Buscar

Empreendedorismo Unidade 2

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Considere o texto a seguir. 
Os empreendedores são pessoas que defendem suas causas até alcançarem o resultado. Muitas vezes nessa busca encontram regras como barreiras e, as ultrapassam, ou não as respeitam, para alcançarem o que buscam. Assim, alguns autores os consideram rebeldes criativos com causa.Para alcançarem suas realizações muitas vezes não respeitam regras por considera-las barreiras para o alcance de suas metas.
(BIRLEY, S.; MUZYKA, D.F. Dominando os desafios do empreendedor. São Paulo: Makron Books, 2001)
A partir da colocação de Birley e Muzika, considere as seguintes afirmações:
I. A rebeldia do empreendedor é motivada por sua capacidade criativa e visão de futuro.
II. A criatividade do empreendedor é vista como uma rebeldia infantil, uma “birra” da qual as pessoas se afastam.
III. Embora a criatividade seja uma das características marcantes dos empreendedores, para defenderem suas causas e alcançarem seus objetivos eles precisam se rebelar em momentos oportunos.
IV. A rebeldia dos empreendedores pode ser interpretada como uma ruptura com o convencional que permite solucionar problemas.
Agora, assinale a alternativa correta. 
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
b. 
I, III e IV
Resposta Correta:
b. 
I, III e IV
Feedback da resposta:
As alternativas I, III e IV estão corretas e descrevem de forma assertiva o comportamento do empreendedor.
A alternativa II está incorreta, pois ao pensarmos sobre o comportamento do empreendedor, bem como suas característcas, não temos como vinculá-lo a um comportamento infantil e de "birra", sem um posicionamento maduro sobre qualquer situação.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	As características comportamentais apresentadas por Schmitz e Bernardes (2008), colocadas em ação pelos empreendedores, acabam por resultar valor econômico agregado em produtos, processos etc, ou seja, o resultado da aplicação dessas características resulta em desenvolvimento econômico para as nações. 
SCHMITZ, A.L.F.; BERNARDES, J.F. Atitudes empreendedoras e desafios da gestão universitária. In: VIII Colóquio Internacional de Gestão Universitária na América do Sul, 8, 2008, Assunção. Anais... Assunção, 2008. Disponível em: <http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/61474>. Acesso em: 12/03/2018. 
A partir da afirmação, avalie as proposições a seguir:
      I. A criação e inovação de produtos e processos é resultado da ação de características comportamentais de empreendedores de sucesso.
     PORQUE
     II. No desenvolvimento da história da humanidade, o empreendedor tem agregado valor e desenvolvido a economia das sociedades mundiais.
A respeito dessas proposições, assinale a opção correta:
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
e. 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
Resposta Correta:
e. 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
Feedback da resposta:
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
Apesar de serem pontos diferentes ou de não haver semelhança entre comportamento humano e desenvolvimento econômico, o comportamento empreendedor em ação relaciona-se diretamente ao desenvolvimento econômico mundial.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A seguir apresentamos um texto da Revista PEGN o perfil de um empreendedor:
Os segredos do empreendedorismo podem ser descobertos por qualquer pessoa e de qualquer idade. Fundar um negócio e ser patrão de si mesmo, contudo, pode ser mais complicado do que se imagina. Não basta apenas ter uma boa ideia, é preciso entender o mercado e manter-se atualizado, para que o negócio encontre possibilidades de crescimento. O empreendedorismo é um conjunto de comportamentos e hábitos. O empreendedorismo é um conjunto de comportamentos e hábitos. Até pouco tempo, se imaginava que o empreendedor nascia empreendedor, mas hoje é sabido que as características de um empresário de sucesso podem ser adquiridas com capacitação adequada. Quem deseja abrir o próprio negócio deve se informar, antes de mais nada. É preciso conhecer o mínimo a respeito da atividade que se pretende desenvolver e do mercado no qual quer se envolver. Familiarizar-se com aquilo que se deseja vender, seja o que for, é essencial. Ou seja, dominar o ramo de atividade.
Disponível em < https://revistapegn.globo.com/> acesso em 24/04/2018 às 12:40h
Todo empreendedor possui características muito semelhantes entre si e que fazem a diferença em diversos momento, seja diante da rotina ou de alguma ideia inovadora. Com base nas informações e nas características abaixo descritas, determine as que são verdadeiras (V) ou falsas (F):
(   ) Só é empreendedor quem nasce com tal característica, não sendo possível desenvolver o empreendedorismo ao longo da vida.
(   ) O empreendedor está propenso aos riscos, mas direciona a sua atenção na busca de soluções para o alcance de seus objetivos.
(   ) O objetivo de todo o empreendedor é ser milionário antes de qualquer coisa.
(   ) O empreendedor tem extrema facilidade de comunicação e persuasão, sendo muito valorizados pelo senso de liderança, ao qual estimulam os seus pares.
Agora, assinale a alternativa que mostra a sequência correta de alternativas verdadeiras e falsas.
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
b. 
F; V; F; V
Resposta Correta:
b. 
F; V; F; V
Feedback da resposta:
(F) Só é empreendedor quem nasce com tal característica, não sendo possível desenvolver o empreendedorismo ao longo da vida – FALSO, sim é possível desenvolver através de capacitação.
(V) O empreendedor está propenso aos riscos, mas direciona a sua atenção na busca de soluções para o alcance de seus objetivos
(F) O objetivo de todo o empreendedor é ser milionário antes de qualquer coisa – FALSO, pois na verdade o objetivo de todo empreendedor, antes de qualquer coisa, está na vontade de criar algo, de ser criativo e inovador.
(V) O empreendedor tem extrema facilidade de comunicação e persuasão, sendo muito valorizados pelo senso de liderança, ao qual estimulam os seus pares.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia abaixo um texto acerca do perfil empreendedor corporativo:
"Um profissional criativo e inovador, que acredita que é preciso ousar e quebrar barreiras para conseguir resultados. Tem muita vontade de aprender – e aprende na prática. Não sente medo de falhar e, principalmente, sabe tirar os melhores ensinamentos dos erros que cometeu. Age como se fosse dono de parte da empresa e contribui para que ela seja bem-sucedida. A novidade é que esse tipo de profissional não é valorizado somente pelas pequenas e médias empresas. Hoje, as grandes empresas também buscam esse tipo de perfil em seus candidatos. Isso porque eles trazem seu espírito de “start up” para a companhia, fazendo com que mesmo as mais tradicionais sejam arejadas por ideias inovadoras."
(Disponível em https://exame.abril.com.br/blog/sua-carreira-sua-gestao/o-empreendedor-corporativo - Acesso em 03/10/2017.)
Considerando o texto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. O empreendedor corporativo tem a sua atenção direcionada a tudo aquilo que representa a criação de um novo negócio, para o alcance de suas próprias metas.
PORQUE
II. Em outras palavras, se pode dizer que os empreendedores corporativos inspiram as empresas já existentes e as ajudam a sobreviverem no mercado altamente competitivo.
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
b. 
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Resposta Correta:
b. 
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Feedback da resposta:
A asserção I é uma proposição falsa, pois, ao dizer que um empreendedor corporativo tem a sua atenção direcionada a tudo aquilo que representaa criação de um novo negócio, para o alcance de suas próprias metas, na verdade, neste caso, está se referindo a uma característica de um Empreendedor do Próprio Negócio. Característica esta que não foi apontado no texto da Revista Exame.
A asserção II é uma proposição verdadeira, pois percebemos claramente as características de um empreendedor corporativo, alguém que se dedica à sua empresa e que, inclusive, a fortalece no mercado. Tal como podemos perceber no texto da Revista Exame como um todo, mas principalmente nos trechos "Age como se fosse dono de parte da empresa, e contribui para que ela seja bem-sucedida" e "Isso porque eles trazem seu espírito de start up para a companhia, fazendo com que mesmo as mais tradicionais sejam arejadas por ideias inovadoras".
	
