Buscar

ATIDADE 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade 1
Matéria: Introdução ao Estudo do Direito
Professor: Fernando H.R. de Godoy
Aluno : Marlan Geronimo
RA:28393
Curso : Direito - Noturno
O povo babilônico foi o primeiro a apresentar uma codificação de leis, que foi o chamado código de Hamurabi. Mas apesar de possuírem leis codificadas o direito babilônico era considerado muito cruel e violento. Uma das provas da crueldade do direito babilônico é que era admitido:
Tortura para conseguir a confissão dos réus.
Código de Processo Penal sem garantias processuais
Lei de Talião (olho por olho, dente por dente) 
Resp: C - O Código de Hamurabi contribui para a sua época e de alguma maneira não deixa de estar presente até hoje, pois há países em que até os dias de hoje prevalece a máxima olho por olho dente por dente, isso quando é lembrado o aspecto penal que previa a pena de morte para compensar supostos crimes cometidos.
Não haver direito de recurso da decisão de um Juiz
Nenhuma das anteriores.
A base do direito dos povos antigos como os egípcios, babilônicos e hebreus era a:
A vontade popular.
O direito natural.
A religião.
Resp: C - Todas as explicações no direito antigo proviam de deus, se a colheita não fosse boa, deus não estava gostando, chove-se bem para uma boa colheita deus estava gostando, se trovejava era deus, com o costume de tudo vir diretamente de deus fundou-se no direito arcaico um caráter mais religioso, como oferenda aos deuses e sacrifícios, a justiça era obra de deus.
A arte.
Nenhuma das Anteriores.
Antes da existência do direito o que predominava era um estado de caos, onde era impossível as relações humanas, o que alguns teóricos chamavam de Estado de Natureza. Então o direito é criado com a finalidade de:
Ser um conjunto de regras que com o intuito de regular as relações humanas a fim de que se permita uma vida em comunidade.
Resp. A O Código de Hamurabi que tem uma grande importância histórica, pois foi a primeira legislação escrita de que se tem notícia, além desse aspecto histórico, apresenta alguns artigos de uma incrível justiça. Não somente o talião está presente no Código de Hamurabi, mas também disposições de um alto valor humanitário, conforme o trabalho tentou mostrar. Outro ponto faz com que essa legislação seja analisada de uma maneira menos preconceituosa é o fato de a Bíblia apresentar fragmentos que são extremamente parecidos com o Código de Hamurabi.
A visão sobre essa legislação tem que deixar de ser apenas histórica e passar a considerar que, com certeza, essa foi uma fonte de Direito, ainda que com os seus inúmeros defeitos, mas defeitos esses que não podem esconder as grandes previsões que lá estão contidas, pois como negar a existência de um direito contratual, a previsão de artigos que regulavam profissões, entre outros pontos que vêm a confirmar a sua importância. Sobre o direito contratual, quão evoluído era para uma primeira legislação a previsão de que poderia haver rescisão contratual.
Impossível também é negar que existia um certo humanitarismo, mesmo sendo em um pequeno número de artigos, mas lá está presente. O palácio real assumia responsabilidades de indenizar as pessoas quando constatado que elas eram beneficiárias, existia uma indenização para a família da pessoa que viesse a falecer. Nisso entra uma suposta previdência social, ou seja, direitos humanos de segunda dimensão. Também há o fato de a classe social mais privilegiada pagar mais por serviços do que as outras classes.  A conclusão que o trabalho pretende alcançar é mostrar que O Código de Hamurabi apesar de ter na maior parte dos duzentos e oitenta e dois artigos aspectos taliônicos, também existe um aspecto humanitário e que dá uma contribuição para o Direito. Não se quer inventar nada, apenas mostrar que o Código de Hamurabi não é apenas o talião e que a partir disso não se tenha a visão de essa legislação ser a primeira e que todas as penas têm sua máxima no olho por olho dente por dente.  
Uma forma de dar mais importância a religião.
Legitimar o poder dos reis.
Permitir que a guerra de todos contra todos continue, mas que existam penas e sansões para os derrotados.
Garantir a existência dos Estados Nações.
O que é jurisprudência.
É a decisão arbitraria do juiz de primeira instância, baseada nas suas convicções pessoais.
É o conjunto de decisões proferidas pelos tribunais de segunda instância em casos concretos.
Resp: A Jurisprudência surgiu com o direito romano mas ganhou importância com o common law inglês, que foi desenvolvido para ir contra os costumes locais que não eram comuns. Para combater isso o rei enviava juízes que presidiam aos júris e constituiu um sistema de regras e tribunais separados. O direito inglês apresenta-se como direito jurisprudencial, como um direito casuístico, ou case law, em que predomina a regra do precedente, temperada pela aplicação do princípio da equidade.
São ordens diretas vindas do órgão máximo do poder judiciário brasileiro, o Supremo Tribunal Federal.
São trabalhos teóricos desenvolvidos por estudiosos do Direito, que visam à interpretação das leis e dos preceitos jurídicos.
É outro nome dado para as leis escritas e codificadas.
A norma fundamental do ordenamento jurídico brasileiro é:
As ordenações manuelinas, que foram as primeiras leis que chegaram ao Brasil, quando ele ainda era colônia de Portugal.
O ato institucional 5 (o AI5) de 1969.
As leis ordinárias.
A lei de introdução ao Direito Brasileiro
A constituição Federal do Brasil de 1988.
Resp: E - A Supremacia da Constituição Federal de 1988 frente ao Ordenamento Jurídico Brasileiro tem demonstrado a relevância da supremacia de tal Constituição, ... A Constituição Federal Brasileira foi promulgada em 1988 sendo um conjunto de normas com a finalidade de reger, organizar o Estado Brasileiro.

Outros materiais

Outros materiais