Buscar

Tudo sobre eutrofização da matéria

Prévia do material em texto

Questão 01 - (Faculdade São Francisco de Barreiras BA/2017) 
 
Pesquisadores, em várias partes do Mundo, inclusive no Brasil, afirmam que, para aumentar a oferta de alimentos sem prejudicar o Planeta, medidas como o aumento da eficiência no consumo de água, o controle no uso de fertilizantes e defensivos agrícolas e a redução do desperdício na produção e distribuição de alimentos devem ser adotadas para reduzir os danos causados pela agricultura ao meio ambiente. 
Considerando-se esse contexto e as propriedades das substâncias químicas, é correto afirmar: 
a)	A aplicação de defensivos agrícolas organoclorados, a exemplo do hexaclorocicloexano, contribui para a poluição de sistemas aquáticos. 
b)	O uso de áreas desmatadas para a produção de alimentos ajuda na recuperação ambiental porque reduz a liberação de gases de efeito estufa para a atmosfera. 
c)	A recuperação da fertilidade do solo com o uso de produtos químicos, constituídos por amônia, implica a neutralização da acidez do solo porque reduz o pH do meio. 
d)	O processo de decantação da água salobra é eficiente para a retirada do excesso de sal dissolvido, o que permite a utilização dessa água na irrigação de culturas agrícolas. 
e)	A contaminação por herbicidas aplicados nas lavouras de frutas e verduras fica restrita ao ar atmosférico e aos alimentos da área onde essas substâncias químicas foram pulverizadas.
Gab: A
Questão 02 - (FUVEST SP/2015) 
 
Nas águas das represas de regiões agrícolas, o aumento da concentração de íons nitrato, provenientes de sais contidos em fertilizantes, pode levar ao fenômeno da eutrofização. Tal fenômeno provoca a morte de peixes e de outros organismos aquáticos, alimentando um ciclo de degradação da qualidade da água. 
 
a)	Explique a relação entre o aumento da concentração de íons nitrato, a eutrofização e a diminuição de oxigênio dissolvido na água. 
b)	Considere um material compostado com teor de nitrogênio de 5% em massa e o nitrato de amônio (NH4NO3), que é um fertilizante muito utilizado na agricultura convencional. Se forem utilizadas massas iguais de cada um desses dois fertilizantes, qual deles fornecerá maior teor de nitrogênio por hectare de solo? Mostre os cálculos. 
Dados: Massa molar (g/mol) 
H ....... 1 
N ....... 14 
O ....... 16
Gab: 
a)	O aumento da concentração de nitrato leva à eutrofização, que favorece a proliferação do fitoplâncton, a ponto de prejudicar a passagem de luz no meio aquático. Isso leva à redução da taxa de fotossíntese que, associada ao consumo de oxigênio pelos seres aeróbicos, conduz à diminuição de oxigênio dissolvido na água.
b)	A porcentagem em massa do elemento nitrogênio no composto nitrato de amônio é:
Como o material compostado só possui 5% em massa do elemento nitrogênio, para uma mesma massa de fertilizante o nitrato de amônio é que fornece o maior teor de nitrogênio.
TEXTO: 1 - Comum à questão: 3
 
Em algumas regiões do País não é raro encontrar ao mesmo tempo condições aeróbicas e anaeróbicas em partes diferentes de um mesmo lago, particularmente no verão, devido à ocorrência de um fenômeno conhecido como estratificação, ocasionado pela diferença de temperatura da água. As espécies químicas que estão presentes nas camadas diferenciadas do lago são mostradas na Figura abaixo:
Fonte: revista QNE, N° 22, NOVEMBRO 2005
Pode-se observar na figura que, nas condições aeróbicas, têm-se espécies oxidadas e, perto do fundo, têm-se as condições anaeróbicas e as espécies na forma mais reduzidas dos mesmos elementos.
Questão 03 - (UEPA/2015) 
 
