Buscar

av1 direito civil 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201703299388)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Juiz do Trabalho ¿ TRT 12.ª Região ¿ 2002) Em relação aos contratos é incorreto afirmar:
		
	
	os contratos benéficos interpretar-se-ão estritamente;
	
	a manifestação da vontade nos contratos pode ser tácita, quando a lei não exigir que seja expressa;
	
	reputar-se-á celebrado o contrato no lugar em que foi proposto;
	 
	a impossibilidade da prestação invalida o contrato, mesmo sendo relativa ou cessando antes de realizada a condição;
	
	considera-se inexistente a aceitação, se antes dela ou com ela chegar ao proponente a retratação do aceitante.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703325330)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	2- Em relação ao Direito dos Contratos, pode afirmar que:
		
	 
	O princípio da boa-fé objetiva também está contido em uma cláusula geral e, como tal, se revela vinculante, sobretudo do ponto de vista axiológico, pois permite sejam permeados valores constitucionais a orientar a autonomia contratual.
	
	A interpretação contratual é dita declaratória quando tem como objetivo o aproveitamento do contrato, mediante o suprimento das lacunas e pontos omissos deixados pelas partes.
	
	Todas as altermativas acima estão corretas
	
	A boa-fé objetiva não pode ser compreendida como a exigência de conduta leal, proba, dos contratantes, tomada a partir de um enfoque social.
	
	Quando determinada cláusula mostra-se obscura e passível de dúvida, alegando um dos contratantes que não representa com fidelidade a vontade manifestada na celebração da avença, e tal alegação resta demonstrada, não deve prevalecer a declaração em detrimento da literalidade do texto.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703221892)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em relação aos contratos, analise as afirmativas abaixo e ao final assinale a alternativa correta de acordo com o Código Civil Brasileiro: I. É ilícito as partes estipular contratos atípicos por expressa vedação legal; II. Nos contratos de adesão são nulas as cláusulas que estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio; III. A herança de pessoa viva pode ser objeto de contrato, cuja execução ficará condicionada à implementação de condição suspensiva; IV. A proposta de contrato obriga o proponente, se o contrário não resultar dos termos dela, da natureza do negócio ou das circunstâncias do caso.
		
	
	As alternativas I e III estão corretas;
	
	As alternativas III e IV estão corretas;
	 
	As alternativas II e IV estão corretas;
	
	As alternativas I e II estão corretas;
	
	As alternativas II e III estão corretas;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703066030)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	4. (TJ PR ¿ 2013) A respeito dos princípios do contrato, considere as seguintes afirmativas: 1. O venire contra factum proprium somente é vedado quando ofende a boa-fé subjetiva. 2. O tu quoque consiste em figura parcelar da boa-fé objetiva, e significa o dever de mitigação dos próprios prejuízos. 3. A ruptura injustificada das tratativas preliminares que frustre a fundada confiança despertada na outra parte constitui ofensa à boa-fé, gerando dever de indenizar. 4. A surrectio consiste na proteção a terceiros de boa-fé que tenham adquirido onerosamente o bem originalmente comprado a non domino pelo alienante. Assinale a alternativa correta.
		
	
	Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
	
	Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
	
	Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
	 
	Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703306633)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O significado do princípio da relatividade dos efeitos do contrato é
		
	 
	a ideia de que os efeitos do contrato só se produzem em relação às partes que manifestaram a sua vontade, vinculando-os ao seu conteúdo, não afetando terceiros nem seu patrimônio.
	
	o princípio pelo qual se veda a existência de cláusulas abusivas no contrato, por serem relativos os direitos de cada contratante.
	
	o princípio pelo qual os efeitos do contrato são relativos, porque vinculados à sua função social e à boa-fé objetiva.
	
	o que afirma bastar, para o aperfeiçoamento do contrato, o acordo de vontades, contrapondo-se ao formalismo para gerar seus efeitos.
	
	o que afirma ser necessária a entrega efetiva da coisa, em certas situações, para que o contrato produza seus efeitos jurídicos.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201703020754)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Nos contratos de execução continuada ou diferida, se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, poderá o devedor:
		
	
	apenas pedir a resolução do contrato, mas não poderá pedir a revisão de cláusulas, ainda que para assegurar o equilíbrio das prestações.
	
