Buscar

Ética e Prevenção em Epidemias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	No que diz respeito à alocação de recursos em epidemias, leia as afirmativas a seguir a marque a resposta correta: I - Torna-se indispensável a conjugação entre critérios individuais e coletivos. II - O critério individual considera o benefício que o tratamento resultará no sujeito doente III - O critério coletivo implica na prevenção ou imunização de sujeitos ainda não contaminados, para que estes não venham a desenvolver a doença. Está correto apenas o que se afirma em:
		
	
	III
	 
	I e II
	
	I e III
	 
	I, II e III
	
	II e III
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	No que diz respeito aos princípios éticos em epidemias, analise a afirmativa a seguir: ¿Quando houver perigo de dano grave ou irreversível, a falta de certeza científica absoluta não deverá ser utilizada como razão para se adiar a adoção de medidas eficazes em função dos custos para impedir a degradação do meio ambiente¿ (ECO 92 ¿ Princípio 15). Esta afirmativa corresponde ao Princípio de:
		
	
	Solidariedade
	
	Intangibilidade corporal
	 
	Individualização
	 
	Precaução
	
	Autonomia
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Um dos primeiros e mais imediatos efeitos sociais em situações epidêmicas é o pânico que acomete a população em geral. O desconhecimento sempre nos faz superdimensionar os riscos de uma situação. O profissional de saúde nestas situações precisa compreender a ansiedade coletiva e contribuir para a restauração da calma e da ordem pública. A principal maneira de alcançar isso é:
		
	
	Oferecer cursos para orientação de saúde pública.
	
	Envolver cidadãos comuns no tratamento da doença.
	 
	Divulgar as informações de forma clara.
	
	Acelerar os processos de pesquisa científica.
	
	Acalmar as pessoas.
	
Explicação:
A melhor forma de lidar com essas situações e tranquilizar as pessoas é promover o esclarecimento das dúvidas mais frequentes e divulgar informações claras, objetivas e em linguagem acessível ao público leigo.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A comunicação compulsória das informações de pacientes acometidos por doenças contagiosas às autoridades sanitárias tem por objetivo:
		
	
	gerar a divulgação  dos dados para a mídia.
	 
	produzir o pânico.
	
	gerar a quebra da privacidade do paciente.
	 
	permitir o controle epidemiológico.
	
	manter os direitos individuais.
	
Explicação:
A comunicação compulsória das informações de pacientes acometidos por doenças contagiosas às autoridades sanitárias tem por objetivo permitir o controle epidemiológico. O controle das doenças transmissíveis baseia-se em intervenções que, atuando sobre um ou mais elos conhecidos da cadeia epidemiológica de transmissão, sejam capazes de vir a interrompê-la.
 
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Na falta da certeza sobre os riscos envolvidos em uma ação, são necessárias medidas preventivas de contenção eficazes. Assim, nenhuma medida preventiva em situações epidêmicas pode ser descartada sem que esteja comprovado que seja dispensável.
Esta orientação está associada ao princípio da:
		
	 
	Precaução.
	 
	Ação sanitária.
	
	Articulação propositiva.
	
	Parcimônia.
	
	Gestão responsável.
	
Explicação:
O princípio da precaução alerta para a necessidade de cautela e prevenção contra os piores cenários na evolução da epidemia, não permitindo descartar nenhuma estratégia na contenção daquela doença.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Em situações epidêmicas, sabemos que a manutenção dos direitos individuais:
		
	 
	é idêntica à aplicada em situações de normalidade.
	
	é uma consequência natural dos acontecimentos.
	
	jamais deverá ser suplantada pelos direitos coletivos.
 
	 
	fica sempre condicionada à preservação dos direitos coletivos.
	
	é prioritária e não pode ser transgredida.
	
Explicação:
Os direitos individuais incluem a vida, a privacidade, a liberdade e a não-discriminação, entre outros. Todos estes direitos devem ser preservados. Contudo, em situações excepcionais como de uma epidemia (doença disseminada em larga escala local) ou pandemia (doença disseminada em escala mundial), estes direitos individuais podem ser suplantados pelos direitos coletivos. Assim, a regra básica em situações epidêmicas, é a de que a manutenção dos direitos individuais fica sempre condicionada à preservação dos direitos coletivos.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Leia o texto abaixo e responda: Sob o prisma da ética colocamos em evidência a necessidade da atuação dos meios governamentais e não governamentais, relacionados à área de saúde a fomentar políticas de contínua educação operacional a guisa da redução dos riscos de desastres naturais e catástrofes. Outras áreas técnicas devem estar em alerta, tanto preventivas como operacionais. O preparo do profissional é inquestionável e a educação continuada deve fazer parte de currículos de graduação e pós-graduação. Os preceitos dos códigos de éticas profissionais devem ser postos em evidência. Não olvidar a legislação e o princípio constitucional da dignidade humana, pilar fundamental do Estado Democrático e de Direito. A exegese da positivação jurídica em referência à Bioética necessita ser intensa, constante e atualizada. Marque com a opção correta sobre a Ética e as Epidemias.
		
	
	Muito embora se tenha conseguido índices de redução da transmissibilidade da AIDS, epidemia de maior impacto da era contemporânea, ainda persistem problemas éticos nos estudos afins, o que deve ser desconsiderado e desvalorizado.
	 
	A Bioética não é de fundamental importância no enfrentamento das catástrofes e epidemias, seja no campo da macrobioética
	
	As pesquisas científicas não devem ser estimuladas no combate às doenças infecto-contagiosas, com absoluto controle ético evitando a maximização de interesses privados e públicos
	 
	Ações de entidades públicas e privadas devem objetivar maiores investimentos em biotecnologia, seja no campo da genética ou em nanociência, com o escopo principal de combate às grandes epidemias
	
	Se buscará um adequado ponto de equilíbrio na resolução dos conflitos éticos da pesquisa biomédica com os interesses para os profissionais de saúde.
	
Explicação: Para que possamos discorrer sobre a ética no enfrentamento de grandes epidemias e catástrofes necessitamos recordar as diversas situações que ameaçaram a preservação da raça sobre o planeta. A história da humanidade sempre se notabilizou pela capacidade inventiva da inteligência humana, superando todas as dificuldades e promovendo avanços técnicos e científicos
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Em 1992, ocorreu na cidade do Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que ficou conhecida pelo nome de ECO 92. Nesta conferencia, foi formulado um importante documento, denominado de Agenda 21, no qual em seu anexo, consta o PRINCÍPIO 15, que determina que os Estados devam aplicar amplamente o critério de precaução conforme suas capacidades. Este critério ou, princípio da precaução, se define por:
		
	 
	Na ausência de absoluta certeza científica sobre os riscos ou danos envolvidos em uma ação, é necessário que tomemos medidas eficazes preventivas de evitação de todas as possibilidades possíveis de danos.
	
	Possibilitar que pesquisas ou procedimentos sejam descontinuados caso os resultados parciais não estejam no direcionamento que se espera para eles.
	
	Exigir que todo pesquisador tome as medidas preventivas necessárias para que efeitos colaterais ou danosos não se tornem epidêmicos.
	
	Na perspectiva de ocorrer risco ou dano em pesquisas os procedimentos só podem ser continuados caso os sujeitos envolvidose expostos a estes riscos assinem um documento de responsabilização pelo que venha a ocorrer.
	
	Quando não houver comprovação científica de riscos envolvidos a pesquisa não está obrigada a encerrar seus procedimentos em andamento.

Outros materiais