Buscar

AVALIAÇÃO PARCIAL DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Prévia do material em texto

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
	Avaliação Parcial: CCJ0022_SM_ V.1  
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Acertos: 9,0 de 10,0
	Data: 24/09/2018 17:11:20 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201607471017)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece os direitos fundamentais para a criança e o adolescente, dentre eles: I. direito à vida e à saúde; II. direito ao ensino, lazer e cultura III. direito à liberdade, ao respeito e à dignidade. Marque abaixo a alternativa CORRETA:
		
	
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201607471019)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Analise as assertivas abaixo no que tange à absoluta prioridade: I - Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias, além da precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública. II - Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas. III - Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. Assinale a assertiva correta:
		
	
	Todas as assertivas estão incorretas
	
	Estão corretas as assertivas II e III
	
	Estão corretas as assertivas I e III
	
	Estão corretas as assertivas I e II
	
	Todas as assertivas estão corretas
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201607922613)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Utilizando os conhecimentos adquiridos com o estudo do capítulo do direito à vida e à saúde, no Estatuto da Criança e do Adolescente, considere a seguinte situação: Um médico pediatra, ao atender uma criança em seu consultório, verifica que a mesma possui hematomas de diversas colorações, característicos de possíveis maus tratos, e então faz a comunicação do que constatou ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, fornecendo dados da mãe e da criança. Diante disto, podemos afirmar que:
		
	
	o médico agiu de forma equivocada, pois não prestou o atendimento na rede pública de saúde, mas em seu consultório particular.
	
	o médico agiu corretamente, pois tem o dever legal de comunicar toda suspeita de maus tratos.
	
	o médico agiu corretamente, pois tem apenas o dever moral de comunicar toda suspeita de maus tratos, seguindo a sua intuição. 
	
	o médico agiu de forma equivocada, pois não tinha certeza da ocorrência de maus tratos, mas sim, suspeita.
	
	o médico agiu de forma equivocada, pois tal fato deveria ter sido comunicado diretamente à autoridade policial, que depois comunica a Justiça da Infância e da Juventude.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201610252433)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Em uma unidade escolar, uma das alunas se recusou a participar de uma atividade na aula de educação física relativa a uma dança folclórica no mês de junho,  pois, segundo ela, sua religião não permitia. Essa aluna tem seu direito resguardado, de acordo com o Estatuto da criança e do Adolescente , no que diz respeito à:
		
	
	liberdade à crença e ao culto religioso.
 
	
	preservação da imagem
 
	
	ser respeitada em suas aptidões.
 
	
	igualdade de oportunidades no desenvolvimento de sua educação.
 
	
	 respeito a liberdade de escolha e autonomia.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201610253263)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que:
		
	
	a permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de cinco anos, salvo comprovada necessidade, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.
	
	os filhos havidos fora do casamento poderão ser reconhecidos pelos pais, conjunta ou separadamente, no próprio termo de nascimento, por testamento, mediante escritura ou outro documento público, qualquer que seja a origem da filiação.
	
	a guarda confere à criança ou adolescente a condição de dependente, para todos os fins e efeitos de direito, salvo os previdenciários.
	
	a colocação em família substituta, para os maiores de doze anos de idade, dar-se-á independentemente de seu consentimento.
	
	os filhos havidos ou não da relação do casamento, salvo quando por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias em relação à filiação.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201607369759)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Segundo o que prevê o ECA, constitui requisito legal para o deferimento da adoção pelo juiz:
		
	
	Que o adotante seja necessariamente parente do adotando
	
	Em caso de falecimento no curso do procedimento, deve ter o adotante manifestado de forma inequívoca sua vontade de adotar 
	
	Que o adotante seja casado e maior de 21 anos
	
	Que o adotante seja casado e maior de 18 anos
	
	Que o adotante seja no máximo 16 anos mais velho que o adotando
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201607436297)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	FCC - 2012 - TJ-GO - Juiz - Adaptada: Com base no conteúdo estudado em aula, marque a alternativa CORRETA. O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe, para crianças e adolescentes, de forma expressa, 
		
	
	a venda de bilhetes lotéricos e equivalentes.
	
	a venda de videogames de conteúdo ofensivo aos costumes.
	
	a venda de tinta em spray aerossol de difícil remoção.
	
	o consumo reiterado de bebidas alcoólicas.
	
	a venda de fogos de artifício de qualquer natureza.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201608422179)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	João e Joana são pais de Mila, 9 anos, e de Letícia, 8 anos. João mudou-se para Maringá depois do divórcio, e levou sua filha mais nova para morar com ele. Nas férias escolares, Letícia quer ir ao Rio de Janeiro visitar sua mãe, enquanto Mila deseja passar seus dias livres com seu pai em Maringá. Avalie as situações apresentadas a seguir e, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a afirmativa correta.
		
	
	As crianças não poderão viajar neste hipótese
	
	Mila poderia aproveitar a ida de sua vizinha Maria, de 23 anos, para acompanhá-la, desde que devidamente autorizada por seus pais, enquanto Letícia não precisaria de autorização judicial se seu padrinho, Ricardo, primo do seu pai, a acompanhasse.
	
	Se houver prévia e expressa autorização dos pais ou responsáveis, Letícia e Mila ficam dispensadas da autorização judicial e poderão viajar desacompanhadas dentro do território nacional. 
	
	Letícia poderá viajar desacompanhada dos pais por todo território nacional se houver autorização judicial, que poderá ser concedida pelo prazo de dois anos. Mila não precisará de autorização judicial para ir a Maringá se seu tio José aceitar acompanhá-la. 
	
	Letícia poderá viajar sem autorização judicial se a sua prima, Olívia, que tem 19 anos, aceitar acompanhá-la. Mila poderá viajar sem autorização, se a sua avó, Filomena, a acompanhar. 
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201607470280)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece o procedimentopara apuração de irregularidades em entidades de atendimento. Consoante tais disposições, o procedimento terá início mediante:
		
	
	somente portaria da autoridade judiciária 
	
	apenas por representação do Ministério Público ou do Conselho Tutelar, onde conste, necessariamente, resumo dos fatos.
	
	apenas por representação do Ministério Público ou do Conselho Tutelar, devendo, no caso do Ministério Público, constar necessariamente o resumo dos fatos.
	
	provocação de qualquer interessado
	
	portaria da autoridade judiciária ou representação do Ministério Público ou do Conselho Tutelar, onde conste, necessariamente, resumo dos fatos.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201608359867)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O artigo 88 da lei 8069/90 é um comando normativo das principais diretrizes da política de atendimento, portanto de exercício obrigatório.Assim, identifique e marque a resposta correta dentre as opções a seguir: I- proteção jurídico-social por entidade de defesa; II- crianção dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente; III- política de formação de professores especializados; IV- municipalização do atendimento; V- campanhas para eleições de Conselheiros Tutelares; VI- integração de pesquisas sobre crianças nos Municípios;
		
	
	V e III;
	
	VI e I;
	
	III e IV;
	
	VI e V;
	
	IV e II

Continue navegando