	
	
Pergunta 5
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Abaixo apresentamos um texto da ENDEAVOR, sobre o empreendedorismo:
Há apenas alguns anos o termo não fazia nem parte oficial da língua portuguesa. Isso obviamente não quer dizer que não havia empreendedores no milênio passado – na verdade, é por causa dos empreendedores que tudo que conhecemos é dessa forma, desde os primórdios da humanidade. Mas quando virou verbete, o conceito não só passou a existir no dicionário brasileiro, como trouxe consigo novas possibilidades. O crescimento econômico foi meteórico, a geração de empregos também. A tecnologia nos surpreendeu (e continua surpreendendo). A inovação social ampliou o acesso. Temos mais conforto, mais experiências, novas relações com coisas e pessoas e, em geral, mais qualidade de vida por causa de novos negócios e iniciativas. Por isso, é inegável a importância do empreendedorismo nas nossas vidas, assim como a importância de entender o que ele significa.
Disponível em < https://endeavor.org.br/tudo-sobre/empreendedorismo/> acesso em 24/04/2018 às 13:10h
Sobre a importância do empreendedorismo podemos citar que:
I. É imprescindível para o desenvolvimento econômico de um país, devido ao aparecimento de novas empresas e geração de novos empregos.
II. O empreendedor não é responsável somente pelo crescimento econômico, mas também pelo desenvolvimento social de um país.
III. O conceito de empreendedorismo está diretamente ligado ao surgimento de empresas.
IV. O empreendedorismo pode vir de dentro da própria empresa, gerando crescimento e novos produtos
Analisando o que foi exposto, é correto o que se diz em:
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
c. 
I e III, apenas
Resposta Correta:
b. 
I, II e IV, apenas
Feedback da resposta:
I. É imprescindível para o desenvolvimento econômico de um país, devido ao aparecimento de novas empresas e geração de novos empregos. CORRETO
II. O empreendedor não é responsável somente pelo crescimento econômico, mas também pelo desenvolvimento social de um país. CORRETO
III. O conceito de empreendedorismo está diretamente ligado ao surgimento de empresas. INCORRETO - O conceito de empreendedorismo trata não só de empresas, mas como de indivíduos, de comunidades, cidades, regiões, países. Implica a ideia de sustentabilidade.
IV. O empreendedorismo pode vir de dentro da própria empresa, gerando crescimento e novos produtos. CORRETO
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Abaixo apresentamos o texto da Endeavor Brasil sobre empreendedorismo e a sua inegável importância em nosso cotidiano:
Há apenas alguns anos o termo não fazia nem parte oficial da língua portuguesa. Isso obviamente não quer dizer que não havia empreendedores no milênio passado – na verdade, é por causa dos empreendedores que tudo que conhecemos é dessa forma, desde os primórdios da humanidade. Mas quando virou verbete, o conceito não só passou a existir no dicionário brasileiro, como trouxe consigo novas possibilidades. O crescimento econômico foi meteórico, a geração de empregos também. A tecnologia nos surpreendeu (e continua surpreendendo). A inovação social ampliou o acesso. Temos mais conforto, mais experiências, novas relações com coisas e pessoas e, em geral, mais qualidade de vida por causa de novos negócios e iniciativas.
(Disponível em <https://endeavor.org.br/tudo-sobre/empreendedorismo/, acesso em 23/04/2018 às 15:25h)
Considerando as informações apresentadas em relação ao tema, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
      I. O empreendedorismo tem despertado o interesse econômico e social de vários países e tem se mostrado um motor propulsor de desenvolvimento econômico e social
      PORQUE
      II. A capacidade de visão, criação e inovação que levou o homem a desenvolver e encontrar soluções para as necessidades que surgem ao longo dos tempos
A respeito das duas asserções, assinale a opção correta:
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
c. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta Correta:
c. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Feedback da resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
As duas asserções estão corretas, pois temos textos que se completam na ideia e no conceito sobre o empreendedorismo, reforçando, inclusive, o que foi apontado no texto de referência sobre a questão econômica e, também, sobre a capacidade de inovação.
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O texto a seguir aponta algumas características de um empreendedor:
"O primeiro impulso após ter um sonho de empreender é acreditar, e muito além de acreditar é colocar a mão na massa. Trabalhar e trabalhar... Quem acredita que sendo empreendedor vai trabalhar menos está profundamente enganado. Se o que te move a empreender é o pensamento de trabalhar menos, muito provavelmente terá uma grande decepção. Recentemente assisti a um vídeo do grande Silvio Santos, um dos maiores comunicadores e empreendedores que conheço. No vídeo, ele fala de forma bem informal para seus colaboradores, deixa bem claro, entre outras dicas, a que considero mais simples e mais profunda que é: 'Só não segue o objetivo quem acredita que as coisas são fáceis. Todas as coisas são difíceis, todas as coisas tem que ser lutadas. Quando você consegue uma coisa fácil, desconfie, porque ela não é tão fácil quanto parece. Continue trabalhando, continue apostando na sua intuição, continue com os pés no chão. Não se importe com o que sua esposa fala, com que seus filhos falam, com que seus amigos falem. Se importe com o que você vive no dia a dia. Pelo menos foi assim que eu conseguir ir de camelô a banqueiro.' (Silvio Santos)."
