Buscar

quimica dos materias modificado

Prévia do material em texto

1.
		A Ciência dos Materiais é a área da atividade humana associada com a geração e com a aplicação de conhecimentos que estão relacionados entre si. Os principais aspectos que devem estar relacionadas entre si visando às suas propriedades e aplicações dos materiais estão descritas na opção:
	
	
	
	
	 
	todas as opções estão erradas
	
	
	somente a estrutura de formação
	
	
	formatação e processamento
	
	 
	composição, estrutura e processamento
	
	
	formação estrutural e geometria
	
	
	
		2.
		A história da civilização proporcionou ao homem da época a ocorrência de avanços nas técnicas de produção de peças e artefatos. Os resultados foram satisfatórios e proporcionavam melhores condições de vida. O conhecimento de técnicas de fundir e moldar os metais trouxe muitos avanços na vida cotidiana do homem pré-histórico. A sequência correta das Idades das civilizações é:
	
	
	
	
	 
	Idades do Cobre/Bronze/Ferro
	
	
	Idades da Pedra/Bronze/Ferro
	
	
	Idades da Pedra/Ferro/Bronze/Cobre
	
	
	Idades da Rocha/Ferro/Ouro/Ferro
	
	 
	Idades da Pedra/Cobre/Bronze/Ferro
	
	
	
		3.
		A Idade do Bronze representou uma fase de avanço tecnológico, uma vez que este material passou a substituir o cobre. A técnica empregada na metalurgia dos bronzes contemplavam com a matéria-prima as ligas de Cu com vários outros elementos, incluindo o Sn, Al, Si e Ni. Na época, pode-se afirmar que uma das propriedades importantes do bronze era:
	
	
	
	
	 
	ter maior dureza do que o Cu, bem como boa resistência à oxidação
	
	
	não ser utilizado como feramenta de corte, arma e na arte
	
	
	ser de dificil o processo extrativo
	
	
	a Idade do Cobre antecede a do Bronze
	
	
	na composição das ligas de cobre só continha o Sn
	
	
	
		4.
		Na história da civilização antiga foi percebido que na época da Idade do Cobre, mesmo com a técnica de derreter e moldar este metal, que o mesmo não substituiu a manufatura de armas e ferramentas feitos com pedra, pois este material ainda proporcionava lâminas de corte superiores. Considerando a época em questão, tal fato deve-se:
	
	
	
	
	 
	o processo de produção ser ineficiente
	
	
	pela falta de mão-de-obra especializada
	
	
	não ser um material de fácil extração
	
	
	representar um alto custo
	
	 
	por ser uma material muito macio e não ideal como ferramenta de corte
	
	
	
		5.
		Ao longo da História, diferentes civilizações se organizaram em grupos, e buscavam diversas formas de sobrevivência, muita das vezes, utilizando os recursos disponíveis na natureza. Considerando o processo evolutivo da humanidade ao longo dos séculos, assinale a opção que melhor descreve algumas das principais Idades da história das civilizações:
	
	
	
	
	 
	Somente a Idade da Pedra Lascada
	
	
	Idade do Ouro / Idade da Rocha
	
	
	Idade do Bronze / Idade da Cristalização
	
	 
	Idade da Pedra / Idade do Cobre
	
	
	Idade dos Metais / Idade da Pedra
	
	
	
		6.
		A composição química e estrutura atômica proporcionam a alguns materiais propriedades semelhantes, fazendo com que estes possam ser classificados em categorias. Os materiais que possuem um grande número de elétrons deslocalizados, propiciando as propriedades de condutividade elétrica e de calor, a não transparência, boa resistência mecânica e ductilidade são os:
	
	
	
	
	 
	Polímeros
	
	
	Materiais avançados
	
	 
	Metais
	
	
	Cerâmicas
	
	
	Compósitos
	
	
	
		7.
		A partir da Segunda Grande Guerra Mundial, os polímeros sintéticos assumiram definitivamente seu lugar na indústria, constituindo uma opção de menor custo quando comparados aos seus correspondentes naturais. Assim como ocorre com os metais e cerâmicos, as propriedades mecânicas dos polímeros são uma função dos elementos estruturais e da microestrutura criada. Considerando as características dos polímeros, assinale a opção que NÃO está correta.
	
	
	
	
	 
	Os polímeros termorrígidos são conformáveis plasticamente apenas em um estágio intermediário de sua fabricação. O produto final é duro e não amolece mais com o aumento da temperatura.
	
	
	O petróleo e o gás natural são as duas principais matérias primas para a produção de plásticos.
	
	 
	Os elastômeros são polímeros que se deformam plasticamente, porém não apresentam deformação elástica se não forem aquecidos.
	
	
	Os materiais poliméricos são geralmente leves, isolantes elétricos e térmicos, flexíveis e apresentam boa resistência à corrosão e baixa resistência ao calor.
	
	
	Os polímeros termoplásticos podem ser repetidamente conformados mecanicamente desde que aquecidos.
	
	
	
		8.
		Certamente um dos desafios do engenheiro projetista é determinar os materiais que estruturarão o que foi idealizado em seu projeto. Sabemos que esta tarefa está condicionada às propriedades físico-químicas dos materiais, como resistência mecânica, condutividade, resistência a corrosão etc. Com relação a classificação geral atual dos materiais adotada em Ciência dos Materiais, identifique a MENOS abrangente.
	
	
	
	
	 
	Cerâmicos.
	
	 
	Fibras.
	
	
	Metálicos.
	
	
	Compósitos.
	
	
	Poliméricos.
		1.
		Uma característica de alguns materiais é a ordem que estes assumem a nível atômico, revelando disposições características e com denominações como cúbico de corpo centrado - CCC, cúbico de face centrada - CFC, hexagonal compacta - HC etc.
Considerando as figuras a seguir, determine a associação CORRETA.
	
	
	
	
	 
	a- CFC; b-CCC e c- HC
	
	
	a- CCC; b- CFC e c-HC
	
	 
	a-HC; b-CCC e c-CFC
	
	
	a- CFC; b- HC e c- CCC
	
	
	a- CCC; b -HC e c-CFC
	
	
	
		2.
		Em relação aos materiais cristalinos e os não-cristalinos (amorfos) podemos afirmar que:
	
	
	
	
	 
	Tanto os materiais cristalinos quanto os amorfos apresentam uma estrutura cristalina organizada que se repete por grande parte do material.
	
	
	Tanto os materiais cristalinos quanto os amorfos não apresentam ordem que se repete por grande parte do material.
	
	
	Os materiais amorfos apresentam uma estrutura cristalina organizada que se repete por grande parte do material. Já os materiais cristalinos não apresentam ordem que se repete a longo alcance.
	
	 
	Os materiais cristalinos apresentam uma estrutura cristalina organizada que se repete por grande parte do material. Já os materiais amorfos não apresentam ordem que se repete a longo alcance.
	
	
	Os materiais cristalinos são aqueles que formam as pedras preciosas e semi-preciosas, enquanto os materiais amorfos podem apresentar estrutura organizada ou desorganizada se repetindo por todo o material.
	
	
	
		3.
		A disposição dos átomos em uma material cristalino apresenta diversas possibilidades de organização, representadas nas 14 combinações conhecidas como REDE DE BRAVAIS.
Considerando a célula cristalográfica da figura, determine quantos átomos a mesma contém.
	
	
	
	
	
	 
	2
	
	
	3
	
	
	1
	
	
	5
	
	 
	4
	
	
	
		4.
		 
Umas das técnicas de identificação de um material é através da difração de raio-X, o que só é possível se o material apresentar algum ordenamento a nível atômico, ou seja, se é um material cúbico de corpo centrado - CCC, cúbico de face centrada - CFC ou hexagonal compacto - HC, entre outras possibilidades.
	
 Considerando a tabela a seguir e a célula cristalográfica da figura anterior, identifique o material cuja cristalografia está melhor representada nesta última.Metal
	Estrutura Cristalina
	Raio Atômico (nm)
	Cromo
	CCC
	0,1249
	Cobre
	CFC
	0,1278
	Cobalto
	HC
	0,1253
	Chumbo
	CFC
	0,1750
	Cádmio
	HC
	0,1490
	
	
	
	
	 
	Chumbo
	
	
	Cádmio
	
	
	Cobalto
	
	 
	Cobre
	
	
	Cromo
	
	
	
		5.
		As ligações químicas representam a união entre os átomos de um mesmo elemento ou de elementos diferentes. No entanto, essas ligações poderão ser influenciadas pelos tipos de união que acontece entre os átomos. É correto afirmar que, dependendo dos átomos que se unem, denominamos as ligações de:
	
	
	
	
	 
	Metálica e Impulsiva
	
	
	Expansiva, Covalente e Metálica
	
	 
	Iônica, Covalente e Metálica
	
	
	Isotópica e Metálica
	
	
	Iônica, Alotrópica e Metálica
	
	
	
		6.
		Qual destas estruturas cristalinas não é encontrada nos metais comuns?
	
	
	
	
	 
	Cúbica simples
	
	
	Cúbica de face centrada
	
	
	N/A
	
	
	Hexagonal compacta
	
	
	Cúbica de corpo centrado
	
	
	
		7.
		O padrão cristalino repetitivo de alguns materiais possibilita a ocorrência do fenômeno de difração de raio-X de uma forma proveitosa, ou seja, através da utilização de uma amostra pulverizada do maior de interesse, poderemos gerar picos de interferência construtiva das pequeníssimas partículas e utilizá-los como uma espécie de assinatura de identificação do material.
Um outro aspecto importante da teoria cristalográfica é a definição de Fator de Empacotamento Atômico (FEA), que expressa a razão entre o volume de átomos no interior de uma célula unitária e o volume da própria célula unitária. 
Considerando a teoria cristalográfica e a definição de FEA, calcule este fator para uma célula cúbica de face centrada (CFC).
 
