Buscar

SISTEMA NERVOSO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

5. SISTEMA NERVOSO 
 Constituintes básicos do sistema nervoso: 
NEURÔNIOS (células nervosas) e NEUROGLIAS. 
 Partes de um neurônio: SOMA (corpo celular), AXÔNIOS e DENDRITOS (prolongamentos). 
DIVISÃO ANATÔMICA DO SISTEMA NERVOSO 
Sistema Nervoso Central: é composto pelo encéfalo e pela medula espinal. 
Encéfalo: se divide em cérebro, cerebelo e tronco encefálico. 
Cérebro se divide em telencéfalo e diencéfalo (hipotálamo, tálamo e epitálamo) O tronco encefálico se divide em mesencéfalo, ponte e bulbo. 
Medula espinal: região cervical, torácica, lombar. Sacral e cocígea. 
Sistema Nervoso Periférico: composto por nervos espinais, nervos cranianos, gânglios e terminações nervosas 
Sistema Nervoso Visceral (Autônomo): nervos e gânglios. 
SISTEMA NERVOSO CENTRAL 
TRONCO CEREBRAL 
 É a região mais primitiva do encéfalo. 
 Existem 12 pares de nervos cranianos sendo que cada um deles apresenta um núcleo onde se localizam os corpos dos neurônios. Destes nervos, 10 pares se encontram no tronco cerebral (exceção: nervo óptico e nervo olfatório). 
DIENCÉFALO 
- TÁLAMO: é formado por duas massas ovóides que contêm uma variedade imensa de núcleos que fazem a conexão de diversas estruturas com o córtex cerebral. Antes dos estímulos se tornarem conscientes, essas informações passam pelo tálamo (exceção: olfato) – integrando as informações sensoriais e motoras. 
- EPITÁLAMO: localiza-se posteriormente ao tálamo; formado pela glândula pineal que é revestida por uma membrana semelhante à retina. A glândula pineal é responsável pelo ciclo sono-vigília e é regulada pelo hormônio melatonina. 
- HIPOTÁLAMO: é uma região do cérebro muito pequena, mas que desempenha funções extremamente importantes. Controla e integra as atividades do SNA e da hipófise. 
Controla: a fome, a sede, a agressividade, a temperatura, regula a hipófise, possui o “centro do prazer”. 
Obs: os núcleos que contêm os neurônios responsáveis pela fome e agressividade ficam muito próximos (moderador de apetite atua no “centro da fome” e deixa as pessoas mais agressivas). O “centro do prazer” fica próximo ao “centro da fome” por isso, sentimos prazer quando comemos. 
TELENCÉFALO 
- Apresenta aproximadamente cem bilhões de neurônios e um bilhão de neuroglias. É constituído pelos hemisférios cerebrais, formados por várias circunvoluções (giros) e por sulcos que delimitam porções que desempenham funções importantes para o nosso corpo. 
- Sulcos: sulco central (separa giros que ficam na mesma direção), sulco lateral e sulco parieto-occipital = esses sulcos permitem que o cérebro se divida em 4 lobos: 
 LOBO FRONTAL: localiza-se anteriormente ao sulco central (de Rolando). Esse lobo é formado por dois sulcos: o sulco frontal superior e o sulco frontal inferior, estes delimitam os giros frontal superior, frontal médio e frontal inferior. 
O giro frontal inferior do hemisfério esquerdo é responsável pela fala. 
Entre o sulco central e o sulco pré-central encontra-se o GIRO PRÉ-CENTRAL, que é responsável pela motricidade. As regiões do corpo que apresentam uma maior motricidade têm uma representação maior (mão, face, boca). Essa representação é contralateral. 
Entre o sulco central e o sulco pós-central encontra-se o GIRO PÓS-CENTRAL, responsável pela sensibilidade. As regiões do corpo que têm maior sensibilidade (mãos, pés e face) tem maior representação cortical. Quando é dado um estímulo na região do córtex cerebral responsável pela sensibilidade da mão, o indivíduo sentirá a sensibilidade da mão. 
Os lobos posteriores ao sulco central conferem diferentes tipos de sensibilidade: 
 LOBO PARIETAL: localiza-se posteriormente ao sulco central, responsável pela dor, propriocepção e reconhecimento espacial do corpo e do ambiente. 
 LOBO TEMPORAL: fica abaixo do sulco lateral. 