	pedir a resolução do contrato, produzindo-se os efeitos da sentença a partir do trânsito em julgado, salvo se concedida pelo juiz antecipação da tutela, mas a resolução poderá ser evitada, oferecendo-se o réu a modificar equitativamente as condições do contrato.
	 
	pedir a resolução do contrato, retroagindo os efeitos da sentença à data da citação, mas a resolução poderá ser evitada oferecendo-se o réu a modificar equitativamente as condições do contrato.
	
	pedir remissão da dívida, no que exceder o valor total de seus bens, porque estará caracterizado seu estado de insolvabilidade.
	
	pedir a revisão das cláusulas para assegurar o quanto possível o valor real da prestação, mas não poderá pedir a resolução do contrato.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201703302365)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Observada a disciplina contida no Código Civil em vigor, assinale a única alternativa que contém a afirmação INCORRETA:
		
	
	Não pode ser objeto de contrato herança de pessoa viva.
	 
	Reputar-se-á celebrado o contrato no lugar em que foi proposto, sendo absolutamente, vedado o princípio autonomia da vontade das partes elegerem um foro competente (foro de eleição).
	 
	Nos contratos de adesão, são nulas as cláusulas ambíguas, contraditórias ou que estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio.
	
	Os princípios da probidade e boa-fé não precisam ser observados nas primeiras tratativas contratuais, sendo exigidos somente na execução do contrato.
	
	Na formação dos contratos, se a retratação do proponente chegar ao conhecimento da outra parte antes da proposta, ou simultaneamente a esta, deixará de ser obrigatória.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201703193876)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A alternativa correta, de acordo com os novos princípios contratuais, é:
		
	 
	A função social dos contratos possui, segundo posição majoritária da doutrina e jurisprudência, dois principais efeitos: mitiga a autonomia da vontade e atenua o princípio da relatividade dos efeitos dos contratos.
	
	A boa-fé objetiva é um preceito que, embora previsto no Código Civil, pode ser afastado pela vontade das partes, desde que expressamente convencionado.
	
	Ao revogarem os princípios clássicos, os novos princípios exigem uma relação contratual mais clara, transparente e equilibrada, com a tutela da parte mais fraca.
	
	É possível que as partes, a qualquer momento, desistam das negociações preliminares, ainda que se tenha criado a legítima expectativa na outra parte de que o contrato seria celebrado, independentemente de perdas e danos.
	
	O princípio do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos impede qualquer mínimo desequilíbrio porventura existente nas relações contratuais, criando, assim, um equilíbrio objetivo no tráfego jurídico de massas.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201703333560)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Robertopassava por grandes dificuldades financeiras e, sabendo disso, Rogério celebra com Roberto um contrato por meio do qual se comprometeu a lhe transferir a casa de seu pai quando esse viesse a falecer. No ato da assinatura do contrato, Rogério pagou a Roberto R$ 200.000,00, sendo que o imóvel do pai de Roberto estava estimado em R$ 300.000,00. Antes do falecimento do pai de Roberto, que não possui outros herdeiros, haverá:
		
	
	expectativa de direito, porque, até o falecimento, o direito sobre os bens da futura herança integra o patrimônio de Roberto, que poderá cumprir o contrato apenas depois da abertura da sucessão;
	 
	nem direito adquirido nem expectativa de direito, porque o contrato é nulo;
	
	expectativa de direito, porque, enquanto vivo, os bens pertencem ao pai de Roberto, que deles poderá dispor, impedindo que, depois do falecimento, Roberto os transfira a Rogério;
	
	direito adquirido, pois, de acordo com a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, a ele se equipara o direito sob condição suspensiva inalterável ao arbítrio de outrem;
	
	direito adquirido, porque, com a assinatura do contrato, os bens da futura herança passaram a integrar o patrimônio de Rogério;
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201703065272)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	No âmbito da formação dos contratos, deixa de ser obrigatória a proposta:
		
	
	se, feita a pessoa ausente, tiver sido expedida a resposta dentro do prazo dado.
	
	Se não for feita por escrito.
	 
	se, antes dela, ou simultaneamente, chegar ao conhecimento da outra parte a retratação do proponente.
	 
	se, feita com prazo a pessoa ausente, tiver decorrido tempo suficiente para chegar a resposta ao conhecimento do proponente.
	
	se, feita com prazo a pessoa presente, foi imediatamente aceita.

Continue navegando