Buscar

atividade imuno clinica hepatite (1)

Prévia do material em texto

CURSO BIOMEDICINA - DISCIPLINA: IMUNOLOGIA CLINICA
CASOS CLINICOS HEPATITES VIRAIS 
1- Paciente de 53 anos, feminina, realizou check-up há 3 meses, no qual constatou elevação de ALT. Nao tinha nenhuma queixa (assintomática) e nao apresentava outras anormalidades laboratoriais. Como antecedentes, referia uma transfusão de sangue há 26 anos, por ocasião de um aborto. Ao exame físico nao apresentava nenhuma alteração. No check-up foi feito o perfil de dois marcadores sorológicos para hepatite B e o resultado foi: 
HBs antígeno: nao reagente
Anti-HBc: nao reagente
Nao foram realizados os outros marcadores para hepatite B e também nao foi feito para hepatite A e hepatite C.
Qual a possibilidade de diagnóstico de hepatite viral seria possível considerando o enunciado do caso clínico? Sugerindo o determinado diagnóstico, crie o perfil sorológico que poderia fechar o diagnóstico indicado.
RESPOSTA: A possibilidade diagnóstica neste caso seria Hepatite C. A Pesquisa de anticorpos anti-HCV no soro do paciente fecharia o diagnóstico indicado caso o resultado da pesquisa for reagente (positivo para anticorpos anti-HCV).
2- Paciente de 28 anos, apresenta sintomas de mal-estar geral, anorexia, náuseas e fraqueza há 1 semana. Há 2 dias notou que os olhos amarelados e as fezes estavam um pouco mais claras. Ao interrogatório refere discreto desconforto no hipocôndrio direito. Ao exame físico constata-se icterícia e discreta hepatomegalia. Ele havia tomado vacina para hepatite B há 5 anos e foi constatada a soroconversao por exames de marcadores sorológicos depois de um ano de ter recebido a vacina. Os pais do paciente sao nao reagentes para todos os marcadores de hepatites virais.
 O paciente relata nunca ter tido relação sexual, nao ser usuário de drogas injetáveis, nunca ter feito tatuagem, nunca ter recebido transfusão sanguínea, nao trabalha na área da saúde e nunca ter ido a manicure.
Qual a possibilidade de diagnóstico de hepatite viral seria possível considerando o enunciado do caso clínico? Considerar também como verdadeiras as informações relatadas pelo paciente. Sugerindo o determinado diagnóstico, crie o perfil sorológico que poderia fechar o diagnóstico indicado.
RESPOSTA: A possibilidade diagnóstica neste caso seria Hepatite A ou até mesmo hepatite E, pois essas duas tem a via de transmissão fecal-oral (fonte de vírus: fezes) e não percutânea/permucosa (fonte de vírus: sangue) no caso das outras hepatites, considerando as informações relatadas pelo paciente como verdadeiras. Teria maior chance de ser a hepatite A, pois a E tem incidência menor. O ideal seria realizar uma pesquisa de IgM (anticorpos) anti-HAV e anticorpos anti-HEV e IgM anti-HEV no soro do paciente. Se fossem encontrados anticorpos anti-HAV (resultado reagente) implica em hepatite A, mas se a pesquisa para anticorpos anti-HEV for reagente, implica em hepatite E.

Continue navegando