Possui dois sulcos: sulco temporal superior e sulco temporal inferior. Esses sulcos delimitam os giros: temporal superior, temporal médio e temporal inferior. Responsável pela audição e olfato. 
 LOBO OCCIPITAL: localiza-se atrás do sulco parieto-occipital. Responsável pela visão. 
OBS: a região responsável pelo paladar encontra-se entre os lobos parietal e temporal. 
MEDULA ESPINAL 
 Localiza-se no interior do canal vertebral. 
 Começa no forame magno e vai até a L1/L2. 
 É formada por uma substância cinzenta (fica no meio, tem a forma de uma borboleta – “H” medular) que contém os somas neuronais, e uma substância branca que contém principalmente axônios (fibras, prolongamentos). 
 Dos sulcos ântero-lateral e póstero-lateral da substância branca saem as fibras nervosas que se unem nos forames intervertebrais e formam os nervos. Existem 31 pares de nervos espinhais. 
 O comprimento da medula espinhal do adulto varia de 42 a 45 cm. Pelo fato da medula espinhal não percorrer todo o comprimento da coluna vertebral, os nervos que se originam na porção mais inferior, angulam-se para baixo e formam a cauda eqüina no canal vertebral (localizado entre a L2 e a S4). 
 A medula espinhal não é uma estrutura reta e estreita. Ela possui duas dilatações chamadas de intumescência cervical (contêm os neurônios que suprem os membros superiores) e a intumescência lombossacral (contêm os neurônios relacionados aos membros inferiores). 
 A medula contém 31 segmentos medulares, cada um originando um par de nervos espinhais. Existem 8 pares de nervos cervicais, 12 pares de torácicos, 5 pares de lombares, 5 pares sacrais e 1 par de nervos coccígeos. O primeiro par cervical emerge entre o Atlas e o osso occipital, e todos os demais nervos espinhais saem do canal vertebral pelos correspondentes forames intervertebrais entre as vértebras. 
VIAS SENSITIVAS E MOTORAS DA MEDULA 
VIAS SENSITIVAS 
VIA LEMNISCO-MEDIAL 
Conduz sensações do tato discriminativo, estereognosia, propriocepção, discriminação de peso e sensações vibratórias. 
Ascendem pelo mesmo lado da medula e decussam na altura do bulbo. 
VIAS ÂNTERO-LATERAIS 
Conduzem estímulos da dor, temperatura, cócegas, prurido, tato grosseiro e mal-definido. 
As fibras deste trato decussam assim que entram na medula espinhal. 
VIAS MOTORAS 
TRATO CÓRTICO-ESPINHAL ANTERIOR 
As fibras deste trato descendem pelas colunas brancas anteriores da medula e não sofrem decussação (cruzamento de fibras para o lado oposto) no bulbo e sim em cada nível medular em que terminam. Os axônios dos neurônios terminam em músculos esqueléticos que controlam os movimentos do pescoço e de parte do tronco (esqueleto axial). 
TRATO CÓRTICO-ESPINHAL LATERAL 
Os axônios dos neurônios decussam na altura do bulbo e formam colunas laterais direita e esquerda. Os neurônios motores deste trato controlam os movimentos dependentes de habilidade dos membros, das mãos e dos pés. 
MENINGES 
O sistema nervoso central (encéfalo e medula espinhal) é revestido por três membranas (proteção) chamadas de meninges. São elas: DURA-MÁTER (mais externa, mais espessa), ARACNÓIDE e PIA-MÁTER (mais interna e mais fina, fica ligada a superfície de todas as estruturas do SNC). Entre a aracnóide e a pia-máter encontra-se o espaço subaracnóideo (que contém líquor) e entre a aracnóide e a dura máter encontra-se o espaço subdural. 
A dura-máter que envolve o encéfalo possui duas camadas. Entre elas, encontra-se em alguns pontos, espaços que formam os seios da dura-máter (esses seios recolhem o sangue venoso do cérebro e o levam até a veia jugular interna). A dura-máter que envolve a medula espinhal possui somente uma camada. 
SISTEMA VENTRICULAR 
No interior do encéfalo, existem 4 cavidades chamadas de ventrículos: 2 ventrículos laterais (localizados dentro dos hemisférios cerebrais), III ventrículo e IV ventrículo. Os ventrículos laterais comunicam-se com o III Ventrículo através dos forames interventriculares, enquanto o III Ventrículo se comunica com o IV Ventrículo através do aqueduto cerebral (de Silvyus). Dentro dos ventrículos encontram-se os plexos coróides que são asestruturas responsáveis pela produção do líquor. 
