Buscar

ENFERMAGEM MOD REL AP (2)

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 
	Nome do Aluno: Priscila da Silva
	Disciplina: Ciências Moleculares e Celulares
	Título do Roteiro de Aula Prática: Origem e Evoluçao das Celulas
	Polo: 
	Turma: A 
	Curso: Enfermagem
	Semestre: 2º
	Data da aula prática: 05/09/2018
	Aula Prática: 1
OBJETIVOS: Descrever os objetivos da aula prática.
	Reconhecer as partes do Microscópio óptico.
Identificar as Propriedades e funções do microscopio óptico.
Identificar as diferenças estruturais entre células eucariontes e procariontes.
MATERIAL E MÉTODOS: Descrever de forma sucinta quais foram os materiais e equipamentos utilizados.
_____________________		_____________________
ALUNO:	 TUTOR:
MATR. 
	Jornal
Tesoura
Papel absorvente
Pipeta Pasteur
Becker
Água Destilada
Lâmina
Laminula
Oleo de imersão
Soluçao Alcool-eter
Luvas
Espátulas
Corante Azul de Metileno
Bico de Bunsen
Pinça de Madeira
Caixa de Fósforo
Iogurte Natural
Cebola
DESENVOLVIMENTO DA AULA: Descrever os resultados obtidos durante a aula prática.
	Procedimento 1- Aprender a manusear o microscópio e suas funções.
O microscópio é um aparelho que amplia imagens, através do qual se pode observar estruturas minúsculas com grande riqueza de detalhes. Embora variem muito de tamanho 4x 10x 40x e 100x.
Base ou pé: Peça fixa à base, na qual estão aplicadas todas as outras partes constituintes do microscópio. Botão de ligar/desligar, e outro botão de intensidade luminosa.
Fonte de luz ou embutida: por isso é chamado de microscópio óptico porque é a base de luz.
Condensador ou diafragma: Conjunto de duas ou mais lentes convergentes que orientam e espalham regularmente a luz emitida pela fonte luminosa sobre o campo de visão do microscópio. Quanto mais aberto o diafragma mais feixe de luz.
Mesa ou Platina: Onde se fixa a lâmina a ser observada, possui uma janela por onde passam os raios luminosos e parafusos dentados que permitem deslocar a preparação.
Lentes objetivas: As objetivas são de 4x 10x 40x e 100x
Tambor ou Revólver: utensílio giratório que tem como função portar as lentes objetivas.
Objetivas são um sistema de lentes com diferentes aumentos e seu número varia de acordo com o microscópio.
Tubo ou Canhão: Cilindro que suporta os sistemas de lentes, localizando-se na extremidade superior a ocular e na extremidade inferior o revólver com objetivas.
Lentes Oculares:  é constituída por duas lentes que ampliam a imagem formada pelas objetivas e ajusta possíveis deficiências ópticas. 
Braço ou Coluna: Fixo à base, serve de suporte aos outros elementos
Charriot: Peça ligada à platina que possibilita mover a lâmina, permitindo a melhor centralização da mesma.
Parafuso macrométrico é um objeto passível de rotação e permite a movimentação vertical da mesa.
Parafuso micrométrico por sua vez é responsável pelos movimentos verticais e sutis da mesa, permitindo aperfeiçoar a focagem.
Foi realizado o recorte de jornal a letra F, onde observamos a imagem observada apresentação invertida na objectiva de menor ampliação. Quando desloquei a preparação para o lado direito observei que a preparação de movia para o lado contrário (o esquerdo), ao mover a preparação para cima e para baixo, a imagem não desfocava. Mantendo sempre a sua posição real, mas invertida à vista no microscópio óptico. a letra com maior definição. Continua com a imagem invertida.
Procedimento 2- Análise de células eucariontes animais e vegetais.
Observação das células da mucosa bucal
Com uma espátula raspa-se levemente a mucosa bucal
Limpa-se a lâmina com papel absorvente
 Espalha-se sobre a lâmina o material colhido (esfregaço de células da mucosa bucal)4- Coloca-se uma gota do corante azul de metileno
Cobre-se sobre o esfregaço uma lamínula com um ângulo de 45º6- Retira-se o excesso de corante com papel absorvente
 Observa-se ao microscópio com as objetivas 40x, 100x e 400x, respectivamente.
Anotam-se os resultados obtidos
 Retira-se a lamínula e descarta em um béquer com água
Descarta-se a lâmina em outro béquer com água.
Observação das células da epiderme da cebola (Allium cepa)
 Retira-se com uma pinça, a parte interna de uma escama, uma película delicada que a recobre: é a epiderme.
Limpa-se lâmina com papel absorvente
Coloca-se essa película na lâmina
Coloca-se uma gota do corante azul de metileno
