Buscar

FISIOlogia das sensações

Prévia do material em texto

FISIOLOGIA DAS SENSAÇÕES
* O sistema nervoso recebe a cada segundo milhares de informações provenientes do meio externo e as integra para determinar respostas que são executadas pelo corpo.
* Todo sistema sensorial possui três elementos fundamentais:
Receptores - estruturas responsáveis pela captação do estímulo e sua conversão em um sinal biológico.
Vias sensoriais ou aferentes - por onde o sinal biológico trafega.
Áreas sensoriais centrais - onde o sinal biológico é interpretado, gerando as sensações.
* Modalidade sensorial – são sensações evocadas por um mesmo órgão sensorial.
‼ Principio da linha rotulada (é a especificidade das fibras nervosas para a transmissão de apenas uma modalidade sensorial).
RECEPTORES
* Os receptores podem ser classificados pelo tipo de estímulo que os ativa. Os cinco tipos de receptores são os mecanorreceptores, fotorreceptores, quimiorreceptores, termorreceptores e nociceptores.
* Mecanorreceptores - é um receptor sensorial que responde a pressão ou outro estímulo mecânico. Incluem-se neste grupo os sensores nos ouvidos que são capazes de captar as ondas sonoras, os sensores táteis e os que são responsáveis pelo equilíbrio postural, ou proprioceptores. A capsula é importante para a transdução da informação. Para haver a despolarização a energia tem que tocar a membrana do neurônio. Devido a deformação, forças tracionais deformam também os canais, que se abrem. Os mecanoceptores incluem, entre outros: 
Corpúsculo de Pacini (percepção de pressões. Presentes em grande número na ponta dos dedos. Possui uma capsula que envolve o neurônio. Sensível a vibração. Possui adaptação rápida ao estímulo e fibras mielínicas); 
Corpúsculo de Meissner (percepção de pressão vibratória e tato. É encapsulado, de adaptação rápida, possui fibras mielinicas); 
Discos de Merkel (percepção de movimentações e pressões leves. Presentes em maior quantidade na pele espessa da palma das mãos e da planta dos pés. Adaptação lenta, fibras mielínicas); 
Corpúsculo de Ruffini (percepção de distensões na pele e calor. Encapsulado, adaptação lenta, sensível a estímulos contínuos, fibras mielínicas);
Folículo piloso (fibras que se espiralam ao redor da raiz dos pelos. Pode ser de adaptação lenta ou rápida)
* Fotorreceptores - são os receptores sensoriais responsáveis pela visão. Captam a luz que chega à retina e transmitem para o cérebro um impulso nervoso correspondente à qualidade dessa luz. Existem dois tipos de fotorreceptores no olho humano, o bastonete (preto e branco) e o cone (cores).
* Quimiorreceptores - receptor sensorial sensível à presença ou concentração de determinadas substâncias químicas, como os responsáveis pelo paladar (botão gustativo) e olfato (receptor olfatório). A substancia ativadora despolariza e manda a informação, a substancia sensibilizadora não envia informação, ela aproxima o limiar de excitabilidade. 
* Termorreceptores - receptores sensoriais que captam estímulos de natureza térmica. Encontram-se distribuídos por toda a pele. Um dos tipos de termorreceptor é a terminação nervosa livre (localizam-se por toda pele e são de adaptação lenta). As temperaturas extremas não são informadas como temperatura, mas sim como dor. As variações bruscas de temperatura causam comportamento anormal nas fibras, elas mandam tudo que podem de potencial de ação.
* Nociceptores - receptor sensorial que envia sinal causando a percepção da dor em resposta a um estímulo que possui potencial de dano. Dores agudas. Existem nocieptores térmicos e polimodais. A fibra delta (dor rápida, concentrada) e a C (dor lenta, generalizada) transmitem a dor.
* De acordo com a localização anatômica os receptores podem ser classificados em: 
1) Exteroceptores - Respondem a estímulos externos, originados fora do organismo.
2) Proprioceptores - Os receptores proprioceptivos encontram-se no esqueleto e nas inserções tendinosas, nos músculos esqueléticos (formando feixes nervosos que envolvem as fibras musculares) ou no aparelho vestibular da orelha interna. Detectam a posição do indivíduo no espaço, assim como o movimento, a tensão e o estiramento musculares.
3) Interoceptores - Os receptores interoceptivos respondem a estímulos viscerais ou outras sensações como sede e fome.
* Proprioceptores – Propriocepção ou cinestesia é a consciência dos movimentos produzidos pelos nossos membros.
Os proprioceptores funcionam pela contração do fuso muscular (detecta o grau de extensão do músculo), que deforma o neurônio ao redor dele e manda a informação. 
Órgão tendinoso de golgi - faz a percepção do tendão, que possui uma cápsula de fibras colágenas. A força do músculo é transmitida do osso ao tendão. Só é recrutado quando o individuo faz a força, quando o movimento é passivo ele não é recrutado.
Receptores articulares – Vão informar o ângulo da articulação. Os neurônios vão sendo pressionados de acordo com a posição da articulação.
TRANSDUÇÃO SENSORIAL
* É o processo pelo qual o estímulo do ambiente ativa o receptor e é convertido em atividade elétrica. Ocorrem as seguintes etapas:
1. O estímulo do ambiente interage com o receptor sensorial, causando alteração de suas propriedades;
2. Essas alterações levam os canais iônicos da membrana do receptor sensorial a se abrirem ou fecharem, resultando em alteração do potencial elétrico, que pode gerar despolarização ou hiperpolarização. O potencial receptor é o nome designado ao aumento ou diminuição da probabilidade de um potencial de ação ocorrer, dependendo da ocorrência de despolarização ou hiperpolarização;