	
	
	
	
	 
	0,47
	
	
	1,00
	
	
	0,87
	
	
	0,70
	
	 
	0,74
	
	
	
		8.
		A ordenação dos átomos nos sólidos cristalinos indica que pequenos grupos de átomos formam um padrão repetitivo. Desta forma, ao descrever estruturas cristalinas, se torna conveniente subdividir a estrutura em pequena entidades repatitivas, chamadas de:
	
	
	
	
	 
	células cúbicas
	
	 
	células unitárias
	
	
	unidades unitárias
	
	
	células secundárias
	
	
	unidades secundárias
		1.
		No ensaio de tração, traciona-se um corpo de prova cilíndrico até que sofra fratura em uma máquina de tração com velocidade constante. Os valores da carga atuante e das deformações são registrados automaticamente pela máquina em forma de gráfico de carga X deformação, do qual poderão ser retirado diversos valores, exceto:
	
	
	
	
	
	O de carga máxima;
	
	 
	O de escoamento;
	
	
	O de carga de ruptura;
	
	 
	A dureza superficial.
	
	
	O Limite de resistência;
	
	
	
		2.
		Durante o ensaio de tração, o corpo passa pelo regime de deformação elástico (no qual recupera suas dimensões originais após a retirada da carga) e pelo regime de deformação plástica (no qual não recupera suas dimensões originais após a retirada da carga). Para efeito de um projeto, deseja-se que uma peça trabalhe sempre dentro do regime elástico de deformação, sempre recuperando suas dimensões originais. É necessário, portanto, que saibamos a partir de qual tensão o corpo apresentará deformação plástica, o que é denominado de limite de escoamento. No gráfico, esta tensão é interpretada como aquela que corresponde ao ponto a partir do qual o gráfico perde a sua linearidade.
Considerando o gráfico a seguir, assinale a opção CORRETA.
 
 
 
 
	
	
	
	
	
	O material não apresenta regime plástico de deformação.
	
	 
	O material não apresenta regime elástico de deformação.
	
	
	O limite de escoamento é um valor inferior a 150 MPa.
	
	 
	O limite de escoamento é um valor inferior a 200 MPa.
	
	
	A tensão máxima suportada pelo corpo é de 225 MPa aproximadamente.
	
	
	
		3.
		As forças que atuam em um plano perpendicular ao eixo e cada seção transversal tende a girar em relação às outras são denominadas de:
	
	
	
	
	
	Flexão
	
	 
	Cisalhamento
	
	
	Compressão
	
	 
	Torção
	
	
	Ruptura
	
	
	
		4.
		Quando um objeto caracteriza-se por uma deformação permanente do material que o constitui, sem que haja aumento de carga, mas com aumento da velocidade de deformação, trata-se do efeito verificado no Diagrama Tensão x Deformação proveniente da ação de:
	
	
	
	
	
	Flexão
	
	 
	Escoamento
	
	
	Elasticidade
	
	
	Ruptura
	
	
	Cisalhamento
	
	
	
		5.
		O coeficiente de Poisson é a razão entre a deformação:
	
	
	
	
	
	Transversal e longitudinal na região plástica.
	
	 
	Transversal e diagonal na região elástica.
	
	
	Diagonal e longitudinal na região elástica.
	
	 
	Transversal e longitudinal na região elástica.
	
	
	Diagonal e longitudinal na região plástica.
	
	
	
		6.
		O ensaio de tração é muito utilizado em laboratório para se determinar algumas características dos materiais; consiste em submeter o corpo de prova a uma carga uniaxial, que é aumentada gradativamente, e observar a reação do material até sua ruptura. O comportamento é registrado em um gráfico tensão x deformação. Para que os resultados sejam comparáveis em todo o mundo científico, as características de execução deste ensaio, assim como a de outros, são padronizadas.
Considerando o ensaio tração estudado, assinale a opção CORRETA.
	
	
	
	
	
	O corpo de prova utilizado é tratado termicamente.
	
	 
	O corpo de prova utilizado recebe tratamento contra corrosão para não gerar defeitos superficiais durante o ensaio
	
	
	O ensaio é realizado em vácuo.
	
	 
	O corpo de prova utilizado é padronizado.
	
	
	O ensaio é realizado em atmosfera de gás inerte.
	
	
	
		7.
		Utilizando a difração por raio-X, podemos diferenciar um material cristalino de um material amorfo, ou seja, através da utilização de uma amostra pulverizada do material de interesse, poderemos gerar picos de interferência construtiva das pequeníssimas partículas e utilizá-los como uma espécie de assinatura de identificação do material, revelando a natureza do material cristalino; já o material amorfo não apresenta os picos.
Entre os materiais listados nas respostas a seguir, qual apresenta padrão cristalino EM TODA A SUA ESTRUTURA.
	
	
	
	
	
	Madeira.
	
	 
	Água.
	
	
	Borracha.
	
	 
	Aço.
	
	
	Poliestireno.
	
	
	
		8.
		No ensaio de um material através de um corpo de prova será obtido o registro com os dados necessários para compor o gráfico Tensão x Deformação. Os valores das cargas obtidas, que divididos pela área deste corpo de prova, fornecem os resultados das tensões que estão corretos na alternativa:
	
	
	
	
	
	Somente a tensão de ruptura
	
	 
	Somente a tensão máxima
	
	
	A tensão não poderá ser associada a esforço de carga
	
	
	Somente a tensão máxima e de ruptura
	
	 
	A tensão máxima, de ruptura e escoamento
		1.
		Relativo às microconstituintes presentes em um digrama Ferro-Carbono, marque a alternativa Incorreta.
	
	
	
	
	 
	A perlita é formada por camadas alternadas (lamelas) de austenita e cementita.
	
	
	A cementita é uma fase dura e frágil.
	
	
	A ferrita e a austenita possuem diferentes estruturas cristalinas.
	
	
	A perlita possui propriedades mecânicas intermediárias entre a ferrita e a cementita.
	
	
	A ferrita é uma fase dúctil e de baixa dureza.2.
		O desenvolvimento da microestrutura em ligas ferro-carbono é uma função da composição da liga e da taxa de resfriamento. No diagrama de fase a seguir, tem-se na linha vertical a qual estão associadas duas microestruturas representadas esquematicamente. Com relação ao contexto da figura, NÃO PODEMOS AFIRMAR que:
 
 
 
 
	
	
	
	
	 
	A perlita consiste em uma mistura de ferrita e cementita.
	
	 
	Acima da temperatura de 727oC, tem-se a fase denominada de cementita e abaixo, tem-se ferrita e austenita.
	
	
	A microestrura originada é denominada.
	
	
	A liga corresponde a uma liga de composição eutetóide.
	
	
	Acima da temperatura de 727oC, tem-se a fase denominada de austenita e abaixo, tem-se perlita.
	
	
	
		3.
		As Regras das Fases permitem identificar o número de fases microscópicas associadas a determinada condição de estado, fator importante para saber ler e interpretar Diagramas de Equilíbrio. Nessa abordagem, assinale a alternativa correta com a relação a característica de uma Fase:
	
	
	
	
	 
	A interação de duas Fases favorece uma nova propriedade sem diferenciação
	
	
	A condição de estado não considera a temperatura e pressão
	
	
	A composição química e microestrutura são aspectos inexistentes
	
	
	A temperatura, pressão e outras variáveis não descrevem a natureza do material
	
	 
	As propriedades do material alteram-se em função da forma e distribuição das fases
	
	
	
		4.
		A transformação imediata de fase sólida para outra sólida ou vice e versa é qual reação abaixo?
	
	
	
	
	 
	Reação em cadeia carbônica exclusiva
	
	
	Reação isotônica
	
	
	Reação eutética
	
	
	Reação de Muller
	
	 
	Reação Eutetóide
	
	
	
		5.
		Qual tipo de diagrama apresenta limitações  na previsão de fases obtidas em situações fora das condições de equilíbrio?
	
	
	
	
	 
	Diagrama de desequilíbrio
	
	 
	Diagrama de fases
	
	
	Diagrama de Moon
	
	
	Diagrama seccional
	
	
	Diagrama de projeção perfeita
	
	
	
		6.
		Diagramas de fase são gráficos muito utilizados em Engenharia Metalúrgica e de Materiais, nos permitindo determinar quais fases e composições são as mais adequadas aos projetos de Engenharia. Com relação aos diagramas de fase, podemos afirmar, com EXCEÇÂO de:
	
	
	
	
	 
	A determinação de um diagrama de fase é feita experimentalmente através dos seguintes métodos: análise térmica, dilatometria, resistência elétrica, metalografia, difração de raios X.
	
	
	Na elaboração de um diagrama de fase, devemos considerar que com relação aos metais puros, a fusão se dá numa temperatura bem definida e em ligas, numa faixa de temperatura onde se distingue o início e o término da fusão.
	
	
	Os que são utilizados em metalurgia apresentam as fases em equilíbrio a uma dada temperatura e à pressão atmosférica normal.
	
	 
	Nos diagramas de fase encontram-se as fases dos materiais presentes em diversas temperaturas, não dependendo da taxa de resfriamento para a sua ocorrência.
	
