Buscar

aula 7 exercicio 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	O caráter moral de uma ação depende das suas consequências na medida em que trazem felicidade para pessoas e não infelicidades. Esta afirmação pode ser atribuída à ética:
		
	
	Racionalista.
	 
	Empirista.
	 
	Utilitarista.
 
	
	Deontológica.
	
	Hedonista.
	
Explicação:
Para o utilitarismo, as consequências produzidas por uma ação determinam o seu caráter moral, ou o ato moral. Tais consequências são definidas em termos de felicidade que elas trazem para as pessoas. Nesse sentido, a medida que as consequências do ato moral trazem ou não felicidade, este é o critério de uma ação ser vista como moral ou não.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Sempre buscaremos aquilo que nos traz bem estar em detrimento do que nos provoca a dor, seja física ou moral. D Qual foi o filósofo que fez essa afirmação?
		
	 
	d)Aristóteles
	
	e)Kant
	 
	b)Benthan
	
	a)Locke
	
	c)Mill
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Qual é o problema de investigação do livro Genealogia da moral de Friedrich Nietzsche?
		
	 
	A origem dos valores morais criados pelo homem ao longo da história
	
	A relação entre os valores morais e a política.
	 
	A diversidade dos valores reliogosas ao longo da história.
	
	As condições psicológicas da criação de uma determinada moral.
	
	O impacto da moral sobre a vida do homem.
	
Explicação:
Nietzsche defendeu a necessidade de repensar valores morais em função de criação de um novo moral definido em termos de novos valores morais apropriados à vida e aos instintos e à realidade humana. A geneologia da moral é um estudo cuja investigação das origens dos valore morais é vista como uma condição de criar um novo moral mais apropriado ao ser humano.
 
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Jeremy Bentham elaborou a obra denominada Introdução aos princípios da moral e da legislação de 1789. Nessa ocasião, havia grande debate sobre qual seria o fundamento das leis. Para alguns, seriam os fundamentos religiosos, para outros, a consciência individual. Havia, ainda, os que defendiam que seriam os direitos naturais ou o bom senso dos julgadores. Por isso, Bentham elaborou sua doutrina com a intenção de fornecer uma base científica à moral e à legislação. O seu ponto de partida foi definir a natureza humana para estabelecer seu critério baseado nas sensações. Como seres humanos, estaríamos nesse horizonte entre às sensações e nossas ações se organizam nesse sentido. Nesse caso, as sensações de que Bentham trata sáo
		
	
	Inveja e humildade
	
	Alegria e tristeza
	
	Fome e guerra
	 
	Dor e prazer
	
	Amor e ódio
	
Explicação:
Bentham elaborou sua doutrina com a intenção de fornecer uma base científica à moral e à legislação. O seu ponto de partida foi definir a natureza humana para estabelecer seu critério baseado na sensação de dor e prazer. Como seres humanos, estaríamos nesse horizonte entre o que nos dá prazer ou dor, e nossas ações se organizam nesse sentido. Sempre buscaremos aquilo que nos traz bem-estar em detrimento do que nos provoca a dor, seja física ou moral.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Esse filósofo foi discípulo de Bentham, mas se distanciou deste em relação ao uso do conceito de felicidade, no lugar do controvertido termo ¿prazer¿, que poderia ser reduzido a prazeres vulgares numa percepção materialista. Para esse filósofo, a moral vincula-se ao cumprimento de regras em termos utilitaristas, ou seja, devemos obedecer às regras que demonstraram, através da experiência, que foram capazes de produzir ¿a maior felicidade ao maior número de pessoas¿. Não devemos buscar regras dogmáticas, mas poderemos ter um resultado diferente em cada caso. Nesse caso, o filósofo a que o texto se refere chama-se:
		
	
	Thomas Hobbes
	
	Thomas Jefferson
	 
	John Stuart Mill
	
	David Ricardo.
	
