A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
Apanhadão de Sociologia

Pré-visualização | Página 1 de 6

1
RESPOSTAS EM VERMELHO APOSTILARESPOSTAS EM AZUL GABARITORESPOSTA EM VERDE COLEGA
Sociologia e Educação
Questão 1: Em suas origens, a Sociologia tinha as seguintes características:1. Preocupava-se em manter o contexto de discussão intelectual na sociedade proveniente do iluminismo.2. Buscava aumentar o nível de consciência da sociedade, por isso alimentava a discussão entre ascamadas sociais.3. Repensava o problema da ordem social, por isso enfatizava a importância de instituições como aautoridade, a família e a hierarquia social.4. Preocupava-se com a igualdade de gênero, devendo a mulher ter o mesmo papel social do homem nafamília.5. Tinha indisfarçável conteúdo dinamizador, ligando-se aos movimentos de reforma agrária e reformaprogressista da sociedade.
Além disso, essa nova ciência tinha inspiração:I - Positivista.II - Reformista.III - Iluminista.IV - Platônica.V - Marxista.
Diante do exposto, associe as duas colunas e marque a alternativa que apresenta a correta associaçãoentre elas:A)1-III, 2-III, 3-V.B)3-I.C)2-II, 3-I.D)4-IV, 5-IV.E)5-V.
Questão 2: A coerção exercida pela sociedade sobre os indivíduos ocorre no meio moral,af irmava Durkheim. Nesse meio, o individualismo competiria com a consciência coletiva. Desse modo,segundo o autor, a educação assumiria significado moral importante, uma vez que:
A)À educação caberia preservar a coesão moral, devendo constituir-se numa “só educação” de acordo comos valores da sociedade.B)À educação caberia a função de socializar, portanto, sem priorizar a coesão moral.C)À educação caberia preservar a coesão moral, sendo o processo educacional direcionado para transmitircostumes e regras.D)À educação, o aprender para a vida seria prioritário em relação à problemática da coesão moral.E)Sem educação as crenças e os valores básicos da sociedade poderiam ser transmitidos, mas a famíliadeveria assumi-los .
Questão 3: Leia o enunciado e considere as af irmativas a seguir.
De acordo com a concepção teórica sociológica que se convencionou chamar de reprodutivista, existemvárias direções para as quais a escola avança, como meio de reprodução, e não de transformação social.Segundo essa concepção, a escola favorece a reprodução das desigualdades sociais ao disciplinar osalunos e ao realizar a aprendizagem de condutas, independentemente da qualidade da instrução.Considerando essa explicação, é correto afirmar que:
I - A escola é um aparelho ideológico do Estado.II - A escola reproduz o statu quo quando, por exemplo, divide-se em escola dos empresários e escola dostrabalhadores, correspondendo às duas classes da sociedade industrial.III - A escola é um aparelho repressivo do Estado.IV - Como aparelho ideológico do Estado, a escola busca que os alunos internalizem o modo de pensar,sentir e agir dominante na sociedade.V - Como aparelho repressivo do Estado, a escola usa da coerção e da violência física.Assinale a alternativa correta:
2
A)As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.B)As afirmativas I, II, III e V estão corretas.C)As afirmativas I, II e IV estão corretas.D)As afirmativas II, III e IV estão corretas.E)As afirmativas II, III e V estão corretas .
Questão 4: As discussões em torno da redemocratização da sociedade brasi leira, no período quesucedeu o regime de Ditadura Militar (1964-1984), fez emergir debates em torno da - tambémnecessária - democratização da escola, contexto no qual surgiram defesas a respeito da construção doprojeto político-pedagógico (PPP). A elaboração do projeto político-pedagógico é um processo deconsolidação da democracia e da autonomia da escola, com vistas à construção de sua identidade. É umaação intencional, com um compromisso definido coletivamente, que reflete a realidade, busca a superaçãodo presente e aponta as possibilidades para o futuro. O projeto político-pedagógico é um documento quenão se reduz à dimensão didático-pedagógica. Nesse sentido, constitui-se como:
A)Instrumento legitimador das ações normativas da equipe gestora.B)Desenvolvimento de ações espontâneas da comunidade escolar.C)Definição de princípios e diretrizes que projetam o vir a ser da escola.D)Incorporação de múltiplas teorias pedagógicas, produzidas na contemporaneidade.E)Implementação de estrutura organizacional visando à administração interna da escola.