Sobre as espécies químicas presentes no lago citado no texto, é correto afirmar que:
a)	a fase aeróbica não apresenta condutividade elétrica.
b)	a fase anaeróbica não apresenta condutividade elétrica.
c)	a espécie molecular H2CO3 foi assim representada, pois não forma íons.
d)	os estados de oxidação do nitrogênio no NH4+ e NO3– são, respectivamente, +3 e +5.
e)	o enxofre sofre uma redução ao passar da fase aeróbica para a fase anaeróbica.
Gab: E
Questão 04 - (UNCISAL/2014) 
 
A figura mostra um fenômeno que ocorre geralmente em pântanos e em cemitérios conhecido como fogo-fátuo, que é a emanação de compostos fosfínicos voláteis (PH3) originados a partir da decomposição de matéria orgânica e que exibem fosforescência. A condição mais favorável para que esse processo ocorra é em baixas temperaturas, por isso daí observar-se tal fenômeno normalmente nas madrugadas. Em regiões próximas de cemitérios é comum as pessoas menos informadas acharem que são aparições de mortos, fantasmas e em alguns casos, as pessoas chamam de fogo corredor, visto que os compostos se deslocam na presença de correntes de ar.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org. Acesso em: 08 nov. 2013 (adaptado).
De acordo com as informações do texto, afirma-se que:
a)	Os Compostos fosforescentes derivados da fosfina possuem elevada massa molar, por isso apresentam a volatilidade reduzida.
b)	A fosforescência é um processo de absorção de radiação por moléculas neutras, como no caso dos compostos fosfínicos.
c)	A temperatura é um fator que favorece os processos de fosforescência, sendo ela o único fator que determina o processo.
d)	A maioria dos compostos orgânicos exibe fosforescência sendo os compostos aplicados em alguns interruptores elétricos.
e)	O fogo-fátuo é originado a partir de compostos de fósforo presentes nos cadáveres, pois eles decompõem liberando gases.
Gab: E
Questão 05 - (ENEM/2014) 
 
Se por um lado a Revolução Industrial instituiu um novo patamar de tecnologia e, com isso, uma melhoria na qualidade de vida da população, por outro lado os resíduos decorrentes desse processo podem se acumular no ar, no solo e na água, causando desequilíbrios no ambiente.
O acúmulo dos resíduos provenientes dos processos industriais que utilizam combustíveis fósseis faz como consequência o(a)
a)	eutrofização dos corpos-d’água, aumento a produtividade dos sistemas aquáticos.
b)	precipitação de chuvas ácidas, danificando florestas, ecossistemas aquáticos e construções.
c)	mudança na salinidade dos mares, provocando a mortalidade de peixes e demais seres aquáticos.
d)	acúmulo de detritos, causando entupimento de bueiros e alagamento das ruas.
e)	presença de mosquitos, levando à disseminação de doenças bacterianas e virais.
Gab: B
Questão 06 - (ENEM/2014) 
 
A eutrofização é um dos fenômenos responsáveis pela mortalidade de parte das espécies aquáticas e, em regiões próximas a centros urbanos, pela perda da qualidade de vida da população. Um exemplo é a Lagoa da Pampulha, um dos mais conhecidos pontos turísticos da capital de Minas Gerais, onde as atividades de pesca e nado não são mais permitidas.
Para evitar a ocorrência desse fenômeno em lagos deve-se
a)	manter inalterado seu volume de água.
b)	aumentar a população de algas planctônicas.
c)	diminuir o teor de nutrientes despejados nas águas.
d)	impedir a fotossíntese das algas abaixo da superfície.
e)	aumentar a população de espécies do topo da cadeia alimentar.
Gab: C
Questão 07 - (Unicastelo SP/2013) 
 
O aumento da eutrofização em águas naturais é uma das consequências da poluição por
a)	metais pesados.
b)	soda cáustica.
c)	monóxido de carbono.
d)	inseticidas clorados.
e)	fertilizantes.
Gab: E
TEXTO: 2 - Comum à questão: 8
 
