e lã de garrafas PET.
Bioconcreto:  Criado por pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, o bioconcreto é capaz de regenerar suas próprias rachaduras através da presença de bactérias. A bactéria bacillus pseudofirmus é capaz de produzir calcário e permanecer “dormente” por até 200 anos. Quando incorporadas à mistura de concreto, elas produzem carbonato de cálcio e são capazes de selar as fissuras existentes. No entanto, essa reação só acontece quando as bactérias são “despertadas” pela presença de água e oxigênio, o que acontece quando uma fissura começa a se formar. A tecnologia ainda não está disponível para distribuição no mercado. Ela pode fazer com que as empresas e as próprias cidades poupem com mão de obra e gastos com manutenção de casas, edifícios e estruturas maiores.
Bambu: O bambu já vem sendo utilizado como matéria prima para a fabricação de portas e pisos. Porém o material também pode ser usado como substituto do concreto armado. Extremamente resistente, sustentável e disponível em grandes quantidades, testes para novas espécies de bambu já apresentam resistência à tração 6 vezes maior que a do aço. A ideia é que, no futuro, o material também possa ser usado em armações de diversas matrizes, como solo e cimento.
Containers: A construção com containers deixou de ser moda e se transformou em uma técnica fixa de construção. Como as estruturas podem ser provenientes do transporte de mercadorias, é possível utilizar containers reciclados e economizar até 30% na construção de uma casa ou edifício, em relação a uma construção tradicional do mesmo projeto. No Brasil, já temos até um condomínio construído inteiramente com containers.
Argamassa de argila: Ela substitui o cimento na mistura da argamassa e pode ser usada em paredes internas para assentar os acabamentos, com a vantagem de ser totalmente sustentável e ainda contar com um melhor desempenho termoacústico. Além disso, a argamassa de argila ainda impede o aumento excessivo de umidade nos ambientes, podendo ser aplicada especificamente como material isolante.
Lampada de led: Com a proibição das lâmpadas incandescentes no Brasil, as lâmpadas LED tem sido uma boa opção. Apesar de ainda serem um pouco mais cara, a eficiência energética da tecnologia LED é bem superior, rendendo até 80% de economia de energia em comparação com as opções tradicionais. Além disso, as lâmpadas LED não esquentam o ambiente e possuem vida útil bastante longa, podem durar até 15 anos.
Tinta de terra: Permite a respiração da parede, ajuda acusticamente, livre de compostos orgânicos voláteis, matéria prima proveniente de fonte renovaveis. Qualquer tipo de terra pode ser usado para fazer tinta, a tinta pode ser comprada industrial ‘solum’ ou feita na rpopria obra. O processo varia conforme o efeito desejado.Dispensa a aplicação de massa acrilica e corrida, não agride o meioambiente pois sua extração de matéria prima pura é de jazidas legalizadas e na tranformação do produto final não há emissões tóxicas, é feita atravez do processo fisico sem o auxilio de processo quimico, com baixo uso de energia, Os residos produzidos não polui o meio ambiente e completa seu ciclo de vida retornando a terra em curto prazo. 
Piso de pneu reciclado: Normalmente utilizados em playgroundse em ambientes direcionados às crianças, academias. Já é visto como uma alternativa para cimento, pedra e madeira. Algumas cidades contam com o material na calçada e nas ruas principais, onde o comércio prevalece, para facilitar a vida do pedestre. Fáceis de manusear, instalar e limpar, os pisos de pneu não quebram ou soltam lascas, o material também não desenvolve fungos e nem danifica o meio ambiente, já que é feito 100% de borracha e é considerado drenante. Disponível em várias cores e formatos, sua expessura e formato depende para a finalidade para o qual será usado.
Piso de bambu: Diferente de outras espécies vegetais que precisam de um período grande de tempo para se renovar, o bambu possui características que permitem uma colheita anual devido ao seu crescimento acelerado, não prejudicando a natureza. Aliado a isto, suas características físicas como dureza e durabilidade se assemelham às melhores madeiras disponíveis no mercado, tornando o bambu uma excelente opção para a construção civil. A facilidade de instalação e manutenção também são atrativos deste material, possuindo diversas tonalidades para se adequar perfeitamente aos ambientes onde será utilizado.
Pastilhas de PET reciclado: As Pastilhas são 100% recicláveis e possuem em sua composição 98% de materiais reciclados e 15% de aditivos minerais, que garantem resistência, durabilidade e acabamento perfeito. Uma única tonelada de PET reciclado economiza 7,4 m³ de espaço nos aterros e poupa a emissão de 1.241 kg de CO2. Ou seja, 40 m² de pastilhas evitam a utilização de 1m³ de área do planeta como depósito de lixo e o lançamento na atmosfera de 166 kg de carbono, Na sua produção, é empregado baixo consumo de energia, com emissão zero de poluentes e de resíduos. Indicadas para áreas secas e molhadas, são também uma opção perfeita para o revestimento de piscinas. Antifúngicas e antiaderentes, testes realizados na Alemanha mostram que a durabilidade quanto ao brilho e manutenção das características de cor ultrapassam os 20 anos.
Torneira temporizada: Esse tipo de torneira possui um dispositivo que aciona e interrompe o fluxo de água em alguns segundos, basta apertar seu botão na parte superior e lavar suas mãos. Suas vantagens são: Economia de água, que pode chegar até 70%; Higiene, não é necessário encostar na torneira para fechá-la, mantendo suas mãos limpas; Facilidade, qualquer pessoa pode utilizá-la.
Descarga com acionamento duplo: Utilizando uma descarga de acionamento duplo é possível economizar até 75%  do consumo de água. Antigamente os vasos sanitários consumiam até 18 litros de água por descarga, Com o passar do tempo foi diminuindo para 14 litros e hoje em dia já encontramos as descargas de acionamento duplo que utilizam de 3 a 6 litros que conomiza água e reduz os gastos com a conta no final do mês. Nesse sitema voce pode escolher a quantidade de agua a ser utilizada para evitar gastos desnecessários, utilizando a descarga de 3 litros para liquidos e a de 6 para solidos. Existe também Alguns modelos já vem com dispositivo de descarga interrompida, você aciona o botão para reter a água utilizada, por exemplo, em uma descarga dada sem utilidade.
. 
http://blog.paulucyeletros.com.br/tem-diferenca-entre-aquecedor-solar-e-energia-solar/
Containers: https://constructapp.io/pt/9-projetos-incriveis-de-construcao-com-container-reciclado/
https://www.hometeka.com.br/pro/9-materiais-e-sistemas-inovadores-utilizados-em-construcoes-sustentaveis/
https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/brises-controlam-incidencia-de-luz-e-garantem-conforto-termico-a-edificacao_9317_0_1 
https://archtrends.com/blog/material-de-construcao-sustentavel/
https://constructapp.io/pt/materiais-sustentaveis-construcao-civil/
https://sustentarqui.com.br/produtos-e-materiais-sustentaveis/
http://www.ecoeficientes.com.br/arquitetura-sustentavel-residencia-casa/
https://www.youtube.com/watch?v=3KQqQwFkIPo
https://www.youtube.com/watch?v=n3ywDNmKYOc
https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,tinta-a-base-de-terra-limpa-natural-e-barata,630199
http://www.aponte.org.br/modulos/publicacoes/arquivos/cores.da.terra.pdf
http://www.tintasolum.com.br/site/cores/
http://www.ecoeficientes.com.br/reforma-sustentavel-em-sao-paulo/
https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/vai-reformar-a-casa-veja-12-materiais-e-produtos-ecologicos/

Continue navegando