Buscar

regras gerais de apresentacao citacoes

Prévia do material em texto

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO - CITAÇÕES 
No documento NBR 10520 (2002a) da ABNT, consta que a citação é uma “menção de uma informação extraída de outra fonte”. As citações podem ser: 
a) diretas: transcrição literal de um texto ou parte dele; ou 
b) Indiretas: redigidas pelo autor do trabalho com base em ideias de outros autores. 
REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO - CITAÇÕES 
CITAÇÃO DIRETA
Citação Curta 
Com até três linhas: é transcrita entre aspas duplas, com o mesmo tipo e tamanho de letra utilizados no parágrafo do texto no qual será inserida. O uso das aspas delimita a citação direta. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação (ABNT, 2002a).
Exemplo
Na universidade, a biblioteca deve ser parte integrante e interativa da instituição, pois “a biblioteca está para a escola assim como a escola está para o lar” (CARVALHO, 1972, p. 196).
Na universidade, de acordo com Carvalho (1972, p. 196), a biblioteca deve ser parte integrante e interativa da instituição, pois “a biblioteca está para a escola assim como a escola está para o lar”.
REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO - CITAÇÕES 
CITAÇÃO DIRETA
Citação Curta 
Assim, quando o autor é referenciado ao final da frase, seu sobrenome deve estar em letra maiúscula, seguido do ano e da página de onde o texto foi extraído, entre parênteses.
Quando o autor é citado no meio da frase, incorporando o texto, o mesmo deve ficar fora do parênteses, apenas com a primeira letra do sobrenome maiúscula, sendo que apenas o ano e a página da obra deve ficar entre parênteses.
REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO - CITAÇÕES 
Citação Longa 
 Com mais de três linhas (ou citação longa): é transcrita em parágrafo distinto, destacada com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado (fonte 10) e sem as aspas (ABNT, 2002a).
 Deve-se observar que, quando o autor é citado dentro do parênteses o sobrenome vai todo em letras maiúsculas e quando citado fora do parênteses somente a primeira letra do sobrenome deve estar em maiúsculo.
REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO - CITAÇÕES 
CITAÇÃO DIRETA
O estilo da fonte utilizado nas citações diretas é normal. Nem itálico e nem sublinhado devem ser utilizados.
Entretanto, quando o autor citado tenha utilizado parte do texto em negrito, deve permanecer neste formato, informando ao final que o grifo é do autor.
Ex: “Economia é uma ciência social [...]” (SANTOS, 2001, p. 10. Grifo do autor)
Se é você que quer destacar a frase do autor, que no original não estava em negrito, deve informar assim:
Ex: “Economia é uma ciência social [...]” (SANTOS, 2001, p. 10. Grifo nosso)
REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO - CITAÇÕES 
CITAÇÃO INDIRETA 
 É o texto redigido pelo autor do trabalho com base em ideias de outro(s) autor(es), que deve, contudo, traduzir fielmente o sentido do texto original (ABNT, 2002a).
Não leva aspas, não tem recuo de parágrafo, não deve conter número de página (somente autor e ano) e também não tem limite no número de linhas.
Exemplo:
De acordo com Abras (1997), torna-se essencial esclarecer que inteligência não é a mesma coisa que domínio. Qualquer domínio pode usar tipos de inteligências diferentes e qualquer inteligência pode ser usada em domínios diferentes.
REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO - CITAÇÕES 
CITAÇÃO DE CITAÇÃO 
 É a citação de um texto ao qual se tem acesso a partir de outro documento. A expressão apud – citado por – pode, também, ser usada no texto (ABNT, 2002a). 
Exemplos:
 Silva (1983 apud ABREU, 1999, p. 3) afirma que o direito ambiental é uma área recente [...] (na citação indireta do autor citado)
. “[...] o viés organicista da burocracia estatal e o antiliberalismo da cultura política de 1937, preservado de modo encapuçado na Carta de 1946.” (VIANNA, 1986, p. 172 apud SEGATTO, 1995, p. 214-215). (na citação direta do autor citado).
Tanto a expressão “apud” quanto a expressão “citado por” podem ser utilizadas em citação de citação.

Continue navegando