Cobre-se a película com a lamínula com um ângulo de 45º5- Retira-se o excesso de corante com papel absorvente
Observa-se ao microscópio com as objetivas 40x, 100x e 400x, respectivamente.
Anotam-se os resultados obtidos
Retira-se a lamínula e descarta em um béquer com água
Descarta-se a lâmina em outro béquer com água.
Procedimento 3- Análise de células procariontes.
O objetivo do experimento realizado nos permitiu a observação de células vegetais e em seguida com o aprendizado das práticas sobre microscopia óptica conseguir visualizar com mais clareza as estruturas da célula vegetal como: parede celular, membrana plasmática, cloroplastos, vacúolo.
Os procedimentos para realizados na prática se deram da seguinte forma: com um estilete colocou-se uma pequena quantidade de iogurte sobre a lâmina contendo uma gota de azul de metileno esse material foi espalhado pela lâmina. Em seguida coberto com a lamínula e com muito cuidado para que não se formasse bolhas. Após o fim desse procedimento foi colocada em seguida a lâmina posicionada onde a luz do microscópio a atravessasse e atingisse a o material em seguida ajustou-se então a intensidade da luz e o foco da imagem através dos procedimentos aprendidos de como manusear o microscópio. A lamina foi colocada na platina e ajustado na altura ideal para observar a planta, com o revolver utilizamos primeiramente a lente objetiva de cor vermelha(4x) a amostra que foi ampliada 40 vezes maior que o seu tamanho real, em seguida giramos o revólver do microscópio, para a lente amarela objetiva (10x) que tem capacidade de aumentar o material em 
(100x) maior que o seu tamanho real e por último giramos o revólver novamente, até chegar à objetiva de cor azul (40x) aumentando assim (400x) o tamanho de uma folha.
Os lactobacilos são importantes para o nosso sistema digestivo e imunológico. Os chamados alimentos probióticos representam saúde e proteção ao organismo. Alimentos como o leite, iogurte, queijo fresco e a coalhada, são fundamentais em nosso dia-a-dia, porque contêm o melhor dos probióticos: os lactobacilos vivos, os mesmos do leite fermentado.
. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Descrever quais são as conclusões da aula, segundo os objetivos descritos no primeiro item e sua aplicabilidade na vida profissional.
	 Concluo que a aula foi satisfatória, pois conseguimos realizar as atividades proposta, assim como interpreta-las concluindo que: As células são divididas em células eucariontes e procariontes. As células procariontes são identificadas pela ausência de núcleo individualizado, estando disperso no citoplasma como observado na prática.
As células eucariontes dividem-se em dois grupos, os eucariontes vegetais e os eucariontes animais. 
Estas por sua vez também apresentam características que as diferenciam. A principal característica observada na prática foi a presença de parede celular presente apenas na célula eucarionte vegetal. Identificamos a célula animal pela sua forma e ausência de parede celular.  
O estudo das células procariontes é de fundamental importância, pois são células diferenciadas e tem suas especificidades. As mesmas podem nos trazer muitos benefícios ou até mesmo para a nos causar doenças. Nessa prática observamos que no iogurte possuem bactérias que se movimentam e reproduzem em meio liquido. Descobrimos que esses seres apesar
de simples tem uma estrutura complexa e ausência de organelas membranosas. Esses “bichinhos” podem nos trazer muitos benefícios a nossa saúde. As aulas práticasfacilitam o nosso aprendizado.
OBSERVAÇÕES GERAIS DE PRÁTICAS E RELATÓRIOS
O Projeto Pedagógico do Curso (PCC), provisiona carga horária específica de tele aula e carga horária específica para aula prática, sendo assim, os cronogramas estabelecidos pela coordenação levam em consideração que o aluno deverá comparecer pelo menos 3 vezes na semana ao Polo, uma vez dedicada ao dia da oferta do curso, sendo a presença na tele aula e os outros dois para o desenvolvimento de aula prática, quando necessário; 
O relatório deverá ser desenvolvido individualmente e entregue ao tutor presencial, observando o cronograma disponibilizado pela coordenação de curso;
A coordenação pedagógica do polo também deverá providenciar uma validação do relatório, que poderá ser desenvolvida com um carimbo.

Continue navegando