O líquor que é produzido dentro dos ventrículos sai através do IV Ventrículo pelos forames de Luscka (encéfalo) e Magendie (medula), atravessa a pia-máter, entra no espaço subaracnóideo e através das granulações da aracnóide chega aos seios venosos da dura-máter (espaço existente entre as 2 camadas da dura-máter). 
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO (ver tabela nervos cranianos em anexo) 
OS SENTIDOS: 
OLFATO: 
Terminações nervosas do bulbo olfativo na porção superior do nariz (nervo olfatório). 
PALADAR: 
Receptores químicos encontram-se nos botões gustativos presentes nas papilas da língua e são capazes de perceber quatro sensações primárias de gosto: doce, salgado, ácido e amargo. O olfato trabalha em conjunto com o paladar, pois a estimulação dos receptores no nariz, potencializa as sensações químicas percebidas pelo paladar. 
TATO: 
Acionado pela estimulação mecânica dos receptores presentes imediatamente sob a pele. Além disso, na pele também estão dispostos outros receptores capazes de perceber sensações térmicas (termorreceptores), de pressão (mecanorreceptores) e de dor (nociceptores). 
Obs: Existem outros tipos de receptores no organismo, como por exemplo: forreceptores (na retina), quimiorreceptores (que registram substâncias químicas dissolvidas nos tecidos, líquidos e secreções corporais) e proprioceptores (nas articulações, tendões e ligamentos dando os sentidos de posição e movimento). 
AUDIÇÃO: 
Sensibilidade envolvida no processo auditivo e de equilíbrio. O ouvido é dividido em três regiões denominadas: externa, média e interna. 
-Orelha externa: o pavilhão auditivo coleta as ondas sonoras transmitindo-as até a membrana timpânica (através do meato acústico externo), fazendo-a vibrar; 
- Orelha média: através do tímpano, os ossículos da audição (martelo, bigorna e estribo) amplificam as vibrações até uma pequena região chamada janela do vestíbulo. A presença da tuba auditiva no ouvido médio iguala as pressões do ar em ambos os lados do tímpano. 
- Orelha interna: Imediatamente abaixo da janela do vestíbulo há a abertura para a Cóclea, uma estrutura composta de uma série de canais com líquidos e membranas que transmitem as vibrações ao Órgão de Corti (em espiral – responsável pela audição). Os ductos semicirculares, o utrículo e o sáculo são estruturas envolvidas com o equilíbrio dinâmico e estático, respectivamente. 
VISÃO: 
Envolve olhos, nervos ópticos, lobos occipitais do telencéfalo e algumas estruturas acessórias como supercílios, cílios, pálpebras e glândulas lacrimais. O olho ou bulbo do olho é uma estrutura de cerca de 2,5 cm de diâmetro que apresentas três camadas: 
-Túnica Fibrosa: camada externa do olho composta de 
córnea : porção anterior e transparente que faz a refração da luz e esclera “branco do olho” que dá forma e rigidez ao olho. 
- Túnica Vascular: é a camada média do olho, composta de 
coróide: membrana fina que reveste a maior parte da esclera absorvendo a luz para não haver refração; 
corpo ciliar: (estrutura da região anterior do olho contínua a coróide, responsável por secretar o humor aquoso (câmara anterior) e alterar o formato do cristalino para acomodar a visão; 
íris: porção circular e colorida que regula a quantidade de luz que entra no bulbo do olho cujo orifício central denomina-se pupila. 
-Túnica interna (retina): situa-se nos ¾ posteriores do bulbo do olho, formada por 3 camadas de células fotorreceptoras que têm a função de formar a imagem e que podem ser do tipo CONE (cor e acuidade visual estimulados pela luz brilhante) ou BASTONETE (tons, contrastes, formas e movimentos estimulados pela luz fraca ou de baixa intensidade). O bulbo possui uma segunda cavidade (câmara posterior) chamada Câmara Vítrea que é preenchida por uma substância transparente e gelatinosa denominada corpo vítreo, que auxilia na manutenção da pressão intra-ocular mantendo a retina estendida sobre a coróide.

Outros materiais