	
	Os diagramas de fase são aplicáveis quando o resfriamento do material em questão é lento e contínuo - equilíbrio estável.
	
	
	
		7.
		O reflexo da constância das características das fases com o tempo, é definido como:
	
	
	
	
	 
	equilíbrio unitário
	
	 
	equilíbrio das fases
	
	
	equilíbrio estático
	
	
	equilíbrio proprietário
	
	
	equilíbrio sazonal
	
	
	
		8.
		As representações gráficas das fases presentes em um sistema em função da temperatura, pressão e composição, são a definição de:
	
	
	
	
	 
	Curva de projeção decadente
	
	
	Projeção de diagrama
	
	
	Diagrama de Lineu
	
	 
	Diagrama de fases
	
	
	Diagrama aleatório
		1.
		O Tratamento Térmico Recozimento está diretamente associado a três estágios importantes que lhe conferem propriedades importantes as peças. Na abordagem apresentada sobre tratamento, verifique as opções descritas a seguir: l - Recuperação; II - Estabilização do Grão III - Recristalização IV - Cristalização do Grão V - Crescimento do Grão Com relação ao tratamento térmico citado anteriormente, assinale a opção correta que descreve os estágios existentes no mesmo:
	
	
	
	
	 
	III e IV
	
	
	Somente II
	
	 
	I, III e V
	
	
	I, II e lV
	
	
	II, III e IV
	
	
	
		2.
		No Tratamento Térmico o fator tempo é primordial, uma vez que a obtenção de resultado desejável dependerá muito das dimensões da peça e da microestrutura desejada. Observa-se que quanto maior o período de tempo utilizado no tratamento, será viável obter-se melhor segurança para atingimento da fase com a completa dissolução da mesma e para a obtenção da microestrutura específica. A temperatura depende do tipo de material e da transformação de fase ou microestrutura desejada. O tratamento que visa reduzir a dureza do aço, aumentar a usinabilidade, facilitar o trabalho a frio está correto na opção:
	
	
	
	
	 
	Laminação
	
	
	Normalização
	
	
	Forjamento
	
	 
	Recozimento
	
	
	Têmpera
	
	
	
		3.
		Tratar termicamente um aço significa, a grosso modo, aquecê-lo a altas temperaturas e resfriá-lo com diversas possibilidades de taxa de resfriamento. Entre os objetivos comuns dos tratamentos térmicos PODEMOS citar:
	
	
	
	
	 
	Diminuição da espessura.
	
	
	Alteração da cor do aço.
	
	 
	Remoção de tensões.
	
	
	Diminuição do volume.
	
	
	Alteração da rugosidade superfícial do aço.
	
	
	
		4.
		Das alternativas abaixo, qual NÃO diz respeito a um fator que influencia o tratamento térmico:
	
	
	
	
	 
	Velocidade do Resfriamento
	
	
	Temperatura
	
	
	Tempo
	
	 
	Número de elementos químicos
	
	
	Atmosfera
	
	
	
		5.
		Na análise da Curva de Temperatura de uma determinada peça observou-se a mudança nas microestruturas presentes na composição. Em determinado ponto da referida curva aconteceu um resfriamento rápido e como consequência o surgimento de um produto transformado. Quais os produtos obtidos quando da transformação por resfriamento rápido ?
	
	
	
	
	 
	Martensita com dureza inferior da Perlita
	
	 
	Martensita com dureza superior da Perlita
	
	
	Perlita com dureza superior a Austenita
	
	
	Austenita com dureza proporcional a Perlita
	
	
	Martensita com dureza igual a Austenita
	
	
	
		6.
		Para que servem os tratamentos térmicos de materiais?
	
	
	
	
	 
	Alterar as microestruturas e como consequência, reduzir as propriedades mecânicas dos materiais.
	
	 
	Alterar as microestruturas e como consequência as propriedades mecânicas dos materiais.
	
	
	Alterar as microestruturas e como consequência, aumentar as propriedades mecânicas dos materiais.
	
	
	Alterar as microestruturas e a ductibilidade dos materiais.
	
	
	Alterar o tamanho dos grãos e como consequência as propriedades mecânicas dos materiais.
	
	
	
		7.
		Assinale a alternativa correspondente aos objetivos dos tratamentos térmicos de materiais.
	
	
	
	
	 
	Remoção das tensões internas; diminuição da dureza; remoção da resistência a corrosão.
	
	
	Remoção das tensões internas; diminuição da dureza; aumento da resistência a corrosão.
	
	
	Remoção das tensões externas; diminuição da dureza; remoção da resistência a corrosão.
	
	
	Remoção das tensões internas; aumento da dureza; remoção da resistência a corrosão.
	
	
	Remoção das tensõesexternas; aumento da dureza; remoção da resistência a corrosão.
	
	
	
		8.
		No Tratamento Térmico Martêmpera na composição existente a martensita obtida apresenta-se uniforme e homogênea, diminuindo a facilidade de sofrer riscos e trincas. No entanto, após a martêmpera é necessário que a peça submeta-se a um outro tratamento térmico denominado:
	
	
	
	
	 
	Revenimento
	
	
	Normalização
	
	
	Têmpera
	
	
	Recristalização do Grão
	
	
	Austenização
	
		1.
		Qual o nome dado ao processo quando ocorre um conjunto de várias unidades de repetição, denominados monômeros, cuja reação irá gerar uma cadeia definida nesta estrutura molecular ?
	
	
	
	
	 
	Hibridização
	
	
	Revenimento
	
	
	Crosslink
	
	 
	Polimerização
	
	
	Cristalização
	
	
	
		2.
		Tratamento térmico em aços é um conjunto de operações que consistem em aquecer o material e resfriá-lo. Neste contexto, existem diversos parâmetros de relevância, com EXCEÇÃO de:
	
	
	
	
	 
	Tempo de permanência na temperatura a partir da qual ocorre o resfriamento.
	
	
	Taxa de resfriamento.
	
	 
	Tempo de manutenção na temperatura ambiente após obtenção da microestrutura final.
	
	
	Temperatura a partir da qual ocorre o resfriamento.
	
	
	Atmosfera em que o resfriamento/aquecimento ocorre.
	
	
	
		3.
		Para se observar a natureza das muitas propriedades sensíveis à microestrutura dos materiais de engenharia, precisaremos estudar como a microestrutura é desenvolvida, ou seja, que microestrutura deverá existir em determinada temperatura para determinada composição do material. Para tanto, utilizamos os diagramas de transformação de fases e tratamentos térmicos.
Analisando o gráfico a seguir, PODEMOS afirmar que:
	
	
	
	
	 
	As linhas pontilhadas indicadas por A, B, C, D, E e T indicam tratamentos térmicos através de resfriamentos com etapas isotérmicas.
	
	 
	As linhas pontilhadas indicadas por A, B, C, D, E e T indicam tratamentos térmicos através de resfriamentos contínuos.
	
	
	700oC corresponde a temperatura inicial de todas as possibilidades de tratamento térmico.
	
	
	O diagrama revela possibilidades típicas e exclusivas de ligas Fe-C.
	
	
	Todas as linhas pontilhadas indicam tratamentos que resultaram na mesma microestrutura, pois o estagio final de todos está associado ao material sólido.
	
	
	
		4.
		Na classe dos aços, encontramos os aços inoxidávis ou o mais popular, aços inox que na sua composição elementar apresenta, Fe( Ferro), C ( carbono) e Cr(cromo), este material é utilizado na produção de talheres,parafusos,corrimões e estruturas que irão ficar exposta a um longo tempo na presença de oxigênio. Em relação ao texto qual a propriedade marcante deste material.
	
	
	
	
	 
	Resistência a oxidação
	
	
	Super Condutor
	
	
	Isolante elétrico
	
	
	Isolante térmico
	
	
	Transparente
	
	
	
		5.
		Qual das seguintes microestruturas presentes em uma liga de aço não é composta pelas fases ferrita e cementita?
	
	
	
	
	 
	Cementita globulizada
	
	
	Bainita
	
	
	Perlita grosseira
	
	 
	Martensita
	
	
	Perlita fina
	
	
	
		6.
		Marque a alternativa que indique a matéria prima principal na obtenção do ferro fundido e aço
	
	
	
	
	 
	Ferro gusa
	
	
	Carbono
	
	
	Cal
	
	
	Água
	
	
	Ferro velho.
	
	
	
		7.
		Os tratamentos termoquímicos são realizados em condições ambientais que promovem uma modificação parcial da composição química do material com o objetivo fundamental de aumentar a dureza e a resistência ao desgaste na superfície. Os tratamentos termoquímicos mais importantes são, EXCETO
	
	
	
	
	 
	cementação
	
	
	carbonetação
	
	 
	lixiviação
	
	
	cianetação
	
	
	nitretação
	
	
	
		8.
		Em relação à composição química, qual a principal diferença entre os aços e os ferros fundidos?
	
	
	
	
	 
	Os aços e os ferros fundidos apresentam a mesma quantidade de carbono, porém os aços apresentam outros elementos de liga em menores proporções.
	
