Buscar

Sistemas Agroflorestais

Prévia do material em texto

1
Sistemas Agroflorestais 
 Sistemas agroflorestais são formas de uso e manejo dos recursos naturais nas quais espécies lenhosas (árvores, arbustos, palmeiras) são utilizadas em associação deliberada com cultivos agrícolas ou com animais em um mesmo terreno, de forma simultânea ou em uma seqüência temporal.
2
Exemplos
 os cultivos perenes (tais como café e cacau) sob sombra de árvores cultivos anuais intercalados com plantações de árvores,
 hortos caseiros mistos, combinações de árvores com pastos, plantações de árvores para forragem, cultivo em fileiras, cercas vivas, cortinas quebra-vento e algumas formas de agricultura migratória.
3
Classificação dos Sistemas Agroflorestais
	1. Sistemas agroflorestais sequenciais
		1.1 Agricultura Migratória
		1.2 Sistemas de Taungya 
	 2. Sistemas agroflorestais Simultâneos
		2.1 Árvores com cultivos perenes
		2.2 Árvores com cultivos Anuais
		2.3 Hortos caseiros mistos
		2.4 Sistemas agrosilvopastoris
		 2.4.1 Árvores com pastos
		 2.4.2 Pastagens x florestas e frutíferas	
	3. Cercas Vivas e Quebra-Ventos
 
4
Sistemas Agroflorestais Sequenciais
Nestes sistemas existe uma relação cronológica entre as culturas anuais e os produtos arbóreos. 
agricultura migratória com intervenção ou manejo de capoeiras ou floresta secundária e os 
sistemas de taungya.
5
Agricultura migratória
ACQ – Agricultura de Corte e Queima
é um sistema no qual a floresta é cortada e queimada, ficando a terra cultivada por poucos anos. Depois do período de cultivo há um período de pousio, normalmente muito maior que o de cultivo, podendo durar entre cinco e 20 anos. Neste sistema se realiza uma rotação da terra ao invés de rotação de culturas.
6
Inicialmente a produtividade do cultivo é elevada, pois com a queima os nutrientes se incorporam ao solo, baixando a acidez e aumentando a fertilidade. Após três anos de cultivo há um aumento da população de pragas e doenças, cresce a demanda por nutrientes, há empobrecimento dos solos e há diminuição da produtividade dos cultivos. Muitas vezes o aumento de pragas e doenças são fatores mais importantes para o abandono da parcela do que a disponibilidade de nutrientes.
7
O período de pousio permite que se restabeleça a ciclagem de nutrientes, na medida em que a vegetação secundária coloniza a área. Depois de um certo tempo as propriedades do solo voltam a ser adequadas para o cultivo. 
	Esse tipo de agricultura pode ser uma forma ecológica e economicamente racional do uso de recurso, quando a densidade e a pressão da população sobre o uso
8
. Os sistemas agroflorestais seqüenciais têm sido amplamente utilizados por indígenas e outros grupos humanos na Ásia, Oceania, África e América Latina. Na sua forma mais tradicional as práticas se encontram vinculadas com a vida cultural e socioeconômica dos povos, e conectadas com seus rituais, festividades, filosofias e crenças.
9
Habitualmente este tipo de agricultura se pratica em Condições onde a mão-de-obra é mais escassa do que a terra. O capital disponível é geralmente escasso e o nível de tecnologia baixo. Estes sistemas são utilizados para manter famílias ou comunidades em uma atividade de subsistência.
10
Perspectivas para a ACQ
	* Manejo de capoeiras com inclusão de árvores frutíferas e espécies de valor comercial, de crescimento rápido.
	* Intensificação da produção e produtividade
	* Utilização de plantas medicinais
	* Utilização de plantas fixadoras de nitrogênio
	* Utilização de adubação verde
	* Transformação de sistemas seqüenciais em sistemas simultâneos
11
12

Continue navegando