Texto de Ricardo Veríssimo, disponível em: www.administradores.com.br/artigos/negocios/as-diferencas-entre-o-empreendedor-e-o-gestor/65492/> acesso em 03/10/2017).
Considerando o texto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. Um empreendedor está sempre à procura de novas oportunidades, sendo incansável e fazendo de tudo para que seus projetos aconteçam, pensando e repensando diversas vezes se for o caso.
PORQUE
II. Calculam os riscos, assumindo cada um de seus projetos e, se necessário, fazem o sacrifício que for para alcançar seus objetivos, inclusive “botar a mão na massa”.
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
d. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
Resposta Correta:
d. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
Feedback da resposta:
A asserção I é verdadeira, pois percebemos características específicas de um empreendedor, tal como a busca de oportunidades, iniciativa e persistência. Tal como podemos perceber ao longo do texto apresentado e também em trechos como "O primeiro impulso após ter um sonho de empreender é acreditar, e muito além de acreditar é colocar a mão na massa. Trabalhar e trabalhar..."
A asserção II é verdadeira, sendouma justificativa da I, pois completa as características de um empreendedor, principalmente naquilo que diz respeito ao comprometimento e aos riscos calculados. Tal como podemos perceber ao longo do texto e em trechos como "Continue trabalhando, continue apostando na sua intuição, continue com os pés no chão. Não se importe com o que sua esposa fala, com que seus filhos falam, com que seus amigos falem. Se importe com que você vive no dia a dia. Pelo menos foi assim que eu conseguir ir de camelô a banqueiro."
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O empreendedorismo tem despertado o interesse econômico e social de vários países e tem se mostrado um motor propulsor de desenvolvimento devido a suas características inovadoras e arrojadas, predispondo ao crescimento econômico e social destes.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
      I. A figura do empreendedor torna-se necessária aos desafios apresentados pela abertura dos mercados mundiais
      PORQUE
      II. O empreendedor acaba se tornando um agente das inovações tecnológicas em constante e acelerada mutação
A respeito das duas asserções, assinale a opção correta:
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
c. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta Correta:
c. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Feedback da resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Empreendedorismo tem despertado o interesse econômico e social de vários países e tem se mostrado um motor propulsor de desenvolvimento devido a suas características inovadoras e arrojadas predispondo ao crescimento econômico e social destes. A figura do empreendedor torna-se necessária aos desafios apresentados pela abertura dos mercados mundiais às inovações tecnológicas em constante mutação e ainda a velocidade das mudanças.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Segundo o GEM (2017, p. 18), uma classificação para diferenciar a forma de empreendedorismo entre os países do mundo, acontece por características como:a) Países onde o empreendedorismo é impulsionado por forte dependência dos fatores trabalho e recursos naturais;b) Países onde o empreendedorismo é impulsionado pelo avanço da industrialização e organizações intensivas em capital;c) Países onde o empreendedorismo é impulsionado pela inovação em que os empreendimentos são intensivos em conhecimento e, também, pela expansão e modernização do setor de serviços.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
      I. No Brasil o empreendedorismo é impulsionado por forte dependência dos fatores de trabalho e de recursos naturais.
      PORQUE
      II. O Brasil é um país em desenvolvimento, sendo impulsionado pelo avanço da industrialização e por empresas que necessitam de maior investimento de instituições financeiras.
A respeito das duas asserções, assinale a opção correta:
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
b. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Resposta Correta:
b. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Feedback da resposta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Com base na classificação do GEM, o Brasil encontra-se entre os países em desenvolvimento, sendo assim o empreendedorismo é impulsionado pelo avanço da industrialização e organizações intensivas em capital, ou seja, organizações que correm muito mais riscos, uma vez que necessitam de maior investimento de instituições financeiras. Com isso depreende-se que o empreendedor brasileiro é aquele que empreende por necessidade.Quanto à primeira asserção, segundo o mesmo relatório, o Brasil não está classificado como um país empreendedor impulsionado por forte dependência de trabalhos e de recursos naturais, mas sim impulsionado pelo avanço da industrialização e organizações intensivas em capital.
	