	
	Os ferros fundidos são formados apenas pelo elemento ferro, enquanto os aços apresentam certa quantidade de carbono;
	
	
	Os aços apresentam maiores quantidades de carbono que os ferros fundidos;
	
	 
	Os ferros fundidos apresentam maior quantidade de carbono que os aços;
	
	
	Os aços necessitam de outros elementos de liga, enquanto os ferros fundidos são formados apenas por ferro e carbono;
		1.
		O aquecimento da peça de aço acima da zona crítica e seu rápido resfriamento é denominado de têmpera. A estrutura que se obtém é acicular, ou seja, assemelhando-se a agulhas. O Material obtido possui alta resistência mecânica, necessitando em algumas situações de tratamento térmico para alívio das tensões microestruturais. Com relação têmpera, só PODEMOS afirmar que geralmente a mesma atua:
	
	
	
	
	 
	Diminuindo a dureza.
	
	 
	Aumentando a dureza do aço.
	
	
	Diminuindo as tensões internas quando o material é resfriado a altíssimas taxas.
	
	
	Diminuindo à resistência a tração.
	
	
	Aumentando a ductilidade
	
	
	
		2.
		Os aços podem ser classificados segundo as normas da SAE (Society of Automotive Engineers - EUA, nas quais uma possibilidade de classificação inclui a nomenclatura "SAE 10XX" para aços carbono, ou seja, sem elementos de liga, onde XX representa o teor de carbono no aço em questão.
Com relação a esta nomenclatura, assinale a alternativa CORRETA.
	
	
	
	
	 
	O aço SAE 1020 possui 0,02% de C.
	
	 
	O aço SAE 1020 possui 0,20% de C.
	
	
	O aço SAE 1080 possui 0,20% de C.
	
	
	O aço SAE 1020 possui 8,00% de C.
	
	
	O aço SAE 1020 possui 2,00% de C.
	
	
	
		3.
		Nos tratamentos térmicos em aços-carbonos comuns, a(o):
	
	
	
	
	 
	revenido sempre gera aumento de dureza
	
	 
	objetivo da martêmpera é diminuir o risco de empeno e trincamento
	
	
	recozimento pleno diminui o tamanho de grão quando comparado com a normalização.
	
	
	dureza após têmpera diminui com o aumento do teor de carbono do aço tratado
	
	
	perlita se transforma em martensita quando resfriada rapidamente
	
	
	
		4.
		Atualmente, consideram-se aços aço, consideramos todas as ligas Fe-C com teores de C inferiores a 2,11%. As propriedades destas ligas podem ser modificadas através da adição de elementos de liga, que podem aumentar a resistência mecânica dos aços, a resistência à corrosão, a estabilidade microestrutural a altas temperaturas, entre outras características. Entre os elementos abaixo e suas atuações como elementos de liga, assinale a opção INCORRETA.
	
	
	
	
	 
	A presença de elementos de liga muda a posição das linhas dos diagramas de fase Fe-Fe3C.
	
	
	O S e P são elementos que fragilizam o aço.
	
	 
	A Ag, embora seja um elemento nobre e portanto caro, é comumente utilizada para aumentar a resistência do aço.
	
	
	O Mn e Si são considerados ¿calmantes¿ dos aços.
	
	
	Alguns elementos de liga atuam como estabilizadores da austenita e ferrita.
	
	
	
		5.
		Um engenheiro precisa especificar dois aços entre aqueles que possui de tal forma a ter um aço de menor dureza e outro de maior dureza possíveis. Sabendo-se que a dureza é uma função do teor de Carbono, escolha a opção CORRETA, considerando-se respectivamente os aços de menor e maior dureza.
	
	
	
	
	 
	Aço SAE1080 e açoSAE1006
	
	
	Aço SAE1006 e aço SAE1008
	
	
	Aço SAE1080 e aço SAE1070
	
	 
	Aço SAE1006 e aço SAE1080
	
	
	Aço SAE1070 e aço SAE1080
	
	
	
		6.
		O advento do aço representou uma das maiores revoluções tecnológicas já vistas na humanidade, permitindo a construção de estruturas de maior porte, capazes de suportar cargas não consideradas compatíveis às edificações. Como aço, consideramos todas as ligas Fe-C com teores de C inferiores a 2,11%, podendo ocorrer em sua microestrutura a presença de várias impureza. Com relação aos aços, assinale a opção INCORRETA.
	
	
	
	
	 
	O S, o Si, o P e o Al e o Au são impurezas normais nos aços.
	
	
	Os aços com concentração de carbono entre 0 e 2,11%, com impurezas normais desta liga, são considerados aços carbono comuns.
	
	
	Aços de baixa liga são aqueles que possuem elementos de liga em concentração inferiores a 5,0%.
	
	
	Aços de alta liga são aqueles que possuem elementos de liga em concentração superiores a 5,0%.
	
	
	A presença de elementos de liga muda a posição das linhas dos diagramas de fase Fe-Fe3C.
	
	
	
		7.
		Para realizar a proteção das instalações da casa de máquinas de um parque aquático, deseja-se construir uma grade de aço, que será pintada de branco posteriormente, e que tem como objetivo manter as crianças que frequentam o parque distantes. Tendo em mente que o parque encontra-se deficitário, que há um esforço para se reduzir os custos e que não há maiores exigências estruturais ou físico-químicas associadas a esta aplicação, determine o aço MAIS ADEQUADO a ser utilizado.
	
	
	
	
	 
	Aço martensítico.
	
	
	Aço austenítico.
	
	 
	Aço carbono.
	
	
	Aço ferrítico.
	
	
	Aços PH.
	
	
	
		8.
		Um engenheiro trabalha em uma produção de objetos metálicos e constantemente precisa especificar aços adequados a aplicações específicas. No caso em questão, houve a necessidade de a especificação de um aço para fabricação de um tanque a ser utilizado em armazenagem de produto químico. Entre os aços a seguir citados, aponte o que MELHOR se encaixa nesta função.
	
	
	
	
	 
	Aço austenítico.
	
	
	Aço carbono simples.
	
	
	Aços Ph.
	
	
	Aço ferrítico.
	
	
	Aço martensítico.
		1.
		A corrosão pode ser classificada de acordo com a origem como um fenômeno eletroquímico, químico ou mesmo microbiológico. Com relação a esta classificação, identifique a opção CORRETA.
	
	
	
	
	 
	Na corrosão química, o meio não é iônico e a corrosão se dá em material metálico/não metálico a temperaturas elevadas por gases ou vapores.
	
	
	Na corrosão química, os microorganismos presentes na água e no ar promovem as diversas reações químicas baseado nas quais este tipo de corrosão é classificado.
	
	
	Na reação eletrolítica, a corrente elétrica se desenvolve através do meio gasoso que envolve o material em questão.
	
	
	Na corrosão eletrolítica, os eletrólitos são responsáveis pela degradação do material, não havendo a presença de corrente elétrica.
	
	
	Na corrosão microbiológica, a presença de microorganismos inibe o processo de corrosão já em andamento.
	
	
	
		2.
		O conceito para um determinado material que descreve sobre: " É a deformação plástica que ocorre em materiais sujeitos as tensões constantes e temperaturas elevadas", está correto na alternativa:
	
	
	
	
	 
	Fluência
	
	
	Fadiga
	
	
	Dúctil
	
	
	Corrosão
	
	
	Frágil
	
	
	
		3.
		A deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do meio, podendo estar ou não associado a esforços mecânicos. É conceito de:
	
	
	
	
	 
	Fratura
	
	
	Fadiga
	
	 
	Corrosão
	
	
	Fluência
	
	
	Têmpera
	
	
	
		4.
		Alguns aços resistentes à corrosão são suscetíveis à precipitação de carbonetos ao longo dos contornos de grãos, quando aquecidos em uma determinada faixa de temperaturas, entre 400 e 900 °C. Esse fenômeno pode provocar
	
	
	
	
	 
	um tipo de corrosão, denominado corrosão intergranular, ocorrendo, principalmente, nos aços inoxidáveis austeníticos.
	
	
	um tipo de corrosão localizada, causada pela ação de íons negativos de cloro, denominada corrosão por pites, ocorrendo somente nos aços inoxidáveis austeníticos.
	
	
	a fragilização, devido à difusão do hidrogênio, denominada fragilidade pelo hidrogênio, ocorrendo, em geral, nos aços inoxidáveis ferríticos.
	
	
	um tipo de corrosão, denominado corrosão intergranular, ocorrendo, principalmente, nos aços inoxidáveis martensíticos.
	
	
	a fragilização, devido à difusão do hidrogênio, denominada fragilidade pelo hidrogênio, ocorrendo, em geral, nos aços inoxidáveis martensíticos.
	
	
	
		5.
		Com relação aos custos indiretos decorrentes da corrosão podemos citar:
	
	
	
	
	 
	Mão de obra e equipamentos
	
	 
	Atrasos, litígios, multas, indenizações, desgaste da imagem, danos ambientais, custos compensatórios.
	
	
	Reposição de partes corroídas, perda de produtividade.
	
	
	Uso de materiais para prevenir a corrosão.
	
	
	Inspeção, manutenção e reparos.
	
	
	
		6.
		O processo de fratura é normalmente súbito e catastrófico, podendo gerar grandes acidentes. No modo frágil podemos afirmar que:
	
	
	
	
	 
	Este tipo de trinca é denominado estável porque ela para de se propagar, a menos que haja um aumento da tensão aplicada no material.
	
	
	O processo de desenvolve de forma relativamente lenta à medida que a trinca propaga.
	
	
	O material se deforma muito antes de fraturar e o processo de propagação da trinca pode ser muito lento.
	
	 
	O material se deforma pouco antes de fraturar e o processo de propagação da trinca pode ser muito veloz.
	
	
	O material se deforma substancialmente antes de fraturar.
	
