Buscar

Análise de Leis Penais

Prévia do material em texto

Aula 4
	
	 1a Questão (Ref.: 201402390123)
	Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (0) 
	
	A lei 8.072/90 define como crime hediondo as condutas previstas no art. 273 do CP: "falsificar, corromper, adulterar ou alterar produto destinado a fins terapêuticos ou medicianis", com uma pena de 10 a 15 anos, o que também é aplicado a quem vende estes produtos, ou mesmo se tratar de cosméticos ou produtos de limpeza, ou quem não tem o devido registro no órgão compettente. Com isto, marque a opção correta que melhor analisa o caso segundo a teoria do conflito. 
		
	
	Expressa os valores do legislador que atende os interesses da classe dominante, no caso, os laboratórios e grandes empresas.
	
	Demonstra a falta de preparo do legislador que, negligentemente, previu uma pena muito alta
	
	Tal medida é legítima pois a conduta é mais grave que envenar água potável, prevista no art 170, cujo artigo também define uma pena de 10 a 15 anos de reclusão.
	
	Trat-se de uma opção legítima do legislador em optar por uma pena maior, ainda que de forma desproporcional
	
	É uma hipótese de se reduzir os conflitos na sociedade
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402423965)
	Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (0) 
	
	O art. 320 do CP define o crime de condescendência criminosa, que é uma espécie de prevaricação que ocorre quando o funcionário público deixa de responsabilizar subordinado que praticou infração, no exercício do cargo, ou não levou o fato ao conhecimento da autoridade competente, punindo com uma pena de 15 dias a 1 mês, bem inferior que a pena de 3 meses a 1 ano da prevaricação, que trata da conduta genérica de deixar ou praticar indevidamente ato de ofício. Analisando o caso, marque a opção correta segundo a teoria do conflito. 
		
	
	É uma medida adotada pela Teoria Ecológica que prima pelo princípio da proporcionalidade
	
	Expressa os interesses do legislador, que também é funcionário público 
	
	Trata-se de uma opção legítima do legislador em optar por uma pena menor, recompensando a condescendência 
	
	É uma hipótese de se reduzir os conflitos dentro do funcionalismo público 
	
	Demonstra a falta de preparo do legislador que, negligentemente, previu uma pena muito pequena 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402822820)
	Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (0) 
	
	No dia 20 de outubro de 2013 cinco rapazes de classe média, moradores de bairro classe alta identificados como lutadores de artes marciais, surraram um estudante de direito que se encontrava numa bar com uma camisa escrita ¿se seu namorado não faz direito, eu faço. Um dos rapazes, que estava com a namorada, achou ofensivos os dizeres da camisa e agrediu, junto com seus amigos, o estudante fisicamente. Segundo as teorias, analisando os valores envolvidos, como interpretar a conduta desses cinco rapazes? 
		
	
	A seleção é feita seguindo o estereótipo do criminoso, tendo como base aqueles que se encontram nas classes mais abastadas da sociedade; 
	
	Trata-se de uma ação legitimada pela sociedade, pois a vítima provocou o agressor; 
	
	O grupo busca mudar os valores da sociedade através de suas condutas marginais; 
	
	Não há falta de valores por parte deste grupo, mas valores distintos da maioria; 
	
	São rapazes sem valores, sem moral e sem caráter, ¿bactérias¿ que merecem ser excluídas da sociedade; 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402390128)
	Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (0) 
	
	O parágrafo 2º do art. 1º da lei 9.455/97 comina uma pena de 1 a 4 anos para aquele que, diante da prática de um ato de tortura, tendo o dever de evitá-lo, se omite. Sendo que a pena do crime de tortura é de 2 a 8 anos e sendo este agente garantidor, tendo praticado uma omissão imprópria, em razão do art. 13, parágrafo 2º do cp deveria responder pelo resultado não evitado, ou seja, a tortura. Com isto, qual a melhor análise sobre o caso, segundo a teoria do conflito? 
		
	
	Demonstra a falta de preparo do legislador que, negligentemente, previu uma pena menor
	
	É devida a menor responsabilidade, pois se agisse o garantidor, poderia sofrer alguma represália.
	
	É uma forma de reduzir conflitos dentro da adminsitração pública
	
	É uma opção legítima do legislador, que visa premiar a condescendência
	
	Expressa os valores do legislador, que também é funcionário público
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402423968)
	Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (0) 
	
	A Lei 10.826/2003, conhecida como estatuto do desarmamento, aumentou a pena do crime de porte ilegal de arma para dois a quatro anos, quando a lei anterior definia uma pena máxima de dois anos, o que possibilitava a competência dos Juizados Especiais Criminais. Além disso, criminalizou o porte de munição e acessório e os definiu como inafiançáveis. Segundo a teoria do conflito, quais seriam os fundamentos desta mudança legislativa? 
		
	
	Tendo em vista os conflitos nas ruas das cidades, exigiu-se um maior rigor para combater a criminalidade 
	
	É uma tendência comum o uso dos crimes de perigo abstrato, afim de se estar em sintonia com os preceitos do Estado Democrático de Direito
	
	É uma decisão política para diminuir o número de processos dos juizados especiais criminais 
	
	Assim, voltou a se possibilitar a prisão em flagrante, facilitando o controle das classes perigosas, os menos favorecidos que possam ameaçar o bem-estar da classe dominante 
	
	Visa reduzir os conflitos mercantis decorrentes do comércio de armas 
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402423970)
	Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (0) 
	
	Essa teoria desmistifica o conceito de que, por vivermos numa democracia, as leis produzidas e as decisões tomadas por nossos governantes são a princípio legítimas, por representarem a vontade e os interesses do povo. Acreditar em tal premissa seria no mínimo ingenuidade. Isso se dá principalmente pelo fato de que quem se encontra no poder, lá deseja permanecer e porque camadas marginais sempre foram um incômodo. Assim, verifica-se uma relação de conflito permanente, onde a lei e a pena seria tão-somente um novo grau deste mesmo conflito de poder, onde as autoridades agem mediante a criação, interpretação e aplicação coativa das normas. Tal assertiva se aplica a que teoria? 
		
	
	Positivismo
	
	Teoria do Processo Social
	
	Teoria do Conflito
	
	Teoria do Etiquetamento
	
	Teoria Ecológica
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402825536)
	Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (0) 
	
	Segundo esta teoria a ordem social é formada por um mosaico de grupos e subgrupos, os quais possuem seus próprios códigos de valores, que nem sempre coincidem com os demais, sendo o crime não o produto de desorganização ou falta de valores, mas reflexo de valores distintos
		
	
	Teoria Subcultural
	
	Teoria do Consenso
	
	Teoria Social
	
	Teoria Positivista
	
	Teoria Subjetiva
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402489417)
	Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (0) 
	
	A teoria _______________ inicia seus estudos com Cohen e sua análise da delinquência juvenil, chegando a conclusão de que tais grupos agem não por falta de valores, mas por terem valores diversos da maioria. Assim, marque a opção que preencha a lacuna. Assinale a assertiva que completa adequadamente a lacuna:
		
	
	ecológica
	
	do conflito
	
	contracultural
	
	subcultural
	
	da anomia

Continue navegando