	
	
Pergunta 10
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	A inovação e a criatividade nas organizações não são bem vistas pelos gerentes e até por colegas de trabalho. Isso porque entrar no formato e se acomodar com o que há é o comportamento da maioria das pessoas na organização. A resistência à mudança é sentida fortemente nos ambientes organizacionais. Hoje em dia, na sociedade globalizada, atribui-se grande valor, principalmente econômico, às atitudes empreendedoras. É percebido que eles mudam a ordem e agregam valor ao atuarem na sociedade. Isso precisa ser sentido pelos empresários também, embora a atitude de um empreendedor sempre suscite risco.Mas o empreendedor está sempre surpreendendo seus colegas e gerentes e quiçá o empresário com suas atitudes e resultados.
(RPINCHOT III, G. Intraempreendedores. Tradução de Nivaldo Montingelli Jr. São Paulo: Harba, 1989)
Diante do exposto, assinale a resposta certa.
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
c.
O empreendedor dentro de uma empresa tem atitudes completamente opostas aos que atuam em ambientes de fora,  pois na empresa eles sentem-se limitados pelo que os outros vão pensar.
Resposta Correta:
b.
O empreendedor não precisa deixar sua empresa para obter sucesso, pois a empresa pode tornar-se uma ponte entre aquilo que almeja. O empreendedor é movido por desafios e busca os patrocinadores (rede de relacionamentos) necessários.
Feedback da resposta:
O empreendedor em uma empresa não precisa de patrocínio e nem de rede de relacionamentos. Ele sabe que independente de seu comportamento e atitudes está num ambiente onde os processos por si só determinam os resultados. NÃO PODE SER CORRETA POIS TODO EMPREENDEDOR NECESSITA DE REDES DE REOLACIONAMENTO. INCLUSIVE PARA QUE SEJA GARANTIA DOS PROCESSOS OCORREREM.
O empreendedor dentro de uma empresa tem atitudes completamente opostas aos que atuam em ambientes de fora,  pois na empresa eles sentem-se limitados pelo que os outros vão pensar. AS CARACTERÍSTICAS DOS EMPREENDEDORES SÃO SEMELHANTES NÃO IMPORTA O SEU DIRECIONAMENTO. TODO EMPREENDEDOR VISA PELA MUDANÇA, PELA INOVAÇÃO, PELA TRANSFORMAÇÃO, NÃO IMPORTA SE DENTRO OU FORA DE UMA EMPRESA.
O comportamento do empreendedor difere dentro e fora da empresa. É tão diferente o comportamento de um empreendedor que até o nome muda: numa empresa o empreendedor é conhecido como intraempreendedor.   AS CARACTERÍSTICAS DOS EMPREENDEDORES SÃO SEMELHANTES NÃO IMPORTA O SEU DIRECIONAMENTO. TODO EMPREENDEDOR VISA PELA MUDANÇA, PELA INOVAÇÃO, PELA TRANSFORMAÇÃO, NÃO IMPORTA SE DENTRO OU FORA DE UMA EMPRESA.
Quando um empreendedor está numa empresa de sucesso e detém um bom salário, ele acaba por se acomodar e evitar confrontos para não perder o emprego. O medo de perder o emprego é uma característica do empreendedor. O EMPREENDEDOR TEM ESPÍRITO DE DESBRAVADOR E NÃO TEM MEDO DE NOVOS DESAFIOS, NÃO SE ACOMODANDO PELOS MOTIVOS EXPOSTOS.
	
