Buscar

ANTROPOLOGIA exercicio da AULA 02 corrigido

Prévia do material em texto

Disciplina: SDE0636 - ANTROP. CULTURAL 
	Período Acad.: 2018.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		As Ciências Naturais dedicam-se à compreensão dos fenômenos da natureza. Enquanto as Ciências Sociais se dedicam aos fenômenos da sociedade, ou seja criados pelo homem em suas relações sociais. Dito isto, é correto afirmar que:
	
	
	
	Nas chamadas Ciências Naturais os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicados dentro de absoluto controle e em condições de laboratório.
	
	
	Nas chamadas Ciências Sociais os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicados dentro de absoluto controle e em condições de laboratório.
	
	
	Nas chamadas Ciências Naturais os fenômenos podem ser percebidos, mas não divididos, classificados e explicados com absoluto controle e em condições de laboratório.
	
	
	Nas chamadas Ciências Naturais os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicados dentro de relativo controle e em condições de laboratório.
	
	
	Nas chamadas Ciências Sociais os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicados dentro de relativo controle e em condições de laboratório.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		Qual são as principais dificuldades encontradas pelas Ciências Sociais?
	
	
	
	Conseguir isolar as causas e as motivações exclusivas de um fenômeno
	
	
	Reproduzir as condições de controle de um fenômeno porque operam por repetição
	
	
	Descobrir as semelhanças entre todas as coisas vivas para estudá-las como um todo
	
	
	Entender como regulada por regras ou leis de origem natural e com validade universal
	
	
	Possuir a natureza como objeto de investigação com precisão e objetividade
	
	
	
	
		
	
		3.
		Sobre a diferença entre as Ciências Sociais e as Ciências Naturais, é correto afirmar que:
	
	
	
	a matéria-prima da ciência social, portanto, é todo o conjunto de fatos que se repetem e têm uma constância verdadeiramente sistêmica, já que podem ser vistos, isolados e, assim, reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório.
	
	
	a matéria-prima da ciência social, portanto, é todo o conjunto de fatos que se repetem e têm uma constância verdadeiramente sistêmica, fenômenos complexos, situados em planos de casualidade e determinação complicados.
	
	
	a matéria-prima da ciência social, portanto, é todo o conjunto de fatos que não se repetem e não têm uma constância verdadeiramente sistêmica, fenômenos complexos, situados em planos de casualidade e determinação complicados.
	
	
	a matéria-prima da ciência natural, portanto, é todo o conjunto de fatos que não se repetem e não têm uma constância verdadeiramente sistêmica, fenômenos complexos, situados em planos de casualidade e determinação complicados.
	
	
	a matéria-prima da ciência natural, portanto, é todo o conjunto de fatos que não se repetem e não têm uma constância verdadeiramente sistêmica, já que não podem ser vistos, isolados e, assim, reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		Os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicado dentro de relativo controle em um laboratório.
	
	
	
	ciências humanas
	
	
	ciências ideográficas
	
	
	ciências sociais
	
	
	ciências naturais
	
	
	Sociologia das ciências
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
		Sobre a diferença entre as Ciências Sociais e as Ciências Naturais, é correto afirmar que:
	
	
	
	as Ciências Sociais estudam principalmente fatos simples, feitos pelos homens em suas relações sociais e culturais cotidianas.
	
	
	as Ciências Naturais estudam fatos simples e complexos, feitos pelos homens, que podem ser reproduzidos em circunstâncias específicas.
	
	
	as Ciências Sociais estudam apenas fatos simples, feitos pelos homens em suas relações sociais e culturais cotidianas.
	
	
	as Ciências Naturais estudam fatos simples, eventos que presumivelmente têm causas simples e são facilmente isoláveis.
	
	
	as Ciências Naturais estudam fatos complexos, eventos que presumivelmente têm causas complexas e não são facilmente isoláveis.
	
	
	
	
		
	
		6.
		A desigual distribuição de terras no Brasil, com o prevalecimento de latifúndios, muitos deles improdutivos, indica um dos problemas políticos mais sérios e que exige urgente encaminhamento democrático para alcançar a justiça social. Podemos chamar isso de
	
	
	
	um fenômeno antropológico que tem com ênfase nas características físico-biológicas das populações humanas.
	
	
	um fenômeno social que estão bem perto de nós que permite uma aproximação entre o sujeito e o objeto de estudo.
	
	
	Um fenômeno que por ter simplicidade, sincronia e repetitividade que podem descrito pelas ciências naturais.
	
	
	um fenômeno que pertence às coisas passíveis de serem submetidas a uma objetividade total (os objetos do mundo da natureza).
	
	
	um fenômeno que ultrapassa nosso entendimento do porquê da exploração do homem pelo homem na sociedade brasileira.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		7.
		Como ciência, a Antropologia possui paradigmas e referenciais teóricos próprios. Marque a opção que NÃO está de acordo com esses paradigmas e referenciais teóricos.
	
	
	
	Seus métodos de trabalho adotam os pressupostos das Ciências Naturais.
	
	
	Preocupa-se em revelar os fatos da natureza e da cultura.
	
	
	É a ciência que estuda o homem, suas produções e seu comportamento.
	
	
	Preocupa-se em revelar os aspectos sócio-culturais.
	
	
	O seu interesse está no homem como um todo, o ser biológico e o ser cultural.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		A sociedade moderna se caracteriza por ser uma sociedade científica. Isso significa dizer que ela está estruturada a partir do conhecimento racional científico. Assim, o modo de vida moderno espelha as descobertas e orientações das Ciências em suas duas grandes áreas: as Ciências Naturais e as Ciências Sociais. Dito isto, é correto afirmar que:
	
	
	
	Nas chamadas Ciências Naturais as condições de percepção, classificação e interpretação são simples e os resultados em geral têm consequências na mesma proporção das ciências sociais.
	
	
	Nas chamadas Ciências Naturais as condições de percepção, classificação e interpretação são complexas, mas os resultados em geral não têm consequências na mesma proporção das ciências sociais.
	
	
	Nas chamadas Ciências Sociais as condições de percepção, classificação e interpretação são complexas, mas os resultados em geral não têm consequências na mesma proporção das ciências naturais.
	
	
	Nas chamadas Ciências Sociais as condições de percepção, classificação e interpretação são simples, mas os resultados em geral não têm consequências na mesma proporção das ciências naturais.
	
	
	Nas chamadas Ciências Naturais as condições de percepção, classificação e interpretação são simples, mas os resultados em geral não têm consequências na mesma proporção das ciências sociais.

Continue navegando