	
	
		7.
		A "fratura por fadiga" ocorre quando submetemos os materiais a esforços abaixo do limite de resistência do material, em regime cíclico ao logo de um grande período de tempo. Com relação a este tipo de fratura, PODEMOS afirmar:
	
	
	
	
	 
	Através do tratamento superficial para a criação de tensões compressivas, diminui-se a probabilidade de falha do componente através de fratura por fadiga.
	
	
	Quanto maior o valor médio da tensão aplicada ao componente, maior é a vida útil do mesmo.
	
	
	A maior parte das trincas que iniciam o processo de falha se origina no interior do material.
	
	
	A carbonetação é um tratamento superficial que confere menor dureza superficial ao aço e que pode ser utilizado para diminuir a probabilidade de falha do componente através de fratura por fadiga.
	
	
	Através do polimento superficial, não alteramos a probabilidade de falha do componente através de fratura por fadiga.
	
	
	
		8.
		O processo de corrosão de um material é a deterioração de um material ou das suas propriedades, devido à reação com o meio envolvente. Para ocorrer a corrosão, são necessários alguns fatores combinados de reações do material quando da exposição ao meio. Considerando o texto apresentado, assinale a opção correta que descreva a área onde ocorrerá as reações de oxidação do metal:
	
	
	
	
	 
	Área do Circuito Metálico
	
	
	Área do Eletrólito
	
	
	Área Catódica
	
	 
	Área Anódica
	
	
	Área de Corrosão
		1.
		Um determinado material tem como características a excelente laminação, considerado um metal comercialmente puro com teores de 99,0%, apresentando baixa dureza, uma boa fusibilidade, além de pode ser reciclado. Apesar da matéria-prima principal ser de fácil extração,o processo de transformação exige muita energia. Assinale a opção correta que descreve o nome deste material considerado na classificação dos Não Ferrosos e a cite a sua matéria prima de origem, respectivamente ?
	
	
	
	
	 
	Polímero e Xisto
	
	
	Alumínio e Bainita
	
	
	Ferro e Ferrita
	
	
	Aço inxodável e Carbeto
	
	 
	Alumínio e Bauxita
	
	
	
		2.
		O tratamento térmico de têmpera é comumente utilizado na indústria mecânica para aumentar a dureza de componentes frabicados de aço. Quando o processo de têmpera produz tensões residuais internas no material, essas são aliviadas através de outro tratamento térmico, denominado revenido, o qual além de aliviar tensões aumenta:
	
	
	
	
	 
	preserva as propriedades mecânicas do material
	
	
	aumenta a fragilidade do material
	
	
	torna o material menos resistentes aos choques
	
	
	aumenta a dureza do material
	
	 
	aumenta a ductibilidade do material
	
	
	
		3.
		Com relação ao alumínio e ao cobre, assinale a opção incorreta.
	
	
	
	
	 
	A maior parte do alumínio produzido atualmente é extraído da bauxita.
	
	 
	O cobre é obtido da natureza em seu estado nativo (in natura) ou a partir de minérios. Possui estrutura cristalina CCC.
	
	
	Os EUA e o Canadá são os maiores produtores mundiais de alumínio. O Brasil tem a terceira maior reserva do minério do mundo, localizada na região amazônica.
	
	
	Na obtenção do cobre a partir da calcosita e da calcopirita, que são os minerais sulfurados, é preciso eliminar o enxofre através do processo de ustulação.
	
	
	O cobre é um metal de aparência avermelhada e ponto de fusão de 1083°C.
	
	
	
		4.
		Considerando-se o processo de austenitização dos Aços ao Carbono, associe:
I- Martensita          (    ) Resfriamento lento  ;                       
II- Bainita              (    ) Resfriamento rápido  ; 
III- Perlita             (    ) Resfriamento moderado    
                             (    ) Resfriamento ao ar
                             (    ) Resfriamento em água
                 
 
 
	
	
	
	
	 
	II, I, III, II, I
	
	
	III, II, II, III, I
	
	
	II, I, II, III, I
	
	 
	III, I, II, II, I
	
	
	III, II, III, III, II
	
	
	
		5.
		O recozimento pleno tem como objetivo principal:
	
	
	
	
	 
	aumentar a resistência a abrasão diminuindo a dureza
	
	
	aumentar a resistência à tração
	
	
	diminuir a usinabilidade
	
	 
	diminuir a dureza, aumentando a usinabilidade
	
	
	aumentar a dureza e diminuir a tenacidade
	
	
	
		6.
		O principal objetivo do tratamento térmico de Revenido nos Aços é:
	
	
	
	
	 
	aumentar a tenacidade a fratura do aço temperado
	
	
	promover a esferadização da cementita
	
	
	aumentar a resistência tração
	
	
	diminuir a dureza dos aços após a têmpera
	
	
	evitar as trincas de têmpera
	
	
	
		7.
		O alumínio apresenta diferenças de propriedades físicas e químicas que levam a diferenças de sua soldagem em comparação com a de outros metais. O processo mais usado para juntas de menor espessura, utilizando usualmente argônio, Hélio ou misturas de ambos como gases de proteção é o processo de soldagem:
	
	
	
	
	 
	Por fusão
	
	
	Por oxi acetileno
	
	 
	TIG
	
	
	MIG/MAG
	
	
	Por fricção
	
	
	
		8.
		Quanto as ligas de alumínio, qual a alternativa abaixo está INCORRETA:
	
	
	
	
	 
	Excelente maquinabilidade
	
	
	Resistência Mecânica variando de 9 a 70kgf/mm2
	
	 
	São sempre menos resistentes que o aço, não favorecendo ao projetista na análise da relação Peso-Resistência.
	
	
	Grande resistência à Corrosão
	
	
	Excelente condutibilidade Térmica e Elétrica
	
		1.
		Uma liga de cobre muito utilizada é o cobre prata tenaz, que é uma liga que contém de 0,02 a 0,12% de prata que pode ser adicionada intencionalmente ou estar naturalmente contida na matéria-prima e possui uma estrutura homogênea já que, para esses teores, a prata permanece totalmente solubilizada no cobre.
Com relação as características do cobre prata tenaz, NÂO podemos citar:
	
	
	
	
	 
	O cobre prata tenaz apresenta alta resistência ao amolecimento pelo aquecimento.
	
	
	O cobre ligado desta forma pode ser usado na construção mecânica, especificamente na fabricação de aletas de radiadores de automóveis e outros trocadores de calor.
	
	 
	A presença da prata nestes teores afeta a condutividade elétrica e torna a liga de cobre um semicondutor.
	
	
	O cobre ligado a prata nos teores de 0,02 a 0,12% de prata mantém, em altas temperaturas, a resistência mecânica obtida pelo encruamento.
	
	
	Esta liga de cobre possui resistência à fluência - em temperaturas relativamente elevadas - mais altas do que a maioria dos cobres de alta condutividade (90 a 100% IACS).
	
	
	
		2.
		Entre as diversas possibilidades de ligas de cobre, podem-se citar as denominadas ligas nobres, que são ligas de cobre com baixíssimo teores de outros elementos; neste tipo de liga, os teores de todos os elementos de liga somados não ultrapassam 2%.
A função desses elementos, como o cádmio e o cromo, é aumentar a resistência mecânica do cobre sem reduzir muito sua condutividade elétrica. Em alguns casos, são necessários tratamentos térmicos para aumentar a resistência mecânica dos cobres ligados.
Com relação às características das ligas de cobre, de uma forma geral podemos afirmar com EXCEÇÂO de:
	
	
	
	
	 
	Possuem elevada condutividade elétrica
	
	 
	Possuem ponto de fusão elevado
	
	
	Possuem tendência a se tornar frágil a altas temperaturas
	
	
	Possuem elevado coeficiente de expansão térmica
	
	
	Possuem elevada condutividade térmica
	
	
	
		3.
		O cobre-telúrio, assim como o cobre-enxofre e o cobre-selênio (Cu-Se), combinam alta condutividade elétrica com boa usinabilidade. O telúrio, assim como o enxofre e o selênio, forma com o cobre compostos estáveis.
Com relação as características da liga Cu-Te, NÂO podemos citar:
 
	
	
	
	
	 
	Na construção elétrica, o Cu-Te é usado na fabricação de terminais de transformadores e de interruptores, contatos e conexões.
	
	
	A presença destas partículas não provoca aumento acentuado de dureza e nem a diminuição sensível da condutividade elétrica.
	
	 
	- O cobre é um metal de difícil usinagem e a adição de telúrio não altera sobremaneira esta característica.
	
	
	A presença destas partículas facilita a usinagem do cobre, na medida em que as partículas dispersas de telureto de cobre (Cu2Te) na matriz de cobre favorecem a quebra do cavaco durante o corte do metal, reduzindo o atrito entre o cavaco e a ferramenta.
	
	
	O telúrio fica disperso na matriz de cobre como partículas finamente dispersas.
	
	
	
		4.
		Os materiais formados normalmente por compostos orgânicos; formados por grandes moléculas através de ligações covalentes e forças secundárias; possuem baixa densidade, alta resistência específica e são extremamente flexíveis; são classificados como:
	
	
	
	
	 
	Compósitos.
	
	
	Cerâmicas.
	
	 
	Polímeros.
	
	
	Mestais.
	
	
	Materiais avançados.
	
