A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
APOL 5 CONTABILIDADE DE CUSTOS E ANALISE FINANCEIRA

Pré-visualização | Página 1 de 1

APOL 5 
Questão 1/5 - Contabilidade de Custos
A questão da apropriação dos custos tende a atender não somente à contabilidade gerencial, mas também à contabilidade societária, principalmente no que tange ao atendimento das leis, decretos e pronunciamentos.
Sabendo-se que o Pronunciamento Técnico CPC 16(R1) determina quais custos devem ser apropriados aos produtos, analise o contexto a seguir:
"Incluem os custos diretamente relacionados com as unidades produzidas ou com as linhas de produção".
Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de custo conceituado anteriormente:
Nota: 20.0
	
	A
	Custo de aquisição dos estoques
	
	B
	Custo de transformação dos estoques
Você acertou!
Gabarito: Os custos de transformação de estoques incluem os custos diretamente relacionados com as unidades produzidas ou com as linhas de produção, como pode ser o caso da mão de obra direta..
Rota da aula 06, página 14.
	
	C
	Custo de transferência dos estoques
	
	D
	Custo de venda dos estoques
	
	E
	Custo de manutenção dos estoques
Questão 2/5 - Análise Estratégica de Custos
Dentro de contabilidade de custos, encontramos vários conceitos relacionados à esses insumos, fazendo com que os profissionais fiquem atentos às mais diversas peculiaridades sobre esse assunto, pois cada empresa possui uma estrutura específica, cabendo a cada situação atuar com um foco específico.
Sobre as abordagens de custos no contexto organizacional, analise o conceito a seguir:
"Tratam-se de custos que já foram pagos, porém algum motivo faz com que a empresa desconsidere esse valor para o futuro, pois algum evento faz com que esse valor já pago deixe de ser aproveitado.".
Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de custo conceituado anteriormente:
Nota: 20.0
	
	A
	Custos perdidos
Você acertou!
Gabarito: Custos perdidos ou sunk costs: Tratam-se de custos que já foram pagos, porém algum motivo faz com que a empresa desconsidere esse valor para o futuro, pois algum evento faz com que esse valor já pago deixe de ser aproveitado.
Rota da aula 06, página 03.
	
	B
	Custos imputados
	
	C
	Custos de reposição
	
	D
	Custos para a decisão
	
	E
	Custos para estoque
Questão 3/5 - Análise Estratégica de Custos
Dentro da contabilidade de custos, podem surgir dúvidas de como classificar os custos, se são variáveis ou fixos, e nesse contexto temos  a mão de obra direta, a qual tende a ser um custo variável.
Sobre a mão de obra direta, assinale a única alternativa verdadeira:
Nota: 20.0
	
	A
	Toda a parte da mão de obra utilizada na produção, incluindo o tempo ocioso, é um custo direto.
	
	B
	O processo de separação entre o tempo de produção e o tempo ocioso é viável mesmo quando o custo para a realização do mesmo for maior que o benefício fornecido pela informação gerada.
	
	C
	Quando não é possível medir a mão de obra, separando o tempo produtivo do tempo ocioso, a mão de obra direta é considerada um custo fixo.
Você acertou!
Gabarito:
I. Todaa parte da mão de obra utilizada na produção é um custo direto, e o tempo ocioso deve ser considerado como custo INDIRETO.
II. Um cuidado que deve ser tomado para a divisão do tempo utilizado na produção do ocioso pode ser INVIÁVEL, pois talvez o custo para realizar tal procedimento seja mais caro que a informação gerada.
IV. Na maioria das empresas, os empregados são contratados com salários FIXOS, conforme previsto na legislação.
V. Caso a empresa considere o valor total da mão de obra direta como custo estrutural ou de determinado setor e não focar no produto, considerará como custo FIXO.
Rota da aula 06, páginas 14-16
	
	D
	Na maioria das empresas, os empregados são contratados com salários variáveis, conforme previsto na legislação.
	
	E
	Caso a empresa considere o valor total da mão de obra direta como custo estrutural ou de determinado setor e não focar no produto, considerará como custo variável.
Questão 4/5 - Contabilidade de Custos
Quando se fala em custeamento, entende-se a forma como a empresa irá contabilizar os seus custos, ou seja, a forma como ela irá tratar os gastos incorridos no processo de fabricação.
Sabendo-se que uma das formas de custeamento é por processos (produção contínua) assinale a única alternativa falsa sobre ela:
Nota: 20.0
	
	A
	Na produção contínua, a empresa trabalha com produtos padronizados.
	
	B
	Na produção contínua, os custos são primeiro alocados à ordem de produção para posteriormente serem distribuídos aos produtos.
Você acertou!
Gabarito: Na produção contínua a apuração dos custos visa principalmente a identificação do custo por departamento ou centro de custo, apurando o valor dos bens ou serviços consumidos em cada centro de atividade durante um período considerado.
Rota da aula 06, página 5.
	
	C
	O custeamento por processo segue a linha de distribuição dos custos de forma igualitária.
	
	D
	As características da produção em massa, foco da produção contínua, possibilitam que os custos sejam alocados aos departamentos.
	
	E
	No custeamento por processo, os produtos são fabricados e somente depois são colocados no mercado.
Questão 5/5 - Análise Estratégica de Custos
Dentre as funções da contabilidade de custos, está a função de fornecer informações com a finalidade de subsidiar decisões. As decisões de reposição de estoques devem ser embasadas pelos valores atuais dos custos de reposição dos estoques, e também pelos valores futuros de reposição.
Nesse sentido, sobre os custos de reposição, analise as assertivas a seguir: 
I. A empresa deve considerar que ao repor seus estoques pode ocorrer variação do custo do produto, pois não existe uma estabilidade de preços por um longo período de tempo.
II. A contabilidade de custos deve estar atenta aos valores de estoques pagos anteriormente, tendo assim meios para comparação com os novos valores a serem pagos para a reposição do estoque.
III. Avaliar o produto considerando o seu custo de reposição é importante principalmente em empresas de setores de mercado em que os preços sofrem constantes oscilações. 
Assinale a resposta correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Está correta somente a assertiva I.
	
	B
	Estão corretas as assertivas I e II.
	
	C
	Está correta somente a assertiva II.
	
	D
	Estão corretas as assertivas II e III.
	
	E
	Todas as assertivas estão corretas.
Você acertou!
Gabarito: alternativa E. Todas as assertivas estão corretas.
Rota 6 - Páginas 7 e 8.