Buscar

Documento 3

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sociologia (SOC30)
	Prova:
	26429592
	Nota da Prova:
	9,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
	1.
	O contexto em que a Sociologia surgiu enquanto disciplina é o da passagem das mentalidades medievais às renascentistas. Estas se caracterizam por apresentar concepções e valores completamente antagônicos e por promoverem profundas mudanças na sociedade. Diante disto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Mentalidade medieval.
II- Mentalidade renascentista.
( ) Prevalecia a concepção de que Deus era o centro e o responsável pela criação do universo.
( ) O ser humano era compreendido como a medida de todas as coisas, este deveria ser um aventureiro, conquistador e dominador da natureza.
( ) Os fenômenos da natureza passaram a ser explicados e compreendidos pela justificativa da racionalidade e da ciência.
( ) O ser humano era visto como pecador e merecedor de sansões e sofrimentos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - I - II - II.
	 b)
	I - II - II - I.
	 c)
	II - II - I - I.
	 d)
	II - I - I - II.
	2.
	A experiência brasileira de modernidade, no que diz respeito à produção cultural e artística, ganhou ênfase a partir da vinda da família real portuguesa ao Brasil em meados do século XIX. Entretanto, podem ser relacionadas algumas práticas e tentativas ainda nos séculos anteriores. Com relação à produção cultural moderna brasileira, analise as sentenças a seguir:
I- Podem-se relacionar as cartas, os mapas e os relatos das viagens que foram elaborados pelos navegadores do século da época das grandes navegações.
II- Marquês de Pombal propunha reformas no campo do ensino que era oferecido no país, que previa a introdução de saberes científicos aos conteúdos que eram ministrados nos raros espaços educacionais existentes.
III- O país contava com ampla sistematização da produção cultural das populações nativas, registros de exemplares da diversidade ambiental e de minérios que o país apresentava.
IV- O Brasil, de certa forma, ficou desfavorecido no que diz respeito ao desenvolvimento de suas expressões artísticas, científicas e intelectuais, isso se dava ao fato de sermos uma colônia de Portugal, o que submetia à tradição cultural da metrópole.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	3.
	Durante a Idade Média, ainda não eram distintas as divisões e denominações das fases da História. Foi a partir da Idade Moderna que a História Ocidental foi dividida em suas fases gerais para facilitar didaticamente a compreensão de suas etapas. Também foi durante a Modernidade que a Sociologia passou a ter a oportunidade de conhecer e estudar os períodos que lhe foram anteriores, como as Idades Antiga e Média, com suas formas de compreender a realidade, bem como seus sistemas políticos. Sobre como era definido o sistema político no período medieval, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Redescoberta do modelo democrático pelo pensamento clássico.
( ) Consolidação do contexto social antropocêntrico.
( ) Ampliação dos estudos e da concepção etnocêntrica.
( ) Noção de sociedade baseada na cultura teocêntrica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	4.
	A Sociologia surge no início da Modernidade. Ela passa a dar uma compreensão sobre a sociedade, sendo esse estudo feito em linhas mais gerais ou de modo mais específico de uma certa realidade, diferente do que se havia proposto até então. Sobre como a Sociologia ficou conhecida em seu surgimento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ciência moderna.
	 b)
	Ciência nova.
	 c)
	Ciência revolucionária.
	 d)
	Ciência reformulada.
	5.
	"Os céus dos grandes centros industriais começaram a cobrir-se da fumaça despejada pelas chaminés de fábricas que se multiplicavam em ritmo acelerado, aproveitando a considerável oferta de mão de obra proporcionada pela gradual deterioração da propriedade comunal. A capitalização e a modernização da agricultura provocaram o êxodo de milhares de famílias que buscavam trabalho. As condições de trabalho eram as mais precárias possíveis (crianças, mulheres e homens trabalhando 16 horas por dia e recebendo salários miseráveis). O ambiente era insalubre, a alimentação precária, a falta de aquecimento apropriado e o excesso de indisciplina tornavam os trabalhadores expostos a frequentes acidentes." (URBANESKI; SILVA, 2010, p. 10).
O texto evidencia as condições sociais inerentes ao surgimento da sociologia. Entretanto, essa realidade nem sempre foi dessa maneira. A configuração do trabalho e das relações sociais tinham dimensões diferentes segundo seu tempo. Nesse contexto social e econômico descrito, analise as afirmativas a seguir:
I- No tempo descrito, as fábricas foram responsáveis pela maior parte da poluição do ar.
II- O texto descreve um momento histórico da industrialização e modernização da agricultura.
III- O êxodo rural era causado pela fuga das pessoas das péssimas condições de trabalho na cidade.
IV- As características do trabalho contrariavam as condições básicas da dignidade humana.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: URBANESKI, Vilmar; SILVA, Everaldo da. Sociologia. Indaial: Uniasselvi, 2010.
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	6.
	O teórico Auguste Comte é considerado um dos fundadores da sociologia e arquitetou esse ramo do conhecimento como uma física social. Em sua teoria, o progresso era uma das metas fundamentais e irreversíveis da sociedade. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- Sua teoria exaltou a ideia de um estado ou uma condição ?positiva? da sociedade.
II- O pensamento de Comte foi centrado nas condições do pensamento da teologia cristã.
III- O estado ?positivista? da sociedade estava vinculado à ideia de progresso e evolução.
IV- Auguste Comte foi o seguidor de uma teoria social contrária ao pensamento científico.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	7.
	No entendimento weberiano, o relacionamento entre as esferas da religião e da sociedade não se estabelece pela via institucional. As relações entre esses âmbitos se dariam por meio dos valores, que seriam internalizados pelos indivíduos e convertidos em motivação para sua ação social. Esses motivos, que mobilizariam internamente os indivíduos, seriam conscientes, e a tarefa do cientista social seria descobrir e compreender as conexões existentes entre a motivação dos indivíduos e os efeitos de sua ação no meio social. No fragmento citado de Weber fica estabelecida uma metodologia de trabalho do sociólogo, bem como um entendimento sobre a relação entre religião e sociedade. No contexto dessa teoria weberiana, analise as sentenças a seguir:
I- Nesse caminho metodológico, Weber comparou valores religiosos para explicar determinadas tendências ao irracionalismo econômico que predomina no sistema capitalista em crise.
II- Para estabelecer o modelo ideal de características do sistema econômico e social, Weber estudou diversos sistemas econômicos após a fase do mercantilismo.
III- A conclusão de Weber foi que o capitalismo com suas qualidades específicas foi a única organização econômica da História das civilizações originada na racionalidade.
IV- O capitalismo, como organização, foi estruturado sistematicamente sobre o trabalho livre e alinhado para um mercado real.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SILVA, Everaldo; URBANESKI, Vilmar. Sociologia. Indaial:Uniasselvi, 2017.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	8.
	Na sociedade em que surgiu a disciplina de Sociologia, o homem foi colocado numa nova relação diante do universo, da natureza e da sociedade. A partir de então, o homem passou a ser compreendido como a medida e o limite de todas as coisas. Como foi identificada e definida esta sociedade?
	 a)
	Teocêntrica.
	 b)
	Heliocêntrica.
	 c)
	Antropocêntrica.
	 d)
	Nova ciência.
	9.
	O renascimento cultural foi considerado um grande elemento de desenvolvimento da humanidade. Os avanços que a ciência começou a ter passaram a ter importância também na arte, por exemplo, com construções mais sofisticadas, desenhos mais realistas, representando melhor o corpo do ser humano. Que país da Europa foi considerado um destaque nesse desenvolvimento?
	 a)
	Espanha.
	 b)
	Inglaterra.
	 c)
	Itália.
	 d)
	Alemanha.
	10.
	Registros do Método Sociológico foi um livro que deu caráter científico à Sociologia. O autor escreveu esse livro de modo a sistematizar o método sociológico no ano de 1895. Quem é o autor desse livro?
	 a)
	Weber.
	 b)
	Comte.
	 c)
	Durkheim.
	 d)
	Marx.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
	Disciplina:
	Sociologia (SOC30)
	Nota da Prova:
	8,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
	1.