	
	
		5.
		A principal diferença na realização dos tratamentos térmicos de Recozimento e Normalização é:
	
	
	
	
	 
	O meio de aquecimento
	
	
	O tempo de permanência na temperatura de Austenitização
	
	 
	O tempo de resfriamento e o Tamanho de grão
	
	
	Tamanho de grão
	
	
	O tempo deresfriamento
	
	
	
		6.
		Engenheiro:
Aprendemos que a utilização de Diagramas de Equilíbrio está restrito a taxas de resfriamento baixas, sendo assim você foi apresentado aos Diagramas TTT, que consideram as transformações de fases para taxas de resfriamento de moderadas à elevadas. Como as Propriedades Mecânicas dos materiais e a sua utilização industrial estão diretamente relacionadas com o aparecimento das novas fases presentes, é muito importante que você conheça bem o nome dos Tratamentos Térmicos que a elas estão associadas.
 
	
	
	
	
	 
	A Dureza obtida na letra A e menor que a obtida em T
	
	
	Letra B = Tratamento Térmico de Normalização
	
	 
	Todas as opções estão corretas.
	
	
	Letra T e E = Têmpera
	
	
	Letra A = Tratamento Térmico de Recozimento;
	
	
	
		7.
		Devido à elevada afinidade para o oxigênio, não é costume encontrá-lo como substância elementar, mas, sim, em formas combinadas tal como o óxido.
Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, especialmente na aeronáutica. Entretanto, a elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção reduzem, sobremaneira, o seu campo de aplicação. No entanto, o baixo custo para a sua reciclagem aumenta o seu tempo de vida útil e a estabilidade do seu valor.
Com relação ao alumínio, NÃO podemos afirmar:
	
	
	
	
	 
	O Brasil tem a terceira maior reserva do minério no mundo, localizada na região amazônica.
	
	
	Nas regiões tropicais e subtropicais, onde o desgaste das rochas é mais intenso, existe a maior parte dos grandes depósitos de bauxita, sobretudo perto da superfície.
	
	 
	Hoje, os Estados Unidos e o Canadá são os maiores produtores mundiais de alumínio depois do Brasil.
	
	
	A maior parte do alumínio produzido atualmente é extraído da bauxita.
	
	
	Em relação à qualidade, as bauxitas brasileiras são do tipo trihidratado, o que permite a produção de alumina a preços mais competitivos.
	
	
	
		8.
		A barra de direção de um caminhão feita com aço Carbono SAE 1045 rompeu após o veículo ter percorrido 100.000. Em conseqüência ocorreu um grave acidente. Na hora do acidente, a velocidade do caminhão era moderada, a carga estava dentro dos limites previstos e o programa de manutenção estava em dia. Num caso como este, qual o mecanismo de fratura mais provável?
	
	
	
	
	 
	Fratura por corrosão sob tensão
	
	 
	Fratura por Fadiga iniciada por um provável defeito superficial originário do tratamento térmico.
	
	
	Fratura por Fluência
	
	
	Fratura dútil por sobrecarga
	
	
	Fratura frágil por sobrecarga
Ultima prova
	1a Questão (Ref.: 946867)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O aço revolucionou a construção civil quando no início do século XIX aproximadamente começou a ser utilizado ostensivamente como elemento estrutural na construção de grandes arranha céus; como metal, possui como uma de suas principais características a cristalinidade de sua estrutura atômica, ou seja, possui um padrão de repetição microestrutural em três dimensões. Considerando as características dos metais, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	Os metais são excelentes condutores de eletricidade e calor e não são transparentes à luz.
	 
	Os metais apresentam alta resistência a corrosão, representando a melhor opção para ambientes como plataformas marítimas.
	
	A coloração dos metais varia de acordo com o elemento químico ou elementos químicos que entram em sua composição.
	
	Os metais são geralmente obtidos em altos fornos, onde podemos não só controlar sua pureza como também adicionar outros elementos, originando ligas.
	
	Diversos metais possuem alta resistência mecânica, além de serem deformáveis, sendo muito utilizados em aplicações estruturais.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 946786)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A composição química e estrutura atômica proporcionam a alguns materiais propriedades semelhantes, fazendo com que estes possam ser classificados em categorias. Os materiais que possuem um grande número de elétrons deslocalizados, propiciando as propriedades de condutividade elétrica e de calor, a não transparência, boa resistência mecânica e ductilidade são os:
		
	
	Polímeros
	
	Materiais avançados
	
	Compósitos
	 
	Metais
	
	Cerâmicas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 947273)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma característica de alguns materiais é a ordem que estes assumem a nível atômico, revelando disposições características e com denominações como cúbico de corpo centrado - CCC, cúbico de face centrada - CFC, hexagonal compacta - HC etc.
Considerando as figuras a seguir, determine a associação CORRETA.
		
	
	a- CCC; b -HC e c-CFC
	
	a- CCC; b- CFC e c-HC
	 
	a-HC; b-CCC e c-CFC
	
	a- CFC; b-CCC e c- HC
	
	a- CFC; b- HC e c- CCC
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 946893)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um modelo físico muito comum e de fácil entendimento para explicar a constituição da estrutura da matéria é o átomo de Bohr, que considera a estrutura atômica como uma miniatura do sistema solar , ou seja, composto de NÚCLEO (sol) em órbitas circulares ou elípticas onde se localizam os ELÉTRONS (planetas). Considerando a teoria atômica relacionada ao modelo anteriormente mencionado, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	Vários materiais cerâmicos possuem como base de agregação atômica a ligação iônica.
	
	Na ligação metálica, os elétrons são compartilhados por vários átomos. Assim admite-se que o átomo encontra-se constantemente no estado de perder, ganhar e dividir elétrons-valência com os átomos adjacentes.
	
	Na ligação covalente, um átomo compartilha seus elétrons com outros átomos adjacentes.
	
	Na ligação iônica, os átomos dos elementos de valência facilmente liberam esses elétrons, tornando-se íons carregados positivamente.
	 
	Na ligação de Van der Waals, ocorre influência mútua das ondas eletrônicas estacionarias, ocorrendo compartilhamento dos elétrons de forma semelhante a ligação covalente.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 946733)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O que é limite de escoamento?
		
	
	Tensão que corresponde à carga máxima suportada por um corpo-de prova em um teste de tração.
	 
	Tensão relecionada a uma deformação plástica convencionada.
	
	Tensão necessária para se fraturar um espécime no teste de impacto.
	
	Tensão necessária para se fraturar um corpo-de-prova em um teste de flexão.
	
	Tensão acima da qual a relação entre tensão e deformação é não linear.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 947062)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Durante o ensaio de tração a partir do instante em que a tensão ultrapassa o limite de proporcionalidade, tem-se início a fase plástica. Nesta fase ocorrem deformações crescentes na peça sem acréscimos na tensão. A propriedade descrita é uma das propriedades físicas mais importantes no cálculo das estruturas de aço, pois procura-se evitar que esta tensão seja atingida na seção transversal das barras, como forma de limitar a sua deformação.. O texto refere-se:
		
	
	Ao limite de ruptura
	 
	Ao limite de escoamento
	
	À ductilidade
	
	À resiliência
	
	À dureza superficial
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 947079)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O reflexo da constância das características das fases com o tempo, é definido como:
		
	
	equilíbrio sazonal
	 
	equilíbrio das fases
	
	equilíbrio proprietário
	
	equilíbrio estático
	
	equilíbrio unitário
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 947272)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Complete a frase abaixo com a alternativa correta: "Em baixas temperaturas,quanto___________ o tamanho de grão (TG) maior a resistência mecânica. Já em altas temperaturas, quanto ___________ o TG maior a resistência. "
		
	
	mais alto ; mais baixo é
	
	maior; maior
	
	menor; menor
	
	maior; menor
	 
	menor; maior
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 947083)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Tratamento Térmico Martêmpera na composição existente a martensita obtida apresenta-se uniforme e homogênea, diminuindo a facilidade de sofrer riscos e trincas. No entanto, após a martêmpera é necessário que a peça submeta-se a um outro tratamento térmico denominado:
		
	 
	Revenimento
	
	Normalização
	
	Têmpera
	
	Recristalização do Grão
	
	Austenização
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 947084)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na análise da Curva de Temperatura de uma determinada peça observou-se a mudança nas microestruturas presentes na composição. Em determinado ponto da referida curva aconteceu um resfriamento rápido e como consequência o surgimento de um produto transformado. Quais os produtos obtidos quando da transformação por resfriamento rápido ?
		
	
	Austenita com dureza proporcional a Perlita
	 
	Martensita com dureza superior da Perlita
	
	Martensita com dureza igual a Austenita
	
	Perlita com dureza superior a Austenita
	
	Martensita com dureza inferior da Perlita
	 1a Questão (Ref.: 201303186698)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Se u = (5,4,3) e v = (3,5,7), calcule u + 2v
		
	 
	(11,14,17)
	
	(6,10,14)
	
	(10,8,6)
	
	(13,13,13)
	
	(8,9,10)
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201303228791)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No cálculo numérico podemos alcançar a solução para determinado problema utilizando os métodos iterativos ou os métodos diretos. É uma diferença entre estes métodos:
		
	
	no método direto o número de iterações é um fator limitante.
	
	o método iterativo apresenta resposta exata enquanto o método direto não.
	
	os métodos iterativos são mais simples pois não precisamos de um valor inicial para o problema.
	 
	o método direto apresenta resposta exata enquanto o método iterativo pode não conseguir.
	
	não há diferença em relação às respostas encontradas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201303186692)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma vendedora recebe R$ 1000,00 de salário fixo, mais R$ 0,05 para cada real faturado nas vendas. Sendo x o valor em reais correspondente às vendas mensais da referida vendedora, expresse seu salário em função de x.
		
