Buscar

Teorias da Administração

Prévia do material em texto

Usuário
	VALMIR FERNANDES
	Curso
	Introdução e Teoria da Administração
	Teste
	ATIVIDADE 3 - QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA
	Iniciado
	03/09/18 17:41
	Enviado
	18/09/18 09:51
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	1 em 1 pontos  
	Tempo decorrido
	352 horas, 9 minutos
	Resultados exibidos
	Todas as respostas, Respostas corretas, Comentários, Perguntas respondidas incorretamente
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	A respeito da teoria contingencial, é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
Uma única forma de organizar a estrutura é suficiente para lidar com as mudanças ambientais.
	
	b. 
Tem como foco o ambiente interno da organização, isolado das influências ambientais.
	
	c. 
Considera a inflluência do ambiente externo na configuração da estrutura da organização.
	
	d. 
A organização não precisa se adaptar ao ambiente externo quando há eficiência produtiva.
	
	e. 
Defende que não há influência do ambiente externo nas questões internas da organização.
	Feedback da resposta:
	A Teoria Contingencial tem como uma das suas principais características a grande adaptabilidade, possibilitando se concentrar nas oportunidades de mercado, estrategicamente rentáveis, em determinado período de tempo.
	
	
	
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Sobre a Escola Burocrática, é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Respostas:
	a.
Enfatizava as rotinas e processos no nível de tarefa para aumentar o controle, mas teve como principal consequência a perda de eficiência e falhas na resolução dos problemas.
	
	b.
Teve como foco diminuir o número de cargos e hierarquias, para incentivar gestão colaborativa e participativa, substituindo a ênfase do controle pelo modelo de comprometimento.
	
	c. 
Enfatizava o trabalho no nível de tarefa, aprimorando os processos das organizações e aumento a eficiência das atividades.
	
	d.
As normas deveriam ser flexíveis e mutáveis, podendo estar restritas a um grupo de trabalhadores que executam determinada tarefa.
	
	e.
Está relacionada à maneira de administrar uma organização com base na racionalidade dos seus processos, para então poder alcançar a maior eficiência possível.
	Feedback da resposta:
	Uma organização burocrática, segundo Weber, deve possuir determinadas características como regras e procedimentos que sejam formais, impessoalidade no tratamento das questões, divisão do trabalho, orientação de carreira, hierarquia de autoridade e seleção formal dos funcionários. O olhar deveria ser mais amplo e não ficar restrito às tarefas ou às questões específicas da produção.
	
	
	
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	A Escola das Relações Humanas trouxe uma grande inovação para a época. Assinale a alternativa correta com relação às ideias dessa Escola.
	
	
	
	
		Respostas:
	a.
Taylor e Ford passaram a aplicar as inovações da Escola de Relações Humanas em suas fábricas, adotando e aperfeiçoando as ideias e conduzindo novos estudos sobre o trabalho em grupo e aspectos motivacionais.
	
	b.
A questão da motivação do indivíduo foi a principal contribuição dessa escola, enquanto que o trabalho em grupo não foi abordado pelos estudiosos dessa Escola.
	
	c.
A principal ideia era que o sentimento dos trabalhadores e a interação social deveriam ser considerados, pois as pessoas eram vistas somente como uma máquina ou uma peça da engrenagem.
	
	d.
Buscou aplicar a gestão por competências, com a implantação de trajetórias de carreiras nas fábricas, além da incoporação de benefícios atrelados aos salários.
	
	e.
Frederick Taylor é o principal pensador, por instituir a remuneração variável, ao recompensar os trabalhadores mais produtivos com maiores salários.
	Feedback da resposta:
	Os pensadores e pesquisadores da Escola das Relações Humanas entendiam que o trabalhador era considerado como uma máquina, e não havia preocupação com a sua individualidade. Estudos realizados na época, como na experiência da fábrica da Western Electrics, no bairro de Hawthorne, em Chicago, fez Elton Mayo, professor de Harvard, concluir que o aspecto individual e a interação social do grupo de trabalhadores influenciavam a produtividade.
	
	
	
Pergunta 4
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	A administração científica trouxe importantes contribuições para a gestão das organizações, cujas ideias permanecem até os dias atuais. As ideias aplicadas por Frederick Taylor foram revolucionárias para a época, sendo pioneiro na aplicação da ciência na administração. Assinale a alternativa que melhor representavam as suas ideias e convicções:
	
	
	
	
		Respostas:
	a.
As tarefas poderiam ser estudadas e parametrizadas, mas as pessoas não seriam capazes de serem treinadas para executar tais tarefas.
	
	b.
Os funcionários deveriam ter visão sistêmica de todo o processo produtivo, para que tenha ciência daquilo que estava sendo produzido.
	
	c. 
Buscou concentrar-se na administração em todos os níveis da fábrica, desde a parte estratégica até as atividades operacionais.
	
	d.
As pessoas deveriam ser o aspecto central do processo produtivo, preocupando-se com as suas expectativas e as necessidades individuais.
	
	e.
Buscou elevar a eficiência da produção industrial, produzindo mais e a custos mais baixos, dando ênfase nas tarefas dos operários.
	Feedback da resposta:
	Taylor se concentrou na questão da produtividade no âmbito das tarefas. Acreditava que poderia haver uma maneira eficiente de produção e, para tanto, aplicou métodos científicos para estudar os tempos e movimentos. Além disso, acreditava que o operário poderia se especializar e, com isso, aumentar a produtividade. O foco do estudo estava na tarefa do chão de fábrica. Aos mais produtivos, poderia haver melhores recompensas, como recompensa à sua produtividade.
	
	
	
Pergunta 5
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Henry Ford foi um empresário que revolucionou a sua época com ideias que repercutiram em todos os setores. Quais foram as principais contribuições do "Fordismo"?
	
	
	
	
		Respostas:
	a.
A produção em massa e a linha de montagem, apesar de aumentar o tempo de montagem, fez diminuir os custos de produção dos carros produzidos.
	
	b.
Os operários eram ouvidos e participavam do planejamento da produção, podendo contribuir para o aumento da eficiência da fábrica.
	
	c. 
A partir da produção de automóveis, passou a produzir carros de cores variadas, para atender as necessidades dos consumidores.
	
	d. 
Aplicou métodos científicos para análise das tarefas dos operários, fazendo estudos sobre tempos e movimentos.
	
	e.
A partir da produção de automóveis, estabeleceu a produção em massa e a linha de montagem, buscando reduzir custos de produção.
	Feedback da resposta:
	O fordismo trouxe como contribuições a linha de montagem, a produção em massa e uso de peças intercambiáveis. O tempo de produção de um carro diminuiu drasticamente, assim como os custos de produção. Adotou também o modelo de produção de cor única (preto) para aumentar a eficiência da produção. Com isso, muitos consumidores passaram a ter acesso ao carro produzido na fábrica de Ford.
	
	
	
Terça-feira, 18 de Setembro de 2018 09h51min33s BRT

Continue navegando