A água é a base para a vida na Terra. Mantém a biodiversidade, impulsiona e regula os ciclos biogeoquímicos e é fundamental para o desenvolvimento e crescimento sustentado das atividades humanas. Todos os processos relativos à água estão inter-relacionados e são complexos, dinâmicos e demandam conhecimento e ações multi e interdisciplinares. A física, a química e a biologia das águas estão envolvidas de forma permanente e complexa; a água de baixa qualidade compromete a saúde humana e o desenvolvimento econômico e social. Poluição, contaminação e eutrofização de águas superficiais e subterrâneas são resultado de inúmeras atividades humanas, especialmente despejo de resíduos domésticos, não tratados, resíduos industriais e agrícolas e contaminação de águas atmosféricas.O conjunto de fontes pontuais e não pontuais em todas as regiões do Planeta é enorme e complexo: nitrogênio, fósforo, metais pesados, arsênico, substâncias orgânicas como hormônios, antibióticos e pesticidas, além de substâncias tóxicas produzidas por cianobactérias, acumulam-se na água, sob forma dissolvida, particulada, no sedimento ou ainda nos organismos através da rede alimentar e, portanto, atingem os seres humanos e provocam danos à saúde.
Além dos impactos e instabilidades no ciclo hidrológico, há riscos à qualidade da água, possível aumento de doenças de veiculação hídrica e conseqüências para a saúde humana com perspectiva de rápido aumento de doenças, como dengue e malária. (TUNDISI, 2012, p. 63-67).
TUNDISI, José Galizia. Água para o futuro numa perspectiva global. 
Scientific American Brasil, n. 48, Edição Especial / Ambiente, 2012.
Questão 08 - (Unifacs BA/2013) 
 
Dentre o conjunto de fatores que afetam a qualidade da água, e comprometem a saúde de seres humanos, pode-se corretamente destacar:
01.	O acúmulo de substâncias orgânicas, como hormônios, antibióticos e pesticidas provenientes de atividade agrícola e pecuária.
02.	A eutrofização, fenômeno decorrente da presença excessiva de calcário em rios e em represas usadas para irrigação.
03.	Os despejos de resíduos domésticos e industriais que, tratados por processos de biodecomposição, são lançados em lagos e em córregos.
04.	A retirada por centrifugação de íons fosfato e de íons nitrato dissolvidos na água, como uma das formas de neutralizar os efeitos poluidores dessas espécies químicas.
05.	Os compostos organo-metálicos utilizados como defensivos agrícolas que se depositam sob a forma de sedimentos e são facilmente retirados por filtração, para não atingir a cadeia alimentar.
Gab: 01
Questão 09 - (UEFS BA/2013) 
 
A região pantanosa de Basra, formada pelos rios Tigre e Eufrates, situada no sul do Iraque, no final da década de 1990 e início dos anos 2000, foi destruída pelo ditador Sadam Hussein, ao ordenar um massacre aos habitantes dos alagados e drenar os pântanos que foram transformados em deserto. Os pântanos são ricos em biodiversidade e matéria orgânica em decomposição produtora de metano, CH4(g), sulfeto de hidrogênio, H2S(g), e amônia, NH3(g). A organização das Nações Unidas, ONU, considera a drenagem dos pântanos do sul do Iraque um dos maiores crimes ecológicos do planeta.
Considerando-se essas informações, a intensa atividade bioquímica desses ecossistemas, é correto afirmar:
a)	A base hidrogeno-sulfeto, HS–(aq) conjugada do ácido H3O+(aq), é formada na decomposição de carboidratos.
b)	A drenagem dos pântanos deu origem a um bioma rico em organismos decompositores anaeróbios.
c)	As bolhas de gás metano que se desprendem do leito do pântano diminuem de volume à medida que sobe e atinge a superfície da água.
d)	O aumento da temperatura da água do pântano favorece à velocidade do processo de decomposição aeróbio de matéria orgânica produtora de CH4(g).
e)	A redução da concentração de oxigênio, O2(aq), nas águas do pântano, constitui indicador de matéria orgânica em decomposição.
Gab: E
Questão 10 - (Unifacs BA/2013) 
 