	Adam Smith
	
Explicação:
"Mill, John Stuart (1806-1873) 0 filósofo e economista inglês (nascido cm Londres) .John Stuart Mill sempre esteve preocupado com a reforma e a melhoria das condições de vida dos homens. Toda a sua vida foi pautada por uma intensa atividade: fundou revistas, círculos de estudos e foi membro do Parlamento. Seus livros principais são: System of Logic (Sistema de lógica, 1843). Essays on Some Unsettled Ouestions on Political Economy (Ensaios sobre algumas questões não-resolvidas de economia política, 1844), Principles of Political Economy (Princípios de economia política. 1848). Utilitarianism (Utilitarismo, 1863). E considerado um dos primeiros a elaborar as chamadas leis da prova ou da pesquisa científica: expôs as quatro regras fundamentais do método experimental. já anunciadas por Francis *Bacon: concordância. diferença, resíduos e variações concomitantes. Retomou de *Bentham o princípio segundo o qual o interesse e o prazer constituem as molas da conduta humana, para elaborar uma moral utilitarista: do ponto de vista da moral. a utilidade é o principal critério da atividade humana: não há em nós uma consciência moral capaz de designar o bem e portadora de principios de ação; o bem e o mal são uma questão de experiência; a reflexão moral se funda no fato de que os homens são seres sociais: os sentimentos morais fundamentais são a simpatia e a fraternidade'.
Dicionário de filosofia de Marcondes e Japiassu. 
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Com relação às origens do utilitarismo, é possível afirmar que:
		
	 
	O utilitarismo como doutrina moral buscou limitar a felicidade do homem neste mundo, na promessa de uma salvação após a morte.
	
	B - Na tradição da filosofia moral inglesa, o utilitarismo se apresenta como uma doutrina autônoma, desvinculada de qualquer outra referência filosófica, como por exemplo o empirismo.
	 
	C - O utilitarismo vinculou-se aos ideais do iluminismo, constituindo-se como a doutrina moral que mais se adequou à lógica do "homem econômico" moderno e, consequentemente, à lógica das formações sociais capitalistas.
	
	A - Ele se constituiu como uma doutrina moral que derivou diretamente do pensamento kantiano.
	
	Podemos encontrar forte presença do utilitarismo de Bentham na filosofia de S. Tomás de Aquino.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Para os utilitaristas, os motivos não são importantes, apenas as consequências contam. O destaque é dado ao ato, e não ao agente. Bentham e Mill argumentaram que os motivos das pessoas não podem ser vistos ou medidos, mas as consequências de seus atos podem. É por isso que o utilitarismo é também conhecido como:
		
	
	Empirismo
	
	Apriorismo
	 
	Consequencialismo.
	 
	Dogmatismo
	
	Finalismo
	
Explicação:
O pensamento utilitarista analisa as consequências de uma ação e adverte que, com essa análise, poderemos julgar, verdadeiramente, se uma determinada conduta é boa ou não para alcançar a felicidade das pessoas envolvidas em determinada situação. Nessa apreciação, há a prioridade de uma concepção: aquela que sustenta a necessidade de maximização da vantagem pessoal. A premissa da maximização da vantagem pessoal ocupou espaços importantes no pensamento filosófico moderno e representou uma resposta aos problemas morais de uma sociedade europeia em transição.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Discípulo de Bentham, esse teórico se distanciou do antigo mestre em relação ao uso do conceito de felicidade, no lugar do controvertido termo ¿prazer¿, que poderia ser reduzido a prazeres vulgares numa percepção materialista. Mill escreveu duas obras importantes. Para esse autor, a moral vincula-se ao cumprimento de regras em termos utilitaristas, ou seja, deve-se obedecer às regras que demonstraram, através da experiência, que foram capazes de produzir ¿a maior felicidadeao maior número de pessoas¿. Não deve-se buscar regras dogmáticas, mas pode-se ter um resultado diferente em cada caso. Nesse caso, o filósofo utilitarista em questão é;
		
	 
	Benjamim Constant
	
	James Mill
	
	Thomas Jefferson
	 
	John Stuart Mill
	
	Benjamim Franklin
	
Explicação: John Stuart Mill foi discípulo de Bentham, mas se distanciou dele em relação ao uso do conceito de felicidade, no lugar do controvertido termo ¿prazer¿, que poderia ser reduzido a prazeres vulgares numa percepção materialista. Mill escreveu duas obras importantes: Sobre a liberdade, de 1858, e Utilitarismo, de 1863 (ROBINSON; GARRATT, 2013). Para o autor, a moral vincula-se ao cumprimento de regras em termos utilitaristas, ou seja, devemos obedecer às regras que demonstraram, através da experiência, que foram capazes de produzir ¿a maior felicidade ao maior número de pessoas¿. Não devemos buscar regras dogmáticas, mas poderemos ter um resultado diferente em cada caso.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes