Buscar

Tipos de sociedade TRABALHO DE DIREITO

Prévia do material em texto

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ACADÊMICA: TAIZE MORTARI
	
TRABALHO DA DISCIPLINA DE DIREITO EMPRESARIAL 
TIPOS DE SOCIEDADE
Santa Maria – RS, 17 de setembro de 2018.
¹Trabalho do Curso de Administração da Faculdade de Ciências da Saúde – SOBRESP.
’acadêmicas do Curso de Administração – autora Taize Mortari
“professora Orientadora Profª. Ms. Cristina Ribeiro Meira
ACADÊMICA: TAIZE MORTARI
TRABALHO DA DISCIPLINA DE DIREITO EMPRESARIAL 
TIPOS DE SOCIEDADE
Trabalho de graduação apresentado para o curso de Administração da Universidade SOBRESP – Faculdade de Ciências da Saúde.
Profª. Ms. Cristina Ribeiro Meira
Santa Maria – RS, 17 de setembro de 2018.
Diga no que consiste a chamada “sociedade em comum” e como respondem os sócios desse tipo de sociedade perante terceiros.
Enquanto não inscritos os atos constitutivos, reger-se-á a sociedade, exceto por ações em organização, pelo disposto nestas regras, observadas, subsidiariamente e no que com ele forem compatíveis, as normas da sociedade simples.
Os sócios, nas relações entre si ou com terceiros, somente por escrito podem provar a existência da sociedade, mas os terceiros podem prová-la de qualquer modo.
Os bens e dívidas sociais constituem patrimônio especial, do qual os sócios são titulares em comum.
Os bens sociais respondem pelos atos de gestão praticados por qualquer dos sócios, salvo pacto expresso limitativo de poderes, que somente terá eficácia contra o terceiro que o conheça ou deva conhecer.
Na sociedade em comum, todos os sócios respondem solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais, excluído do benefício de ordem, previsto no art. 1.024 do Código Civil, aquele que contratou pela sociedade.
Base: artigos 986 a 990 do Código Civil.
Conceitue a “sociedade em conta de participação”, explicando como se relacionam os seus sócios e a responsabilidade de cada um perante terceiros.
Sociedade em conta de participação, a atividade constitutiva do objeto social é exercida unicamente pelo sócio ostensivo, em seu nome individual e sob sua própria e exclusiva responsabilidade, participando os demais dos resultados correspondentes.
Formada por dois tipos de sócios, o sócio ostensivo (sociedade limitada) e o sócio oculto ou participante (investidor), a Sociedade em Conta de Participação (SCP) é uma alternativa de captação de recursos de crédito e de investimento, sendo a responsabilidade civil pelos negócios jurídicos de exclusividade do sócio. 
Conceitue “sociedade simples”, dê exemplos, explicando como é formada, diferenciando-a das sociedades comerciais.
A sociedade simples é uma sociedade entre duas ou mais pessoas, que tem como objetivo a prestação de serviços por meio de seus sócios. Neste tipo de parceria, os sócios exercem a suas profissões ou prestam serviços de natureza pessoal. Na sociedade simples, a atividade desenvolvida pelos sócios deve estar diretamente ligada com a atividade desenvolvida pela sociedade. Podemos citar como exemplo, a parceria entre médicos, nutricionistas, dentistas, advogados, pesquisadores e escritores, entre outros profissionais, que formam uma sociedade para oferecer serviços alinhados com as suas atividades pessoais. Esse tipo de sociedade geralmente abrange atividades intelectuais. Cooperativas e associações, por exemplo, com fins sociais e culturais, sempre se enquadram como sociedades simples.
A sociedade empresária tem como objetivo a atividade econômica organizada para a produção e/ou circulação de bens ou de serviços. Ou seja, a atividade empresarial está diretamente relacionada aos meios de produção de produtos ou serviços. Sociedades empresariais são aquelas formadas por um ou mais sócios em que prevalece a atividade empresária e comercial.  Mas o que significa “atividade econômica organizada”? Esse termo refere-se ao fato de que o produto ou serviço que resulta desta sociedade é produzido pela empresa e não diretamente pelos seus sócios. Por isso existem diferentes tipos de sociedades empresárias e nos mais variados formatos.
O Código Civil no artigo 982, CC/2002, define o que é uma sociedade empresária e sociedade simples.  Conforme a legislação, o registro das sociedades simples e empresárias também é realizado de forma distinta conforme o seu formato e a sua constituição. As sociedades empresárias são registradas na Junta Comercial. Já quando predomina a atividade pessoal dos sócios, a sociedade pode ser registrada como simples no Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Tipos societários simples: – Sociedade simples “pura”; – Cooperativa; – Sociedade Limitada; – Sociedade em Comandita simples; – Sociedade em nome coletivo. Tipos societários empresários:  Sociedade em nome coletivo; Sociedade Limitada; Sociedade em Comandita simples; Sociedade por ações.
Explique no que consiste a “sociedade em nome coletivo”, como ela é formada, como se dá a responsabilidade de seus sócios perante terceiros e entre eles.
A sociedade em nome coletivo é um tipo societário onde todos os sócios são solidários e todos respondem ilimitadamente pelas dívidas da sociedade, ou seja, a dívida da sociedade pode atingir os bens dos sócios. De acordo com o art. 1.039 do CC, essa sociedade é constituída, necessariamente, por pessoas físicas. A administração desta sociedade cabe exclusivamente aos sócios, não podendo um terceiro exercer este papel administrativo (art. 1.042, CC). Por fim, esta sociedade deve adotar a firma social. Todas as peculiaridades da sociedade em nome coletivo estão previstas nos arts. 1.039 a 1.044 do CC.
O que é a EIRELI; Descreva as normas específicas desse tipo societário.
Eireli (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) é um formato empresarial que pode ser constituído por apenas um sócio. Para abrir é preciso declarar um capital social de, no mínimo, 100 salários mínimos atuais. O empresário não tem seu patrimônio pessoal afetado por dívidas da empresa.
Relativamente à sociedade limitada, aborde os seguintes assuntos: Conceito; responsabilidade dos sócios; capital social; quóruns para deliberações sociais; administração da sociedade e nome social.
A sociedade de responsabilidade limitada, também conhecida como sociedade limitada, é um tipo específico de empresa em que os sócios não podem ser responsabilizados pelos prejuízos advindos da atividade da sociedade para além das suas participações (quotas ou cotas), salvo em casos especiais, previstos em lei, como no abuso da personalidade jurídica (art. 50 do CC) e relativamente aos tributos devidos, após a liquidação da sociedade (art. 134, VII, CTN). Tal arranjo tem o objetivo de proteger o patrimônio pessoal dos sócios no caso de falência ou outro mecanismo jurídico que determine o fim da sociedade empresária
Com relação às sociedades anônimas, aborde os seguintes pontos: Conceito; tipos; capital social – subscrição; responsabilidade dos sócios acionistas; nome social.
Inicialmente, é preciso entender que Sociedade Anônima é nome dado a sociedade com fins lucrativos cujo capital é dividido em ações e a responsabilidade de seus sócios é limitada ao preço da emissão das ações subscritas ou adquiridas.
Além disso, os sócios são chamados de acionistas e têm responsabilidade limitada ao preço das ações adquiridas.
Contudo, para entender o funcionamento de uma Sociedade Anônima, é preciso compreender seus dois tipos, suas principais características e a maneira como é conduzida e administrada.
É importante salientar que dentre as principais características das Sociedades Anônimas, destacamos quatro:
Capital Social a Sociedade Anônima necessita de recursos para se organizar e estruturar, e estes devem ser providenciados, pelos sócios. Esses recursos são divididos em partes ou frações, chamadas de ações. Essas frações estão relacionadas à contribuição que os sócios dão para a sociedade realizar sua atividade econômica.
Além disso, os sócios podem contribuir com qualquer espécie de bens, móveis ouimóveis, corpóreos ou incorpóreos. Porém, antes da incorporação ao capital social da sociedade, esses bens devem ser avaliados por peritos a fim de verificação exata de seu valor.
O capital fracionado, isto é, divido em ações, é passível de transmissão a qualquer pessoa. Afinal, no que se refere as Sociedades Anônimas, o fator mais importante é a entrada de capital, não se levando muito em consideração a qualidade do sócio.
Por ser uma sociedade onde não importa a pessoa do sócio, mas sim o capital que representa cada ação incorporada por esse sócio, formou-se um verdadeiro mercado relativo às ações, considerando seus rendimentos e vantagens que seus proprietários podem adquirir.
Dessa forma, as sociedades anônimas classificam-se em abertas e fechadas, de acordo com a negociação de seus valores mobiliários no Mercado de Capitais, que veremos mais adiante.
Vale dizer que a responsabilidade dos acionistas está limitada ao preço de emissão das ações que o acionista subscrever. Assim que o valor das ações subscritas estiver devidamente integralizado, o sócio estará livre de qualquer responsabilidade patrimonial, no caso de insucesso da empreitada.
Entretanto, é importante distinguir a responsabilidade limitada dos acionistas e a dos quotistas. Nas sociedades, os quotistas possuem apenas a responsabilidade principal, ou seja, a obrigação de responder pela importância com que entram para a formação do capital social. Já os acionistas, como não prometeram nada, não são obrigados a entrar com qualquer importância outra, pois se responsabilizaram apenas pelo montante de suas ações.
As Sociedades Anônimas serão sempre mercantis, independente de seu objeto, regendo-se pelas leis e usos do comércio. Isto é, está sujeita a falência e pode requerer recuperação judicial.
As Sociedades Anônimas podem ser de dois tipos:
Capital fechado não possui valores mobiliários ofertados ao público em geral. Desta maneira, possui uma estrutura mais simples em relação à sociedade de capital aberto. Seu capital resulta da contribuição de seus acionistas. Assim, os interesses da sociedade e de seus sócios são regulados na letra do estatuto social, sendo dispensada a tutela do interesse público e um maior controle do estado.
Capital Aberto podem captar recursos junto aos investidores em geral, pela oferta de valores mobiliários. Os valores mobiliários são títulos de crédito (ações, debêntures, bônus de subscrição, partes beneficiárias) emitidos pela sociedade anônima com o intuito de captar tais recursos.
Por contar com recursos captados junto ao mercado de capitais, a sociedade aberta se sujeita à fiscalização governamental.  Assim, para proteção dos investidores e do mercado, a lei determina que a sociedade anônima seja registrada junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Além disso, a Lei das Sociedades Anônimas (Lei nº 6.404/1976) estabelece que as sociedades anônimas abertas assumam inúmeras responsabilidades para proteção do mercado.
As Sociedades Anônimas possuem uma estrutura digamos fixa, determinada pela Lei 6.404/76. A referida lei estipula que haja uma divisão de órgãos dentro das sociedades para que não ocorra relação de vantagem e desvantagens entre grupos, além de manter a legalidade dentro da companhia.
Sobre a Sociedade Cooperativa, responda:
O que é cooperativismo?
As Sociedades Cooperativas estão reguladas pela Lei 5.764, de 16 de dezembro de 1971, além do Código Civil Brasileiro.
Cooperativa é uma associação de pessoas com interesses comuns, economicamente organizadas de forma democrática, isto é, contando com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos.
Uma Cooperativa objetiva o mesmo que uma Sociedade Empresária? Por quê? 
Na sociedade cooperativa as pessoas reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou serviços para o exercício de uma atividade econômica, de proveito comum, sem objetivo de lucro. Portanto, as cooperativas são sociedades de pessoas, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, constituídas sempre na modalidade de sociedade simples, jamais empresária, independente do seu objeto. (Lei 5.774/71, artigos 3º. e 4º.; CC, art.982, parágrafo único).
Cite as principais características das cooperativas.
São características da sociedade cooperativa: I - variabilidade, ou dispensa do capital social; II - concurso de sócios em número mínimo necessário a compor a administração da sociedade, sem limitação de número máximo. Na sociedade cooperativa, a responsabilidade dos sócios pode ser limitada ou ilimitada.
 Como se dá a responsabilidade dos cooperados?
A sociedade cooperativa adquiriu no decorrer de sua evolução histórica, seja pela simples cooperação em grupos ou pelos dispositivos legais que a regulamenta, aspectos econômicos e jurídicos muito peculiares, que consistem na reunião voluntária de determinado grupo de pessoas visando a melhoria econômica e social de seus membros. Da decisão do sócio de integrar a sociedade, advém sua primeira responsabilidade perante a cooperativa, onde passa a agir em comunidade, aderindo o dever de conhecer o cooperativismo, seus princípios e em especial o seu estatuto. A responsabilidade dos sócios, tanto no que se refere aos prejuízos apresentados em seus balanços, quanto por compromissos firmados perante terceiros, está vinculada ao estatuto social que regulamentará cada caso, podendo ser limitada ou ilimitada. É aqui que surge a preocupação acerca do desconhecimento dos sócios sobre o assunto, pois conforme se estudará estes poderão ter seus bens particulares executados por dívidas assumidas pela sociedade cooperativa.

Continue navegando