Buscar

Prova de Patologia e Recuperação de Edifício - FMU 2021

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FMU 2021 - Prova de Patologia e Recuperação de Edifício
1) Descreva os três tipos de cura do concreto e responda qual é a mais eficiente. 
Resposta: É fato que existem três tipos de cura do concreto. São elas: cura úmida, cura química e cura térmica.
Cura úmida
A cura úmida do concreto é a maneira tradicional, por assim dizer, de se aplicar a técnica. Esse tipo é encontrado mais facilmente nas obras mais comuns do dia a dia, como nas lajes de residências. A técnica trata de manter a superfície do concreto com água, justamente para conservar a umidade esperada.
O ideal é providenciar uma câmara para o desenvolvimento da cura com equipamentos para nebulizar a água sobre os blocos, sendo que não deve haver gotejamento de água para evitar cavitação.
O uso de uma manta geotêxtil também contribui para a cura úmida. O geotêxtil retém a água nos vazios capilares, impedindo a evaporação. Porém, cede progressivamente a água necessária à cura do concreto.
A grande vantagem da manta é oferecer redução da frequência de molhagem da superfície do concreto. E, mesmo assim, garantir a cessão progressiva da quantidade de água necessária para a hidratação do cimento.
Cura química
Já na cura química aplica-se uma película sobre a superfície do concreto fresco (em até 12 horas do lançamento) com objetivo de impedir a evaporação da água. Essa película tem como material constituinte parafinas, ceras ou resinas acrílicas.
Para os especialistas, a cura química possui vantagens financeiras e de logística. Ela permite poupar na mão de obra necessária para manter a superfície do concreto úmida nos primeiros sete dias, além de ser ambientalmente sustentável. Mas, mesmo assim, o mercado brasileiro ainda utiliza pouco essa opção.
A cura úmida é a ideal para produtos à base de cimento. Sendo difícil ou praticamente impossível a realização de uma cura com água em determinada obra, a cura química deve ser adotada.
Podem ser citados como exemplos de cura química do concreto: paredes de contenção com altura elevada, barragens, super estruturas de obras de arte, canais com paredes verticais ou inclinadas, argamassas de revestimento de fachadas, entre outros.
Cura térmica
O objetivo da cura térmica é acelerar o processo de cura do concreto a fim de se obter uma resistência mecânica mínima desejada em um curto período de tempo. O que consiste em submeter a peça de concreto a altas temperaturas de forma programada. Tal método é bastante utilizado em empresas que trabalham com concreto pré-moldado.
Isso ocorre porque a redução do tempo de cura permite a utilização das fôrmas, leitos de protensão e equipamentos de cura a intervalos mais frequentes, o que reduz as áreas de estocagem. E também permite colocar peças em serviço em um período menor do que se fosse utilizada a cura convencional.
Portanto cada uma com as devidas características e importância para que o processo alcance resultados favoráveis.
A escolha da técnica mais apropriada deve levar em conta a análise do processo construtivo, verificando a velocidade de desforma e a existência de elementos pré-moldados.
2) Cite os sistemas de proteção das superfícies, com o intuito de protege-las contra corrosão? Resposta: Formadores de película, desbloqueadores de poros, Hidrofugantes de superfície
3) A corrosão da armadura é a principal causa de patologias em estruturas de concreto armado e protendido. Por esse motivo, o engenheiro responsável pela vistoria de uma obra com corrosão deve ser capaz de identificar, corretamente, os fenômenos indutores da corrosão e definir as técnicas de avaliação de estruturas de concreto armado para diagnóstico da durabilidade e posterior planejamento de recuperação das estruturas de concreto. Sobre a corrosão do aço no concreto, considere as seguintes afirmativas
resposta: ll, lv
4) Para evitar ou minimizar a ocorrência de corrosão das armaduras em uma estrutura de concreto, é recomendável
resposta: Aumentar a resistência característica do concreto
5) Quais as vantagens na utilização das fibras de carbono no reforço de estruturas?
Respostas: Boa resistência e rigidez mesmo em altas temperaturas; apresenta boa resistência diante do ataque de ácidos; apresenta as maiores relações entre resistência e rigidez com seu peso
6) O processo de corrosão de armaduras em estruturas de concreto armado ocorre, principalmente, por carbonatação ou por ataque de cloretos.
Resposta: A fenolftaleína é um indicador colorimétrico utilizado para analisar se o concreto está carbonatado
7) Sobre as zonas de exposição a zona mais problemática é? 
Resposta: entre mares
8) O método do ultrassom proporciona uma série de informações, nos quais são de grande importância na hora do planejamento de uma recuperação ou até mesmo uma pequena reforma. Com isso, quais informações podemos ter a partir da análise do método do ultrassom.
Resposta: Extração de testemunho de concreto; Levantamento da densidade de armadura; Localização das barras para ensaios subsequentes

Continue navegando