Buscar

Estruturas que compõe as células e suas respectivas funções

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MORFOLOGIA E ESTRUTURA DAS CÉLULAS PROCARIÓTICAS E EUCARIÓTICAS. 
Objetivos: saber as diferenças e semelhanças entre bactérias gram-positivas e gram-negativas, assim como a morfologia das células e os arranjos; saber quais são as principais estruturas que compõe as células e suas respectivas funções.
Estruturas que compõe as células e suas respectivas funções: 
	
NÚCLEO
Contém o genoma da célula.
Delimitado por um par de membranas. (A interna geralmente é um saco simples e a externa é contínua ao retículo endoplasmático).
Membrana nuclear com permeabilidade seletiva devido à presença de poros que consistem em um complexo de diversas proteínas e tem a função de importar e exportar substâncias de/para o núcleo. 
Nucléolo: encontra-se no interior do núcleo. Área rica em RNA e local da síntese do RNA ribossômico. 
DNA das células eucarióticas: altamente condensado apenas durante a divisão. Os cromossomos contêm macromoléculas de DNA lineares em dupla hélice, que estão associadas a proteínas básicas (histonas) e se ligam ao DNA por interações iônicas. 
	As proteínas ribossômicas sintetizadas no citoplasma são transportadas ao nucléolo e se combinam com o RNA ribossômico para formar as subunidades (grande e pequena) do ribossomo eucariótico. Em seguida, são exportadas para o citoplasma, onde se associam para formar um ribossomo intacto que pode funcionar na síntese das proteínas. 
CITOPLASMA
Presença do RE, vacúolos, plastídeos autorreprodutivos e um citoesqueleto elaborado, constituído de microtúbulos, microfilamentos e filamentos intermediários. 
Retículo endoplasmático (RE): rede de membranas ligadas por canais contínuos à membrana nuclear. 
	RE Rugoso: contém ribossomos 80S ligados. É o principal produtor de glicoproteínas e produz o material da nova membrana.
	RE Liso: não contém ribossomos. Participa da síntese dos lipídeos e do metabolismo dos carboidratos. 
Aparelho de Golgi: vesículas de membranas que funcionam em conjunto com o RE para modificar quimicamente e transformar os produtos do RE destinados a serem secretados, além de atuarem em outras estruturas da membrana da célula. 
Plastídeos: consistem nas mitocôndrias e nos cloroplastos. Estes contêm seu próprio DNA, em forma covalente circular fechada e possuem ribossomos 70S.
A invaginação da membrana externa da mitocôndria forma cristas: locais das enzimas envolvidas na respiração e na produção de ATP. As cristas também contêm proteínas de transporte especificas que regulam a passagem dos metabólitos para dentro e para fora da matriz mitocondrial. 
- Alguns organismos eucarióticos possuem hidrogenossomo no lugar da mitocôndria. 
	Os cloroplastos são organelas de células fotossintéticas capazes de converter a energia da luz solar em energia química através da fotossíntese. A clorofila e outros componentes estão localizados nos tilacoides. A forma, o tamanho e o número de cloroplastos por célula variam bastante. 
Lisossomos: contêm enzimas digestivas para digerir macromoléculas. Após a hidrólise das macromoléculas nos lisossomos, os monômeros resultantes passam através dele para o citoplasma, onde servem como nutrientes. 
Peroxissomo: produz H2O2 pela redução de O2 a partir de vários doadores de hidrogênio. O H2O2 produzido no peroxissomo é subsequentemente degradado em H2O e O2 pela enzima catalase.
Citoesqueleto: estrutura tridimensional que preenche o citoplasma. 
	Microfilamentos – compostos por actina. Estas fibras formam envelope em torno da célula, definindo e mantendo sua forma. Podem ser responsáveis por movimentos celulares (deslizamento, contração e citocinese). 
	Microtúbulos – compostos por tubulina. Auxiliam os microfilamentos na manutenção da estrutura celular, na formação de fibras finas para a separação dos cromossomos durante a mitose, e desempenham importante papel na motilidade celular. 
	Filamentos intermediários – fornecem força tensional à célula. 
MEMBRANA PLASMÁTICA
Composta por proteínas e fosfolipídios. 
Muitos microrganismos eucarióticos também possuem uma parede celular externa, que pode ser constituída de um polissacarídeo, como a celulose ou a quitina, ou de material inorgânico. 
Cílios e Flagelos: serie de microtúbulos cilíndricos proteicos ocos, constituídos de tubulina, circundados por uma membrana. “Sistema 9+2” de disposição: nove pares periféricos de microtúbulos circundando dois microtúbulos centrais.

Continue navegando