3. Os potenciais receptores são graduados em amplitude, e a amplitude está relacionada à intensidade do estímulo. Se o potencial receptor se despolariza, ele desloca o potencial de membrana em direção ao limiar e aumenta a probabilidade de ocorrer um potencial de ação. Um potencial receptor pouco despolarizado, um estímulo sublimiar será insuficiente para produzir um potencial de ação. Ainda, se o potencial receptor se hiperpolarizar, ele move o potencial da membrana para longe do limiar, diminuindo a probabilidade da ocorrência do mesmo.
* Mecanismos de excitação do receptor, deformação mecânica (estiramento da membrana abre os canais), aplicação de substancia química, alteração da temperatura (altera a permeabilidade), radiação eletromagnética (altera as características da membrana e permite o fluxo de íons pelos canais).
* Campo receptivo – é a região da pele que atua o receptor. Podem ser excitatórios ou inibitórios. Os campos receptivos variam em tamanho. Quanto menor o campo receptor, maior o grau de precisão na localização ou na caracterização da sensação presente. Inibição lateral é o fenômeno que existe em campos receptivos da pele, quando o neurônio tem uma região central de excitação limitada a cada lado por regiões de inibição. Isso auxilia na localização precisa do estímulo.
A convergência de muitos neurônios primários para um único neurônio secundário cria um grande campo receptivo, caracterizando uma única via.
‼ A pele glaba tem alta densidade de receptores.
* A intensidade do estímulo depende de três fatores:
 1. Número de receptores que são ativados. Dessa forma, um estímulo intenso ativará mais receptores e produzirá respostas maiores que um estímulo menor.
2. Diferenças entre as frequências de disparo dos neurônios sensoriais na via aferente.
3. Ativação de diferentes receptores. Assim, um leve toque na pele pode ativar somente mecanorreceptores, enquanto um estímulo intenso e nocivo na pele poderá ativar mecanorreceptores e nociceptores. O estímulo intenso seria detectado não apenas como mais forte, mas, também, como uma modalidade diferente.
* Dermátomo – região da pele de atuação de um nervo sensorial. Os nervos recebem o nome das vertebras. 
ADAPTAÇÃO DOS RECEPTORES SENSORIAIS
* A duração do estímulo é codificada pela duração do disparo dos neurônios sensoriais. No entanto, durante um estímulo prolongado, os receptores se adaptam e mudam suas frequências de disparo. Os neurônios sensoriais podemser de adaptação rápida ou lenta. A adaptação é observada quando um estímulo constante é aplicado por certo período de tempo. Inicialmente, a frequência dos potenciais de ação é alta, mas com o passar do tempo, a frequência diminui mesmo que o estímulo continue.
VIAS SENSORIAIS
* A transmissão das informações captadas pelos neurônios sensoriais se dá nas seguintes etapas:
1. Receptores sensoriais - são ativados por estímulos do meio ambiente e possui o objetivo de converter um estímulo em energia eletroquímica.
2. Neurônios sensoriais aferente de primeira ordem - também é denominado neurônio sensorial aferente primário, em alguns casos (somatossensorial, olfativo), ele também é a célula receptora. Esses neurônios têm seu corpo celular no gânglio da raiz dorsal da medula espinhal.
3. Neurônios sensoriais aferentes de segunda ordem - os neurônios de primeira ordem fazem sinapse com neurônios de segunda ordem nos núcleos de retransmissão, localizados na medula espinhal ou no tronco encefálico. Os axônios dos neurônios de segunda ordem deixam os núcleos e ascendem para o próximo núcleo, localizado no tálamo, onde fazem sinapses com neurônios de terceira ordem. No trajeto para o tálamo, os axônios desses neurônios de segunda ordem cruzam a linha média. O cruzamento ou a decussação pode ocorrer na medula espinhal ou no tronco encefálico.
4. Neurônios sensoriais aferentes de terceira ordem - estão situados nos núcleos do tálamo. Da mesma forma, muitos neurônios de segunda ordem fazem sinapse com um mesmo neurônio de terceira ordem.
5. Neurônios sensoriais aferentes de quarta ordem - estão localizados na área sensorial específica do córtex cerebral. Exemplo, na via auditiva, os neurônios de quarta ordem são encontrados no córtex auditivo primário, na via visual, eles são encontrados no córtex visual primário, e assim por diante.
* Existem duas vias para a transmissão de sinais somáticos, o sistema dorsal (leminisco medial. É a via do tato fino e da propriocepção consciente) e o sistema ântero-lateral (é a via da dor e da temperatura)
HOMUNCULO SENSORIAL
* Representa o córtex somestésico primário, ou a sensibilidade tátil, de pressão ou a dor do nosso corpo. Está localizado no lobo parietal.
* Nesta área, o nosso esquema corporal é representado de forma invertida lateralmente. Isso significa que a representação direita do nosso corpo está representada no lado esquerda desta área do cérebro, e o lado esquerdo na parte direita.
* Esta área sensorial recebe a maioria das projeções de informação do nosso corpo através do tálamo. O tálamo é a área de integração das diferentes fontes sensoriais do nosso cérebro, fazendo com que percebamos o nosso mundo de forma integrada, e não separado de acordo com o sentido que o percebe.

Continue navegando