As condições de higiene, do ambiente de trabalho e do saneamento básico, considerando o tratamento de água e de esgotos, são fatores que influenciam na saúde dos indivíduos e devem ser levados em conta pelos profissionais da área de saúde.
Com base nessas informações, nas propriedades das substâncias químicas e nos processos envolvidos no tratamento de água e de esgotos, é correto afirmar:
01.	A filtração e a cloração, processos utilizados no tratamento da água, esterilizam a água que é captada de represas.
02.	A adição de óxido de cálcio na água de poços artesianos diminui o pH, o que é fundamental para torná-la potável.
03.	Os solventes voláteis, como o benzeno e o etoxietano, não contaminam o ambiente de trabalho porque são substâncias químicas inócuas ao organismo humano.
04.	A decomposição aeróbica de material orgânico retirado de esgotos é um processo de tratamento que libera para o ambiente dióxido de carbono, ao formar água e biomassa.
05.	A absorção de metais contaminantes, como o chumbo e o mercúrio, pelo organismo humano ocorre, predominantemente, por meio de cortes ou perfurações decorrentes de acidentes de trabalho com objetos que contenham esses metais.
Gab: 04
Questão 11 - (UNEMAT MT/2013) 
 
Em 11 de junho de 2010, a advogada Mércia Nakashima foi encontrada morta dentro de seu carro, afundado numa represa em Nazaré Paulista, interior de São Paulo. Desde o início das investigações, o principal suspeito foi Mizael Bispo de Souza, exnamorado da vítima e recentemente condenado judicialmente pelo crime. Uma das evidências sobre as quais os peritos se apoiaram para atestar que Mizael havia estado no local do crime foi a presença de uma alga na sola de seu sapato. Como essa alga só ocorre pouco abaixo da superfície da água, era necessário que Mizael tivesse andado dentro da represa de sapatos para a alga estar ali. A grande ocorrência desse tipo de alga na represa de Nazaré Paulista deve-se à descarga de esgoto orgânico. Parte desse esgoto será decomposto por bactérias, decorrendo no consumo de oxigênio dissolvido na água da represa.
Sobre a perícia criminal ocorrida nesse assassinato, marque a alternativa correta:
a)	O excesso de matéria orgânica proveniente do esgoto pode ser considerado um adubo para vegetais aquáticos como a alga, sendo, assim, benéfico ao ambiente.
b)	O despejo de esgoto na represa provoca o aumento da concentração de oxigênio em suas águas.
c)	Algumas características que tornam as algas um grupo taxonomicamente válido são características comuns a todos esses vegetais, por exemplo, a unicelularidade e a presença exclusiva de clorofilas a e b.
d)	Devido à refração, a luz solar não alcança profundidades superiores a alguns centímetros, o que permite a ocorrência dessas algas apenas próximas à superfície.
e)	O despejo de esgoto na represa provoca o aumento na concentração de compostos à base de nitrogênio, fósforo e outros nutrientes, podendo levar à eutrofização da mesma.
Gab: E
Questão 12 - (UEG GO/2012) 
 