	
	
	
No atual contexto econômico e social, o empreendedor é visto como aquele que apresenta características diferenciadas de outras pessoas da sociedade e que tem a possibilidade de desenvolver negócios de sucesso e assim contribuir para o desenvolvimento econômico e a riqueza de um país. Sobre isso, Dornelas (2012) afirma que o termo entrepreneurship é conhecido e referenciado no Brasil por possibilitar o aumento e a competitividade, além de reduzir custos e ser alternativa para muitas empresas se manterem no mercado.
(DORNELAS, J. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, p. 260)
Assinale com V as alternativas verdadeiras e com F as alternativas falsas
(    ) O empreendedor é um visionário
(    ) O empreendedor não corre risco calculado
(    ) O empreendedor é persistente
(    ) O empreendedor é criativo
Agora, assinale a alternativaque mostra a sequência correta de alternativas verdadeiras e falsas.
	Resposta Selecionada:
d.
V, F, V, V
Resposta Correta:
d.
V, F, V, V
Feedback da resposta:
A resposta está correta é: V, F, V, V.
O empreendedor apresenta características comportamentais sempre voltadas ao alcance de seu objetivo, seja individual ou empresarial, sendo um visionário, que persiste em suas ideias criativas.
O empreendedor sempre calculará os riscos ao qual irá despender em um projeto, seja ele qual for. 
 
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Abaixo apresentamos um texto da Revista Exame sobre as características dos empreendedores:
Não basta ter uma ideia de negócio e capital para investir. O sucesso de uma pequena empresa ou startup depende muito do perfil do empresário. O empreendedor nato tem um conjunto de características indispensáveis. “É otimista, tem coragem para aceitar riscos e um desejo de ser protagonista”, explica Pablo Ribeiro, diretor de Pesquisa e Mobilização da Endeavor. Para Alessandro Leite, gerente do Sebrae-SP, é possível desenvolver determinados comportamentos para quem deseja ser bem-sucedido gerenciando o próprio negócio: “Tem que ter um propósito, o empreendedor precisa fazer uma coisa que ele acredita”, completa Alessandro Saade, professor do Master em Empreendedorismo e Novos Negócios da Business School São Paulo. Veja algumas habilidades comportamentais indispensáveis para quem quer empreender.
Disponível em < https://exame.abril.com.br/> acesso em 23/04/2018 às 17:40h
Pensando acerca das características do empreendedor e considerando a informação apresentada, pode-se avaliar que:
I. O empreendedor é um indivíduo sonhador, que tem grande imaginação, sendo um curioso nato e aberto a novidades;
II. O empreendedor é alguém dependente do outro, pois precisa que seus objetivos estejam atrelados ao que o outro faz; 
III. O empreendedor é alguém que tem por características deixar todos os passos organizados a fim de alcançar os seus sonhos; 
IV. O empreendedor vive o presente e nele se apoia e toma as suas principais decisões nas condições ao qual vive, tendo a certeza de seu negócio. 
Analisando o que foi exposto, é correto o que se diz em:
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
b.
I e III, apenas
Resposta Correta:
b.
I e III, apenas
Feedback da resposta:
I. O empreendedor é um indivíduo sonhador, que tem grande imaginação, sendo um curioso nato e aberto a novidades; (está correto, pois tem essa tendência criativa em sua característica);
II. O empreendedor é alguém dependente do outro, pois precisa que seus objetivos estejam atrelados ao que o outro faz; (está incorreto, pois o empreendedor tem a autonomia em sua característica, sendo autodeterminado);
III. O empreendedor é alguém que tem por características deixar todos os passos organizados a fim de alcançar os seus sonhos; (está correto, pois tem a característica de planejador)
IV. O empreendedor vive o presente e nele se apoia e toma as suas principais decisões nas condições ao qual vive, tendo a certeza de seu negócio. (está incorreto, pois o empreendedor é alguém visionário, vislumbrando o futuro de seu negócio e de sua vida)
	
