Buscar

O que é EUTROFIZAÇÃO ou EUTROFICAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é EUTROFIZAÇÃO ou EUTROFICAÇÃO?   A eutrofização é o processo pelo qual um ecossistema aquático adquire alta taxa de nutrientes (principalmente fosfato e nitrato).  É um fenômeno em que um ecossistema aquático é enriquecido por nutrientes diversos, principalmente compostos nitrogenados e fosforados. Acontece quando é lançada uma quantidade excessiva de substâncias orgânicas na água aumentam os microrganismos decompositores, o que leva a um consumo maior de oxigênio e à morte de seres aeróbicos.
Quais são as causas da eutrofização?   A eutrofização resulta ou da lixiviação de fertilizantes utilizados na agricultura ou da adição excessiva, na água, de lixo e de esgotos domésticos e de resíduos industriais diversos.
O que acontece durante a eutrofização?   Quando são lançados esgotos domésticos na água ou quando detergentes, fertilizantes ou adubos chegam a ela, o excesso de minerais provoca a proliferação das algas microscópicas que vivem próximas à superfície. Com isso, forma-se uma camada de algas de alguns centímetros de espessura, que impede a penetração de luz na água e a realização de 
fotossíntese nas camadas mais profundas. As algas abaixo da superfície morrem e a sua grande quantidade favorece o aumento das bactérias decompositoras, que passam a consumir muito oxigênio para realizar a decomposição; começa a faltar oxigênio na água, e os peixes e outros organismos aeróbios morrem (o oxigênio produzido pelas algas da superfície escapa quase todo para o ar, em vez de dissolver-se na água). Com a falta de oxigênio, a decomposição da matéria orgânica, antes aeróbica, passa a ser anaeróbica, o que leva à produção de gases tóxicos, como o gás sulfídrico, que intoxicam e destroem a flora e a fauna aquáticas.

Continue navegando