Buscar

MERCADO FINANCEIRO AULA 02

Prévia do material em texto

MERCADO FINANCEIRO
2a aula
		Atualizar Página
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo 
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: 
	11/09/2018 11:15:12 (Finalizada)
	Aluno(a): 
	2018.2 
	Disciplina: GST1160 - MERCADO FINANCEIRO  
	
	 
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	Assinale a opção correta acerca do mercado financeiro.
		
	
	Os percentuais de recolhimento compulsório a que as instituições financeiras estão sujeitas podem variar em função das regiões geoeconômicas.
	
	As operações do mercado interfinanceiro são destinadas a atender ao fluxo de recursos demandado pelas instituições financeiras e são lastreadas em certificados de depósitos bancários.
	
	As operações de hot money, vendor finance e créditos rotativos constituem instrumentos típicos de atuação dos bancos comerciais no mercado monetário.
	
	Nas operações de crédito direto ao consumidor, as instituições financeiras estão desobrigadas de informar previamente ao cliente o custo efetivo total.
	
	É de competência privativa do BACEN a formulação das normas que disciplinam o crédito em todas as suas modalidades e as operações creditícias em todas as suas formas.
	
Explicação: 
Os percentuais de recolhimento compulsório a que as instituições financeiras estão sujeitas podem variar em função das regiões geoeconômicas
	
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	A respeito do mercado de valores mobiliários, pode-se dizer que:
		
	
	b) Nas negociações em bolsa, não há garantia de liquidação das transações;
	
	a) As bolsas de valores proporcionam um centro de liquidez para as ações ali negociadas;
	
	e) Ordens eletrônicas são efetivadas em pregão de viva voz.
	
	c) Não há informações suficientes para a formação de preços das ações;
	
	d) Ações preferenciais têm direito a voto;
	
Explicação: 
As bolsas de valores proporcionam um centro de liquidez para as ações ali negociadas;
	
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Qual das alternativas a seguir NÃO representa uma subdivisão do mercado financeiro?
		
	
	Mercado Aberto
	
	Mercado Cambial
	
	Mercado Monetário
	
	Mercado de Capitais
	
	Mercado de Crédito
	
Explicação: 
Mercado Aberto
	
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	O Banco Bonaparte é uma tradicional instituição financeira. Quando o banco capta recursos em depósitos à vista e em depósitos a prazo, aplicando esses recursos em empréstimos e financiamentos a seus clientes, o banco está transacionando recursos em qual Mercado de Dinheiro? 
		
	
	NO MERCADO CAMBIAL 
	
	NO MERCADO DE CAPITAIS 
	
	No MERCADO MONETÁRIO
	
	NO MERCADO DE DERIVATIVOS 
	
	NO MERCADO DE CRÉDITO 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Identifique o mercado que opera a curto prazo, financia capital de giro para as empresas e consumo para pessoa física, e tem como instituição financeira intermediária nessas operações o Banco Comercial. 
		
	
	O Mercado de Capitais
	
	O Mercado de Crédito
	
	O Mercado de Câmbio 
	
	O Mercado Monetário
	
Explicação: 
O Mercado de Crédito
	
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Complete a frase corretamente: O mercado de capitais tem como característica possibilitar às empresas capitar recursos para suprir necessidades de __________________. Nesse mercado, a empresa pode capitar recursos _______________, através da emissão de debêntures, ou _______________, através da emissão de ações. O investidor que comprar ações da empresa se torna ___________________ do negócio. Para ele, ________________ o sucesso do negócio. A sua principal fonte de remuneração são os __________________. 
		
	
	curto prazo, próprios, de terceiros, sócio, não interessa, juros. 
	
	curto prazo, de terceiros, próprios, sócio, interessa, juros.
	
	longo prazo, de terceiros, próprios, sócio, interessa, lucros.
	
	curto prazo, de terceiros, próprios, credor, não interessa, juros
	
	longo prazo, de terceiros, próprios, credor, interessa, lucros.
	
Explicação: 
Complete a frase corretamente: O mercado de capitais tem como característica possibilitar às empresas capitar recursos para suprir necessidades de longo prazo. Nesse mercado, a empresa pode capitar recursos de terceiros, através da emissão de debêntures, ou próprios, através da emissão de ações. O investidor que comprar ações da empresa se torna sócio do negócio. Para ele, interessa o sucesso do negócio. A sua principal fonte de remuneração são os lucros.
	
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Uma S.A aberta pode assinar com a Bolsa de São Paulo um contrato de Governança Corporativa Nível I, Nível II ou Novo Mercado, e tem por objetivo tornar mais transparentes seus dados financeiros para que os investidores tomem suas decisões. 
		
	
	Somente na governança corporativa Nível I a S/A aberta poderá ter suas ações negociadas mo mercado finaneiro internacional
	
	Na governança corporativa Nível II e Novo Mercado a S/A aberta poderá ter suas ações negociadas mo mercado finaneiro internacional
	
	Na governança corporativa Nível I e Nível II a S/A aberta poderá ter suas ações negociadas mo mercado finaneiro internacional
	
	Na govenança corporativa novo mercado a empresa poderá emitir ações preferenciais
	
	Na governança corporativa Nível I e Novo Mercado a S/A aberta poderá ter suas ações negociadas mo mercado finaneiro internacional
	
Explicação: 
Na governança corporativa Nível II e Novo Mercado a S/A aberta poderá ter suas ações negociadas mo mercado finaneiro internacional
	
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Dentre os principais papéis privados negociados no mercado financeiro estão as letras de câmbio, que são emitidas pelos financiados dos contratos de crédito e aceitas pelas instituições financeiras participantes da operação. Posteriormente, elas são vendidas a investidores, por meio dos mecanismos de intermediação do mercado financeiro. Nesse sentido, as letras de câmbio se caracterizam como títulos 
		
	
	emitidos por instituições que atuam com crédito imobiliário.
	
	transferíveis por meio de endosso, que podem ser pré-fixados ou pós-fixados.
	
	nominativos, com renda fixa e prazo determinado de vencimento.
	
	lastreados em ações ordinárias, podendo ser lançados no exterior.
	
	ao portador e com limite de valor definido pelo proprietário.
	
Explicação: 
A Letra de Câmbio é um Título de Crédito que representa uma obrigação pecuniária, onde o quem emite o título expede uma ordem de pagamento à pessoa que deverá paga-la, que fica obrigado, a pagar ao tomador (um credor específico), o valor determinado no título.

Continue navegando

Outros materiais