	
	
 
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Abaixo apresentamos um texto da Revista Exame sobre o empreendedorismo por necessidade:
O atual cenário da crise econômica mundial traz uma série de consequências para o trabalhador brasileiro. Uma delas – e talvez a principal – é o crescimento do desemprego (que ultrapassou o número de 13 milhões em 2017). A ausência de uma renda faz com que muitos profissionais busquem por alternativas criativas. Nesse contexto, o empreendedorismo por necessidade vem ganhando força. O empreendedorismo é, em resumo, a arte de buscar a oferta de soluções para problemas de um determinado público. A grande maioria dos empreendedores busca isso por meio do seu próprio negócio. Quando falamos em empreendedorismo por necessidade, a criação de um negócio segue em pauta, mas a necessidade trata de acelerar um processo que, ao menos em tese, seria gradual. O principal fator de aceleração, por assim dizer, é justamente o desemprego. Sem renda, muitas pessoas acabam buscando por opções que possam trabalhar e tentar pagar as próprias contas. E o próprio negócio surge como uma tentativa.
Disponível em < https://exame.abril.com.br/> acesso em 23/04/2018 às 20:05h
Considerando as informações apresentadas em relação ao tema, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
      I. O empreendedor por necessidade é aquele capaz de identificar uma chance de negócio, empreendendo mesmo possuindo alternativas concorrentes de emprego e renda
      PORQUE
      II. Porque o empreendedorismo por necessidade é uma característica brasileira visto o grande número de pessoas desempregadas com necessidades de sobrevivência.
A respeito das duas asserções, assinale a opção correta:
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
c.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Resposta Correta:
c.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Feedback da resposta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é falsa pois determina uma característica de um EMPREENDEDOR POR OPORTUNIDADE, uma vez que identifica chances de negócios em mercados promissores, com ou sem concorrentes latentes.
A asserção II é verdadeira porque segundo o GEM e a própria matéria da Revista Exame, o empreendedorismo por necessidade é uma característica específica ao povo brasileiro.
	
	
	
 
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Abaixo apresentamos um texto da ENDEAVOR, sobre o empreendedorismo:
Há apenas alguns anos o termo não fazia nem parte oficial da língua portuguesa. Isso obviamente não quer dizer que não havia empreendedores no milênio passado – na verdade, é por causa dos empreendedores que tudo que conhecemos é dessa forma, desde os primórdios da humanidade. Mas quando virou verbete, o conceito não só passou a existir no dicionário brasileiro, como trouxe consigo novas possibilidades. O crescimento econômico foi meteórico, a geração de empregos também. A tecnologia nos surpreendeu (e continua surpreendendo). A inovação social ampliou o acesso. Temos mais conforto, mais experiências, novas relações com coisas e pessoas e, em geral, mais qualidade de vida por causa de novos negócios e iniciativas. Por isso, é inegável a importância do empreendedorismo nas nossas vidas, assim como a importância de entender o que ele significa.
Disponível em < https://endeavor.org.br/tudo-sobre/empreendedorismo/> acesso em 24/04/2018 às 13:10h
Sobre a importância do empreendedorismo podemos citar que:
I. É imprescindível para o desenvolvimento econômico de um país, devido ao aparecimento de novas empresas e geração de novos empregos.
II. O empreendedor não é responsável somente pelo crescimento econômico, mas também pelo desenvolvimento social de um país.
III. O conceito de empreendedorismo está diretamente ligado ao surgimento de empresas.
IV. O empreendedorismo pode vir de dentro da própria empresa, gerando crescimento e novos produtos
Analisando o que foi exposto, é correto o que se diz em:
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
b.
I, II e IV, apenas
Resposta Correta:
b.
I, II e IV, apenas
Feedback da resposta:
I. É imprescindível para o desenvolvimento econômico de um país, devido ao aparecimento de novas empresas e geração de novos empregos. CORRETO
II. O empreendedor não é responsável somente pelo crescimento econômico, mas também pelo desenvolvimento social de um país. CORRETO
III. O conceito de empreendedorismo está diretamente ligado ao surgimento de empresas. INCORRETO - O conceito de empreendedorismo trata não só de empresas, mas como de indivíduos, de comunidades, cidades, regiões,países. Implica a ideia de sustentabilidade.
IV. O empreendedorismo pode vir de dentro da própria empresa, gerando crescimento e novos produtos. CORRETO
	
	
	