Questão 5: Em relação ao contexto atual da educação no Brasi l e no mundo, especialmente noque toca a temas como globalização, novas tecnologias, democratização e novas ferramentas de ensinoem tempos de crescente informatização, julgue as seguintes afirmativas e assinale a correta:
A)Em decorrência da educação internacionalizada, tem-se hoje uma grande diversidade nos sistemas deensino, uma vez que a globalização não alterou a educação dos países.B)A aprendizagem a distância, sobretudo a baseada na internet, será uma tendência passageira, emrazão da falta de qualidade do ensino ministrado.C)Espaços na sociedade civil que estão entrando em contato com a educação não possibilitam maior democratização da informação nem do conhecimento.D)As novas tecnologias criam novos espaços de conhecimento, ampliando as possibilidades de educação,que não fica mais restrita à escola.E)A sociedade do conhecimento traduz-se em hierarquia, e não em redes, portanto o conhecimento éburocratizado e não prevê interatividade, conectividade e intercâmbio entre pessoas.
Questão 6: Para Marx e Engels, a educação no sistema capital ista tem por f inalidade:
A)Emancipar as classes sociais mais pobres.B)Perpetuar a exploração das classes sociais mais pobres.C)Instruir e profissionalizar as classes trabalhadoras.D)Favorecer a ascensão das classes assalariadas.E)Instaurar um processo revolucionário entre as classes sociais.
Questão 7: Leia o enunciado e considere as af irmativas que seguem.De acordo com a teoria de Althusser, podemos fazer as seguintes afirmações sobre os aparelhosideológicos do Estado:I - A escola, como aparelho ideológico, faz os alunos interiorizarem o modo de pensar, sentir e agirdominante na sociedade.II - A escola reproduz a força de trabalho qualificando os trabalhadores, justificando a desigualdade sociale levando-os a aceitarem a distinção entre as classes.III - Eles atuam em primeiro lugar nas consciências das pessoas, afetando seu modo de pensar, sentir eagir.IV - Servem-se primeiramente da coerção e da violência física para promover a reprodução das relaçõesde produção na sociedade capitalista.Assinale a alternativa correta:A)As afirmativas I e II estão corretas .B)As afirmativas II, III e IV estão corretas .C)As afirmativas I, III e IV estão corretas .D)As afirmativas I, II e III estão corretas .E)As afirmativas I e IV estão corretas .
3
Questão 8: (Adaptada - INTERBITS 2012) “A leitura não perdeu espaço com as tecnologias. Aocontrário, diante da tela do computador não se faz outra coisa senão escrever e ler. O que foi perdido foio investimento na leitura extensiva, a leitura de livros, de matérias jornalísticas longas, de textosreflexivos. A internet opera preferencialmente com a escrita, a escrita curta e imediata. Ela é, nessesentido, sensualista, das primeiras reações, das primeiras emoções, da percepção instantânea, dosflashes. Isso poderia ser válido para usos na pesquisa fenomenológica. Porém, não é assim que ocorre. Avelocidade de escrita e de leitura está relacionada à agitação mais ou menos alucinada da vida cotidiana,estimulada pelas tecnologias comunicacionais. Elas permitem uma quantidade fabulosa de acessos,contatos, dados, que fazem o usuário ser acometido de uma certa obsessão de tudo dominar, de tudo ler,de tudo possuir, o que torna sua vida ainda mais dramática. A sociedade mediatizada não é umasociedade feliz; ao contrário, é uma sociedade da compulsão, da cobrança invisível, dos apelospermanentes de estar conectado, pois, caso contrário, a pessoa estará ‘morta’. A vida na web depende dasubmissão do usuário à ditadura da conexão permanente; o sofrimento e a depressão de cada um seconstrói pela pouca quantidade de visitas à sua página no Facebook.