	
	1000 + 50x
	
	1000
	
	1000 - 0,05x
	 
	1000 + 0,05x
	
	50x
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201303234525)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um aluno no Laboratório de Física fez a medida para determinada grandeza e encontrou o valor aproximado de 1,50 mas seu professor afirmou que o valor exato é 1,80. A partir dessas informações, determine o erro relativo.
 
		
	 
	0,30
	
	0,1266
	
	0,6667
	
	0,2667
	 
	0,1667
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201303186738)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dentre os conceitos apresentados nas alternativas a seguir, assinale aquela que NÃO pode ser enquadrada como fator de geração de erros:
		
	
	Uso de dados de tabelas
	 
	Execução de expressão analítica em diferentes instantes de tempo.
	
	Uso de dados provenientes de medição: sistemáticos (falhas de construção ou regulagem de equipamentos) ou fortuitos (variações de temperatura, pressão)
	
	Uso de rotinas inadequadas de cálculo
	
	Uso de dados matemáticos inexatos, provenientes da própria natureza dos números
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201303317144)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em um método numérico iterativo determinado cálculo é realizado até que o critério de convergência seja satisfeito. Pode ser um critério de parada, considerando ε a precisão:
		
	 
	O módulo da diferença de dois valores consecutivos de x seja menor que a precisão ε
	
	A soma de dois valores consecutivos de x seja menor que a precisão ε
	
	A soma de dois valores consecutivos de x seja maior que a precisão ε
	
	O produto de dois valores consecutivos de x seja maior que a precisão ε
	
	O módulo da diferença de dois valores consecutivos de x seja maior que a precisão ε
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201303228876)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Suponha a equação 3x3 - 5x2 + 1 = 0. Pelo Teorema de Bolzano é fácil verificar que existe pelo menos uma raiz real no intervalo (0,1). Utilize o método da bisseção com duas iterações para estimar a raiz desta equação.
		
	
	0,715
	
	0,687
	
	0,500
	 
	0,625
 
	
	0,750
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201303186815)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A raiz da função f(x) = x3 - 8x deve ser calculada empregando o Método das Secantes. Assim, considerando-se como pontos iniciais x0 = 4 e x1= 2,4, tem-se que a próxima iteração (x2) assume o valor: 
		
	
	2,03
	
	2,43
	
	2,23
	
	1,83
	 
	2,63
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201303186792)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com o método do ponto fixo, indique uma função de iteração g(x) adequada para resolução da equação f(x) = x3 - 4x + 7 = 0
		
	
	7/(x2 + 4)
	
	-7/(x2 + 4)
	
	x2
	
	7/(x2 - 4)
	 
	-7/(x2 - 4)
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201303346613)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A resolução de sistemas lineares pode ser feita a partir de métodos diretos ou iterativos. Com relação a estes últimos é correto afirmar, EXCETO, que:
		
	 
	Sempre são convergentes.
	
	As soluções do passo anterior alimentam o próximo passo.
	
	Existem critérios que mostram se há convergência ou não.
	
	Apresentam um valor arbitrário inicial.
	 
	Consistem em uma sequência de soluções aproximadas
	 1a Questão (Ref.: 201303198128)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	
		
	
Resposta: R:= 4,4690
	
Gabarito: 4,4690
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta aceita.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201303703020)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Matemática traduz as ideias desenvolvidas em diversas ciências, como a Física, a Química e as Engenharias, em uma linguagem algébrica clara, que nos possibilita a manipulação de equações matemáticas e, desta forma, o descobrimento e entendimento dos fenômenos naturais que nos rodeiam. Neste universo de conhecimento matemático, existem as funções que seguem o padrão f(x)=ax2+bx+c, onde "a", "b" e "c" representam números reais, com "a" diferente de zero. Com relação a este tipo de função, PODEMOS AFIRMAR:
		
	 
	Estas funções possuem em suas representações gráficas pontos que são denominados vértice da parábola.
	 
	O coeficiente "a" está relacionado a forma crescente ou decrescente da forma gráfica associada a função.
	
	A forma gráfica destas funções sempre apresentam interseções com o eixo horizontal.
	
	Estas funções apresentam comportamento crescente ou decrescente, porém nunca ambos.
	
	Estas funções são adequadas a representação de fenômenos constantes ao longo do tempo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201303693213)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considere o conjunto de instruções: Enquanto A ≥ B faça A = A - B Fim enquanto Se os valores iniciais de A e B são, respectivamente, 12 e 4, determine o número de vezes que a instrução será seguida.
		
	
	Indefinido
	
	0
	
	2
	
	1
	 
	3
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201303703095)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os métodos numéricos para resolução de equações da forma f(x) = 0, onde f(x) é uma função de uma variável real, consistem em determinar a solução (ou soluções) real ou complexa "c" a partir de processos iterativos iniciados por um valor x0. Com relação às afirmações a seguir, identifique a FALSA.
		
	 
	No método dabisseção, utilizamos o fato de que se f(a).f(b)>0, sendo "a" e "b" as extremidades de um intervalo numérico, então pode-se afirmara que f(x0)=0 para algum valor de x0 neste intervalo.
	
	No método da falsa posição, utiliza-se o teorema do valor intermediário assim como este é utilizado no método da bisseção.
	 
	No método da bisseção, utilizamos o fato de que se f(a).f(b)<0, sendo "a" e "b" as extremidades de um intervalo numérico, então existe pelo menos uma raiz neste intervalo.
	
	No método da falsa posição, existe um critério de parada para os processos reiterados adotados, semelhante ao que podemos verificar em outros métodos numéricos.
	
	No método da bisseção, utilizamos uma tolerância numérica para limitarmos o processo de sucessivas divisões do intervalo onde se considera a existência de uma raiz.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201303197465)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Encontrar a solução da equação diferencial ordinária y' = f ( x, y ) = 3x + 2y + 2 com a condição de valor inicial y (3) = 4. Dividindo o intervalo [3;4] em apenas uma parte, ou seja, fazendo h =1 e, aplicando o método de Euler, determine o valor aproximado de y (4) para a equação dada.
		
	 
	23
	
	22
	
	24
	
	25
	
	21
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201303703119)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em Ciência, é comum nos depararmos com equações em relação as quais devemos determinar raízes por métodos não analíticos, mas sim por métodos numéricos. Entre os métodos famosos, encontra-se o denominado Método de Newton-Raphson, que se baseia em obter sucessivas aproximações da raiz procurada a partir da expressão xn+1=xn- f(x) / f'(x), onde f '(x) é a primeira derivada da função. Considerando estas informações, determine após duas interações o valor da raiz da equação x2+x-6=0 partindo-se do valor inicial x0=1,5. Assinale a opção CORRETA.
		
	
	Não há raiz.
	
	Valor da raiz: 5,00.
	 
	Valor da raiz: 2,00.
	
	Valor da raiz: 3,00.
	
	Valor da raiz: 2,50.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201303642727)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na resolução de sistemas de equações lineares é possívela a utilização de métodos diretos, como o de Gauss-Jordan. Com relação aos métodos diretos é correto afirmar que:
		
	
	Fornecem a solução exata do sistema linear a partir das iterações consecutivas.
	 
	Fornecem a solução exata do sistema linear, se ela existir, a menos de erro de arredondamento.
	
	Nunca fornecem a solução exata do sistema linear, se ela existir, por conta das iterações que ocorrem
	
	Nunca fornecem a solução exata do sistema linear, se ela existir.
	
	Não são adequados para a resolução de sistemas de equações lineares.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201303229096)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em um método numérico iterativo determinado cálculo é realizado até que o critério de  convergência seja satisfeito. Que desigualdade abaixo pode ser considerada um critério de convergência, em que k é a precisão desejada:
 
DADO: considere Mod como sendo o módulo de um número real.
		
	
	todos acima podem ser utilizados como critério de convergência
	 
	Mod(xi+1 - xi) < k
	
	Mod(xi+1 + xi) > k
	
	Mod(xi+1 - xi) > k
	 
	Mod(xi+1 + xi) < k
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201303228750)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Considere a seguinte integral definida . Seu valor exato é 0,25. Determine o erro ao se resolver esta integral definida utilizando o método dos trapézios com quatro intervalos (n=4)
 
DADOS:
 
 
 
03 = 0; 0,253 = 0,015625; 0,503 = 0,125; 0,753 = 0,421875 ; 13= 1
		
	
Resposta: R: erro = 0,2656 - 0,25 = 0,0156
	
Gabarito: Erro = 0,2656 - 0,25 = 0,0156
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta aceita.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201303703177)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em diversas situações associadas a manipulação de funções matemáticas, não conseguimos ou não é prática a obtenção de soluções analíticas de integrais definidas, o que nos conduz a métodos numéricos. Com base naRegra do Retângulo e considerando a função f(x)=x2, obtenha a sua integração no intervalo [0, 1], considerando-o dividido em 2 partes. Expresse o resultado com uma casa decimal e escolha opção CORRETA.
		
	
	Integral = 1,50
	 
	Integral = 1,00
	
	Integral = 0,63
	
	Integral = 0,15
	 
	Integral = 0,31
	Exercício: CCE0291_EX_A1_201403204837 
	Matrícula: 201403204837
	Aluno(a): HELMYR QUEIROZ PEREIRA
	Data: 07/10/2015 09:55:51 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201403381224)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	O aço revolucionou a construção civil quando no início do século XIX aproximadamente começou a ser utilizado ostensivamente como elemento estrutural na construção de grandes arranha céus; como metal, possui como uma de suas principais características a cristalinidade de sua estrutura atômica, ou seja, possui um padrão de repetição microestrutural em três dimensões. Considerando as características dos metais, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	Os metais são excelentes condutores de eletricidade e calor e não são transparentes à luz.
	
