Buscar

Anatomia Craniana relatório e revisão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anatomia Craniana
O crânio apresenta diversas funções, como a de sustentação, alocação, direcionamento e captura. Durante seu processo de formação pode acontecer anomalias.
Ossos zigomáticos articulam-se com as maxilas e com os ossos temporais para formar as “maças do rosto” e se articulam com o osso frontal e o esfenóide para formar parte do assoalho e da parede lateral da órbita. Um pequeno forame zigomaticofacial (quase um buraco) serve de passagem para vasos e nervos.
A Origem de ossificação se dá em duas: O crânio desmal e o crânio condral: Para formar ossos completos, os ossos originados do tecido conjuntivo mesenquimal ( crânio Desmal) se fundem com outros originados indiretamente de um molde cartilaginoso (crânio Condral) formando por exemplo o osso esfenóide e o temporal.
Os ossos da cabeça são divididos em duas partes, neurocrânio e viscerocrânio:  O neurocrânio fornece o envoltório para o cérebro e o predomínio do seu crescimento 
sobre o viscerocrânio está relacionado ao aumento do tamanho do cérebro.
Lamina petrosa: garante resistência para não haver fratura ou desgaste ao lado do atlas
Le fort são linhas de fratura que vão unir os ossos que vão formar a face. Esse nome se dá graças ao francês que classificou essas linhas de fraturas em 3.
Canal auditivo: os ossículos da audição (martelo, bigorna e estribo) estão localizados na cavidade timpânica da orelha média. As cavidades timpânicas estão dentro da parte petrosa de cada osso temporal.
Seios paranasais: Os seios paranasais são extensões, cheias de ar, da parte respiratória da cavidade nasal para os seguintes ossos do crânio: Frontal, etmóide, esfenóide e maxila. Já os Seios nasais: Além de alívio de pressão é cheio de muco para filtrar as impurezas.
Osso hióide: Localizado logo acima da laringe, serve como ponto de fixação de músculos da língua e da faringe.
Osso esfenoide: É um osso irregular, que representa a base para a arquitetura do crânio
Maxilas: os ossos maxilares formam a porção central do esqueleto facial. Com exceção da mandíbula todos os demais ossos da face se articulam com as maxilas.
Musculatura maxilar: 
Referências 
Madeira, Miguel Carlos. Anatomia da face: bases anatomofuncionais para a prática odontológica. 8. ed. São Paulo: Sarvier, 2012.
SPENCE, Alexander P. Anatomia humana básica. 2. ed. São Paulo: Manole, 1991.

Continue navegando