O termo eutrofia, atribuindo conotação de aumento de fertilidade em ecossistemas aquáticos continentais, foi utilizado originalmente por piscicultores alemães, que adicionavam carbonato de cálcio aos tanques de piscicultura. Posteriormente, esse termo foi substituído por eutrofização, definido como o aumento na concentração de nutrientes, especialmente de fósforo e nitrogênio, nos ecossistemas aquáticos. Os poluentes que podem causar a eutrofização das águas de lagos são, respectivamente,
a)	óleos e detergentes.
b)	óleos e fertilizantes.
c)	óleos e metais pesados.
d)	fertilizantes e detergentes.
Gab: D
Questão 13 - (UERJ/2011) 
A biomassa de quatro tipos de seres vivos existentes em uma pequena lagoa foi medida uma vez por mês, durante o período de um ano.
No gráfico abaixo estão mostrados os valores obtidos.
A curva pontilhada representa a variação da biomassa do fitoplâncton.
A variação da biomassa do zooplâncton está representada pela curva identificada por:
a)	W
b)	X
c)	Y
d)	Z
Gab: C
Questão 14 - (UERJ/2011) 
O petróleo contém hidrocarbonetos policícliclos aromáticos que, absorvidos por partículas em suspensão na água do mar, podem acumular-se no sedimento marinho. Quando são absorvidos por peixes, esses hidrocarbonetos são metabolizados por enzimas oxidases mistas encontradas em seus fígados, formando produtos altamente mutagênicos e carcinogênicos. A concentração dessas enzimas no fígado aumenta em função da dose de hidrocarboneto absorvida pelo animal.
Em um trabalho de monitoramento, quatro gaiolas contendo, cada uma, peixes da mesma espécie e tamanho foram colocadas em pontos diferentes no fundo do mar, próximos ao local de um derramamento de petróleo. Uma semana depois, foi medida a atividade média de uma enzima oxidase mista nos fígados dos peixes de cada gaiola. Observe os resultados encontrados na tabela abaixo:
A gaiola colocadano local mais próximo do derramamento de petróleo é a de número:
a)	1
b)	2
c)	3
d)	4
Gab: D
Questão 15 - (UECE/2011) 
Segundo publicações especializadas, a Terra possui aproximadamente apenas 3% de água doce, parte dela inacessível, também imprópria para o consumo humano. Mesmo diante desse quadro preocupante o homem ainda agrava a situação de escassez quando desperdiça água e contribui para a poluição de mananciais. Em relação à poluição da água, assinale a afirmação verdadeira. 
a)	A poluição térmica causada pelo lançamento de grandes volumes de água aquecida usada no resfriamento de equipamentos industriais aumenta a solubilidade dos gases na água prejudicando a respiração dos peixes. 
b)	A poluição térmica potencializa a ação de poluentes nas águas dos reservatórios na medida em que contribui para o aumento da velocidade de algumas reações químicas dando origem a substâncias altamente nocivas à fauna aquática. 
c)	Quando os fertilizantes contendo os íons NO3– e PO43– e outros nutrientes vegetais entram nas águas paradas de um lago, causam um rápido crescimento de plantas superficiais, especialmente das algas, que formam um tapete, baixando a temperatura e garantindo níveis de oxigenação mais adequados. 
d)	Os interceptores oceânicos que lançam esgotos no oceano são construídos considerando-se que a água do mar, em qualquer circunstância, realiza um processo de purificação porque os sais nela dissolvidos são poderosos bactericidas. 
Gab: B
Questão 16 - (UEG GO/2011) 
As cianobactérias são micro-organismos que apresentam grande capacidade de colonização em diversos habitats e, de acordo com a taxonomia atual, existem pelo menos 40 gêneros que são produtoras de toxinas em ambientes aquáticos, por causa da crescente eutrofização desses ambientes. A saxitoxina, representada abaixo, é uma neurotoxina produzida por algumas espécies de cianobactérias.
Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar:
a)	a saxitoxina apresenta fórmula molecular C10 H17 N7 O5 que, quando dissolvida em água, confere maior apolaridade à molécula.
b)	a estrutura da molécula de saxitoxina apresenta os grupos cetona e amina, que são altamente solúveis em substâncias como o éter etílico.
c)	as cianobactérias filamentosas possuem células especializadas para reprodução, chamadas de heterocistos, que controlam a produção das toxinas, dentre elas, da saxitoxina.
d)	a eutrofização nos ambientes aquáticos tem sido produzida por atividades humanas como as descargas de esgotos domésticos e industriais, o que desencadeia o processo de liberação de saxitoxina.
Gab: D
Questão 17 - (UFU MG/2011) 
Analise a tirinha abaixo.
Disponével em: <http://ideiasdespedacadas.wordpress.com/category/agua/>.
Vários estudos químicos têm demonstrado os prejuízos causados pelo lançamento de lixo e de efluentes na água dos rios.
A esse respeito, e considerando a tirinha acima, assinale a alternativa INCORRETA.
a)	A matéria orgânica lançada na água faz com que a solubilidade do gás oxigênio dissolvido nela aumente, impactando positivamente na quantidade de peixes presentes nos rios.
b)	Os plásticos, ao serem lançados nos lagos e rios, prejudicam a entrada de luz solar em seu interior.
c)	As pilhas, quando lançadas nos rios e lagos, podem contaminá-los com metais pesados, como, por exemplo, o zinco e o chumbo.
d)	Ao serem jogados nos rios, pesticidas comprometem o consumo da água, podendo causar sérias patologias e problemas para a saúde pública.
Gab: A
Questão 18 - (Unimontes MG/2010) 
A amônia na água está presente como (íons amônio) e NH4OH não dissociado, sendo gerada como produto primário final da decomposição de matéria orgânica por bactérias heterotróficas (diretamente de proteínas ou de outros compostos nitrogenados). O NH4OH não dissociado é tóxico, mas o íon não é perigoso.
A toxicidade do NH4OH varia não somente com o pH, mas também com a temperatura, oxigênio dissolvido, dureza e conteúdo de sais da água. A importância da amônia está na sua assimilação pelo fitoplâncton com menor gasto energético que a assimilação de nitrato.
Assinale a alternativa ERRADA.
a)	Os íons amônio são mais reativos do que os nitratos, devido a sua alta energia química.
b)	Em condições ácidas, a porcentagem de hidróxido de amônio, NH4OH, aumenta.
c)	A amonificação de biotas em decomposição resulta em produto primário.
d)	O gás amônia (NH3) dissolve-se em água e forma hidróxido de amônio (NH4OH).
Gab: B
Questão 19 - (UEM PR/2010) 
A quantidade de oxigênio dissolvida na água é um importante indicador da qualidade da água. Sobre os processos químicos e biológicos que ocorrem na água, na presença e na ausência de oxigênio, é correto afirmar que
01.	as bactérias aeróbicas consomem o oxigênio dissolvido na água para oxidar a matéria orgânica e satisfazer suas necessidades energéticas.
02.	a dissolução de oxigênio na água é um processo endotérmico, então quanto menor a temperatura da água menor será a quantidade de oxigênio dissolvida.
04.	em águas que contém teor suficiente de oxigênio, a matéria orgânica biodegradável que contém carbono, hidrogênio, nitrogênio, enxofre e fósforo é convertida em CO2, , H2O, , e fosfatos, pela ação das bactérias anaeróbicas.
08.	os nutrientes nitrogênio e fósforo contribuem para a poluição da água, pois aceleram o crescimento de plantas aquáticas, como as algas flutuantes.
16.	o tratamento de água coletada de rios e lagos, em estações de tratamento de água municipais para consumo humano, geralmente envolve o uso do gás cloro, que atua como esterilizante.
Gab: 17
Questão 20 - (ENEM/2010) 
 
