Buscar

A cura do concreto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A  cura do concreto, é nome dado ao processo técnico utilizado para, dentre outros, desacelerar a evaporação (pela ação do sol e dos ventos) da água de amassamento utilizada na fabricação do concreto e permitir a completa hidratação do cimento. A cura do concreto, quando bem feita, aumenta a resistência do concreto em cerca de 30% além de diminuir a incidência de trincas e fissuras que podem comprometer a estrutura da edificação, além de deixar a peça com um aspecto feio.
A cura do concreto resume-se em manter a superfície do concreto úmida, sombreada e protegida, durante um período que a norma brasileira recomenda como sendo de pelo menos 7 dias, podendo ser estendido a até 14 dias, dependendo das condições locais.
Para isso são utilizados os seguintes procedimentos:
Molhar periodicamente a superfície da peça concretada com água;
Cobrir a superfície com areia molhada, serragem molhada, estopas ou mantas úmidas;
Recobrir a superfície com papéis ou lonas plásticas impermeáveis, que impedem a evaporação.
Existem três tipos de cura do concreto:
-Cura úmida: consiste em manter a superfície do concreto úmida por meio de aplicação de água;
-Cura química: neste caso, utiliza-se um produto que forma uma película que impede a evaporação da água;
-Cura térmica: este processo é considerado o mais eficiente por utilizar câmaras aquecidas e otimizar o ganho de resistência do concreto.
Qual o tempo de cura do concreto?
O tempo de cura do concreto varia muito e depende exclusivamente de diversos fatores e condições ambientais (ventos, umidade do ar temperatura e etc).
O clima Brasileiro, de uma forma geral, é bom para a cura do concreto, mas isso não exclui a aplicação dos procedimentos técnicos.
De uma forma geral, para cimentos Portland a norma técnica diz que devemos manter o concreto numa temperatura acima de 10ºC e umedecidos por pelo menos 7 dias após o lançamento. Já para cimento comum com endurecimento mais lento recomenda-se umedecer a peça por pelo menos 14 dias.
A tabela abaixo, fornece uma boa base para o tempo de cura do concreto
	Tipo de Cimento
	Fator Água / Cimento
	
	 0,35
	0,55
	0,65
	0,70
	CP I e II-32
	2 Dias
	3 Dias
	7 Dias
	10 Dias
	CP IV-32
	2 Dias
	3 Dias
	7 Dias
	10 Dias
	CP III-32
	2 Dias
	5 Dias
	7 Dias
	10 Dias
	CP I e II 40
	2 Dias
	3 Dias
	5 Dias
	5 Dias
	 CP V-ARI
	2 Dias
	3 Dias
	5 Dias
	5 Dias
Cuidados gerais com a peça após a concretagem
A cura do concreto deve ser feita logo após o endurecimento superficial da peça;
No caso de superfícies horizontais (vigas, lajes, chão e etc), o processo de cura deve ser feito de duas a quatro horas depois de aplicado o concreto;
No caso das superfícies verticais (pilares, colunas, muros e etc) é necessário saturar as formas com água antes do lançamento do concreto, após a concretagem é importante manter as formas umedecidas por pelo menos 7 dias.
NOTA: Molhar as formas antes do lançamento do concreto não serve para facilitar a desmontagem das mesmas como muitos pedreiros costumam falar, mas sim para ajudar no processo de cura do concreto.
https://blogdopetcivil.com/2012/05/04/cura-do-concreto-de-cimento-portland/
https://construfacilrj.com.br/cura-do-concreto/
http://nucleoparededeconcreto.com.br/destaque-interno/a-cura-do-concreto-e-sua-importancia
https://docente.ifrn.edu.br/valtencirgomes/disciplinas/construcao-de-edificios/nbr-14931-2004-execucao-de-estruturas-de-concreto-procedimento
As consequências de um concreto não curado Para que o concreto alcance um melhor desempenho, é fundamental o processo de cura. Caso contrário, poderá ocorrer a redução da resistência e durabilidade do concreto, provocando fissuras e deixando a camada superficial fraca, porosa e vulnerável à entrada de substâncias agressivas provenientes da natureza. O tempo de duração da cura depende das condições ambientais locais (temperatura, umidade, ventos, etc.), da composição do concreto e da agressividade do meio-ambiente durante o uso (esgoto, contato com água do mar, etc.). Um concreto não curado, ou mal curado, pode ter resistência até 30% mais baixa. Como pode ser feita a cura do concreto? O processo de cura pode ser feito dos seguintes modos: -Aplicação de uma membrana ou pintura de proteção; -Manter as peças imersas em água; -Molhar continuamente as peças com dispositivos apropriados; -Cobrir as peças com sacos de aniagem mantidos sempre úmidos; -Manter as peças nas fôrmas. CURAMIX: o agente de cura que não pode faltar na obra O CURAMIX é um composto líquido à base de água, que auxilia no processo de cura do concreto. Desenvolvido pela Camargo Química, ele é aplicado sobre a superfície do concreto fresco formando uma película uniforme, flexível e de coloração branca, que além de demarcar a área de sua aplicação, também funciona como repulsor de raios solares evitando a evaporação brusca da água de amassamento do concreto. Desta maneira o concreto completa seu processo de endurecimento em presença da maior umidade possível para correta hidratação das partículas de cimento. O CURAMIX atende todas exigências da norma ASTM C309-03. - See more at: http://www.camargoquimica.com.br/a-importancia-de-fazer-a-cura-do-concreto/#sthash.gJ4EJxta.dpuf
http://www.camargoquimica.com.br/a-importancia-de-fazer-a-cura-do-concreto/
http://www.cimentoitambe.com.br/proteja-seu-concreto-3/
http://propriedadesdoconcreto.blogspot.com.br/2012/07/curar-nao-e-so-molhar.html

Continue navegando