 
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Segundo o GEM (2017, p. 18), uma classificação para diferenciar a forma de empreendedorismo entre os países do mundo, acontece por características como:a) Países onde o empreendedorismo é impulsionado por forte dependência dos fatores trabalho e recursos naturais;b) Países onde o empreendedorismo é impulsionado pelo avanço da industrialização e organizações intensivas em capital;c) Países onde o empreendedorismo é impulsionado pela inovação em que os empreendimentos são intensivos em conhecimento e, também, pela expansão e modernização do setor de serviços.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
 
      I. No Brasil o empreendedorismo é impulsionado por forte dependência dos fatores de trabalho e de recursos naturais.
      PORQUE
      II. O Brasil é um país em desenvolvimento, sendo impulsionado pelo avanço da industrialização e por empresas que necessitam de maior investimento de instituições financeiras.
A respeito das duas asserções, assinale a opção correta:
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
a.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Resposta Correta:
a.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Feedback da resposta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Com base na classificação do GEM, o Brasil encontra-se entre os países em desenvolvimento, sendo assim o empreendedorismo é impulsionado pelo avanço da industrialização e organizações intensivas em capital, ou seja, organizações que correm muito mais riscos, uma vez que necessitam de maior investimento de instituições financeiras. Com isso depreende-se que o empreendedor brasileiro é aquele que empreende por necessidade.Quanto à primeira asserção, segundo o mesmo relatório, o Brasil não está classificado como um país empreendedor impulsionado por forte dependência de trabalhos e de recursos naturais, mas sim impulsionado pelo avanço da industrialização e organizações intensivas em capital.
	
	
	
 
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Leia abaixo um texto acerca do perfil empreendedor corporativo:
"Um profissional criativo e inovador, que acredita que é preciso ousar e quebrar barreiras para conseguir resultados. Tem muita vontade de aprender – e aprende na prática. Não sente medo de falhar e, principalmente, sabe tirar os melhores ensinamentos dos erros que cometeu. Age como se fosse dono de parte da empresa e contribui para que ela seja bem-sucedida. A novidade é que esse tipo de profissional não é valorizado somente pelas pequenas e médias empresas. Hoje, as grandes empresas também buscam esse tipo de perfil em seus candidatos. Isso porque eles trazem seu espírito de “start up” para a companhia, fazendo com que mesmo as mais tradicionais sejam arejadas por ideias inovadoras."
(Disponível em https://exame.abril.com.br/blog/sua-carreira-sua-gestao/o-empreendedor-corporativo - Acesso em 03/10/2017.)
Considerando o texto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. O empreendedor corporativo tem a sua atenção direcionada a tudo aquilo que representa a criação de um novo negócio, para o alcance de suas próprias metas.
PORQUE
II. Em outras palavras, se pode dizer que os empreendedores corporativos inspiram as empresas já existentes e as ajudam a sobreviverem no mercado altamente competitivo.
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
a.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Resposta Correta:
a.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Feedback da resposta:
A asserção I é uma proposição falsa, pois, ao dizer que um empreendedor corporativo tem a sua atenção direcionada a tudo aquilo que representa a criação de um novo negócio, para o alcance de suas próprias metas, na verdade, neste caso, está se referindo a uma característica de um Empreendedor do Próprio Negócio. Característica esta que não foi apontado no texto da Revista Exame.
A asserção II é uma proposição verdadeira, pois percebemos claramente as características de um empreendedor corporativo, alguém que se dedica à sua empresa e que, inclusive, a fortalece no mercado. Tal como podemos perceber no texto da Revista Exame como um todo, mas principalmente nos trechos "Age como se fosse dono de parte da empresa, e contribui para que ela seja bem-sucedida" e "Isso porque eles trazem seu espírito de start up para a companhia, fazendo com que mesmo as mais tradicionais sejam arejadas por ideias inovadoras".
	
	
	
 
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	A inovação e a criatividade nas organizações não são bem vistas pelos gerentes e até por colegas de trabalho. Isso porque entrar no formato e se acomodar com o que há é o comportamento da maioria das pessoas na organização. A resistência à mudança é sentida fortemente nos ambientes organizacionais. Hoje em dia, na sociedade globalizada, atribui-se grande valor, principalmente econômico, às atitudes empreendedoras. É percebido que eles mudam a ordem e agregam valor ao atuarem na sociedade. Isso precisa ser sentido pelos empresários também, embora a atitude de um empreendedor sempre suscite risco.Mas o empreendedor está sempre surpreendendo seus colegas e gerentes e quiçá o empresário com suas atitudes e resultados.
(RPINCHOT III, G. Intraempreendedores. Tradução de Nivaldo Montingelli Jr. São Paulo: Harba, 1989)
Diante do exposto, assinale a resposta certa.
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
d.
O empreendedor não precisa deixar sua empresa para obter sucesso, pois a empresa pode tornar-se uma ponte entre aquilo que almeja. O empreendedor é movido por desafios e busca os patrocinadores (rede de relacionamentos) necessários.
Resposta Correta:
d.
O empreendedor não precisa deixar sua empresa para obter sucesso, pois a empresa pode tornar-se uma ponte entre aquilo que almeja. O empreendedor é movido por desafios e busca os patrocinadores (rede de relacionamentos) necessários.
Feedback da resposta:
O empreendedor não precisa deixar sua empresa para obter sucesso, pois a empresa pode tornar-se uma ponte entre aquilo que almeja. O empreendedor é movido por desafios e busca os patrocinadores (rede de relacionamentos) necessários.
O empreendedor é movido por desafios, por isso mudam a ordem e agregam valor independente de estarem atuando em uma empresa ou não.
	
