Buscar

4 OS ESTABELECIDOS E OS OUTSIDERS

Prévia do material em texto

OS ESTABELECIDOS E OS OUTSIDERS
ELIAS E SCOTSON
Elias foi apenas ajudado por Scotson
Como é possível criar relações sociais nas quais um ser humano se considera superior (humanamente) a outro – o que faz um cidadão se achar melhor que outro?
Ideia de raça humana desenvolvidas pelos alemães, nas quais uma raça humana é superior a outra raça humana.
Estudam a cidade de Winston Pava, nas quais os habitantes dessa cidade se consideram superiores que outros
Estabelecidos: se consideram humanamente superiores
Outsiders: se consideram humanamente inferiores
É possível convencer as pessoas com base nas estruturas sociais, de se achar melhor ou pior que outros
Comunidade de periferia
Miniatura de um tema humano universa: estabelecidos e outsiders
Established: grupos de indivíduos que ocupam posições de prestígio e poder – grupo que se auto percebe e que é reconhecido como uma “boa sociedade” – modelo moral para os outros – pessoas boas naquilo que fazem – modelo para os outros – identidade de grupo, vistos como coletivo
Outsiders: não membros da “boa sociedade” – conjunto de pessoas unidos por laços sociais menos intensos do que aqueles que unem os established – existem sempre no plural, não constituindo propriamente um grupo social – não tem identidade – não são established – pessoas avulsas sem organização.
Diferença de pessoas que se consideram melhores e pessoas que se consideram piores
Sociodinâmica da estigmatização 
Relação de poder – pessoas mais poderosas que outras – poder efetivo – diferenças de poder fazem os membros dos grupos poderosos se percebem como seres humanos superiores – relações de poder não implicam apenas em pessoas que dão ordens e pessoa que obedecem, mas no fato de que as pessoas que dão ordens se acham superiores e os que obedecem, o fazem por serem inferiores - Relações d poder são sinal d superioridade humana
Auto representação de superioridade humana
Relação com a aristocracia: melhores seres humanos mandam nos piores // nobreza: nobres são seres humanos melhores
Quebra com teorias que explicam as diferenças sociais pela posse de objetos não humanos tais como armas ou meio de produção.
Em Winston Parva: apenas o tempo de residência
Diferença no grau de organização humana (sociabilidade)
Coesão interna e controle comunitário Divisão econômica
estabelecidos
Zona 2
Zona 1 $$$
Zona 3
Grupos organizados e coesos tendem a ter muito mais poder do que grupos desorganizados
O poder é social e humano, não surge de nada que não seja humano, esses objetos apenas aumentam o poder, mas não o criam.
 Para pertencer a tal grupo, devemos nos submeter às regras deles. Que qualquer humano poderia aprender (regras dos modos a mesa). Para que os estabelecidos possam fazer do grupo dos estabelecidos, eles precisam agir da forma que esse grupo age. Caso se oponha as essas regras, você começa a ser excluído.
Pessoas que conhecem as regras se sentem superiores/ melhores do que aqueles que não sabem sendo que qualquer um pode aprendê-las.
 É a força da natureza que fez tal pessoa possuir poder. Pessoas que não conhecem as regras são consideradas inferiores mesmo elas sendo geniais. Relações entre grupos que dão mais ou menos poder.
 Quanto poder não é necessário para que uma menina negra chegue em casa e pergunte por que sua pele é dessa cor e por que ela é tratada de tal maneira por isso. Precisamos de muito poder para estabelecer padrões.
 Outsiders – podem ver a si mesmos como seres humanos inferiores; ausência de termos para revisar a estigmatização; padrões: a pobreza costuma ser estigmatizado.
 Estigmatização – estilo de vida, exemplos empíricos: análise do todo pela parte; relação de estabelecidos e outsiders é diferente de preconceito, pois não é uma relação entre indivíduos.
 Racismo é uma relação de poder, preconceito é individual (tenho um conceito na cabeça e avalio aquela pessoa a partir dele).
 Naturalização das relações sociais
 Indivíduo não rompe com as regras do grupo
 Para se sentir superior você não pode conhecer quem você acha inferior pois dessa maneira você acaba vendo que eles não são inferiores e são exatamente iguais a você (caso você os defenda, acaba sendo excluído do seu grupo já que dize que você é um deles).
 Identidade e identidade de grupo: elasticidade – como você se identifica dentro das relações sociais.
 Coesão do grupo

Continue navegando