A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Prova #2 Sociedade, Educação e Cultura

Pré-visualização | Página 1 de 3

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman (1925) é considerado um dos principais teóricos da sociedade contemporânea, tanto pela profundidade analítica, quanto por possuir uma vasta obra publicada. Suas reflexões servem como inspiração teórica para sociólogos de vários países em compreender as dinâmicas sociais contemporâneas. Com relação às principais teorias defendidas pelo sociólogo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A modernidade líquida tornou os laços humanos frágeis, tornando as relações humanas inseguras, incertas e duvidosas.
(    ) A sociedade líquida é flexível, maleável, fluida e, frente a isso, tem a capacidade de resistir e fazer críticas às estruturas emergentes.
(    )O mundo vigente é de incertezas, insegurança, de medos e ameaças constantes.
(    ) Na sociedade líquida, tudo fica reduzido a mercadorias e possui valor de mercado, inclusive valores relacionados ao meio ambiente e aos direitos humanos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - F
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	2.
	A Sociologia como ciência surge na época conhecida como Modernidade, momento em que a sociedade vivenciou mudanças e transformações que praticamente abalaram e modificaram todos os âmbitos de sua constituição. Sobre o contexto em que surge a sociologia, analise as sentenças a seguir:
I- O Renascimento cultural, a Reforma Protestante e as grandes navegações foram movimentos da mesma época.
II- Neste período, as únicas concepções que não foram abaladas foram as religiosas.
III- O Antropocentrismo, a racionalidade e a cientificidade passam a ser as concepções mais aceitas a partir daquela época.
IV- O período anterior ao surgimento da Sociologia era conhecido como Idade Média.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	3.
	De uma maneira geral, as concepções de homem e de universo variam paradoxalmente, dependendo da época e da sociedade histórica. Diante disto, em que sociedade as ideologias e as mentalidades passam a compreender o homem como a medida de todas as coisas e como o centro do universo?
	 a)
	Idade Moderna.
	 b)
	Idade Média.
	 c)
	Idade Antiga.
	 d)
	Idade Contemporânea.
	4.
	A mudança da sociedade feudal para a sociedade moderna significou mudanças de um padrão de organização de sociedade e de pensamento cultural. Essas mudanças não ocorreram da noite para o dia. Foram necessárias décadas de mudanças históricas no contexto econômico, social e religioso. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:
I- Na mentalidade moderna, a relevância do ser humano estava na salvação do homem e de sua alma.
II- A modernidade acrescentou a noção de que o homem é independente da vontade de Deus.
III- A conquista de outros continentes como a América foi um passo central na cultura da modernidade.
IV- Na cultura da modernidade, a religião teve um papel secundário na vida das pessoas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	5.
	Durante a história das sociedades as pessoas aprenderam a se organizar em grupo, a partilhar soluções técnicas e políticas, bem como desenvolver linguagens. Assim, o estudo sobre a sociedade envolve diferentes tipos de informação, seja informação quantitativa ou qualitativa que possa descrever como ocorre o fenômeno social. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- Nas conversas do cotidiano, é normal as pessoas opinarem sobre a vida em sociedade.
II- O senso comum também é uma fonte de debate sobre a vida política e social.
III- As pessoas podem ter, em alguma área, uma opinião mais crítica sobre a sociedade.
IV- Temas como família e poder ficam de foram do estudo sobre a sociedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	6.
	Na relação dos sociólogos mais estudados, citados e influentes do século XX e XXI pode-se estudar Émile Durkheim (1858 -1917), Pierre Bourdieu (1930-2002) e Zygmunt Bauman (1925); suas teorizações ultrapassam os campos da sociologia propriamente dita e são levadas como possibilidades de abordagens junto à educação, à cultura, no interior de empresas e organizações. Com relação às funções da sociologia defendidas por estes sociólogos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Émile Durkheim.
II- Pierre Bourdieu.
III- Zygmunt Bauman.
(    ) A sociologia deve exercer um caminho reflexivo, bem como desvendar o funcionamento da regulação social e das estruturas de dominação.
(    ) A sociologia deve preservar a ?saúde? e a integridade da engrenagem social e incentivar mudanças políticas.
(    ) Defende que a tecnologia obriga o ser humano a adquirir novas competências, fato que tem trazido incertezas para o futuro da humanidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	I - III - II.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	I - II - III.
	7.
	O estudioso da sociedade e da educação Pierre Bourdieu (1930-2002) definiu a existência de ações cotidianas praticadas automaticamente e sem planejamento consciente. Elas ocorrem nos espaços familiares, no trabalho e em todos os espaços sociais. Estas ações compreendem o âmbito conceitual de:
	 a)
	Simbólico.
	 b)
	Habitus.
	 c)
	Doxa.
	 d)
	Campo.
	8.
	A ciência social e a sociologia são enquadradas como uma ciência qualitativa e quantitativa, longe de serem consideradas como um conhecimento especulativo. Seu objeto de estudo é a vida social, política de uma época e coletividade. Estas áreas do conhecimento que surgiram no século XIX, com rigor de ciência, também fazem parte de um resultado de projetos de colonização e desenvolvimento no campo institucional. No contexto dos aspectos históricos das ciências sociais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O surgimento das novas tecnologias de informação, como os computadores, possibilitou o surgimento das ciências sociais. 
(    ) O processo colonizador de países mais distantes dos continentes foi um propulsor para o surgimento da antropologia.
(    ) Diversos escritores clássicos das ciências sociais aproveitaram as questões da industrialização como fonte de suas pesquisas.
(    ) Os contra-revolucionários do Iluminismo, como Voltaire e Bourdieu, são os principais fundadores do pensamento sociológico.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	9.
	Karl Marx (1818-1883) propôs diversas reflexões e críticas sobre as relações de trabalho constituídas no interior do sistema capitalista, assim como defendeu diversos conceitos que foram e são amplamente utilizados tanto em sua época como nas subsequentes. Entre eles, estão os conceitos de ?reificação?, ?superestrutura?, ?infraestrutura? e ?mais valia?. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Mais valia.
II- Infraestrutura.
III- Reificação.
IV- Superestrutura.
(    ) Consiste no conceito que diz respeito ao modo de produção material, seja a economia ou a tecnologia, que permite a produção de bens (usando ferramentas, máquinas, terra, matéria-prima, dentre outros).
(    ) Corresponde às instituições jurídicas, aspectos políticos, normas, leis, que conservam a organização da sociedade.
(    ) Significa