Buscar

4ª Oficina Farmácia 2014

Prévia do material em texto

UFPB/CCS/DFP
Disciplina: Farmacologia 				Curso: FARMÁCIA
Professora: Katy Lísias e Karla Veruska
Monitores: César Alves, José Venâncio e Maria Gomes
Oficina 4º Estágio – DROGAS QUE INTERFEREM NA ATIVIDADE ADRENÉRGICA, DROGAS HIPNÓTICOS-SEDATIVAS, ANESTÉSTICOS LOCAIS E GERAIS
Mário, 25 anos, chega uma unidade de saúde da sua região reclamando de congestão nasal muito forte. O médico viu que Mário sofria de rinossinusite e para aliviar essa congestão nasal prescreveu um medicamento de uso tópico que tem fenilefrina como um de seus componentes. Após 15 dias de uso Mário chegou novamente na unidade de saúde e relatou ao médico que o medicamento já não estava mais adiantando. Diante dessa situação explique o mecanismo de ação pelo qual a fenilefrina atua como descongestionante nasal e por que após 15 dias o paciente não teve mais o efeito desejado.
Na nebulização para pacientes com dificuldade de respirar é comum a associação do fenoterol com o ipatrópio. Explique, através do mecanismo de ação de cada um, como essa associação poderá melhorar o quadro respiratório.
Jéssica, 30 anos, descobre que está grávida e decide ir a uma médica. Na consulta Jéssica também fala à médica que é hipertensa e que faz uso de prazosina. A médica ao analisar a situação de Jéssica decide substituir a prazosina pela metildopa. A decisão da médica foi correta? Explique o mecanismo de ação da prazosina e da metildopa como anti-hipertensivos. 
Feocromocitomas são tumores da medula suprarenal e neurônios simpáticos que secretam grandes quantidades de catecolaminas. O uso da fenoxibenzamia é indicado no tratamento dessa doença, enquanto a fentolamina não. Explique o mecanismo de ação desses fármacos e por que a fentolamina não é indicada. 
Explique o mecanismo de ação dos benzodiazepínicos e barbitúricos e comente as principais diferenças entre esses fármacos com relação à interação com o receptor, seus usos e como podem ser revertidos os quadros de intoxicação com esses fármacos.
Com relação aos anestésicos locais responda:
Como são classificados
Seu mecanismo de ação
Como você prolongaria a ação desses fármacos
Qual a influência do pH do meio sobre esses fármacos
Comente sobre os quatro estágios da anestesia cirúrgica
Com relação aos anestésicos gerais inalatórios, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
Quanto maior a pressão parcial do anestésico, mais rápido o início do efeito.
Um anestésico insolúvel possui uma duração de ação menor em relação a um anestésico solúvel.
O aumento do débito cardíaco acelera a indução da anestesia mediada pelo halotano.
Quanto maior a concentração alveolar mínima (CAM) do anestésico, maior o efeito.
O efeito de um anestésico é medido pela sua CAM
Quanto maior a CAM, menor a potência do anestésico.
Com relação aos anestésicos gerais inalatórios responda:
Porque nas cirurgias curtas/rápidas é indicado o uso de óxido nitroso e para cirurgias longas é indicado o halotano
Quais são os fatores que influenciam na absorção/distribuição
Porque o uso de hiperventilação para aumento do efeito só funciona com anestésicos solúveis
 Paciente vai passar por uma cirurgia e apresenta débito cardíaco (DC) alto. O médico opta por usar um anestésico inalatório solúvel. Está correta a escolha? Justifique
 J.M.V, masculino, 38 anos irá se submeter a um procedimento cirúrgico para retirada de um tumor cerebral. O médico opta por não usar um anestésico inalatório para evitar complicações no decorrer da cirurgia. Justifique a conduta do médico.

Continue navegando