Um agricultor, buscando o aumento da produtividade de sua lavoura, utilizou o adubo NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) com alto teor de sais minerais. A irrigação dessa lavoura é feita por canais que são desviados de um rio próximo dela. Após algum tempo, notou-se uma grande mortandade de peixes no rio que abastece os canais, devido à contaminação das águas pelo excesso de adubo usado pelo agricultor.
Que processo biológico pode ter sido provocado na água do rio pelo uso do adubo NPK?
a)	Lixiviação, processo em que ocorre a lavagem do solo, que acaba disponibilizando os nutrientes para a água do rio.
b)	Acidificação, processo em que os sais, ao se dissolverem na água do rio, formam ácidos.
c)	Eutrofização, ocasionada pelo aumento de fósforo e nitrogênio dissolvidos na água, que resulta na proliferação do fitoplâncton.
d)	Aquecimento, decorrente do aumento de sais dissolvidos na água do rio, que eleva sua temperatura.
e)	Denitrificação, processo em que o excesso de nitrogênio que chega ao rio é disponibilizado para a atmosfera, prejudicando o desenvolvimento dos peixes.
Gab: C
Questão 21 - (ENEM/2010) 
 
O fósforo, geralmente representado pelo íon de fosfato , é um ingrediente insubstituível da vida, já que é parte constituinte das membranas celulares e das moléculas do DNA e do trifosfato de adenosina (ATP), principal forma de armazenamento de energia das células. O fósforo utilizado nos fertilizantes agrícolas é extraído de minas, cujas reservas estão cada vez mais escassas. Certas práticas agrícolas aceleram a erosão do solo, provocando o transporte de fósforo para sistemas aquáticos, que fica imobilizado nas rochas. Ainda, a colheita das lavouras e o transporte dos restos alimentares para os lixões diminuem a disponibilidade dos íons no solo. Tais fatores têm ameaçado a sustentabilidade desse íon.
Uma medida que amenizaria esse problema seria:
a)	Incentivar a reciclagem de resíduos biológicos, utilizando dejetos animais e restos de culturas para produção de adubo.
b)	Repor o estoque retirado das minas com um íon sintético de fósforo para garantir o abastecimento da indústria de fertilizantes.
c)	Aumentar a importação de íons fosfato dos países ricos para suprir as exigências das indústrias nacionais de fertilizantes.
d)	Substituir o fósforo dos fertilizantes por outro elemento com a mesma função para suprir as necessidades do uso de seus íons.
e)	Proibir, por meio de lei federal, o uso de fertilizantes com fósforopelos agricultores, para diminuir sua extração das reservas naturais.
Gab: A
Questão 22 - (ENEM/2010) 
 
O despejo de dejetos de esgotos domésticos e industriais vem causando sérios problemas aos rios brasileiros. Esses poluentes são ricos em substâncias que contribuem para a eutrofização de ecossistemas, que é um enriquecimento da água por nutrientes, o que provoca um grande crescimento bacteriano e, por fim, pode promover escassez de oxigênio.
Uma maneira de evitar a diminuição da concentração de oxigênio no ambiente é:
a)	Aquecer as águas dos rios para aumentar a velocidade de decomposição dos dejetos.
b)	Retirar do esgoto os materiais ricos em nutrientes para diminuir a sua concentração nos rios.
c)	Adicionar bactérias anaeróbicas às águas dos rios para que elas sobrevivam mesmo sem o oxigênio.
d)	Substituir produtos não degradáveis por biodegradáveis para que as bactérias possam utilizar os nutrientes.
e)	Aumentar a solubilidade dos dejetos no esgoto para que os nutrientes fiquem mais acessíveis às bactérias.
Gab: B
2
3
3
2
10
 
 
3,3
4
10
 
 
4,3
3
10
 
 
2,5
2
10
 
 
1,0
1
fígado
 
de
 
grama
unidades
mista
 
oxidase
 
da
 
média
 
Atividade
gaiola
 
da
 
Número
-
-
-
-
´
´
´
´
÷
÷
ø
ö
ç
ç
è
æ
O
H
2
N
N
H
N
H
N
O
O
H
O
H
H
N
N
N
H
2
 
 
+
4
NH
+
4
NH
-
3
HCO
-
3
NO
2
4
SO
-
)
PO
(
3
4
-
mol
/
g
80
 
 
 
 
48
16
3
 
O
 
átomos
 
3
4
 
 
1
 
 
4
 
 
H
 
átomos
 
4
28
 
 
14
 
 
2
 
 
N
 
átomos
 
2
NO
NH
3
4
ï
î
ï
í
ì
=
×
Þ
=
×
Þ
=
×
Þ
%
35
%
100
80
28
N
%
=
×
=

Continue navegando