	A globalização/mundialização da cultura foi favorecida pelo ato e desejo de realizar trocas e transações comerciais em escala mundial e entre diferentes culturas. Isto fez com que organizações e empresas atribuíssem atenção e cuidados aos aspectos culturais de um determinado povo e/ou mercado consumidor, readequando os processos gerenciais e até os modos de produção, fazendo com que caracterizasse um modo especial de organizações, as ?organizações vistas como culturas?. Com relação à estratégia de organização e atuação das ?organizações vistas como culturas?, analise as sentenças a seguir:
I- Os profissionais que atuam nesses contextos estão atentos à cultura das empresas e dos consumidores de outros países, assim como a cultura dos indivíduos que compõem as instituições e organizações.
II- Nessas formas de organizações são contempladas as questões religiosas, os valores morais, tradições, crenças, mitos e lendas regionais e locais, paisagens naturais e locais edificados, entre outros aspectos.
III- As estratégias de persuasão e sensibilização dos indivíduos e/ou grupos visados se dão através da dimensão folclórica, simbólica, mágica e metafórica das manifestações e expressões culturais.
IV- No interior dessas formas de organizações, não são consideradas as tradições e os aspectos culturais dos consumidores. Por outro lado, busca-se a padronização e normatização em escala global de produção e consumo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	2.
	Historicamente, a educação teve finalidades diferenciadas, como o trabalho fabril, a ocupação militar e a atividade agrícola. Assim, os propósitos de educação variam segundo seu contexto histórico, local e social. Sobre a educação como uma preocupação com o trabalho, analise as sentenças a seguir:
I- A educação tem um papel indispensável, pois pode conduzir o ser humano para um novo contexto do mundo do trabalho.
II- No ideal social comum da educação, apenas está centrado o foco da preparação para o mercado de trabalho.
III- Se a educação for frágil e inconsistente, principalmente no Ensino Fundamental, as organizações terão dificuldades de encontrar profissionais qualificados.
IV- A educação para o trabalho é desafiadora, pois se deve educar, formar cidadãos conscientes de sua historicidade e de seu papel no futuro da sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	3.
	Não há unanimidade quanto à Pós-modernidade. Além disso, a Pós-modernidade é o nome designado para as mudanças que aconteceram por volta dos anos 1950 em diante, em diversos campos, entre eles: as ciências, as artes, os avanços tecnológicos (computação, ciências cognitivas etc.). Da mesma forma, a Pós-modernidade tomou corpo por volta dos anos 1960 na arte pop e nos anos 1970 quando chega à filosofia. Sobre uma das visões de intelectuais a respeito da Pós-modernidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Pós-modernidade é crítica radical aos valores modernos, sendo assim, visa estabelecer confiabilidade nas instituições e avanços econômicos e tecnológicos controlados.
	 b)
	A Pós-modernidade é uma defesa radical aos postulados da modernidade. No campo da filosofia, as ideias pós-modernas têm como propósito endossar e legitimar o discurso filosófico da Modernidade que tem se sustentado na razão, na felicidade e na liberdade, que são os baluartes da Modernidade.
	 c)
	A Pós-modernidade é a era onde o mercado faz envelhecer os produtos em curto espaço de tempo (tecnologias se tornam obsoletas em espaços de tempo cada vez menores). Este ritmo de produção tem levado as pessoas a consumir cada vez mais, pois fazer parte do mercado na atualidade é poder consumir.
	 d)
	A Pós-modernidade não é um movimento de ruptura, de crise ou de incredulidade. Muitos dos discursos postulados ou até mesmo sustentáculos do pensamento moderno têm sido retomados através dela, tais como razão, verdade, progresso, entre outros.
	4.
	Pensar as organizações vistas como organismo, mesmo com as limitações, é uma maneira de verificar que certas organizações devem estar atentas às condições externas para acompanhar as mudanças, a fim de se inovarem adequadamente e atenderem às necessidades externas, bem como se auto-organizarem. Sobre a tendência de atualização contínua, acerca das organizações vistas como organismo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As organizações vistas como organismo são, intrinsecamente, atreladas ao mercado e suas exigências, por essa razão, a tendência de atualização contínua se faz necessária.
	 b)
	As organizações vistas como organismo são assim chamadas por serem similares a um organismo vivo, suas necessidades vitais de expansão são permanentes, não sendo possível estabelecer metas de longo prazo.
	 c)
	As organizações vistas como organismo, antes de existir de fato, já existe imaterialmente na mente de uma pessoa ou de um grupo de pessoas que têm como intenção um projeto, um ideal, uma ideia, um desejo ou um sonho, ou seja, assim como o ser humano nasce, tem infância, adolescência, maturidade, velhice e desaparece fisicamente, também as empresas passam por fases de vida, ainda que possam não desaparecer fisicamente.
	 d)
	As organizações vistas como organismo, diferentemente de organizações vistas como máquina, dependem menos de rotina e burocracia, podendo estar atenta aos rumos da mudança.
