Buscar

Empuxos de terra

Prévia do material em texto

AUTARQUIA DO ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS - AESGA
FACULDADES INTEGRADAS DE GARANHUNS – FACIGA
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
EMPUXOS DE TERRA
Ferreira; Thayná Cardoso Cavalcante ¹; Candido da Silva; Maria Samara²; Silva Filho; Carlos Alberto³.
Garanhuns 
2018
Introdução
 Compreender suas ações, causas e consequências geradas;
 O conhecimento sobre empuxos de terra é extremamente importante pois sua determinação é fundamental para análise e projeto de obras como muros de arrimo, construções de subsolos, encontros de pontes, entre outros.
EMPUXOS DE TERRA
 
 Entende-se por empuxo as solicitações do solo sobre as estruturas que interagem com os maciços terrosos, ou forças que se desenvolvem no interior desses maciços. (MARAGON, M. 1992)
EMPUXOS DE TERRA
 
 Os empuxos de Terra podem ser:
 Empuxo Ativo
 Empuxo Passivo
 Empuxo em Repouso
Figura 2 – Empuxo ativo e passivo (MARAGON, M. )
Dada através da determinação das pressões neutras na parede de contenção e também na superfície potencial de ruptura. (HACHICH et al., 1998)
A presença da água no subsolo é considerada a partir dos condicionantes hidrogeológicos da região, da permeabilidade do solo, da parede de contenção e do embutimento. (HACHICH et al., 1998)
Influência da Água
Determinação do Empuxo pelo Método de Rankine
 A teoria de Rankine baseia-se na hipótese que uma modesta deformação do solo já é suficiente para criar um estado limite plástico em toda massa de solo .
Podendo assim ocorrer a retração do solo ou a expansão do solo, estado passivo e ativo respectivamente. 
 As hipóteses mais utilizadas por Rankine para o empuxo são, considerar um terra-plano não coesivo, homogêneo, isotrópico, de extensão semi-infinita, com resistência ao cisalhamento e peso específico, desde que não ocorra a percolação de água. (ARAÚJO, 2016) 
Determinação do Empuxo pelo Método de Rankine
 De acordo com Marchetti (2007), baseando-se na teoria de Rankine os valores dos coeficientes de empuxo ativo e passivo são expressos por:
Determinação do Empuxo pelo Método de Rankine
Já para os casos de inclinação:
 Determinação do Empuxo pelo Método de Rankine
 As tensões laterais, conforme Araújo (2016), variam de forma linear com a profundidade, assim pode-se expressar os empuxos ativo e passivo de uma estrutura de contenção desta forma:
EMPUXOS DE TERRA
 FIG 2 - Obras de contenção em que são utilizadas diferentes soluções na estrutura de contenção. (MARAGON, M. 1992)
CONCLUSÃO
 È de fundamental importância para a engenharia civil pois determinar o seu valor irá orientar o dimensionamento de estruturas de contenção, visto que o empuxo atuante sobre o elemento estrutural provoca deslocamentos horizontais que podem alterar o valor e a distribuição do empuxo ao longo da obra ou durante sua vida útil. 
REFERÊNCIAS
ARAÚJO, P. S. C. “Desenvolvimento de Ferramenta Computacional para Dimensionamento de Muros de Arrimo”. Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Tra-balho de Conclusão de Curso – TCC, 2016.
HACHICH, W. et al. “Fundações: Teoria e Prática”. 2ª ed. São Paulo: Pini, 1998.
MARAGON, M. Empuxo de Terra. Mecânica dos solos II. Unidade 6.UFJF, 1992. Disponível em:< www.ufjf.br/nugeo/files/2009/11/ms2_unid06.pdf >. Acesso em: 19 de maio 2018.
MARCHETTI, O. “Muros de Arrimo”. São Paulo: Edgard Blucher Ltda, 2007.

Continue navegando