Buscar

AD1 Psicologia da Educação 2018.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AD1 – 2018.02
Entrega exclusivamente pela plataforma até o dia 18.08.2018
Enviar arquivo salvo com nome e sobrenome.
Disciplina: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Coordenador (a): Ana Lucia Gomes
Orientações Gerais
Para responder às questões tome como o material referente às aulas 1, 2 e 3. Antes de fazer as questões, releia os textos e tire suas dúvidas com seus tutores. 
Desenvolva suas respostas expressando a sua compreensão sobre os assuntos tratados. Verifique se suas ideias estão organizadas de forma clara e se contemplam a tudo o que foi solicitado nas questões.
Caso realize citações ou copie trechos referentes aos textos das aulas ou outros, para fundamentar ou exemplificar suas respostas, não deixe de mencionar as devidas referências. As respostas que apresentarem citações ou cópias sem indicarem seus respectivos autores/fontes originais, não serão pontuadas.
VAMOS ABOLIR A PRÁTICA DO PLÁGIO. 
O plágio consiste na apropriação integral ou parcial de um trabalho realizado por outra pessoa, cuja autoria não é declarada. Há três tipos de plágio: Integral, onde o trabalho ou parte dele é copiado palavra por palavra; Parcial, onde partes são copiadas ou possuem palavras substituídas por outras de igual valor semântico e Conceitual, onde a ideia do autor é copiada sem a devida menção à sua autoria (Garchagen, 2006).
Como evitar o plágio? Estudando os textos e respondendo às questões tomando como referência o que foi compreendido por você sobre o assunto. Havendo necessidade de reportar a alguma parte de um texto escrito por outra pessoa, não se esqueça de mencionar a sua autoria, por exemplo, “Segundo Gomes (2009), a aprendizagem consiste em...” ou “Podemos definir a aprendizagem como um processo... (Gomes, 2017)”. 
Bom trabalho!
NOME: 
Primeira questão: (Valor: 2,0)
A Psicologia teve dificuldades para ser reconhecida enquanto ciência, em função do seu objeto de conhecimento: o homem. Explique como a divisão da psicologia em subáreas contribuiu para a construção do seu status de ciência.
Em função da complexidade do objeto de conhecimento da psicologia: o homem, era impossível apresentar uma ideia comum sobre as diferentes explicações a respeito do seu desenvolvimento. Assim, a psicologia se dividiu em áreas, onde cada uma estava voltada para a explicação de um determinado contexto de desenvolvimento do homem, não encerrando-o em uma totalidade, contribuindo, assim, para um melhor esclarecimento sobre os processos que o constituem enquanto sujeito.
Segunda questão: (Valor: 2,0)
Antes do aparecimento da disciplina Psicologia da Educação, o diálogo entre Educação e Psicologia era mediado pela Filosofia. Nesse contexto, a prática pedagógica era marcada pela influência das concepções empíricas e racionalistas, logo, seria correto afirmar que: o sucesso escolar era entendido como um produto que reflete a capacidade que o aluno possui de seguir as instruções oferecidas pelo professor no ambiente de aprendizagem? Justifique sua resposta.
Sim, pois o empirismo e o racionalismo entendem que a aprendizagem advém da capacidade que o indivíduo possui de apreender a sua realidade, através da leitura que faz do mundo, por ser sensível os estímulos que se apresentam de forma organizada, na situação escolar, sendo assim, decisivos para a construção do conhecimento.
Terceira questão: (Valor: 2,0)
Deve-se, pois sublinhar que Psicologia Educacional e Psicologia Escolar são intrinsecamente relacionadas, mas não são idênticas, nem podem reduzir-se uma à outra, guardando cada qual sua autonomia relativa. 
Analise a imagem abaixo e indique se ela faz referência à Psicologia Escolar ou à Psicologia da Educação. Justifique sua resposta.
A imagem em questão aplica-se à psicologia escolar pois representa uma ação profissional determinada visando a compreensão/acolhimento de fenômenos psicológicos que ocorrem em espaços educativos. 
 
Quarta questão: (Valor: 2,0)
Quais seriam as atribuições do Orientador Educacional na escola?
Criar um clima de cooperação na escola como um todo, englobando alunos, professores e família; desenvolver atividades de orientação/organização de estudo e criar condições facilitadoras para o bom desenvolvimento do trabalho pedagógico; trabalhar na criação de espaços de participação social e exercício da cidadania, aproximando alunos, professores e famílias do cotidiano escolar.
Quinta questão: (Valor: 2,0)
O processo de aprendizagem é passível de verificação. As escolas comumente usam as provas para avaliarem a aprendizagem dos seus alunos. Analise a charge abaixo e explique como o professor deveria planejar a sua prova, visando o sucesso dos seus alunos na sua avaliação.
O professor deveria considerar a aprendizagem como um processo de natureza individual, cuja dificuldade deveria levar em conta, principalmente, essa característica. Uma prova complexa demais ou fácil demais, mascara o que o aluno, de fato, sabe com relação ao que lhe foi ensinado.

Continue navegando

Outros materiais