	5.
	Na teoria de Alberto Guerreiro Ramos (1984), funções administrativas em que os elementos são obrigados a "bater ponto" às oito da manhã, seguir um conjunto de procedimentos previamente estabelecidos ditados pela administração e não têm liberdade de expressão se encaixam em um modelo de homem. Sobre o nome desse modelo, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RAMOS, A. G. A ascensão do homem parentético. Tradução de Tânia Fischer e Mafalda Elisabeth Schmid. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 1984.
	 a)
	Parentético.
	 b)
	Operacional.
	 c)
	Organicista.
	 d)
	Reativo.
	6.
	O sociólogo Karl Mannheim (1893-1947) teorizou a existência da racionalidade funcional e a racionalidade substantiva que gravitam no interior da sociedade contemporânea, tanto no que diz respeito ao comportamento dos indivíduos quanto às formas de organizações. As duas formas deracionalidade são antagônicas no que diz respeito aos seus fundamentos. Diante disto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Racionalidade funcional.
II- Racionalidade substantiva.
( ) Identifica-se pela ação participante e autônoma e consciência crítica do sujeito em relação à realidade.
( ) Acentuou-se a partir do desenvolvimento da sociedade industrial e está profundamente preocupada em atingir as metas estipuladas no interior de uma organização.
( ) Está comprometida com questões que resguardam a dignidade do ser humano e a liberdade.
( ) Caracteriza-se por não considerar aspectos éticos do ser humano, bem como do potencial crítico dos sujeitos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - II - I.
	 b)
	II - II - I - I.
	 c)
	I - II - II - I.
	 d)
	I - I - II - II.
	7.
	Ao agir mecanicamente, o indivíduo enfatiza a rapidez (tempo) e o controle de tarefas (produção). Dessa forma, o profissional é uma engrenagem e sua potencialidade corporal, nesse momento, fica limitada e o raciocínio robotizado. A qual pensamento o exposto se refere?
	 a)
	Mecanicista.
	 b)
	Pós-Moderno.
	 c)
	Burocrático.
	 d)
	Holístico.
	8.
	Uma das mais importantes contribuições desse sociólogo foi a análise da burocracia. Ele concluiu que as formas burocráticas rotinizam os processos de gestão exatamente como a máquina rotiniza a produção. A qual autor o exposto se refere?
	 a)
	Weber.
	 b)
	Guerreiro Ramos.
	 c)
	Comte.
	 d)
	Marx.
	9.
	Alberto Guerreiro Ramos (1915-1982) analisou que as circunstâncias sociais das sociedades industriais avançadas exigiam que o homem contemporâneo apresentasse uma postura autônoma, consciência crítica voltada ao empreendedorismo, e que reunia valores éticos, ou seja, capazes de superar os desafios postulados tanto pela sociedade industrial/racional como pela sociedade pós-industrial. Nesse sentido, qual foi a definição atribuída a esse homem?
	 a)
	Homem reativo.
	 b)
	Homem operacional.
	 c)
	Homem parentético.
	 d)
	Homem funcional.
	10.
	O pensamento mecanicista influenciou, e, em certa medida, ainda influencia, o campo da educação. A educação mecanicista reproduz o receituário de aplicação de ideias prontas e previamente planejadas, estabelecendo uma ordem burocrática e igualmente rotinizada. Sobre as consequências do mecanicismo na educação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O aluno é ativo na construção do conhecimento e busca transformar o meio em que vive.
	 b)
	Não se incentivam os alunos a pensar de forma autônoma e crítica.
	 c)
	A educação é vista como transmissão e assimilação de ideias prontas e acabadas. Não se ensina o aluno a questionar e nem a expressar pensamentos próprios.
	 d)
	O conteúdo das disciplinas é ensinado de forma interdisciplinar. Os professores planejam as atividades em conjunto.
Prova finalizada com 8 acertos e 2 questões erradas.

Continue navegando