Buscar

discursiva gedtão e saneamento ambiental

Prévia do material em texto

Qual a principal ameaça à saúde pública com relação aos animais que ele atrai?
Os lixões são responsáveis por atrair diversos animais, grandes e pequenos. Os primeiros a se instalarem são as bactérias e fungos, já que serão os responsáveis pela decomposição da matéria. Como resultado da decomposição outros animais são atraídos, tais como as baratas, ratos, insetos e urubus. Como estes animais são vetores de diversas doenças, como febre tifóide, cólera, diversas diarréias, disenteria, tracoma, peste bubônica, acabam trazendo à população estes problemas. s lixões são responsáveis por atrair diversos animais, grandes e pequenos. Os primeiros a se instalarem são as bactérias e fungos, já que serão os responsáveis pela decomposição da matéria. Como resultado da decomposição outros animais são atraídos, tais como as baratas, ratos, insetos e urubus. Como estes animais são vetores de diversas doenças, como febre tifóide, cólera, diversas diarréias, disenteria, tracoma, peste bubônica, acabam trazendo à população estes problemas. 
Um dos principais problemas dos lixões, para além do vazamento de chorume para os lençóis de água, é que eles acabam atraindo animais como ratos e moscas, por exemplo. Estes animais, vivendo em meio aos centros urbanos e se relacionando com os lixões, tendem a trazer uma série de problemas de saúde, tais como a leptospirose. Outros animais venenosos, como escorpiões e aranhas também podem ser atraídos, fomentando o risco de picadas danosas à vida humana.
O lixo depositado nas ruas, a céu aberto, atrai ratos, baratas e moscas, o que pode trazer doenças à população. Esse é o alerta feito por especialistas. Eles afirmam ainda que, com a chegada das chuvas, os resíduos podem também permitir o desenvolvimento de larvas de mosquitos vetores de doenças como a dengue. Lembra que algumas doenças, como diarréia, estão associadas ao lixo.
O risco do lixo espalhado pelas ruas é o de acúmulo de vetores de baratas e moscas. Elas podem pousar no lixo e depois nos alimentos que serão ingeridos pela população, e isso provoca diarréia. Com a chuva, o problema é a dengue. Em meio ao lixo espalhado nas ruas, há muito material que pode acumular água, como as latas. Estas podem dar origem a poças de água parada e, assim, se transformarem em um local propício para o desenvolvimento da dengue

Continue navegando