	
	
 
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Considere o texto a seguir. 
Os empreendedores são pessoas que defendem suas causas até alcançarem o resultado. Muitas vezes nessa busca encontram regras como barreiras e, as ultrapassam, ou não as respeitam, para alcançarem o que buscam. Assim, alguns autores os consideram rebeldes criativos com causa.Para alcançarem suas realizações muitas vezes não respeitam regras por considera-las barreiras para o alcance de suas metas.
(BIRLEY, S.; MUZYKA, D.F. Dominando os desafios do empreendedor. São Paulo: Makron Books, 2001)
A partir da colocação de Birley e Muzika, considere as seguintes afirmações:
I. A rebeldia do empreendedor é motivada por sua capacidade criativa e visão de futuro.
II. A criatividade do empreendedor é vista como uma rebeldia infantil, uma “birra” da qual as pessoas se afastam.
III. Embora a criatividade seja uma das características marcantes dos empreendedores, para defenderem suas causas e alcançarem seus objetivos eles precisam se rebelar em momentos oportunos.
IV. A rebeldia dos empreendedores pode ser interpretada como uma ruptura com o convencional que permite solucionar problemas.Agora, assinale a alternativa correta. 
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
c.
I, III e IV
Resposta Correta:
c.
I, III e IV
Feedback da resposta:
As alternativas I, III e IV estão corretas e descrevem de forma assertiva o comportamento do empreendedor.
A alternativa II está incorreta, pois ao pensarmos sobre o comportamento do empreendedor, bem como suas característcas, não temos como vinculá-lo a um comportamento infantil e de "birra", sem um posicionamento maduro sobre qualquer situação.
	
	
	
 
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Abaixo apresentamos o texto da Endeavor Brasil sobre empreendedorismo e a sua inegável importância em nosso cotidiano:
Há apenas alguns anos o termo não fazia nem parte oficial da língua portuguesa. Isso obviamente não quer dizer que não havia empreendedores no milênio passado – na verdade, é por causa dos empreendedores que tudo que conhecemos é dessa forma, desde os primórdios da humanidade. Mas quando virou verbete, o conceito não só passou a existir no dicionário brasileiro, como trouxe consigo novas possibilidades. O crescimento econômico foi meteórico, a geração de empregos também. A tecnologia nos surpreendeu (e continua surpreendendo). A inovação social ampliou o acesso. Temos mais conforto, mais experiências, novas relações com coisas e pessoas e, em geral, mais qualidade de vida por causa de novos negócios e iniciativas.
(Disponível em <https://endeavor.org.br/tudo-sobre/empreendedorismo/, acesso em 23/04/2018 às 15:25h)
Considerando as informações apresentadas em relação ao tema, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
      I. O empreendedorismo tem despertado o interesse econômico e social de vários países e tem se mostrado um motor propulsor de desenvolvimento econômico e social
      PORQUE
 
      II. A capacidade de visão, criação e inovação que levou o homem a desenvolver e encontrar soluções para as necessidades que surgem ao longo dos tempos
 
A respeito das duas asserções, assinale a opção correta:
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta Correta:
c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Feedback da resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
As duas asserções estão corretas, pois temos textos que se completam na ideia e no conceito sobre o empreendedorismo, reforçando, inclusive, o que foi apontado no texto de referência sobre a questão econômica e, também, sobre a capacidade de inovação.
	
	
	
 
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	O empreendedorismo tem despertado o interesse econômico e social de vários países e tem se mostrado um motor propulsor de desenvolvimento devido a suas características inovadoras e arrojadas, predispondo ao crescimento econômico e social destes.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
      I. A figura do empreendedor torna-se necessária aos desafios apresentados pela abertura dos mercados mundiais
      PORQUE
      II. O empreendedor acaba se tornando um agente das inovações tecnológicas em constante e acelerada mutação
 
A respeito das duas asserções, assinale a opção correta:
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta Correta:
b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Feedback da resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Empreendedorismo tem despertado o interesse econômico e social de vários países e tem se mostrado um motor propulsor de desenvolvimento devido a suas características inovadoras e arrojadas predispondo ao crescimento econômico e social destes. A figura do empreendedor torna-se necessária aos desafios apresentados pela abertura dos mercados mundiais às inovações tecnológicas em constante mutação e ainda a velocidade das mudanças.

Continue navegando