	A coloração dos metais varia de acordo com o elemento químico ou elementos químicos que entram em sua composição.
	
	Os metais são geralmente obtidos em altos fornos, onde podemos não só controlar sua pureza como também adicionar outros elementos, originando ligas.
	 
	Os metais apresentam alta resistência a corrosão, representando a melhor opção para ambientes como plataformas marítimas.
	
	Diversos metais possuem alta resistência mecânica, além de serem deformáveis, sendo muito utilizados em aplicações estruturais.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403471742)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Os metais possuem diversas propriedades e características largamente utilizadas na fabricação de aparatos tecnológicos. Uma característica interessante e comumente explorada nos metais é a sua cristalinidade, ou seja, a repetição do padrão de arrumação a nível atômico.
Com relação às características dos metais, é CORRETO afirmar que:
		
	
	Diversos metais possuem baixa resistência mecânica, adequados a aplicações estruturais.
	
	Os metais são geralmente obtidos por processos envolvendo fundição e evaporação.
	
	Os metais são excelentes condutores de eletricidade e calor além de apresentarem transparência à luz.
	 
	Os metais, em sua maioria, apresentam baixa resistência a corrosão.
	
	A composição dos metais varia de acordo com o tratamento térmico a eles imposto.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403471746)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Os materiais cerâmicos com grande especificidade de processamento e utilização são denominados de cerâmicos avançados, entre os quais encontram-se microesferas de óxido de urânio utilizadas em reatores nucleares. Considerando as características dos materiais cerâmicos, assinale a opção que está CORRETA.
		
	
	Os materiais cerâmicos são normalmente combinações de elementos classificados na tabela periódica como semicondutores e isolantes.
	
	Os cerâmicos são macios e geralmente frágeis.
	 
	A cerâmica vermelha e a cerâmica branca são constituídas predominantemente de silicatos hidratados de alumínio.
	
	A argila, embora tratada termicamente como cerâmico, não pode ser considerada um, visto suas propriedades plásticas semelhantes a dos polímeros.
	
	Os cerâmicos possuem baixa resistência ao calor.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403845258)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	A Ciência dos Materiais é a área da atividade humana associada com a geração e com a aplicação de conhecimentos que estão relacionados entre si. Os principais aspectos que devem estar relacionadasentre si visando às suas propriedades e aplicações dos materiais estão descritas na opção:
		
	
	formatação e processamento
	 
	composição, estrutura e processamento
	
	todas as opções estão erradas
	
	somente a estrutura de formação
	
	formação estrutural e geometria
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403466728)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Na indústria eletrônica atual, os semicondutores encontram ampla gama de utilização através da dopagem dos mesmos com elementos adequados, como o Fósforo ou Boro em matriz de Silício, originando propriedades elétricas particularmente interessantes para o controle de corrente elétrica. Considerando as características dos materiais semicondutores, assinale a opção que está CORRETA.
		
	
	As características elétricas dos semicondutores não são alteradas quando acrescentamos impurezas além do Fósforo e Boro em pequenas concentrações.
	 
	Os semicondutores podem ser elementos semimetálicos puros como o silício ou mesmo poliméricos, como são usualmente utilizados atualmente.
	 
	Os materiais semicondutores são isolantes a temperatura ambiente, tornando condutores com o aumento da temperatura.
	
	Recentes pesquisas excluíram a possibilidade de existirem polímeros condutores, o que representaria uma promissora linha de novos produtos na indústria eletrônica.
	
	Os semicondutores apresentam propriedades elétricas notáveis, entre as quais a invariância da resistência elétrica com a temperatura.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403791902)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	De uma forma geral, o desenvolvimento das sociedades deu-se também com a associação dos materiais, assim como compreender que as civilizações antigas foram designadas por sua capacidade de manipular e produzir materiais para atendimento das necessidades. Assinale a alternativa correta que melhor descreve a classificação dos grupos de materiais sólidos:
		
	
	Materiais metálicos, cítricos e poliméricos
	
	Apenas materiais poliméricos
	 
	Materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos
	
	Materiais cerâmicos, granulosos e polimeros
	
	Somente materiais metálicos e cerâmicos
	
	
	Exercício: CCE0291_EX_A2_201403204837 
	Matrícula: 201403204837
	Aluno(a): HELMYR QUEIROZ PEREIRA
	Data: 07/10/2015 10:11:35 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201403947770)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	A disposição dos átomos em uma material cristalino apresenta diversas possibilidades de organização, representadas nas 14 combinações conhecidas como REDE DE BRAVAIS.
Considerando a célula cristalográfica da figura, determine quantos átomos a mesma contém.
	
		
	
	3
	
	5
	
	1
	
	2
	 
	4
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403947822)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	Diversos elementos apresentam ordenação a nível microestrural, o que caracteriza o material cristalino, como mostrado na tabela a seguir.  
	Metal
	Estrutura Cristalina
	Manganês
	Cúbica Simples
	Cobre
	Cúbica de Face Centrada
	Cobalto
	Hexagonal Compacta
	Estanho branco
	Tetragonal de Corpo Centrado
	Cromo
	Cúbico de Corpo Centrado
 Considerando a figura a seguir e a tabela anterior de elementos e suas respectivas estruturas cristalinas, identifique a opção que MELHOR representa o elemento associado à figura.
	
		
	
	Estanho branco
	 
	Cromo
	
	Cobalto
	
	Manganês
	
	Cobre
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403849251)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	Qual o tipo de ligação que é comum em compostos orgânicos e com associação de átomos, por exemplo em materiais poliméricos e diamante ?
		
	
	Ligação Alotrópica
	 
	Ligação Covalente
	
	Ligação Iônica
	
	Ligação Eutetóide
	
	Ligação de Tetravalente
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403849156)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	As ligações químicas representam a união entre os átomos de um mesmo elemento ou de elementos diferentes. No entanto, essas ligações poderão ser influenciadas pelos tipos de união que acontece entre os átomos. É correto afirmar que, dependendo dos átomos que se unem, denominamos as ligações de:
		
	
	Iônica, Alotrópica e Metálica
	
	Expansiva, Covalente e Metálica
	
	Metálica e Impulsiva
	 
	Iônica, Covalente e Metálica
	
	Isotópica e Metálica
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403947930)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	A identificação de padrões de cristalinidade em diversos metais nos permite correlacionar diversos parâmetros micro estruturais, como raio e o comprimento do lado de células unitárias cristalográficas, como na figura a seguir.
	
Considerando as informações presentes na tabela presente nesta questão, escolha a opção que identifica o material associado à célula unitária anterior. 
	Metal
	Raio Atômico (nm)
	Molibdênio
	0,1363
	Ferro (alfa)
	0,1241
	Cromo
	0,1249
	Tungstênio
	0,1371
	Tântalo
	0,1430
		
	
	Ferro (alfa)
	
	Tungstênio
	 
	Molibdênio
	 
	Tântalo
	
	Cromo
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403947865)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	A cristalinidade exemplificada na tabela a seguir é uma característica dos metais que permite algumas técnicas de identificação, entre elas a difração de raio-X. Esta técnica nos permite a obtenção de um espectro de picos característicos, que atua como espécie de "carteira de identidade" do material em questão. Na tabela a seguir, temos algumas associações o tipo de metal e sua estrutura cristalina. 
	Metal
	Estrutura Cristalina
	Manganês
	Cúbico Simple
	Estanho branco
	Tetragonal de Corpo Centrado
	Cobalto
	Hexagonal Compacto
	Cobre
	Cúbico de Face Centrada
	Cromo
	Cúbico de Corpo Centrado
 Considerando a ordenação atômica exposta na figura a seguir, escolha a opção que apresenta um material a ela relacionado.
	
		
	
	Cobalto
	 
	Cobre
	
	Estanho branco
	 
	Cromo
	
	Manganês
	Exercício: CCE0291_EX_A3_201403204837 
	Matrícula: 201403204837
	Aluno(a): HELMYR QUEIROZ PEREIRA
	Data: 07/10/2015 10:33:56 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201403937360)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (2)
	
	A força atuante provoca uma deformação do eixo perpendicular à mesma.
		
	
	Cisalhamento
	
	Tensão
	
	Compressão
	
	Flambagem
	 
	Flexão
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403460695)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (2)
	
	No ensaio de um material através de um corpo de prova será obtido o registro com os dados necessários para compor o gráfico Tensão x Deformação. Os valores das cargas obtidas, que divididos pela área deste corpo de prova, fornecem os resultados das tensões que estão corretos na alternativa:
		
	
	Somente a tensão máxima
	
	A tensão não poderá ser associada a esforço de carga
	
	Somente a tensão máxima e de ruptura
	 
	A tensão máxima, de ruptura e escoamento
	
	Somente a tensão de ruptura
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403937353)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (2)
	
	2) Com respeito às propriedades mecânicas dos materiais, avalie as afirmativas: I - Discordâncias existem em materiais cristalinos devido às imperfeições no cristal. Essas imperfeições possibilitam o escorregamento de planos dentro do cristal. Ii - A movimentação de discordâncias é o principal fator envolvido na deformação plástica de metais e ligas. Iii - A mobilidade de discordâncias pode ser alterada por

Continue navegando